• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fazer uma sesta dá saúde e… criatividade

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





Fazer uma sesta dá saúde e… criatividade



136102249_770x433_acf_cropped.jpg




Dois estudos feitos, um este Verão e outro em 2009, mostram que fazer uma sesta durante o dia pode tornar as pessoas mais saudáveis e mais criativas.


Fazer uma sesta diária pode ser a chave para melhorar a sua vida. A conclusão é tirada por dois estudos – um publicado este ano, o outro em 2009 – que demonstram que fazer uma sesta não só reduz a pressão arterial, como ajuda à resolução dos problemas com que as pessoas se deparam.

O estudo mais recente foi liderado pelo cardiologista Manolis Kallistratos, que o apresentou em Agosto deste ano na conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologistas, que decorreu em Londres. O estudo, feito com 386 indivíduos que sofrem de hipertensão, com idade média de aproximadamente 61 anos, revelou que aqueles que fizeram sestas durante o dia, enquanto o estudo decorreu, evidenciaram uma pressão arterial cinco vezes menor que aqueles que as evitaram.

Outra das descobertas foi que a tensão alta tem menor impacto nas artérias e no coração dos pacientes que optam por dormir durante o dia. O que pode reduzir os custos de saúde com a doença, como atestaManolis Kallistratos, citado pelo Independent:

As pessoas que fazem sestas ao longo do dia pareceram baixar os seus níveis de pressão arterial e provavelmente também precisarão de menos medicamentos para a hipertensão.


Mas os benefícios das sestas não se ficam pela melhoria da tensão arterial. Um estudo de 2009, feito por vários investigadores da Universidade da Califórnia, demostrou que dormir de dia também pode melhorar a resolução criativa dos problemas das pessoas.

Porém, essas vantagens não se verificam em qualquer circunstância. É o sono REM, em particular, que favorece a criatividade das pessoas (que também só aumenta quando os problemas são anteriores à própria sesta). Este sono REM (que vem do inglês Rapid Eye Movement) é aquele em que a atividade cerebral das pessoas está mais próxima dos níveis a que se encontra quando está acordada. Por norma, nestes momentos, os olhos das pessoas movem-se mais rapidamente, e é nele que se obtêm os sonhos mais vívidos.

Em suma: dormir sobre um problema pode mesmo ajudar a resolvê-lo, especialmente se dormir de dia. Outra nota importante: dormir mais tempo aumenta a probabilidade de entrar neste sono REM. O que significa que dormir mais tempo aumenta a probabilidade de que os seus problemas lhe pareçam, afinal, bem mais simples do que pareciam.


observador

 

bertinho46

GF Ouro
Entrou
Abr 10, 2012
Mensagens
2,548
Gostos Recebidos
1
Fazer uma sesta diária pode ser a chave para melhorar a sua vida. A conclusão é tirada por dois estudos – um publicado este ano, o outro em 2009 – que demonstram que fazer uma sesta não só reduz a pressão arterial, como ajuda à resolução dos problemas com que as pessoas se deparam.
Ora aqui está um estudo que vem de encontro aquilo que eu eu tenho praticado!!!
images

aqui estou eu em plena sesta,,,ou seja!!! carro de mão :naodigas:
 
Última edição:
Topo