• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ruido em fonte LCD

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
Tenho um LCD que esta a fazer ruido na fonte de alimentacao. "parece fritar". Apenas descobri que um condensador 22n 1kv junto a um mosfet esta com 110ºc......já troquei.....continua na mesma.

Alguem me da uma ajuda?
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
bom dia não dizes qual a marca nem o modelo mas por norma são os electrolíticos secos, ainda que também possam ser os condensadores de poliéster
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Tenho um LCD que esta a fazer ruido na fonte de alimentacao. "parece fritar". Apenas descobri que um condensador 22n 1kv junto a um mosfet esta com 110ºc......já troquei.....continua na mesma.

Alguem me da uma ajuda?

Boas

Na minha opinião esse zumbido pode ser actividade intensa de comutação primário, transístor(es) e transformador/bobines do primário para secundário. Essa actividade intensa pode acontecer, por anomalia dos condensadores no secundário, exemplo secos como referiu o membro "pantufas".

Assim eu começaria a trocar os condensadores electrolíticos (devem ser dos que suportam 110ºc), no secundário da fonte (saída), tipo linha +24, +12, +5,........ Volt DC.

Boa pesquisa
 

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
A tv e uma sanyo CE30lW01 e a fonte e a 0802-23bxx.
Condensadores electroliticos foram todos mudados. IMG_20151209_002633.jpg
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
A tv e uma sanyo CE30lW01 e a fonte e a 0802-23bxx.
Condensadores electroliticos foram todos mudados. Ver anexo 144410

Boas

Pela foto o do primário ainda será o original, (e em geral não costuma avariar). Pode fazer um teste, com a TV em Stand- By, nos pinos do condensar de entrada verificar se atinge cerca de 325~330 volt DC. Verificar com a TV a funcionar se esse valor de tensão não baixa em excesso.

Depois pode verificar o secundário em que deverá/poderá ter 24+ 12+, +8, +5, +3,3 Volt, que devem ficar estáveis com a TV em funcionamento.

Boa pesquisa
 

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
o condensador que esta a aquecer e o azul que tem a seta vermelha..........o condensador principal ja o troquei.....mas o problema mante-se.
Quando comeca a "fritar" a tv continua a trabalhar normalmente e a tensao no condensador principal oscila de 320 a 410V.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
o condensador que esta a aquecer e o azul que tem a seta vermelha..........o condensador principal ja o troquei.....mas o problema mante-se.
Quando comeca a "fritar" a tv continua a trabalhar normalmente e a tensao no condensador principal oscila de 320 a 410V.

Boas

A tensão no condensador principal deverá atingir um valor de 320~340 volt DC (Entrada corrente de 220 a 240 Volt AC x Raiz de 2). Se atinge 410 volt DC algo está mal. Ou tem forte distúrbio na entrada de corrente AC (230V), ou tem fuga/retorno de um de transístor + transformador. Para avaliar essa situação seria ideal a verificação com osciloscópio.
 

chora2

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
Para meu espanto.........a tv em stanby tem 410v no condensador (este condensador é de 450v)
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Para meu espanto.........a tv em stanby tem 410v no condensador (este condensador é de 450v)

Boas

Realmente é muito estranho, a tensão no condensador principal atingir um valor tão elevado.

O valor de tensão de alimentação AC de 220 a 240 Volt (RMS) depois de rectificado e com condensador, poderia atingir 340 Volt DC.

Analisando com osciloscópio, poderá ser a forma de verificar distúrbios na sinusóide de entrada, da alimentação energia AC.

Para já não me ocorre outro tipo de anomalia.
 
Topo