• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

como fazer um motor de 6V a trabalhar com bateria de 12V ??

xanax69

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
191
Gostos Recebidos
0
Boas amigos, gostaria de saber como posso por o "jipe" da minha filha que tem
que trabalha com 6 voltes utilizando a unica bateria que tenho que é uma de 12V! ja exprimentei rapidinho e ele anda mas parece um carro de formula um...
será se puser uma resistencia devidamente dimensionada em serie, os 12V nao serão substancialmente reduzidos??? sem assim danificar o motor??
posso sempre comprar um transformador de 12/6V mas não será mto caro???

quem me ajuda??:desculpa:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas amigos, gostaria de saber como posso por o "jipe" da minha filha que tem
que trabalha com 6 voltes utilizando a unica bateria que tenho que é uma de 12V! ja exprimentei rapidinho e ele anda mas parece um carro de formula um...
será se puser uma resistencia devidamente dimensionada em serie, os 12V nao serão substancialmente reduzidos??? sem assim danificar o motor??
posso sempre comprar um transformador de 12/6V mas não será mto caro???

quem me ajuda??:desculpa:

com uma resistência apropriada pode passar a 6 volts, as contas agora não as sei fazer.
 

xanax69

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
191
Gostos Recebidos
0
com uma resistência apropriada pode passar a 6 volts, as contas agora não as sei fazer.

mas será que consegues fazer??? desculpa abusar mas eu nao sei mesmo fazelas....

obrigado:msnm_com_br007-03:
 
W

Warlord

Visitante
então vamos lá:

Sendo R=U/I então tens a resistencia que necessitas para provocar uma quebra de tensão de 6 volt.


U- tensão (6 volt )
R- Resistencia
I- Corrente que consome o motor ( está na placa de caracteristicas )
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas amigos, gostaria de saber como posso por o "jipe" da minha filha que tem
que trabalha com 6 voltes utilizando a unica bateria que tenho que é uma de 12V! ja exprimentei rapidinho e ele anda mas parece um carro de formula um...
será se puser uma resistencia devidamente dimensionada em serie, os 12V nao serão substancialmente reduzidos??? sem assim danificar o motor??
posso sempre comprar um transformador de 12/6V mas não será mto caro???

quem me ajuda??:desculpa:

Boas tardes!

Amigo um transformador de 12v para 6v existe!

Atenção ao ligar 12v a um motor de 6v pois pode queimar!

Nas lojas de motas existe este transformador(tipo)algumas motas sairam assim sendo a bateria de 12v e faz trabalhar toda a sua electronica!!

Abraço
 

frdavid

GF Bronze
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
61
Gostos Recebidos
1
Amigo, para isso funcionar bem, tem que acopolar um opequeno circuito, que faça a regulação da voltagem para 6 V, e que aguente os amperes consumidos pelo jeep
 
Última edição:

system

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
393
Gostos Recebidos
0
ora então, pelo que parece, tem uma jipe a bateria, e o motor é de 6V, se o motor for de 1 ampér, se ligar 2 resistências iguais p ex 1Kohm (deverá servir, senao isso tabém é barato aumente o valor delas para 10K e 100K se for preciso), ligadas em série, e o motor ligado em paralelo com a ultima que liga ao terminal menos.
 

vitoraires

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
143
Gostos Recebidos
0
resistencia

pormenor muito importante

A POTENCIA DA RESISTENCIA

QUANDO SOUBERES OS AMPERES QUE VAI CONSUMIR MULTLIPICAS POR 6V E TENS O VALOR DA POTENCIA

ESTE VALOR E O MAIS IMPORTANTE PORQUE SENAO VAI QUEIMAR A RESITENCIA

CONSELHO COMPRA UMA COM UM VALOR DE POTENCIA ( W ) SUPERIOR AO RESULTADO DA MULTIPLICAÇAO
 

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos.
A melhor solução e mais simples (embora pareça absurdo) é colucar um zener de 6 voltes no sentido inverso em serie com o motor, adequado ao consumo do motor. exe.motor de 1Ampere, zener 1+20%=1,2A, existe no mercado zeneres até 5A ( 1N xxxx ) ( teremos menos perdas por efeito de Joule )
 

Nine Tails

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2006
Mensagens
545
Gostos Recebidos
0
Amigo todas as resistencias tem um codigo de cores que nos permite determinar os OHMS de cada uma. Muito bem ai. Agora é uma questão de Fisica: Aplicas a Lei de Ohm R=U/I. I=U/R e U=R.I. Pegas num Multimetro metes em amperes e vez a corrente da bateria de 12V que se for das pequenas creio eu que dara 250mA. Depois testas conforme o valor ohmico do resultado. Não quer dizer que seja 6V nesses casos mas a partir dai tens uma noção da condutividade que poderas modelar a teu gosto mediante esses testes.
 

freetv6969

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
Boas

Mas porque não compras uma bateria de 6volts para isso? já não são muito caras.:b_shake11:
Se fores a comprar um regulador para isso, este fica-te mais caro. :Espi31:

Tb podes meter em série com essa de 12volt´s uma lampada ai de carro tipo 40w a ver quanto reduz. :est48:
xauuu
 

kukasIII

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 14, 2007
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
bem e que tal ......se comprar uma bateria de 6v 3 ou 4 amperes que custa ai uns 10 aerios ....mais simples nao ...
 

wvitor

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 29, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
me ajudem como fazer para colocar uma bateria de 12v 7ah trabalhar com 6v 4ah.

boa noite, tenho um carrinho elétrico que trabalha com um motor de 6v , a bateria original dele e de 6v 4ah, mas acaba muito rápido , ela e nova , ainda assim não dura muito , tenho uma bateria de 12v 7ah, gostaria de saber como faço para colocar essa bateria de 12v 7ah , no lugar da de 6v 4ah , sem haver perda
de potencia .por favor me ajudem.
 
Topo