• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fataça no Tejo (Abrantes)

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Foram dois dias interessantes de pesca. Fui até Abrantes e escolhi um areeiro na margem do Tejo como pesqueiro. Levei uma cana de 4,20 m, chumbadas de 30 gramas (não havia muita corrente) e utilizei minhoca de terra. No primeiro dia fomos depois de almoço e apanhámos muita chuva, mas mesmo assim conseguimos apanhar 5 fataças. No segundo dia chegámos ao mesmo pesqueiro às 09:00, o tempo estava agradável e rendeu muito mais: 18 fataças!

Recomendo vivamente este local.

1.jpg


2.jpg


3.jpg
 
Última edição:

GÉU

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
boas

meu amigo é melhor pores outra data nessa fotografia pois o que fizeste é ilegal NEM UMA fataça :msnm_com_br007-03: só Barbos e nesta altura ainda não se pode pescar barbos mas fataças sim

nesta mesma zona ABRANTES se te informares na D.R.A.R.O ficas a saber quantos já ficaram sem os materiais de pesca e multas salvo erro esperam julgamento

mas fizeram boa pescaria :36_2_51: já tenho saudades de apanhar uns barbinhos

cumps uegtalvo
 

galant

Novo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Celularmente estou contigo . . .

:index: Eu vou ao Continente, comprar carapau, porque é '' Permitido ' '.
Fora da lei do cacete ! ! !

Celularmente estou contigo . . .

Abraços Coño ! ! !
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
É verdade amigo joaop_carvalho, tenho que ir ver esse lugar,... pode ser que
eu tenha sorte na pesca,...
e o amigo uegtalvo3 tem razao isso nao sao fataças, mas sim barbos, pois
podemos observar isso através das barbatanas, escamas e se nao me engano
a primeira foto, o peixe tem "bigodes", portanto está aí mais um factor de que
é um barbo,...

Só na ultima foto é que tenho a minha duvida, porque há alguns barbos mas
há para aí uns peixes que nao têm nada haver com barbos, e podem vir a ser fataças...

Fiquem Bem,...
 

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
boas

meu amigo é melhor pores outra data nessa fotografia pois o que fizeste é ilegal NEM UMA fataça :msnm_com_br007-03: só Barbos e nesta altura ainda não se pode pescar barbos mas fataças sim

nesta mesma zona ABRANTES se te informares na D.R.A.R.O ficas a saber quantos já ficaram sem os materiais de pesca e multas salvo erro esperam julgamento

:Espi61:

Er... expliquei-me mal, esqueci-me de dizer que isto foi no ano passado, NA ALTURA DA PESCA AO BARBO...:Espi35:

(Estamos sempre a aprender)
:Espi06:
 

GÉU

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
É verdade amigo joaop_carvalho, tenho que ir ver esse lugar,... pode ser que
eu tenha sorte na pesca,...
e o amigo uegtalvo3 tem razao isso nao sao fataças, mas sim barbos, pois
podemos observar isso através das barbatanas, escamas e se nao me engano
a primeira foto, o peixe tem "bigodes", portanto está aí mais um factor de que
é um barbo,...

Só na ultima foto é que tenho a minha duvida, porque há alguns barbos mas
há para aí uns peixes que nao têm nada haver com barbos, e podem vir a ser fataças...

Fiquem Bem,...

boas

nem uma fataçita se algum não fôr barbo é boga :msnm_com_br007-03:

o nosso amigo joaop_carvalho pode confirmar

mas eu vi logo que eles não tinham sido apanhados dentro do defeso nesses dias até choveu :Espi13:

cumps uegtalvo
 
P

Playdiune

Visitante
Até porque se pescarem fataça, não se esqueçam !!! Uma hora para pescar uma fataça e outra hora para lhe tirar as espinhas, já no prato !!!!

Tanta espinha nunca eu vi !!!

Abraço
 

GÉU

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Até porque se pescarem fataça, não se esqueçam !!! Uma hora para pescar uma fataça e outra hora para lhe tirar as espinhas, já no prato !!!!

Tanta espinha nunca eu vi !!!

Abraço

boas

olha que estás enganado : os barbos é que têm muitas espinhas a fataça nem por isso penso eu de que

cumps uegtalvo
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
boas

olha que estás enganado : os barbos é que têm muitas espinhas a fataça nem por isso penso eu de que

cumps uegtalvo

Correcto amigo uegtalvo3,...
os barbos sao os gatos que os comem, porque aquilo é espinhas por todo o lado,...
e quanto mais pequeno for o barbo menos se come dele, porque as espinhas cobrem-no quase todo,...

Fiquem Bem,...
 
H

helldanger1

Visitante
Correcto amigo uegtalvo3,...
os barbos sao os gatos que os comem, porque aquilo é espinhas por todo o lado,...
e quanto mais pequeno for o barbo menos se come dele, porque as espinhas cobrem-no quase todo,...

Fiquem Bem,...
Pros menos entendidos em comer peixe do rio, os peixes comen-se das costas pra barriga,vao ver como nao engolen espinhas:Espi37:
amanha vou aos barbos Cerveja Gforum
hell
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Pros menos entendidos em comer peixe do rio, os peixes comen-se das costas pra barriga,vao ver como nao engolen espinhas:Espi37:
amanha vou aos barbos Cerveja Gforum
hell

Desejo-te uma boa pescaria amigo helldanger,...​
 

Nuno_ricardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2007
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Correcto amigo uegtalvo3,...
os barbos sao os gatos que os comem, porque aquilo é espinhas por todo o lado,...
e quanto mais pequeno for o barbo menos se come dele, porque as espinhas cobrem-no quase todo,...

Fiquem Bem,...

vaite embora deste forum ... seu axeiteiro .... do ca*****.... !!!!!!!!
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
vaite embora deste forum ... seu axeiteiro .... do ca*****.... !!!!!!!!

Amigo quem usa este tipo de linguagem, nao é bem vindo a esta casa,......
E no que eu saiba, o amigo nao percebe nada de pesca, e vem insultar quem sabe,.....
A Administração vai ter conhecimento deste post,......​
 
Última edição:

somaisum

GF Ouro
Entrou
Jun 8, 2007
Mensagens
7,833
Gostos Recebidos
0
bem boa a fataça para beber um bom branquinho, cortada em postas finhinhas muito sal e limao, passada por farinha de milho e bem fritinha cai que nem ginjas.
Uma maravilha, já me falaram que assada na telha tb é muito bom mas ainda não tive a oportunidade de provar assim.

Boa pescaria e depois trás umas para provarmos :espi28:
 

gustavo_scp

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 19, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ola pessoal, eu sou novo aki, mas gostaria ke me esplikassem umas coisas para pescar fataças...
é ke, eu tenho 2 boias. mas nao sei komo utiliza.las., porke kuan´do eu vou pescar a boia, eu posso mover a boia mais para cima, ou mais para baixo, mas estas nao, porke o anzol esta aí a 7 cent da boia, e o fio nao se ve porke esta coberto com uma camada de borracha ke liga a boia ao anzol...

gostaria ke me explicassem komo se usa.
 

pimentinha85

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
ola pessoal, eu sou novo aki, mas gostaria ke me esplikassem umas coisas para pescar fataças...
é ke, eu tenho 2 boias. mas nao sei komo utiliza.las., porke kuan´do eu vou pescar a boia, eu posso mover a boia mais para cima, ou mais para baixo, mas estas nao, porke o anzol esta aí a 7 cent da boia, e o fio nao se ve porke esta coberto com uma camada de borracha ke liga a boia ao anzol...

gostaria ke me explicassem komo se usa.


Boas amigo,
Pelo que percebi tu não tens boias para fataça, o que tu tens são uns acessórios chamados bailarinas.
Isso serve para pescar às fataças mas com canas montadas em pesca de fundo. Montas uma chumbada (gosto das de 30gr), deixas uma ponta de fio com 30 cm, enfias o fio por dentro da bailarina, com a bola voltada para a chumbada. Depois empatas uma fateixa de três bicos na ponta do fio e puxas a bailarina até que a extremidade de borracha envolva o empate da fateixa. Assim é só iscares com minhoca (prefiro o ganso nacional ou coreano). Lanças a chumbada ao fundo, esticas o fio e já estás a pescar às fataças.
Há quem goste de colocar um guizo para alertar quando o peixe pica. Fica ao teu critério.:espi28:

Espero ter sido claro na resposta.

Abraços
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas amigo,
Pelo que percebi tu não tens boias para fataça, o que tu tens são uns acessórios chamados bailarinas.
Isso serve para pescar às fataças mas com canas montadas em pesca de fundo. Montas uma chumbada (gosto das de 30gr), deixas uma ponta de fio com 30 cm, enfias o fio por dentro da bailarina, com a bola voltada para a chumbada. Depois empatas uma fateixa de três bicos na ponta do fio e puxas a bailarina até que a extremidade de borracha envolva o empate da fateixa. Assim é só iscares com minhoca (prefiro o ganso nacional ou coreano). Lanças a chumbada ao fundo, esticas o fio e já estás a pescar às fataças.
Há quem goste de colocar um guizo para alertar quando o peixe pica. Fica ao teu critério.:espi28:

Espero ter sido claro na resposta.

Abraços

Boas
Tens apanhado muitas fataças pimentinha85? já não pesco às ditas há bué...
 

sorriso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Muge

Sou de Abrantes e esse peixe é mt identico á fataça mas o respectivo nome dele é o '' MUGE ''. (Abre como o bacalhau e grelha,depois mete-lhe um molho de azeite pimentão e cebola) Ui Ui
Cpmts:espi28:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Sou de Abrantes e esse peixe é mt identico á fataça mas o respectivo nome dele é o '' MUGE ''. (Abre como o bacalhau e grelha,depois mete-lhe um molho de azeite pimentão e cebola) Ui Ui
Cpmts:espi28:

Esse nome (Muge) é muito antigo. Aqui chamam-lhe também fataça e tainha. Uma coisa é certa, grelhadas abertas como tu dizes e eu já o confirmei, é um espectáculo..
 
Topo