• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Um prato e dois decos

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos

Não sendo a minha área, de electronica apenas sei uma coisa: é que nada sei.
Isto não me impede contudo de ser um curioso e de fazer os meus raciocínios
Por isso ponho a seguinte questão que gostaria que aqueles que de facto sabem comentassem.

- Tenho um prato virado ao Hispasat e do LNB sai um cabo que leva o sinal de satelite ao deco e a partir dái à TV como é obvio

- Se eu cortar esse cabo e intercalar uma caixa repartidora por exemplo com uma entrada e duas saídas, quer dizer que no extremo de cada uma dessas saídas tenho o mesmo sinal que sai do LNB. Certo? Vamos supor que uma saída vai para a sala e outra para a cozinha. Eu passarei a ter exactamente o mesmo sinal na sala e na cozinha. Portanto posso ter 2 TV indepenentes uma da outra dado que cada uma processa o seu sinal de antena.

- Se em cada uma dessas TV eu puser um deco, cada um deles descodifica o sinal que lhe chega e que é exactamente o que sai do LNB

Logo posso ter um casa 2 decos independentes com uma única antena.
Estou certo ou estou a dizer uma grande asneira?

Um abraço

Patolas
 

AlfaGama

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
102
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos

Não sendo a minha área, de electronica apenas sei uma coisa: é que nada sei.
Isto não me impede contudo de ser um curioso e de fazer os meus raciocínios
Por isso ponho a seguinte questão que gostaria que aqueles que de facto sabem comentassem.

- Tenho um prato virado ao Hispasat e do LNB sai um cabo que leva o sinal de satelite ao deco e a partir dái à TV como é obvio

- Se eu cortar esse cabo e intercalar uma caixa repartidora por exemplo com uma entrada e duas saídas, quer dizer que no extremo de cada uma dessas saídas tenho o mesmo sinal que sai do LNB. Certo? Vamos supor que uma saída vai para a sala e outra para a cozinha. Eu passarei a ter exactamente o mesmo sinal na sala e na cozinha. Portanto posso ter 2 TV indepenentes uma da outra dado que cada uma processa o seu sinal de antena.

- Se em cada uma dessas TV eu puser um deco, cada um deles descodifica o sinal que lhe chega e que é exactamente o que sai do LNB

Logo posso ter um casa 2 decos independentes com uma única antena.
Estou certo ou estou a dizer uma grande asneira?

Um abraço

Patolas

Olá, desculpa mas acho que estás a dizer uma asneira, pois penso que só ias queimar as fontes de alimentação dos decos, pois o lnb é alimentado pelo cabo que o liga ao deco.
Para isso tens de arranjar un LNB twin, e deste tens 2 saídas e cada uma vai ligar ao seu deco independente.

Abraços.

AlfaGama
 
Última edição:

vilenueva

GF Prata
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
247
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos

Não sendo a minha área, de electronica apenas sei uma coisa: é que nada sei.
Isto não me impede contudo de ser um curioso e de fazer os meus raciocínios
Por isso ponho a seguinte questão que gostaria que aqueles que de facto sabem comentassem.

- Tenho um prato virado ao Hispasat e do LNB sai um cabo que leva o sinal de satelite ao deco e a partir dái à TV como é obvio

- Se eu cortar esse cabo e intercalar uma caixa repartidora por exemplo com uma entrada e duas saídas, quer dizer que no extremo de cada uma dessas saídas tenho o mesmo sinal que sai do LNB. Certo? Vamos supor que uma saída vai para a sala e outra para a cozinha. Eu passarei a ter exactamente o mesmo sinal na sala e na cozinha. Portanto posso ter 2 TV indepenentes uma da outra dado que cada uma processa o seu sinal de antena.

- Se em cada uma dessas TV eu puser um deco, cada um deles descodifica o sinal que lhe chega e que é exactamente o que sai do LNB

Logo posso ter um casa 2 decos independentes com uma única antena.
Estou certo ou estou a dizer uma grande asneira?

Um abraço

Patolas
amigo tb podes fazer de outra maneira

se já tens o sinal no deco ( logo esta ligado na ficha do deco como LNB IN)

podes ligar outro cabo no mesmo deco na ficha( LNB OUT)

E LÁ ESTA O SINAL NO OUTRO DECO , depois e só escolher o que queres ver

um deco com (x) outro com (y) assim cendo 1prato 2 decos
 

caragao

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
127
Gostos Recebidos
0
amigo tb podes fazer de outra maneira

se já tens o sinal no deco ( logo esta ligado na ficha do deco como LNB IN)

podes ligar outro cabo no mesmo deco na ficha( LNB OUT)

E LÁ ESTA O SINAL NO OUTRO DECO , depois e só escolher o que queres ver

um deco com (x) outro com (y) assim cendo 1prato 2 decos

Boas VilelaSat:

Com esse esquema eu tinha 1 problema...para ter sinal no 2ª torradeira a 1ª tinha de estar desligada ... mas podia ser do material que tinha instalado ... é uma questão a tentar ... comigo não funcionou :desculpa:
 

caragao

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
127
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos

Não sendo a minha área, de electronica apenas sei uma coisa: é que nada sei.
Isto não me impede contudo de ser um curioso e de fazer os meus raciocínios
Por isso ponho a seguinte questão que gostaria que aqueles que de facto sabem comentassem.

- Tenho um prato virado ao Hispasat e do LNB sai um cabo que leva o sinal de satelite ao deco e a partir dái à TV como é obvio

- Se eu cortar esse cabo e intercalar uma caixa repartidora por exemplo com uma entrada e duas saídas, quer dizer que no extremo de cada uma dessas saídas tenho o mesmo sinal que sai do LNB. Certo? Vamos supor que uma saída vai para a sala e outra para a cozinha. Eu passarei a ter exactamente o mesmo sinal na sala e na cozinha. Portanto posso ter 2 TV indepenentes uma da outra dado que cada uma processa o seu sinal de antena.

- Se em cada uma dessas TV eu puser um deco, cada um deles descodifica o sinal que lhe chega e que é exactamente o que sai do LNB

Logo posso ter um casa 2 decos independentes com uma única antena.
Estou certo ou estou a dizer uma grande asneira?

Um abraço

Patolas

Boas!

Um dos problemas que tb se coloca com essa solução é a perca de sinal ... irias ter um sinal muito fraco com as duas torradeiras a funcionar ...

:shy_4_02: :shy_4_02: :shy_4_02: :shy_4_02:
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
Com 18 a 20€ que custa um LNB Twin, resolves o problema com os 2 receptores a trabalharem em conjunto.

Com um LNB simples podes não ter o sinal nos 2 assim como arriscar a queimar o LNB.

Cumps
josepe
 

veloce33

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,774
Gostos Recebidos
0
companheiros
ja tive 2 decos ligados ao mesmo lnb, alias ainda os tenho neste momento, so que o caragão, teve uma ma experiencias c/ o sistema,. ou seja, um ligado no in e outro no out, eu tive-o durante anos, s/ problemas, hoje, tenho um reaprtidor de sinal, uma entrada duas saidas, c/ ganho, e continuo a não ter problemas!
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas..

Isso nao e viavel. Por dois motivos.

1. o basico do funcionamento do LNBs, os receptores mandam uma determinada voltagem ke varia dos 12v ate ao 18v que esta relacionada com a frequencia do canal que se pretende ver. Com fazes se por ex. tas na sala com canal nos 12300 mhz e na sala e um canal nos 11557 ? E impossivel um lnb mudar de freq milhares de vz por segundo na possibilidade de ele estar a fornecer sinal ao dois decos ao mesmo tempo em freqs diferentes.

2. ligar dois decos a enviar corrente electrica ao mesmo tempo pra um o lnb na mesma linha, regra basica de electricidade, 2 fontes de alimentacao a colidir ou tens diodes de proteccao ou da coisa ruim.

Por isso e ke existem solucoes de cumutadores de prioridades e lnb twin de duas ou mais saidas.
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Com 18 a 20€ que custa um LNB Twin, resolves o problema com os 2 receptores a trabalharem em conjunto.

Com um LNB simples podes não ter o sinal nos 2 assim como arriscar a queimar o LNB.

Cumps
josepe

Para funcionarem em simultêneo e em diferentes canais e satélites, só com o LNB com 2 saídas.
O amigo josepe dei-te uma boa indicação que é a mais correcta; eu consultei uma casa da especialidade e deram-me a mesma solução do josepe.
Abraço Gforum
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Amigos

Atendendo ao que diz o veloce33 pelos vistos a minha ideia é viável
Mesmo sendo o LNB alimentado pelo cabo que vem do deco, ao LNB so chega o que o liga ao repartidor e as voltagens não se adicionam. Se os decos lançam 12V cada, o que chega ao LNB são na mesma 12V. Será isso? Só pergunto, nao afirmo
O meu problema não é dar mais euro ou menos euro por um Twin.
É ter o minimo de fios espalhados pela casa.

Um abraço

Patolas
 

veloce33

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,774
Gostos Recebidos
0
companheiro
vais ter sempre um deco mãe e um deco filho, ou seja so vais ver no deco filho o que vires no deco mãe.
porque so um comanda o sistema, o outro e subalterno.
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Amigos

Atendendo ao que diz o veloce33 pelos vistos a minha ideia é viável
Mesmo sendo o LNB alimentado pelo cabo que vem do deco, ao LNB so chega o que o liga ao repartidor e as voltagens não se adicionam. Se os decos lançam 12V cada, o que chega ao LNB são na mesma 12V. Será isso? Só pergunto, nao afirmo
O meu problema não é dar mais euro ou menos euro por um Twin.
É ter o minimo de fios espalhados pela casa.

Um abraço

Patolas

Boas..

Sim ligar um deco ao outro e mais o menos a mesma coisa ke utilizar um comutador de prioridades, kd liga o master, o slave deixa de funcionar.
Mas nesse caso, e sempre complicado pk se estas a ver uma determinda freq no ke alimenta o lnb, so consegues ver os mesmo canais no receptor que esta ligado a ele. So ves os canais da mesma freq e na mesma polarizacao, V ou H que estas a ver no 1r.
 

contreras

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2006
Mensagens
881
Gostos Recebidos
0
Olá,

Compra um Lnb twin e tens o problema resolvido!

Se queres a menor quantidades de fios possível, sempre podes tentar isto:

- Duas antenas viradas para o hispasat;
- Dois lnb´s twin;
- Dois disecq 2x1
- Um mesclador sat+terrestre(caso tenhas antena terrestre)
- Daí sairá apenas um fio para a casa.
- Duas tomadas sat/terrestre/radio(uma intermédia e outra final)
- ligas cada deco a cada tomada, e assim terás apenas um fio e dois decos independentes!! (Isto foi o que alguém me disse, se alguém quiser tentar, força)! Não sei se dará com apenas uma antena e um lnb quad!

cumps
contreras
 
Topo