• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Este catalão deixou de ser independentista depois de percorrer Espanha de norte a sul

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4514391.jpg





Joan Planas, cineasta de 33 anos, era um separatista "racional" e "não emocional". Após falar com espanhóis em bares por todo o país, mudou de ideias. Jornada deu origem a um documentário e a um livro.
Joan Planas era até há uns meses um jovem catalão de 33 anos que defendia, como muitos outros, a independência da Catalunha. Sem ser militante de nenhum partido, discutia publicamente as suas ideias e sentia que existia uma rejeição por tudo o que é catalão. Era um separatista "racional" e "não emocional". Decidiu então fazer uma viagem de mais de dois meses por Espanha, percorrendo o país de norte a sul e falando com os espanhóis das várias comunidades, em cem bares - onde as pessoas falam mais abertamente - e conhecer a opinião que os outros tinham dos catalães.
O objetivo era, como cineasta, fazer um filme com esta temática e a sua experiência serviria para o guião do mesmo. Mas quando estava a meio da sua viagem, depois de percorrer todo o Norte de Espanha, apercebeu-se de que a sua perspetiva tinha mudado. "Voltei uns dias a Barcelona, para o referendo de 9 de novembro e votei não à independência", explica Joan Planas ao DN.
"A minha mudança foi um processo interno, houve muita reflexão. Quando entrevistei as pessoas, muitas delas faziam-me perguntas, queriam saber coisas sobre a Catalunha. E, pouco a pouco, fui mudando a minha perspetiva", garante o jovem. Depois de várias entrevistas em meios de comunicação espanhóis, Joan Planas está incomodado com o título que quase todos escolheram - "Um independentista que deixa de sê-lo" -, porque, diz, "não sou o único, muitas pessoas também mudam de opinião, isto não é novidade, acho que o interessante é o meu projeto, que se ouça as opiniões de todos os espanhóis".
Joan Planas nasceu na pequena aldeia de Sant Fruitós de Bages. Aos 10 anos foi para Manresa e com 20 para Barcelona. Depois disso, tornou-se "um cidadão do mundo", que já percorreu muitos países a trabalhar. De pais catalães, com a família da mãe andaluza, na sua casa não se falou nunca de temas políticos, ninguém lhe impôs ideias. "A minha convicção pelo independentismo era mais emocional, não tinha um fundamento teórico ou político."


dn
 
Topo