• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Abuso de antibióticos "põe em risco toda a medicina moderna"

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
ng7623366.jpg

Nações Unidas consideram as bactérias multirresistentes a maior ameaça à saúde pública. E pedem medidas urgentes

Paulo André Fernandes, director do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos, defende que o uso errado de antibióticos pode gerar um retrocesso no tratamento de infecções, por isso é necessário mudar hábitos.

ng7623371.png
Paulo André Fernandes, diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos

A decisão da ONU sobre o combate às bactérias multirresistentes aos antibióticos levou anos a ser alcançada, apesar de se estimar em 700 mil o número de mortes anuais devidas a esta ameaça.

Porquê tanto tempo?


Porque a visibilidade do problema a nível mundial apenas agora atingiu uma dimensão que fez chefes de Estado e governo reunirem-se e acordarem numa série de princípios e decisões.

Até há pouco tempo este era um problema discutido e valorizado na comunidade científica e entre os profissionais de saúde.

O problema foi ganhando notoriedade, quer pelo seu progressivo agravamento afectando a saúde das pessoas quer por se ter percebido que não se trata só de uma grave ameaça à saúde a nível mundial, mas também um problema com sérias implicações económicas, afectando as despesas dos sistemas de saúde e os produtos internos brutos nacionais, o que levou a tomadas de posição da Organização Mundial da Saúde, da Assembleia Mundial da Saúde, mas também do Fórum Económico Internacional (Davos), do G7, do G20 e agora da ONU, na Assembleia Geral e na Reunião de Alto Nível sobre Resistências aos Antimi-crobianos (RAM).

Como atua uma bactéria multirresistente?

Perante uma infecção, e antes do isolamento da bactéria responsável e identificação do seu perfil de resistências, os médicos prescrevem um antibiótico que actua sobre as bactérias que provavelmente estão presentes.

Se está presente uma bactéria multirresistente, esse antibiótico não vai ser eficaz, o que torna a infecção mais difícil de tratar.

Na maior parte dos casos, as bactérias multirresistentes não são em si próprias mais agressivas.

São é mais difíceis de matar porque os antibióticos usualmente utilizados não são eficazes. Com o agravar do problema, estes microrganismos têm sido mais frequentes e têm adquirido novas resistências, de tal forma que existem alguns, em todo o mundo, susceptíveis a poucos ou nenhuns dos antibióticos de que dispomos.

Em Espanha, calcula-se que morram 1500 a 2000 pessoas por ano devido à resistência bacteriana aos antibióticos. Temos uma estimativa para Portugal?

Apenas com estudos estatísticos complexos é possível distinguir entre a mortalidade nos doentes que falecem com uma infecção por uma bactéria multirresistente, mas esse desfecho acontece pela doença de base, e os que falecem directamente por causa da infecção. Esses estudos têm sido realizados, mas não entre nós. E demonstram que mais resistências significam pior prognóstico e, portanto, maior mortalidade da infecção.

Mais importante do que saber exactamente quantas pessoas morrem em Portugal por este tipo de infecções, é ter a noção de que o problema tem de ser controlado. Estimativas a nível mundial prevêem que em 2050 morram mais pessoas devido às resistências aos antimicrobianos do que devido ao cancro, se a situação não for controlada.

Trata-se sobretudo de declarar guerra ao uso errado de antibióticos. Existe alguma estimativa sobre a dimensão desse mau uso em Portugal?

Não temos números nacionais, mas a literatura refere que até metade das utilizações de antibióticos pode ser inapropriada, e isso acontece quer na saúde humana quer na saúde e criação animal.

Se os antibióticos forem utilizados de forma racional, reduziremos a pressão sobre as bactérias, geradora de aumento das resistências, e criaremos condições para a inversão da situação.

Porque crê que o uso errado sucede?

O uso errado dos antibióticos instalou-se porque as pessoas, em gerações anteriores, viram os antibióticos quase como um milagre que começou a salvar vidas perante infecções antes incuráveis.

Lembremo-nos da tuberculose, por exemplo, como matava jovens e adultos há 50 ou 60 anos e como passou a ser curada uma proporção enorme de casos, após a generalização do uso dos antibiótico. Gerou-se uma confiança ilimitada nos antibióticos.

Em Portugal temos elevados níveis de iliteracia em saúde e estudos recentes, como o Eurobarómetro, demonstram que os portugueses continuam a ser, na Europa, dos que menos sabem sobre antibióticos e o seu uso correto. Já no próximo mês de Novembro serão concretizadas diversas iniciativas nesta área, a propósito do dia europeu e da semana mundial pelo uso correto dos antibióticos, que decorrerá de 14 a 18 de Novembro.

Um outro uso errado dos antibióticos é o que ocorre na pecuária. É legal usar estes medicamentos na criação de animais? São usados porquê? Qual o controlo efectuado pelas autoridades?

Em muitos países, 50% do uso de antibióticos ocorre na veterinária e na pecuária. Na criação animal, são usados com o objectivo de acelerar o crescimento, embora esse objectivo esteja a ser posto em causa de forma crescente. É verdade que o problema só poderá ser resolvido se abordado em todas as suas vertentes.

Que medidas foram tomadas em Portugal nesta matéria?

Em Portugal, o trabalho na área do controlo das resistências aos antimicrobianos e da prevenção e controlo da infecções associados aos cuidados de saúde (antes designadas por infecções hospitalares) desenvolve-se há décadas.

Desde 2013, estes dois problemas estão a ser abordados por um programa prioritário da Direcção-Geral da Saúde (PPCIRA), em colaboração com outras instituições, como o Infarmed, o Instituto Ricardo Jorge (INSA) e, mais recentemente, a ACSS.

O PPCIRA tem uma estrutura nacional, baseada em grupos coordenadores regionais e grupos coordenadores locais, compostas por profissionais que nas unidades de saúde travam diariamente esta guerra.

Existem normas de actuação, têm sido promovidas campanhas de boas práticas entre os profissionais, com destaque para a correta higienizarão das mãos, têm sido implementados programas de apoio à prescrição de antibióticos em diversas unidades de saúde e têm sido implementadas medidas específicas perante problemas concretos.

O que acontecerá se não se parar o seu uso errado?

Voltaremos à era em que os antibióticos não existiam e não conseguimos tratar as infecções, como a tuberculose. Não serão só as infecções que não conseguiremos tratar. Há muitas situações, como nascimento de grandes prematuros e muitos tratamentos, como quimioterapia, imunoterapia, cirurgias complicadas, que só podemos fazer porque tratamos as frequentes e graves complicações infecciosas.

Se deixarmos de conseguir tratá-las, será toda a medicina moderna que será posta em causa, com consequências gravíssimas para a sobrevida das pessoas.

Trabalhos recentemente publicados prevêem que em 2050 ocorrerão cerca 390 mil mortes por ano na Europa, devidas às resistências aos antibióticos, se o agravamento das resistências não for controlado.

Este número significa que morrerão mais pessoas por causa destas resistências do que devido, por exemplo, a neoplasias.

Que conselhos dá?

Os profissionais de saúde têm de ter boas práticas, na prevenção da transmissão da infecção e na prescrição de antibióticos.

Os cidadãos devem procurar a informação junto dos profissionais, devem proceder de forma responsável, não pressionando o médico para que prescreva antibiótico em situações sem indicação. Temos em mãos um problema sério.

Para já, a Assembleia Geral das Nações Unidas deu mais um passo importante. Importará agora que os documentos aprovados se traduzam em acções concretas à escala nacional e local, para que não se fiquem por meras declarações de intenções.

Fonte
 

piton_

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
boas tardes

Isso é só mais uma desculpa para vender mais vacinas e intoxicar as pessoas com os químicos que eles usam... hulda clark PHD em medicina nos anos 80 descobriu a cura para todas as doenças.
Aqui fica o livro dela para que estiver interessado: http://alternativa-za-vas.com/support-files/cure_for_all_diseases.pdf
A minha irmã curou o cancro em 1 mês com a maquina dela... a maquina chama-se Zapper parasites compra-se em vários sítios basta pesquisar na net, a minha comprei aqui: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
abraço
 
Última edição por um moderador:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O gerir com parcimónia o uso de antibióticos não é igual a vender vacinas.

Parece que estamos a falar de coisas completamente diferentes.

E, já agora, que tipos de cancro "cura" essa máquina milagrosa de que fala????

Conheci vários charlatões que prometiam a cura para todos os males mas, era a troco de chorudas quantias e, após receberem o "guito" chau que já vou tarde.

Essas coisas, tipo banha da cobra, são muito bonitas mas, servem apenas para alguns lucrarem com a miséria e ignorância de muitos que sofrem na pele as doenças ditas modernas e não têem hipótese de cura, então acreditam em tudo (tive familiares a quem isso aconteceu e, morreram nessa crença).

Lamento mas eu sou não crente nessas panaceias.

Milagres dão muito trabalho e eu, como Enfermeiro que fui, consegui alguns ao longo da minha vida profissional.

Cumps

Feraida
 

piton_

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
boa tarde.
eu sei que estamos a falar de coisas diferentes mas a aproveitei para partilhar o conhecimento que tenho :msnm_com_br007-03:
como disse antes TODOS os tipos de cancros, essa medica não tem qualquer interesse em vender nada e ela fala como o sistema farmacêutico é corrupto, no livro dela "the cure for all diseases" ela explica como fazer a maquina, se você perceber de eletrónica pode fazer e não precisa de comprar, e também explica como fazer os teus medicamentos, ela não incentiva a comprar nada e sim a fazer os teus próprios medicamentos, ela apenas quer que toda a gente tenha acesso a uma boa saúde...
se estiveres interessado lê o livro dela foi um dos livros mais interessantes que já li em toda a minha vida, eu falo de experiência própria eu vi com os meus olhos o poder que essa maquina pode fazer. eu tenho um grande historial na família e amigos que morreram com cancro, a minha mãe o meu avô morreram com cancro.
existe diferentes curas de cancro atualmente existe um homem em Itália que se chama tullio simoncini ele é oncologista e também descobriu outra maneira de curar o cancro, nos anos 50 tinhas um homem chamado wilhelm reich que descobriu a cura do cancro, o governo ordenou que todos os seus livros fossem queimados, enfim nos temos vivido num estado fascista por muitos anos onde o dinheiro é o novo deus e o as pessoas são meros objetos..
como disse antes eu não tenho qualquer interesse em vender nada apenas partilhar conhecimento pois já passei na vida perder uma Mãe por causa de uma doença que vim a saber mais tarde que tinha cura,
tenho muitos anos de pesquisa e já salvei algumas vidas e não existe mais nada na vida que me deixe feliz.
acredito que tenhas tido algumas desilusões na vida, todos temos, mas antes de apontares o dedo faz uma pesquisa sobre o trabalho dessas pessoas que dedicaram a vida para melhor a nossa qualidade de vida.

a minha parte está feita meu irmão se estiveres interessado tens toda a informação que precisas ai.

amor e paz para todos :espi28:
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Peço desculpa, aos crentes, pelo que vou dizer mas, todas essas teorias são muito bonitas mas,servem apenas para vender desde "vitaminas milagrosas" até "aparelhos revolucionários"que nada mais fazem do que sugar o dinheiro a quem dele mais precisa.

Também vendem livros....

Tenho alguns exemplos desses na família, e amigos, que morreram na esperança de uma cura "milagrosa".

Felizmente estou vacinado contra isso. E não, não estou a apontar o dedo a ninguém, por aí não vou.

Nada mais tenho a acrescentar, que acredite quem quiser.

Cumps

Feraida
 

piton_

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
ok meu irmão.

como eu disse a minha mãe também morreu com cancro e eu sei o quando isso é doloroso, eu só que dizer que não quero vender nada aqui, que isso fique bem claro.
Só queria partilhar conhecimento...
E vi com os meus olhos a minha irmã a ficar curada, não tenho interesse em estar a perder o meu precioso tempo a falar de mentiras... fica na paz meu irmão :espi28:

paz e amor para todos
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Caro Sr:

Aqui o que está em causa é o uso indevido de antibióticos e seus derivados, não a cura de cancros e afins. Isso de que fala e faz propaganda é, offtopic e portanto assunto para outro tópico.

Cumps

Feraida
 

piton_

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
eu não percebo porque bloquearam o website onde eu comprei a minha maquina? isto devia ser um forum livre onde se partilha conhecimento e não onde se partilha só o que algumas pessoas pensam isso chama-se EGO.
vou postar mais uma vez: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
cada pessoa deve ter acesso a toda a informação e tirar as suas próprias conclusões. peço desculpa se a minha informação vai contra tudo o que você aprendeu na escola. e milagres não existem chama-se conhecimento, pessoas que pensaram diferente do sistema e dedicaram suas vidas para fazer a vida dos outros melhores. se você foi enfermeiro então devia pensar duas vezes porque esta senhora Hulda Clark foi doutorada em medicina pelo menos devia de dar uma vista de olhos no trabalho desta senhora..
propaganda? eu estou a tentar mostrar a solução para todas as situações, como eu disse antes eu não estou a tentar vender nada aqui só partilhar informação para que as pessoas possam ter um pouco de conhecimento e terem controlo sobre a sua própria saúde e não a empresa farmacêutica ter poder sobre a vida de muitas pessoas que morrem sofrem com os pesados processos químicos como a quimioterapia... eu vi o que a minha mãe passou os últimos dias da sua vida eu não desejo isso a ninguém.
a maioria dos médicos estudam anos a fio para depois passarem receitas de medicamentos para que as empresas farmacêuticas fiquem mais ricas,químicos não são a resposta mas sim pequenos impulsos elétricos (frequências) mas como um maquina que pode ser fabricada com um custo de 20euros não trás qualquer lucro para as empresas farmacêuticas eles suprimem estes médicos da comunidade cientifica para que possam continuar com o seu jogo.
você sabia que a BAYER empresa farmacêutica fez parceria com a Monsanto que criam comida geneticamente modificada que por sua vez vai modificar o nosso corpo, já para não falar do Rund UP pesticida, BAYER pertence á empresa IG FARBEN que deteve um monopólio quase total da produção química na Alemanha Nazista. IG Farben foi a quarta maior empresa do mundo, depois da General Motors, U.S. Steel e Standard Oil Company, o pesticida Zyklon B, para o qual a IG Farben detinha a patente e que era usado nas câmaras de gás para o assassínio massivo, era fabricado pela Degesch (Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung), uma empresa detida pela IG Farben.. eles não querem saber de pessoas ou curas mas sim quanto veneno conseguem vender. eles vendem vacinas com mercúrio para que as pessoas tenham danos cerebrais para o resto da vida e eles possam continuar a vender os seus comprimidos miraculosos. então diga-me uma coisa Hulda Clark doutorada em MEDICINA não diz nada para si com enfermeiro? ou tullio simoncini doutorado em oncologia não diz nada para você? um pessoa que é medico ou enfermeiro devia estar a vida toda em busca de conhecimento e manter a mente aberta para todas as possibilidades e não tentar impor a sua visão sobre o assunto pois estão vidas de pessoas em risco.
e eu vou dizer mais uma vez eu Não estou a tentar vender nada a ninguém apenas partilhar conhecimento e fazer o mundo um sitio melhor para se viver, eu estou me nas tintas para o dinheiro, o dinheiro não me dá momentos de felicidade, pois momentos é tudo o que levamos desta vida. e eu falo por experiência própria nós já salvamos a vida de algumas pessoas e nós não pedimos dinheiro em troca mas sim amizade pois essas pessoas me enchem o coração de felicidade cada momento que nos encontramos.
abraço
 
Última edição por um moderador:

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
eu não percebo porque bloquearam o website onde eu comprei a minha maquina? isto devia ser um forum livre onde se partilha conhecimento e não onde se partilha só o que algumas pessoas pensam isso chama-se EGO.
vou postar mais uma vez: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
cada pessoa deve ter acesso a toda a informação e tirar as suas próprias conclusões. peço desculpa se a minha informação vai contra tudo o que você aprendeu na escola. e milagres não existem chama-se conhecimento, pessoas que pensaram diferente do sistema...
abraço
Mais uma vez a publicar lojas comerciais nao autorizadas vais passar férias..........

2 vezes já tas a brincar?

Aqui partilha-se cnhecimentos mas dentro das regras,queres que a loja seja autorizada fala com a administraçao foi a ultima vez k editei um post teu...........
 

piton_

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
todo para proteger o "dream world" que é administrarão aqui? tu és a administracão.... é melhor impor o teu poder sobre mim para manter a minha boca calada de dizer as verdades... é melhor tirar o conhecimento do povo para que ele continuo ignorante e o poder fique nas mãos de uns poucos.... boa sorte com este poder autoritário...
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Só lhe vou responder dizendo isto: ciência e investigação são uma coisa, pseudociência, para mim, é outra completamente diferente, sem credibilidade, igual a charlatões, só acredita quem é cego ou, está num estado de ansiedade por falta de resposta da ciência para os seus problemas e, aí estão os "vendedores de sonhos".

Nada mais tenho a acrescentar.

Cumps

Feraida

eu não percebo porque bloquearam o website onde eu comprei a minha maquina? isto devia ser um forum livre onde se partilha conhecimento e não onde se partilha só o que algumas pessoas pensam isso chama-se EGO.
vou postar mais uma vez: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
cada pessoa deve ter acesso a toda a informação e tirar as suas próprias conclusões. peço desculpa se a minha informação vai contra tudo o que você aprendeu na escola. e milagres não existem chama-se conhecimento, pessoas que pensaram diferente do sistema e dedicaram suas vidas para fazer a vida dos outros melhores. se você foi enfermeiro então devia pensar duas vezes porque esta senhora Hulda Clark foi doutorada em medicina pelo menos devia de dar uma vista de olhos no trabalho desta senhora..
propaganda? eu estou a tentar mostrar a solução para todas as situações, como eu disse antes eu não estou a tentar vender nada aqui só partilhar informação para que as pessoas possam ter um pouco de conhecimento e terem controlo sobre a sua própria saúde e não a empresa farmacêutica ter poder sobre a vida de muitas pessoas que morrem sofrem com os pesados processos químicos como a quimioterapia... eu vi o que a minha mãe passou os últimos dias da sua vida eu não desejo isso a ninguém.
a maioria dos médicos estudam anos a fio para depois passarem receitas de medicamentos para que as empresas farmacêuticas fiquem mais ricas,químicos não são a resposta mas sim pequenos impulsos elétricos (frequências) mas como um maquina que pode ser fabricada com um custo de 20euros não trás qualquer lucro para as empresas farmacêuticas eles suprimem estes médicos da comunidade cientifica para que possam continuar com o seu jogo.
você sabia que a BAYER empresa farmacêutica fez parceria com a Monsanto que criam comida geneticamente modificada que por sua vez vai modificar o nosso corpo, já para não falar do Rund UP pesticida, BAYER pertence á empresa IG FARBEN que deteve um monopólio quase total da produção química na Alemanha Nazista. IG Farben foi a quarta maior empresa do mundo, depois da General Motors, U.S. Steel e Standard Oil Company, o pesticida Zyklon B, para o qual a IG Farben detinha a patente e que era usado nas câmaras de gás para o assassínio massivo, era fabricado pela Degesch (Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung), uma empresa detida pela IG Farben.. eles não querem saber de pessoas ou curas mas sim quanto veneno conseguem vender. eles vendem vacinas com mercúrio para que as pessoas tenham danos cerebrais para o resto da vida e eles possam continuar a vender os seus comprimidos miraculosos. então diga-me uma coisa Hulda Clark doutorada em MEDICINA não diz nada para si com enfermeiro? ou tullio simoncini doutorado em oncologia não diz nada para você? um pessoa que é medico ou enfermeiro devia estar a vida toda em busca de conhecimento e manter a mente aberta para todas as possibilidades e não tentar impor a sua visão sobre o assunto pois estão vidas de pessoas em risco.
e eu vou dizer mais uma vez eu Não estou a tentar vender nada a ninguém apenas partilhar conhecimento e fazer o mundo um sitio melhor para se viver, eu estou me nas tintas para o dinheiro, o dinheiro não me dá momentos de felicidade, pois momentos é tudo o que levamos desta vida. e eu falo por experiência própria nós já salvamos a vida de algumas pessoas e nós não pedimos dinheiro em troca mas sim amizade pois essas pessoas me enchem o coração de felicidade cada momento que nos encontramos.
abraço
 
Última edição por um moderador:
Topo