• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Não acho que isto seja democracia. É uma badalhoquice"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Vive com uma reforma de 288 euros e é obrigado a sair de casa para caçar. O compositor, pianista e maestro, António Victorino d'Almeida não tem dúvidas: "Os políticos são uma classe muito ignorante."
Os sons, as notas musicais, têm cores ou cheiros?
ng5511246.jpg


Julgo que sim. Nós temos cinco sentidos, mas isso não quer dizer que não haja mais elementos para captar. Nós também não podemos comparar a nossa inteligência com a de um cão, porque o cérebro deles é diferente e serve outro organismo. O cérebro do Passos Coelho, por exemplo, não serviria de nada a uma vaca. Os nossos sentidos influenciam o nosso pensamento e têm uma interligação entre eles. Eu não tenho olfato, mas é espantoso porque há memórias que sinto no nariz. Lembro-me de ir a uma loja com o meu pai comprar uma caixa de lápis de cor. Essa recordação está no nariz, mas não tem cheiro porque nunca tive olfato.Não sente falta do olfato, nem quando ouve dizer que cheira muito bem?São mais as vezes em que oiço dizer que cheira mal.Na música há composições masculinas e femininas?Julgo que sim. No Chopin, como no Jobim, há um lado feminino. Há uma delicadeza, uma doçura, uma suavidade.Ao contrário de Bach.Sim, o Bach é pai. O Chopin pode ser mãe.Numa entrevista que deu a José Jorge Letria, recentemente editada em livro (ed. Guerra & Paz), diz que vive como um leopardo. Isso significa o quê?Viver como um leopardo é ter 74 anos e uma reforma de 288 euros. Isso obriga a sair todos os dias de caça para ir à luta.Sair para ir caçar?Sim, sair para caçar. Não me resta outra hipótese. A não ser talvez uma mendicidade de luxo, ir pedir aos ricos, mas não tenho muito jeito para isso. O pior é que não vejo perspetivas de isto melhorar. Posso ter confiança em certas pessoas, mas sei que não são milagreiros.Portugal é um país sem esperança no futuro?Portugal é um país muito estranho. Mente-se muito. Às vezes mente-se talvez sem o intuito de mentir, mas devido a uma total falta de informação. Diz-se, por exemplo, que Lisboa tem muita oferta cultural. É mentira. É ridículo dizer isto. Lisboa não é uma capital europeia. Será que não veem o que se passa em Madrid, em Paris, em Viena ou em Roma? Não se pode comparar Lisboa a cidades que têm duas óperas com programação diária.


dn

 
Topo