• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estado ainda tem 18 milhões em cauções de água, luz e gás por devolver

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801
Devoluções nos contratos de água, luz e gás antes de 1999 abrangeram até agora cerca de nove mil consumidores.

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) identificou, até ao momento, 8992 consumidores que têm direito à devolução das cauções de água, luz e gás canalizado pagas antes de 1999, quando essa prática foi proibida. Essas pessoas receberam 221 mil euros, mas a DGC tem cerca de 18 milhões de euros para devolver aos clientes.

IN:JN
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Eu estou à espera, há mais de um ano, que a DGC me devolva a caução no valor de 18 euros.

Enviei-lhe os documentos comprovativos e nada.

Se quisessem devolver sabem muito bem a quem pertencem e, era fácil, desconto na factura seguinte.

Bando de l@rápios, tudo a comer da mesma gamela.

Cumps

Feraida
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Reembolso de cauções da luz, água e gás abrange apenas 7% dos pedidos

Mais de 221 mil euros já foram devolvidos aos consumidores por cobrança ilegal de cauções para contratar os serviços básicos, mas falta ainda devolver mais 18 milhões de euros.

agua.jpg

Cerca de nove mil consumidores foram até agora identificados pela Direcção-Geral do Consumidor (DGC) para receber o reembolso pela cobrança indevida de cauções por serviços básicos como a água, luz ou gás, que a partir de 1999 passou a ser uma prática ilegal. Mais de 221 mil euros já foram devolvidos aos consumidores, mas falta ainda devolver mais 18 milhões de euros.

Segundo avança o ‘Jornal de Notícias’, a DGC, que é administrada directamente pelo Estado, pretende agora, passados 18 anos, devolver cauções que foram cobradas ilegalmente aos clientes portugueses, com o seu consentimento. Dos cerca de 30 mil pedidos para reembolso, onde se incluem duplicações de pedidos, “65.484 foram respondidos”. Fonte oficial do Ministério da Economia adianta que desses, 8.992 foram aceites e 56.492 chumbados.

Quer isto dizer que do total de pedidos apresentados à DGC até 28 deFevereiro, apenas 6,9% foram aceites e 13,7% foram respondidos.

As contas do Ministério mostram ainda que mais de 221 mil euros já foram entretanto devolvidos aos consumidores, através de transferência bancária. São as cauções da água, as que representam a maior fatia de devoluções até agora: 163 mil euros. Seguem-se as devoluções de electricidade, que correspondem a quase 43 mil euros, e o gás, que representa pouco mais de 15 mil euros.

O Estado tem ainda a devolver cerca de 18 milhões de euros. O processo de restituição das cobranças em demasia estava previsto estar pronto até ao final deste mês de Março, mas a DGC adianta agora que este só deve estar concluído lá para o final do ano.

Fonte
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801
Boas a mim já me pagaram quer a da Água quer a da Luz,abraço
 
Topo