• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[ajuda]com bússola da metronic 450002

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
olá amigos agradecia ajuda se for possivel sobre o funcionamento desta bússola

da metronic 450002 que comprei a poucos dias mas está a partir-me a carola.

olá amigos comprei esta bússola mas não sei com

trabalhar com isto é da metronic e o modelo é 450002

agradecia a quem saiba trabalhar com esta bússola que

me dé uma dica pois isto está a partir-me a carola.

muito obrigado a todos.
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Boas amigo

colocas a tampa com a ranhura na vertical (deve ter um fio metalico fino nessa ranhura) enquanto a bussula fica na horizontal (fazem angulo recto uma com a outra)

Elevas à altura dos olhos e apontas a ranhura por exemplo para uma arvore

Simultaneamente olhas para aquela paleta que tem uma lente e deves ver os numeros da bussula aumentados

Ficas a saber o azimute (ou direcção) da arvore em graus. tens que ter uns conhecimentos de orientação. Azimute 180 é sul...Azimute 0 é norte...etc

Amifgo, diz-me exactamente o que nao percebes que eu ajudo

Um abraço


Patolas
 

ciccio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
olha amigo tava a passar por aki e vi k percebes d bussolas era 1 pergunta
para apanhar o astra 28.2e ou o 19.2e que numero corresponde na bussola
pois na bussola vai de 30 a 360 graus, sei k para o hispa 30w corresponde ao 210 .mas nao sei do astra
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigo Ciccio

A bússula, que é ao fim e ao cabo uma circunferencia divide-se em 360 partes iguais a que se chamam graus, em que o 0 ou 360 é o Norte, 90 é o Este, 180 é o Sul e 270 é o Weste (Oeste)
Se te virares para Norte, ficas com o Este à direita, Sul atrás e Weste à esquerda.

No que respeita às antenas, elas captam sinais de satélites geoestacionários (parados em relação à terra)
Como exemplo, se andares de automóvel, caminhas a uma certa velocidade mas em relação ao automóvel estás parado.
Esses satélites estão todos situados na vertical da linha do equador, por isso no hemisfério norte os pratos apontam todos para o lado Sul. No hemisfério Sul eles apontam para Norte

Por isso ao apopntares o prato a referência é o Sul. Se o Hispasat fica a 30 graus Weste quer dizer que virado para sul (180 graus) viras mais 30 graus para Weste (180+30=210)

No caso do Astra situa-se em 19 Este. Então virado para Sul, desvias-te para Este 19 graus (180-19=161). Por isso tens que apontar a bussula na direcção (azimute) dos 161 graus.

Como ves, se for W somas aos 180 graus. Se for E subtrais.

Não te esqueças depois da elevação porque o satelite pode estar mais alto ou mais baixo. E não te esqueças que às vezes é necessário rodar o LNB.

Creio ter explicado o suficiente sem ser maçador. Se o fui desculpa

Um abraço

Patolas
 

ciccio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
epa nao foste nada maçador e fikei muita bem esclarecido eu é k tenho a agradecer pelo teu tempo perdido.

obrigado!
um abraçao !!
 

veloce33

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,774
Gostos Recebidos
0
companheiro patolas
muito bom, acho que deverias elaborar um tutorial, e coloca-lo na secção de manuais.
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
muito obrigado amigo patolas pela dica

pois a minha duvida tb se prende com aquela argola que a bussula

tem uma argola na ponta será para se prender no prato???

mais uma vez muito obrigado
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Amigo SCP41

A argola serve para meteres o polegar para manteres a bussula bem segura à altura dos olhos.
É um bocado explicar isto por palavras e sem ser presencialmente
Faz assim. A mao direit fica com os dedos fechados como se estivesses a empunhar uma pistola. O indicador curvo serve para apoiar a bussula. O polegar enfias na argola e assim a bussula fica bem segura. Eleva à altura dos olhos e pela lente ves os numeros.
Mas deves procurar uma referencia em terra.
Vamos supor que queres apontar ao Hspassat. Colocas-te no sitio onde vais colocar o prato. Com a bussula procuras o azimute 210 (180+30W).
Fixas a referencia em terra nessa direcção, que pode ser um telhado, uma arvore, uma casa...
A partir daí deixas a bussula porque já sabes a direcção e sabes que tens que apontar o prato para esse objecto de referencia. Tens o prato orientado. Agora so tens que inclina-lo mais ou menos para procurar o satelite. Para isso aconselho-te usares um satfinder (custa uns 12 €) ou entao uma TV pequenina.

Continuo à disposição

Um abraço

Patolas
 

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
Amigo SCP41

A argola serve para meteres o polegar para manteres a bussula bem segura à altura dos olhos.
É um bocado explicar isto por palavras e sem ser presencialmente
Faz assim. A mao direit fica com os dedos fechados como se estivesses a empunhar uma pistola. O indicador curvo serve para apoiar a bussula. O polegar enfias na argola e assim a bussula fica bem segura. Eleva à altura dos olhos e pela lente ves os numeros.
Mas deves procurar uma referencia em terra.
Vamos supor que queres apontar ao Hspassat. Colocas-te no sitio onde vais colocar o prato. Com a bussula procuras o azimute 210 (180+30W).
Fixas a referencia em terra nessa direcção, que pode ser um telhado, uma arvore, uma casa...
A partir daí deixas a bussula porque já sabes a direcção e sabes que tens que apontar o prato para esse objecto de referencia. Tens o prato orientado. Agora so tens que inclina-lo mais ou menos para procurar o satelite. Para isso aconselho-te usares um satfinder (custa uns 12 €) ou entao uma TV pequenina.

Continuo à disposição

Um abraço

Patolas


obrigado amigo patolas pela explicação 5*****

agora se não for maçada pedia mais uma coisa pois a bussula

tem um vidro onde tem 2 traços pois para que servem esses traços???

e esse vidro tb roda.

muito obrigado amigo
 
Última edição:
Topo