• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Windows 10 envia dados para a Microsoft…mesmo não querendo

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O Windows 10 foi, sem margem para dúvidas, um lançamento de sucesso para a Microsoft.

Mas, como é comum no mundo da tecnologia, o Windows 10 não é perfeito e alguns utilizadores já se deram ao trabalho de explorar muitas das funcionalidades do sistema, especialmente ao nível da privacidade.

A conclusão é a seguinte…mesmo desligando as funcionalidades, o Windows 10 continua a enviar dados para a Microsoft.



A notícia está a ser avançada por alguns canais internacionais, em especial pelo arstechnica que revela que as funções para desativar algumas funcionalidades parecem não ser eficazes.

Como exemplo dão a assistente Cortana e a pesquisa do Bing, que mesmo desligando tais funcionalidades o sistema continua a enviar dados das mesmas para a Microsoft.



Por outro lado o site localghost elaborou um artigo onde fala sobre as comunicações que o Windows 10 tem com a Microsoft sem que o utilizador se aperceba de tal.

Segundo este site, tudo aquilo que escrevemos é guardado num ficheiro temporário e enviado a cada 30 minutos para a Microsoft…mas há mais.



Dados sobre Telemetria
são enviados a cada 5 minutos


Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.


Neste caso parece que activando as questões de privacidade, os dados não são enviados.

O site arstechnica revela ainda que algum do tráfego é quase “impenetrável”, pois mesmo configurando um proxy HTTPS para filtrar o tráfego das comunicações, o Windows 10 parece fazer pedidos a uma rede de distribuição de conteúdo que ignora tal proxy.

Todas as informações sobre privacidade que têm vindo a ser publicadas ainda não têm uma resposta/reacção por parte da Microsoft.

Tal era importante até para que se perceber afinal se o Windows 10 reúne as condições para garantir a privacidade dos utilizadores.


In:pplware
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pplware disse:
(…) mesmo desligando as funcionalidades, o Windows 10 continua a enviar dados para a Microsoft.
Pplware disse:
A notícia está a ser avançada por alguns canais internacionais, em especial pelo arstechnica que revela que as funções para desativar algumas funcionalidades parecem não ser eficazes.

Como exemplo dão a assistente Cortana e a pesquisa do Bing, que mesmo desligando tais funcionalidades o sistema continua a enviar dados das mesmas para a Microsoft.
Pplware disse:
Por outro lado o site localghost elaborou um artigo onde fala sobre as comunicações que o Windows 10 tem com a Microsoft sem que o utilizador se aperceba de tal.

Segundo este site, tudo aquilo que escrevemos é guardado num ficheiro temporário e enviado a cada 30 minutos para a Microsoft…mas há mais.
Pplware disse:
Dados sobre Telemetria são enviados a cada 5 minutos
Pplware disse:
Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.
Pplware disse:
Todas as informações sobre privacidade que têm vindo a ser publicadas ainda não têm uma resposta/reacção por parte da Microsoft.

Tal era importante até para que se perceber afinal se o Windows 10 reúne as condições para garantir a privacidade dos utilizadores.


Como é que depois desta pequena amostra alguém ainda tem a lata de dizer:
Pplware disse:
O Windows 10 foi, sem margem para dúvidas, um lançamento de sucesso para a Microsoft.


DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Viva DX2.

Por muito que não gostemos de um determinado sistema operativo, e eu gosto mais do Linux, devemos reconhecer que há muita gente que apenas usa Windows e, Windows 10 já são mais de 81 Milhões.

São muitas pessoas e representam muito lucro para a Microsoft, o que move toda e qualquer empresa como muito bem sabe.

Sabe, por acaso, de algum sistema operativo, seja ele qual for, que não faça recolha de dados e, os envie para a origem?

Eu não sei.

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Viva DX2.

Por muito que não gostemos de um determinado sistema operativo, e eu gosto mais do Linux, devemos reconhecer que há muita gente que apenas usa Windows e, Windows 10 já são mais de 81 Milhões.
E qual é a origem desses números? A própria Microsoft?



Sabe, por acaso, de algum sistema operativo, seja ele qual for, que não faça recolha de dados e, os envie para a origem?
Da maneira que o W10 o faz, nenhum.


Mas nada disso tem a ver com o meu anterior comentário. Eu só me limitei a apontar as contradições em que a Pplware cai de cada vez que escreve sobre o W10.


DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
quote_icon.png
Postado originalmente por Feraida
Sabe, por acaso, de algum sistema operativo, seja ele qual for, que não faça recolha de dados e, os envie para a origem?

Da maneira que o W10 o faz, nenhum.


Obrigado pela ausência de resposta.

Cumps

Feraida
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Eu uso Ubuntu e não envia nada para a Canonical sem eu autorizar
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
quote_icon.png
Postado originalmente por Feraida
Sabe, por acaso, de algum sistema operativo, seja ele qual for, que não faça recolha de dados e, os envie para a origem?




Obrigado pela ausência de resposta.

Cumps

Feraida
Ok, então eu vou responder a mesma coisa mas doutra maneira: se eu sei se há algum SO, seja ele qual for, que não faça a recolha de dados e os envie para a origem? Sei: todos menos o W10.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Ok, então eu vou responder a mesma coisa mas doutra maneira: se eu sei se há algum SO, seja ele qual for, que não faça a recolha de dados e os envie para a origem? Sei: todos menos o W10.

DX2

Obrigado pela resposta, ou ausência dela, mais uma vez.

Segundo afirma os outros SOs não fazem o mesmo que o Windows, isto é não enviam dados dos clientes para a "origem".

Acha mesmo? Tem a certeza? Não é isso que se vai vendo, e lendo(por ex: a APPLE e, há mais).

Eu, devo confessar, sou um bocado céptico em relação a isso e, acho que todos fazem exactamente a mesma coisa, de uma forma ou outra.

Quanto ao Linux, referido por alguns Users, não sei não...

Por outro lado, como a grande maioria das pessoas até coloca os seus dados pessoais online, não vejo grandes problemas em relação a isso.

Também porque, quem não deve não teme.

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Segundo afirma os outros SOs não fazem o mesmo que o Windows, isto é não enviam dados dos clientes para a "origem".
Mais uma vez estás a perceber coisas que eu não escrevi. Os outros SO a que me referi não são só os das outras empresas, são também o XP, 7, 8, 8.1, Server, etc, da própria Microsoft! Ou para ti o único SO da Microsoft é o Windows 10?


Obrigado pela resposta, ou ausência dela, mais uma vez.
Bom, vamos acabar de vez com este extrapolamento da minha resposta inicial porque ela era apenas direccionada à forma como a Pplware deu a notícia e não uma análise às falhas do Windows 10. Para isso estão cá eles que, pelos vistos, o fazem melhor que ninguém.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Ok, então eu vou responder a mesma coisa mas doutra maneira: se eu sei se há algum SO, seja ele qual for, que não faça a recolha de dados e os envie para a origem? Sei: todos menos o W10.

DX2

Mais uma vez estás a perceber coisas que eu não escrevi. Os outros SO a que me referi não são só os das outras empresas, são também o XP, 7, 8, 8.1, Server, etc, da própria Microsoft! Ou para ti o único SO da Microsoft é o Windows 10?

Segundo sei esses que refere também enviam dados dos clientes para a origem e, não faça de mim parvo com as respostas enviesadas que dá.

Não fui eu que escrevi o que sublinho da sua afirmação: "são todos menos o Windows 10" então devo dizer-lhe que anda a dormir.

Todos o fazem de uma maneira ou de outra isso é certo ou acha que não?

E não, não estou a ser chato, só acho que também tenho direito a ter opinião e, o Sr. não é dono da verdade absoluta: é dono da sua verdade.

Que por acaso até pode ser igual, ou diferente, da minha própria opinião.

E, já agora, porque não responde enquanto estou online?

Espera que eu faça logout e responde imediatamente a seguir?

E termino por aqui.

Passe bem

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se eu fosse dono de alguma verdade, até da minha, não andava em fóruns. Garantidamente!

Quanto a não responder quando estás online, não achas que estás a dar demasiada importância à tua presença? Achas que eu ando a ver quando é que as pessoas estão online ou offline para responder? Não tenho eu mais nada que fazer!


Como disse, a minha participação neste tópico foi EXCLUSIVAMENTE para comentar a maneira como a Pplware escreveu a notícia, mais nada. E por aqui me fico.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

(…) mesmo desligando as funcionalidades, o Windows 10 continua a enviar dados para a Microsoft.




quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

A notícia está a ser avançada por alguns canais internacionais, em especial pelo arstechnica que revela que as funções para desativar algumas funcionalidades parecem não ser eficazes.

Como exemplo dão a assistente Cortana e a pesquisa do Bing, que mesmo desligando tais funcionalidades o sistema continua a enviar dados das mesmas para a Microsoft.




quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

Por outro lado o site localghost elaborou um artigo onde fala sobre as comunicações que o Windows 10 tem com a Microsoft sem que o utilizador se aperceba de tal.

Segundo este site, tudo aquilo que escrevemos é guardado num ficheiro temporário e enviado a cada 30 minutos para a Microsoft…mas há mais.




quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

Dados sobre Telemetria são enviados a cada 5 minutos




quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

Os primeiros 35 MB de dados produzidos pela nossa Webcam quando ligada são enviados de imediato.




quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

Todas as informações sobre privacidade que têm vindo a ser publicadas ainda não têm uma resposta/reacção por parte da Microsoft.

Tal era importante até para que se perceber afinal se o Windows 10 reúne as condições para garantir a privacidade dos utilizadores.




Como é que depois desta pequena amostra alguém ainda tem a lata de dizer:

quote_icon.png
Postado originalmente por Pplware

O Windows 10 foi, sem margem para dúvidas, um lançamento de sucesso para a Microsoft.




DX2

Como disse, a minha participação neste tópico foi EXCLUSIVAMENTE para comentar a maneira como a Pplware escreveu a notícia, mais nada. E por aqui me fico.

DX2

Se ler com atenção o post nº1, não foi o/a Pplware que postou este tópico, foi o Feraida.

Para comentar coisas postadas pelo Pplware deve visitar outro site que não o Gfórum.

Quanto ao resto, abstenho-me de comentar.

Feraida
 
Topo