• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mais acidentes, mais mortes, mais feridos graves e mais feridos ligeiros

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
ng4626158.jpg

Fotografia © Miguel Pereira / Global Imagens
79.516 acidentes, 320 mortes, 1.434 feridos graves, 23.840 feridos ligeiros.

Este é o balanço de oito meses nas estradas portuguesas.

Os acidentes rodoviários provocaram este ano 320 mortos, mais 27 do que em igual período de 2014, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Segundo a ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR, 320 pessoas morreram nas estradas portuguesas entre 01 de janeiro e 31 de agosto, um aumento de 9,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando se registavam 293 vítimas mortais.

A Segurança Rodoviária adianta que o número de desastres aumentou cinco por cento este ano, tendo-se registado 79.516 acidentes rodoviários até 31 de agosto, mais 3.927 do que em 2014.

Os distritos com mais vítimas mortais foram Lisboa e Porto, onde morreram 34 pessoas em cada um, seguido de Aveiro, que registou 33.

Já Bragança (dois) e Viana do Castelo (cinco) foram os distritos com menos mortos em consequência dos acidentes, indica também a ANSR.

Os dados da ANSR mostram igualmente que, até agosto, 1.434 pessoas ficaram gravemente feridas em consequência dos desastres, mais 36 do que em 2014, altura em que sofreram ferimentos graves 1.398.

O número de feridos ligeiros também aumentou ligeiramente este ano, registando-se 23.840 feridos ligeiros, enquanto, no mesmo período do ano passado, verificaram-se 23.749.

Os dados da ANSR dizem respeito às vítimas cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.


In:Dn
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Autênticos "assassinos" da estrada.

Para quem pretende "tirar" a carta de condução, deveria ser obrigado a passar uns dias nos serviços de traumatologia dos Hospitais.

Talvez assim pensasse um pouco melhor na hora de carregar no acelerador.

Cumps

Feraida
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Autênticos "assassinos" da estrada.

Para quem pretende "tirar" a carta de condução, deveria ser obrigado a passar uns dias nos serviços de traumatologia dos Hospitais.

Talvez assim pensasse um pouco melhor na hora de carregar no acelerador.

Cumps

Feraida

Pura ilusão meu amigo, quando saissem rápidamente esqueceriam tudo quanto tinham visto, o que se pensa é que apenas acontece aos outros mas quando nos bate à porta o caso aí sim muda de figura, vivo no terceiro distrito com mais acidentes, o que constato é uma enorme falta de respeito pelos outros, grande parte das vezes quem tem a prioridade é que tem que parar para que quem não tem prioridade arranque como se a tivesse, depois temos também as rotundas e não só onde ninguém faz pisca tendo nós que adivinhar a direcção que vão tomar, melhor seria que os automóveis passassem a vir de fábrica sem piscas uma vez que ninguém os utiliza, por fim e não é só mas temos outro grande problema, é chic andar ao volante com o telemóvel no ouvido, logo de manhã quando venho para o trabalho só senhoras a conduzir e a telefonar para porem a conversa em dia muitas vezes fazendo uma série de asneiras que podem contribuir para acidentes, claro que também há homens a fazer o mesmo e alguns ainda mais cepos que as mulheres mas não os vejo em tão grande quantidade.
 

pianni

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
" Uma viatura automóvel entrou em despiste na Rotunda da A41, a conhecida Rotunda da Rua 19, e galgou os separadores só se imobilizando no fundo da ravina adjacente à saída para Espinho do sentido norte-sul e à entrada da Rua 19. O condutor, Tiago P., de 18 anos, sofreu ferimentos ligeiros mas o outro ocupante, M. Martins, um jovem estudante universitário de 18 anos, sofreu ferimentos graves. O jovem foi conduzido ao Hospital santos Silva e encontra-se em estado preocupante ."

O acidente foi este sábado passado.

O jovem , meu colega , infelizmente faleceu.

Eu tento absorver todos os conselhos dos familiares e amigos para ter cuidado ...

Vou ter.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
" Uma viatura automóvel entrou em despiste na Rotunda da A41, a conhecida Rotunda da Rua 19, e galgou os separadores só se imobilizando no fundo da ravina adjacente à saída para Espinho do sentido norte-sul e à entrada da Rua 19. O condutor, Tiago P., de 18 anos, sofreu ferimentos ligeiros mas o outro ocupante, M. Martins, um jovem estudante universitário de 18 anos, sofreu ferimentos graves. O jovem foi conduzido ao Hospital santos Silva e encontra-se em estado preocupante ."

O acidente foi este sábado passado.

O jovem , meu colega , infelizmente faleceu.

Eu tento absorver todos os conselhos dos familiares e amigos para ter cuidado ...

Vou ter.
Eu já disse isto várias vezes e vou continuar a dizer: qualquer condutor que tirasse a carta de ligeiros devia ficar sujeito a um período probatório mínimo de dois anos, durante o qual as infracções cometidas seriam mais pesadas do que as normais, com um número limite permitido que, quando ultrapassado, obrigaria a novo exame de condução, e só podendo conduzir veículos até determinada potência. Só quando o condutor passasse os dois anos sem infracções é que teria direito à carta de condução definitiva. É inadmissível que se pense que a experiência adquirida apenas durante as aulas de condução permite a um condutor ir para a estrada conduzir veículos que não consegue dominar em condições.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Isto com a nossa mentalidade, latina, de facto só lá vai com repressão.

Quando se vê polícia na estrada, carro ou radares, vai tudo pianinho assim que passa isso é vê-los a alta velocidade a ultrapassar tudo e todos como se não houvesse amanhã.

Com as últimas alterações ao Código da Estrada então é um ver se te avias, só asneiras parece que todos temos de voltar para as escolas de condução para reaprender o novo código e digo isto porque sou do tempo da prioridade à Dta e nas nossas rotundas hoje é ao contrário, curiosamente não acontece em todas, e hoje ainda vemos muito boa gente a usar isso como se fosse actual.

Dos telemóveis já nemvale a pena falar....

Também já fui jovem(que saudades!) mas o que se vê na estrada acontece com jovens, menos jovens, homens, mulheres é uma situação generalizada.

Faço viagens com alguma frequência e vejo muitas viaturas ditas "oficiais"(algumas das forças de segurança) a andarem na estrada como se fossem em situação de emergência.

Belo exemplo para os outros condutores.

Isto vai da "consciência" de cada um,(sobretudo da falta dela).

Tenho um neto com 7 anos que me diz a cada passo: Avô passa aquele, acelera, ultrapassa-o, sabem qual é a minha resposta? tens pressa? vai devagar, com calma, para teres a certeza que chegas a horas.

Pode não servir de nada mas tento inculcar-lhe responsabilidades desde cedo.

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A educação rodoviária devia começar na primária e devia ser obrigatória! Os miúdos têm uma capacidade muito maior para aprender os conceitos e ainda não têm vícios, como os jovens.
Eu tenho um amigo que tem um filho com 8 anos e desde que começou a andar com ele no carro, o miúdo de vez em quando pergunta-lhe "porque é que fizeste isto assim?", "porque é que apitaste?" ou "porque é que paraste aqui?" e o pai explica-lhe. A fim de algum tempo já é o filho que diz "olha ali aquele, não fez pisca!", "olha aquele, não parou no STOP!". No ano passado ele comprou-lhe uma bicicleta e eles costumam andar juntos. O pai explicou-lhe as novas regras para os ciclistas e o miúdo já as sabe todas, ao ponto de, de vez em quando, chamar à atenção de outros ciclistas mais velhos para aquilo que eles vão a fazer mal.
Isto resulta, e devia ser por aqui que as autoridades deviam começar a combater a sinistralidade nas estradas, não só a futura mas também a actual, pois se um progenitor tiver o(a) filho(a) constantemente a chamar-lhe à atenção para os erros que faz quando conduz, talvez as mentalidades comecem a mudar.

DX2
 

SUCESSODOLIMA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2009
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
É pena que se vejam pessoas a propor regras que estÃo em vigor hÁ vÁrios anos, isto sÓ demonstra grande ignorÃncia. O governo devia pensar em obrigar os condutores a fazerem uma formaÇÃo teÓrica de todo o cÓdigo da estrada de cinco em cinco anos, e todos os condutores que tivessem um acidente deviam ser obrigados a fazer pelo menos um novo exame teÓrico, isso sim eram medidas que diminuiriam a sinistralidade no nosso paÍs. Em junho prÓximo vem a carta por pontos para facilitar mais a vida aos condutores, se bem que emportugal pr´ticamente nÃo hÁ fiscalizaÇÃo se comparar-mos com outros paÍses como a franÇa por exemplo...
 
Topo