• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Responsabilidade penal aos 14 anos?

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
A imputabilidade criminal deve ser reduzida dos 16 para os 14 anos?

É difícil sustentar a ideia de que um jovem de 14 anos não atingiu, ainda, a idade prudente para distinguir o bem do mal, e ser responsável dos seus actos.
Enquanto entre nós a inimputablidade se mantém nos 16 anos, a Inglaterra optou pelos 10; a Holanda e a Grécia pelos 12; a França pelos 13; a Alemanha e a Itália pelos 14; e os países escandinavos pelos 15".

As opiniões divergem, mas qual seriam as consequências?
Será que essa medida se reflectiria na redução da criminalidade juvenil?
Ou seria apenas mais uma forma de marginalizar aqueles que já são vítimas de graves carências sociais e afectivas?
 

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
249
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião com catorze anos, e até menos, já se tem a noção do bem e do mal. Também sabemos que há pessoas que usam crianças inimputáveis para fazerem o trabalho sujo por eles porque sabem que não serão penalizados como eles o seriam.
Eu da minha parte concordo com a redução da idade da responsabilidade criminal simplesmente pelo facto de que com 12, 13 ou 14 anos já se tem perfeitamente a noção do que está certo e do que está errado.
Cumps jorjão.
 
Topo