• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

piriquitos

elmaior

GF Bronze
Entrou
Fev 16, 2016
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas pessoal tenho dois piriquitos como posso ver se sao macho ou femea?
 

Dom @ntonius

GForum VIP
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
497
Gostos Recebidos
69
Aqui vai...:espi28:
As narinas são os orifícios nasais por onde respira o periquito, e encontram-se na parte alta do bico.
Estão cobertas por uma cera que será de uma cor ou outra, dependendo do sexo do animal.

Em geral, os periquito machos têm esta cera de cor azul e as fêmeas marrom rosado.

Isto, que é extremamente fácil, se complica em três situações:

Animais jovens: até os 3 ou 4 meses a cera não adquire a cor definitiva, ainda que com uma exploração minuciosa possa
ser observado que os machos têm a cor mais uniforme que as fêmeas.
Ácaros: há um tipo de sarna, muito comum nos periquito, em que a cera que cobre as narinas fica tampada por crostas.
Nesse caso é necessário iniciar um tratamento, e, ao cair as crostas, poderá ser vista a cor real.
Nem todos os periquito machos têm a cera azul, ainda que a imensa maioria tenha. Nestes casos recomenda-se seguir o
método de palpação celômica, que explicamos a seguir.

Métodos complementares

Uma forma de saber se um periquito é macho ou fêmea é através do carácter, bastante mais agressivo e desconfiado no caso das fêmeas,
que costumam mostrar mais resistência para serem tocadas.

Outra maneira de averiguar o sexo do periquito, bastante complicada, é a palpação da cavidade celômica. O celoma é uma cavidade
que existe no ventre do periquito que abriga, entre outras coisas, o oviduto e os ovos, se for o caso.

Nas fêmeas, se as pegarmos com cuidado e lhes apalparmos a parte ventral abdominal, poderemos sentir um oco no interior, inexistente nos machos.

Espero ter ajudado.:espi28:
 

elmaior

GF Bronze
Entrou
Fev 16, 2016
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
muito obrigado era como eu calculava tenho um casal mas acasalar nao é com eles :(
 
Topo