• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Grelha de ventilação de arca frigorifica.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros.
È normal numa grelha de ventilação duma arca congeladora, a tubagem de cima estar mais quente do que a de baixo? Se não for normal, o que poderá ser que está na origem desta situação?

Desde já o meu obrigado.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Não sabendo a que grelha te referes, sempre posso dizer que se é a grelha traseira é normal, é aí que o gas vai arrefecer.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Não sabendo a que grelha te referes, sempre posso dizer que se é a grelha traseira é normal, é aí que o gas vai arrefecer.

Sim, é a grelha traseira da arca congeladora. E o que está a acontecer é que o motor/compressor, trabalha ininterruptamente. O termostato é novo. A temperatura no interior está entre os -18º - 20º . Se colocar o termostato no minimo o motor desliga por breves instantes e liga novamente, trabalhando bastante tempo, cerca de 1 hora.
Será falta de gás?
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Pois pode muito bem ser

Pois, é pena, porque a arca está em muito bom estado e uma recarga de gás não sei em quanto fica. Se calhar terminou a sua "vida" útil.

Obrigado pela atenção.

Um abraço.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O problema não está na recarga de gas, se a arca perdeu gas existe uma fuga, esta sim é o problema, então o termostato é novo porquê? a arca já não desligava?
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
O problema não está na recarga de gas, se a arca perdeu gas existe uma fuga, esta sim é o problema, então o termostato é novo porquê? a arca já não desligava?

Sim, foi para descartar essa hipótese que meti um termostato novo. Outra coisa que me faz confusão é que as paredes da arca estão perfeitamente congeladas, duma maneira mais ou menos uniforme (a parte de baixo menos que a parte de cima) . Tenho um termómetro que indica a temperatura interior (+ ou - -20º). Se for falta de gás é possivel fazer gelo como faz? Poderá o termostato estar mal ligado?

Já agora quais as dicas para saber se é falta de gás?
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Meu caro, a fuga neste momento poderá ser pequena e a quantidade de gas que se vai perdendo não será grande, com o tempo a situação irá agravar-se podendo em ultimo caso queimar também o motor uma vez que o mesmo não pára.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Meu caro, a fuga neste momento poderá ser pequena e a quantidade de gas que se vai perdendo não será grande, com o tempo a situação irá agravar-se podendo em ultimo caso queimar também o motor uma vez que o mesmo não pára.

Bom dia. O motor pára, mas por pouco tempo. Tinha a arca vazia, agora enchi uns garrafões de agua, afim de a temperatura interior se manter por mais tempo nos valores marcados no termometro. Ficou toda a noite ligada e agora de manhã estava a -28º. Outra coisa, o consumo de energia numa situação destas é bastante elevado?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Claro, se o motor praticamente não pára como é lógico o consumo é mais elevado.
 

undo

GF Prata
Entrou
Abr 27, 2008
Mensagens
204
Gostos Recebidos
0
Amigo se o que dizes é verdade -28º verifica o termostato pois está mal montado abraço undo
Bom dia. O motor pára, mas por pouco tempo. Tinha a arca vazia, agora enchi uns garrafões de agua, afim de a temperatura interior se manter por mais tempo nos valores marcados no termometro. Ficou toda a noite ligada e agora de manhã estava a -28º. Outra coisa, o consumo de energia numa situação destas é bastante elevado?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Amigo se o que dizes é verdade -28º verifica o termostato pois está mal montado abraço undo
Será? até pode ser mas ele já foi substituido para despiste, ainda atinge essa temperatura pelo facto de o motor estar praticamente sempre a trabalhar, mas tudo é possivel porque na verdade muito antes dessa temperatura o mesmo deveria desligar, será que o nosso amigo não tomou atenção à posição dos fios
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Será? até pode ser mas ele já foi substituido para despiste, ainda atinge essa temperatura pelo facto de o motor estar praticamente sempre a trabalhar, mas tudo é possivel porque na verdade muito antes dessa temperatura o mesmo deveria desligar, será que o nosso amigo não tomou atenção à posição dos fios

Tenho o esquema da ligação do termostato na embalagem onde vinha. Penso que esteja ligado de forma correta, se por acaso não estiver, pode dar origem aos sintomas que descrevo? Vou desmontar tudo outra vez e verificar se existe algo que não esteja bem.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Deveria ter verificado o numero a que estava ligado cada fio
Pois é que com 28 graus negativos teria que desligar
 
Última edição:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Deveria ter verificado o numero a que estava ligado cada fio
Pois é que com 28 graus negativos teria que desligar

O esquema é bastante simples tem 4 terminais,106.JPG O esquema é o C. O pino 4 vai ao compressor, o 6 vai ao alarme e o 3 é o outro fio que faz o contacto quando o termostato liga. O outro terminal que não se vê no esquema é o terra. Penso que esteja tudo em ordem.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Claro que é simples, quando substituo um termostato tenho sempre em atenção em que numero nestá ligado qualquer fio, o capilar está devidamente enfiado ou apertado?
Sabe que por vezes de tão simples que as coisas são acabam por se complicar, é que realmente a 28 graus negativos o termostato tinha forçosamente que desligar.
 
Topo