• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

RF e a mistura com o sinal de sat

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Actualmente tenho o sinal TDT misturado com o de sat em todos os televisores....

Posso desligar o TDT e colocar o sinal RF de um ONT Meo ?

Eventualmente se em algum dos circuitos (são paralelos) o sinal precisar de amplificação, poderei usar o amplificador que está, neste momento, a servir a TDT?

Deixo aqui uma imagem com uma péssima edição mas deve dar para entender....

Gi887eK.jpg
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Actualmente tenho o sinal TDT misturado com o de sat em todos os televisores....

Posso desligar o TDT e colocar o sinal RF de um ONT Meo ?

Eventualmente se em algum dos circuitos (são paralelos) o sinal precisar de amplificação, poderei usar o amplificador que está, neste momento, a servir a TDT?

Deixo aqui uma imagem com uma péssima edição mas deve dar para entender....

Gi887eK.jpg


Boas

Sim pode misturar os dois sinais.

Apenas um senão, em geral da saída do ONT, o sinal já sai com um nível razoável (dB). Por esse motivo, pode saturar a entrada do amplificador, se o mesmo for de alta sensibilidade. Por outro lado, passa a amplificar uma gama alargada de frequências.

Só testando para ver o resultado. Poderá ter de trocar o mesmo.

Boa pesquisa

Para distribuição é melhor usar amplificador de linha
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Actualmente tenho o sinal TDT misturado com o de sat em todos os televisores....

Posso desligar o TDT e colocar o sinal RF de um ONT Meo ?

Eventualmente se em algum dos circuitos (são paralelos) o sinal precisar de amplificação, poderei usar o amplificador que está, neste momento, a servir a TDT?

Deixo aqui uma imagem com uma péssima edição mas deve dar para entender....

Gi887eK.jpg
Bom, em primeiro lugar vamos chamar as coisas pelo nome certo: :)
- A caixa azul é que é o amplificador.
- A caixa preta é o alimentador ou fonte de alimentação.

Agora o resto: estou a ver que tens duas saídas a partir do alimentador.
- Quantas tomadas/circuitos estão a ser servidos por elas?

O resto vai depender da resposta.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim a caixa preta é a fonte de alimentação.

Tenho 4 tomadas (nem o são, é tudo directo)... assim por cada circuito do amplificador, 2 televisores. Suporta actualmente o sinal TDT que irá ser substituído pelo sinal RF do ONT.

Para estes 4 televisores não penso que possa existir "quebra" no sinal... mas irá ser acrescentado mais um circuito que terá um cabo extenso e será neste que, a se verificar a "quebra", terei que me socorrer do amplificador.... existindo "quebra" para os 4 televisores, então um circuito alimentará estes 4, o outro o tal cabo mais extenso.

É um amplificador antigo... a minha dúvida estava relacionada com a possível existência de alguma incompatibilidade entre este amplificador e o sinal emitido pelo ONT. Também julgo que possui (o amplificador) a possibilidade de aumentar ou diminuir a força de amplificação, o que pode vir a ser necessário.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim a caixa preta é a fonte de alimentação.

Tenho 4 tomadas (nem o são, é tudo directo)... assim por cada circuito do amplificador, 2 televisores. Suporta actualmente o sinal TDT que irá ser substituído pelo sinal RF do ONT.

Para estes 4 televisores não penso que possa existir "quebra" no sinal... mas irá ser acrescentado mais um circuito que terá um cabo extenso e será neste que, a se verificar a "quebra", terei que me socorrer do amplificador.... existindo "quebra" para os 4 televisores, então um circuito alimentará estes 4, o outro o tal cabo mais extenso.

É um amplificador antigo... a minha dúvida estava relacionada com a possível existência de alguma incompatibilidade entre este amplificador e o sinal emitido pelo ONT. Também julgo que possui (o amplificador) a possibilidade de aumentar ou diminuir a força de amplificação, o que pode vir a ser necessário.
Então não te preocupes porque não vais precisar de amplificação. O ONT tem sinal de saída suficiente para alimentar os 5 circuitos, mesmo que haja um mais comprido porque este não vai ter cortes. Em princípio só irás utilizar as frequências digitais, que têm os canais todos e são todas em UHF. Mesmo que tenhas alguma TV com box de TDT dá na mesma porque ela sintoniza os canais digitais todos e assim não precisas de usar os canais analógicos.

Agora o que falta é arranjares maneira de levar o cabo de saída do ONT até a um sítio onde possas inserir o sinal nos dois circuitos que vêm do alimentador. Não sei como é que tens a distribuição feita mas se tens 2 saídas para 4 pontos, deves ter uns splitters aí pelo meio.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim isso já está feito... como toda a rede (cabos rj45)... dificilmente encontrarão muitas habitações com a "papa toda feita".😀
 
Topo