• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Renovar carta de condução.

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Com a Lei actual, um condutor com carta de conduçao de veiculos ligeiros já nao necessita renovar a carta aos 40 anos de idade.

A minha duvida é a seguinte:

Nao sendo necessario renovar a carta, é necessario alguma actualizaçao na DGV?

Neste momento a minha carta perdeu a validade a mais de um ano, será que ando ilegal?
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Amigo Fanan, não te preocupes que andas legal. Se pensares conduzir fora do país aí sim deves renovar a carta.
Abraços


Já agora deixo a fundamentação:

Dec.Lei 209/98 de 15 de Julho (Aprova o Regulamento da habilitação legal para conduzir)

Artº 7º
Os modelos de cartas de condução actualmente em uso mantêm a sua validade, devendo ser substituídos pelo modelo em vigor nos termos dos nºs 1 e 2 do Artº 50º do Regulamento aprovado pelo presente diploma à medida que aqueles títulos forem objecto de qualquer averbamento.
 
Última edição:

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
Com a Lei actual, um condutor com carta de conduçao de veiculos ligeiros já nao necessita renovar a carta aos 40 anos de idade.

A minha duvida é a seguinte:

Nao sendo necessario renovar a carta, é necessario alguma actualizaçao na DGV?

Neste momento a minha carta perdeu a validade a mais de um ano, será que ando ilegal?

até completares 65 anos esta válida

mas se pensares em sair do país aí tens de a renovar

e só o podes fazer nos primeiros cinco anos depois de ter passado a validade apesar de estar válida já não te a deixam renovar
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
até completares 65 anos esta válida

mas se pensares em sair do país aí tens de a renovar

e só o podes fazer nos primeiros cinco anos depois de ter passado a validade apesar de estar válida já não te a deixam renovar

Entao se pensar em sair do Pais, vou ter que a renovar ate aos 45 anos?
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Entao se pensar em sair do Pais, vou ter que a renovar ate aos 45 anos?

Se saíres do país ficas dependente do disposto na legislação nacional do país de destino, no entanto podes sempre vir a Portugal renova-la.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Obviamente que com as informações dadas pelo moderador JJPereira, o nosso sub-administrador Fanan deve ter ficado exclarecido. Na verdade, nada mais tenho a acrescentar à informação prestada, que não seja a sua aprovação.

Nota: estamos a falar de caducidade de carta de condução (categoria B). A nossa residência nela contida, deve estar sempre actualizada.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
até completares 65 anos esta válida

mas se pensares em sair do país aí tens de a renovar

e só o podes fazer nos primeiros cinco anos depois de ter passado a validade apesar de estar válida já não te a deixam renovar

atenção às novas alterações das idades para renovar as cartas de condução
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
atenção às novas alterações das idades para renovar as cartas de condução

Pois è, tens razão, è que recentementsaíu nova legislação para as renovações.

Eu por exemplo sei que vou ter derenovar a minha daqui por 5 anos.

Posteriormente tentarei saber a legislação, mas que existe alterações, existem, embora muito recentes e ninguém tenha dúvidas disso.



.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Onde posso ver isso?


Amigo Fanan, penso que o que deixo te tira todas as dúvidas, porém, se elas se mantiverem, diz qual a idade que tens, qual a validade da carta (válida até.....). Como exemplo posso dizer que a minha está válida até 2015, com a nova Lei, terá de ser renovada em 2010.
Embora este documento exista na secção auto, deixo o link directo para melhor poderes consultar.http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/revalidacao_new.pdf

Se continuares com dúvidas diz algo em breve te poderei informar "oficialmente".
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Pronto, tiraste-me o trabalho... era para expor amanhã, mas assim fica o trabalho feito.
bom trabalho
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Ja tou esclarecido, agora e so em 2015, pode ser que ate la ja nao ande de veiculo automovel e passe a andar de Nave Espacial. :Hee:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Amigo Fanan, penso que o que deixo te tira todas as dúvidas, porém, se elas se mantiverem, diz qual a idade que tens, qual a validade da carta (válida até.....). Como exemplo posso dizer que a minha está válida até 2015, com a nova Lei, terá de ser renovada em 2010.
Embora este documento exista na secção auto, deixo o link directo para melhor poderes consultar.http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/revalidacao_new.pdf

Se continuares com dúvidas diz algo em breve te poderei informar "oficialmente".

Era desta Lei que falava e sendo assim, obrigado Sagal pela tua colaboração em expor a mesma para tirar dúvidas que possam restar.


.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Não seria melhor perderes um pouco de tempo e telefonares para o sítio certo : a DGV ???

Nunca tenhas certeza de nada amiga Rita. Lembra que na DGV como em qualquer local, trabalham pessoas que desconhecem mais do que aqui é exposto.
Ou nunca te aconteceu de numa repartição darem-te uma informação, mas que numa outra que vais para confirmar te dizem o contrário???
Mais; para casos como este, será sempre melhor ir, não telefonar.
 

joao-marquito

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
pretendo fazer dowloade dos impressos para renovar a carta de condução vou fazer 50 anos em julho onde encontro os referidos impressos
 
Topo