• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Textos retirados de outros site

Status
Não está aberto para novas respostas.

GTorres

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.

Foi surpresa que verifiquei neste forum, vários artigos e fotos sobre pesca ao achigã, retirados do site *w*w.planetapesca.com e escritos pela minha modesta pessoa, conhecido por alguns, pelo nome de Gomes Torres.

Não quero direitos de autor nem sequer vou ficar mais rico por aquilo que me parece, no minimo, honesto: COLOCAR O NOME DO AUTOR E O LOCAL DE ONDE FOI RETIRADO O ARTIGO.

Mais me parece estranho, estas acções serem da autoria dum moderador.

Não vale a pena dizer que o que está na net é público, claro que é.
O que estou a falar é simplesmente fazer referência à origem e ao autor, pretenção minimamente legítima de quem a habilidade para escrever e conhecimentos que alicerçam o que escreve.

Copiar é de facto muito fácil. Mas, no meu tempo de escola, quem copiava eram os cábulas e os batoteiros que obtinham notas com conhecimentos que não eram seus.

Fica o desabafo.

Gomes Torres, autor de vários textos e fotos que ilustram o vosso forum de pesca ao achigã.
 
Última edição por um moderador:

luisoliveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.

Foi surpresa que verifiquei neste forum, vários artigos e fotos sobre pesca ao achigã, retirados do site *ww.planetapesca.com e escritos pela minha modesta pessoa, conhecido por alguns, pelo nome de Gomes Torres.

Não quero direitos de autor nem sequer vou ficar mais rico por aquilo que me parece, no minimo, honesto: COLOCAR O NOME DO AUTOR E O LOCAL DE ONDE FOI RETIRADO O ARTIGO.

Mais me parece estranho, estas acções serem da autoria dum moderador.

Não vale a pena dizer que o que está na net é público, claro que é.
O que estou a falar é simplesmente fazer referência à origem e ao autor, pretenção minimamente legítima de quem a habilidade para escrever e conhecimentos que alicerçam o que se escreve.

Copiar é de facto muito fácil. Mas, no meu tempo de escola, quem copiava eram os cábulas e os batoteiros que obtinham notas com conhecimentos que não eram seus.

Fica o desabafo.

Gomes Torres, autor de vários textos e fotos que ilustram o vosso forum de pesca ao achigã.


Boas GTorres,

A tua mensagem foi recebida assim como o teu desabafo.

Mas para uma melhor analise tua aqui no gforum e para podermos te ter na nossa companhia na qual nós gostaríamos deixava-te aqui estes dois passos a seguir.

1º fazer apresentação ao fórum.
2º ler e assinar as regras .

Podes passar por este link para teres acesso directo a esses quadros:
http://www.gforum.tv/board/forumdisplay.php?f=19

Desde já te agradeço pela tua compreensão.
 

GTorres

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 4, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Meu caro "Amarelinho"

Como deves saber - vou tratar-te por tu, com o mesmo à-vontade com que fizeste comigo - deves saber que não é possível colocar tópicos sem ler e assinar as regras. O sistema, pelo menos comigo, não o permitiu.

Em segundo lugar, certamente dispenso apresentações!
Pelos textos meus que já aqui foram publicados na íntegra, já todos me conhecem.
Alías, tu próprio deves conhecer-me bem porque me trataste com o à-vontade que já falei!!!

Por último, detesto forums em que as pessoas não têm nome próprio e se chamam com nomes estranhos e por isso disfarçados da sua própria identidade. Pessoalmente, nunca pensei na eventualidade de falar com uma "corzinha" nem tenciono ter nenhum "amigo colorido".

Cumprimentos e tenham vergonha de usar o trabalho dos outros em benefício próprio.

Gomes Torres
 
H

helldanger1

Visitante
Amigo Gomes Torres
Agradeco que responda as minhas PM´s
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Meu caro "Amarelinho"

Como deves saber - vou tratar-te por tu, com o mesmo à-vontade com que fizeste comigo - deves saber que não é possível colocar tópicos sem ler e assinar as regras. O sistema, pelo menos comigo, não o permitiu.

Em segundo lugar, certamente dispenso apresentações!
Pelos textos meus que já aqui foram publicados na íntegra, já todos me conhecem.
Alías, tu próprio deves conhecer-me bem porque me trataste com o à-vontade que já falei!!!

Por último, detesto forums em que as pessoas não têm nome próprio e se chamam com nomes estranhos e por isso disfarçados da sua própria identidade. Pessoalmente, nunca pensei na eventualidade de falar com uma "corzinha" nem tenciono ter nenhum "amigo colorido".

Cumprimentos e tenham vergonha de usar o trabalho dos outros em benefício próprio.

Gomes Torres
Neste Forum as Regras sao iguais para todos os membros, todos eles terão que fazer a sua Apresentaçao.

Em relaçao a publicaçao das "Opinioes Pessoais do Senhor GTorres", nao vi qualquer referencia sobre a copia e publicaçao das mesmas, por esse motivo, e se pretende que seja feita referencia ao autor, deve fazer mençao ao mesmo.

Muito me admira que alguem com tanta pretensão consiga encontrar e registar-se no forum como o GForum, pois este e um forum de membros humildes e que gostam de ver o seu trabalho partilhado, nao gostem de escrever para fechar na gaveta.

O "Saber" só tem valor quando partilhado.

P.S. agradeço que faça a sua apresentaçao e que nao coloque o link activo, pois isso vai contra as Regras do GForum.
 

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Por mais arrogante que seja a postura do "EXMO. SR" GTorres, sua exla. não deixa de ter razão. A identificação das fontes é um hábito pouco comum no GForum e isso não é a melhor forma de proceder, independentemente de existirem ou não direitos de autor a serem salvaguardados.

Dito isto, passo ao ataque: Se o "não meu amigo" GTorres que ser tratado de forma formal, sugiro que altere o seu Nick para "Sr. GTorres". Além disso, acho que depois de terminar a sua reclamação, deveria procurar um fórum onde as pessoas dão mais atenção a esse tipo de frivolidades. Aqui, somos vulgares ao ponto de nos considerarmos todos amigos uns dos outros!
 

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
Exmo. Senhor Gtorres,

Presumo que se sinta bem melhor sendo tratado desta forma...Presumo ainda que face à soberba da sua intervenção nesta casa, tenha sido o Senhor o inventor da cana de pesca e dos diversos acessórios habitualmente utilizados por todos nós que fazemos dessa actividade um momento mera de descontração!

Quero por isso e em primeiro lugar agradecer-lhe por nos ter proporcionado todos esses artefactos que muito prazer nos dão na sua utilização. Provávelmente o barco será também algo em que o Senhor terá tido seguramente uma especial participação no seu invento.

Relativamente ás queixas que aqui apresenta, em meu nome pessoal devo dizer-lhe que eu nunca faria uso dos artigos por si escritos, que segundo o Senhor, e a sua auto avaliação é um dado extremamente discutivel, poderão influenciar pela "qualidade" dos mesmos, quiçá um desiquilibrio na fauna píscicula. Penso que seja esta sobretudo a Sua maior preocupação!
Aconselho-o, se é que me permite o ensejo, a registar as suas patentes e o uso-fruto exclusivo de tudo o que a si diga respeito para que dessa forma os "oportunistas" que apanham o mesmo Sol e respiram também o Seu ar não o possam fazer sem o seu prévio consentimento. Já agora da parte do sol e do ar que me pertence, agradeço que não o utilize nunca sem antes me informar!
Tenha um bom dia, partilhe e disfrute da sua passagem por este mundo sem dar relevo a questões de menor importância e sobretudo dê..dê tudo o que possa sem esperar nada em troca, porque no dia do juizo final será por tudo o que deu expontaneamente que será avaliado!
Partilhe connosco o seu trabalho, aproveite tudo aquilo que humildemente aqui deixamos e lhe possa aprouver agradeça a inportância que lhe damos quer na divulgação dos seus artigos quer no tempo que lhe dedicamos a responder-lhe e liberte-se desse vedetismo que não o tornará por isso em alguém melhor de que todos nós!

Abraço,

Perdoe-me se a minha expressão escrita não se aproxima do seu nível mas acredito que ainda assim, e porque me esforçei imenso, conseguirá entender uma parte substancial.
 
P

Playdiune

Visitante
Exmo. Senhor Gtorres,

Apresento-me a si como o Exmo. Sr. DR. Playdiune

Embora não seja hábito meu fazer uso do grau académico, verifico que a sua postura assim me obriga.

Comenta-se neste post o dilema dos artigos e fotos protegidos pela lei de Direitos de Autor.
Assumindo da sua parte uma postura irreverente e intransigente, verifico com alguma perplexidade que é totalmente desconhecedor das mesmas leis a que se refere, nos seus posts.

Sendo assim, faço questão de lhe dar uma pequena explicação acerca das mesmas, assumindo que terá capacidade de as compreender, na sua essência.

Passo a citar:


DOCUMENTOS PROTEGIDOS

Grande parte do material existente na Internet (textos originais literários, traduzidos ou adaptados, imagens, fotografias, músicas, sequências de vídeo, publicidade, programas de computador, mensagens electrónicas, etc.) está protegido pela lei de Direitos de Autor. Podem verificar-se algumas excepções a esta regra, tais como:
* obra que, de acordo com a lei, não constitua objecto de protecção [artigo 7º];
* autor que tenha desistido da protecção da sua obra;
* autorização colectiva, expressa pelo autor ou responsável pela obra;
* autorização colectiva, expressa por um uma sociedade representativa dos direitos da obra, no que concerne a uma utilização específica;
* utilizações lícitas definidas na lei (por exemplo, utilização em contextos educativos) [artigo 75º];
* restrição para determinados fins (por exemplo, os conteúdos disponíveis podem ser usados, excepto para fins comerciais) ou grupos (por exemplo, conteúdos de acesso exclusivo para subscritores de determinados serviços);
* indicação clara que se trata de material de domínio público;
* cessação do termo de protecção do direito de autor, ou seja, 70 anos após o falecimento do autor [artigo 31º];



Artigos referidos do CDADC - Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos - Lei 45/85 de 17 de Setembro

Artigo 7º

1. Não constituem objecto de protecção:

1. As notícias do dia e os relatos de acontecimentos diversos com carácter de simples informações de qualquer modo divulgadas;
2. Os requerimentos, alegações, queixas e outros textos apresentados por escrito ou oralmente perante autoridades ou serviços públicos;
3. Os textos propostos e os discursos proferidos perante assembleias ou outros orgãos colegiais, políticos e administrativos, de âmbito nacional, regional ou local, ou em debates públicos sobre assuntos de interesse comum;
4. Os discursos políticos.

2. A reprodução integral, em separata, em colecção ou noutra utilização conjunta, de discursos, peças oratórias e demais textos referidos nas alíneas c) e d) do nº 1 só pode ser feita pelo autor ou com o seu consentimento.

3. A utilização por terceiro da obra referida no nº 1, quando livre, deve limitar-se ao exigido pelo fim a atingir com a sua divulgação.

4. Não é permitida a comunicação dos textos a que se refere a alínea b) do nº 1 quando estes textos forem por natureza confidenciais ou dela possa resultar prejuízo para a honra ou reputação do autor ou de qualquer outra pessoa, salvo decisão judicial em contrário proferida em face de prova da existência de interesse legítimo superior ao subjacente à proibição.


Artigos referidos do CDADC - Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos - Lei 45/85 de 17 de Setembro

Artigo 75

1- São lícitas, sem o consentimento do autor, as seguintes utilizações da obra:

1. A reprodução pelos meios de comunicação social, para fins de informação, de discursos, alocuções e conferências pronunciadas em público que não entrem nas categorias previstas no artigo 7º, por extracto ou em forma de resumo;
2. A selecção regular dos artigos da imprensa periódica, sob forma de revista de imprensa;
3. A fixação, reprodução e comunicação pública, por quaisquer meios, de curtos fragmentos de obras literárias ou artísticas, quando a sua inclusão em relatos de acontecimentos de actualidade for justificada pelo fim de informação prosseguido;
4. A reprodução, no todo ou em parte, pela fotografia ou processo análogo, de uma obra que tenha sido previamente tornada acessível ao público, desde que tal reprodução seja realizada por uma biblioteca pública, um centro de documentação não comercial ou uma instituição científica e que essa reprodução e o respectivo número de exemplares se não destinem ao público e se limitem às necessidades das actividades próprias dessas instituições;
5. A reprodução parcial, pelos processos enumerados na alínea anterior, nos estabelecimentos de ensino, contanto que essa reprodução e respectivo número de exemplares se destinem exclusivamente aos fins do ensino nesses mesmos estabelecimentos e não tenham fins lucrativos;
6. A inserção de citações ou resumos de obras alheias, quaisquer que sejam o seu género e natureza, em apoio das próprias doutrinas ou com fins de crítica, discussão ou ensino;
7. A inclusão de peças curtas ou fragmentos de obras alheias em obras próprias destinadas ao ensino;
8. A execução de hinos ou de cantos patrióticos oficialmente adoptados e de obras de carácter exclusivamente religioso durante os actos de culto ou as práticas religiosas;
9. A reprodução de artigos de actualidade, de discussão económica, política ou religiosa, se não tiver sido expressamente reservada.


De ressalvar ainda que jamais a lei se aplicará a simples comentários feitos na net, em qualquer que seja o forum de acesso público.
E mutio menos se aplicará a reproduções dos mesmos, desde que sejam feitos por motivos educacionais.

Cabe-nos a nós todos, por uma questão de cidadania, sempre que possível, e se assim acharmos necessário e fundamental, fazer uma referência ao autor de determinada citação, que postamos algures na net.
Até porque, ao copiar-mos uma afirmação de alguém, podemos estar a copiar a maior barbaridade e maior falsidade !!! É apenas para ressalvar esta última, que até concordo, nalguns casos em colocar a origem, do que se copia.



* NOTA: A informação aqui disponibilizada, de caracter legal, é de acesso livre e não obriga a quaisquer direitos de autor.

Abraço a toda a comunidade Gforum.
Cerveja Gforum
 
Última edição:

mestreze

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
385
Gostos Recebidos
0
no fim de todos estes esclarecimentos , so nao percebo porque o link do SR. Dr. GTorres nao foi apagado , so serviu este topico para fazer publicidade ao mesmo , e vai continuar a fazer se la continuar visivel aos membros .
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Senhores administradores, seria muito fácil resolver estes casos que de tempos em tempos vão surgindo. Como já disse em tempos, cada elemento que cá chegasse, não lhe seria permitido a facil "circulação" por todos os cantos da casa. Dessa forma, entenderiam que a apresentação e aceitação das regras, faz parte dos princípios desta (e de outras) casa.
Quanto ao sr. Gtorres, com o seu alto grau de senobismo, porque não dize-lo, de arrogância, não se deve sentir bem no meio do prolateriado que constitui esta casa.
Á consideração de quem de direito.
 

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Pessoalmente, nunca pensei na eventualidade de falar com uma "corzinha" nem tenciono ter nenhum "amigo colorido".


Não sei porque é que a TUA conversa descambou para a TUA orientação sexual, TU nem sequer PENSASTE nessa eventualidade, não é PÁ?

:Espi07:
 

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
Amigos, (mesmo para os que não o querem ser...).

Com o devido respeito por todos os intervenientes e dando a este tópico a importância que realmente tem, julgo que é hora de o Encerrar!

Abraço,
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo