• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dúvidas iniciais...

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Tenho sido desafiado pelos filhos a instalar o Linux no pc, depois de eles terem dado um pouco dessa matéria na escola na disciplina de TIC.
Eu confesso que estou um pouco receoso de instalar o Linux em simultâneo com o W-XP... Tenho medo que fique tudo bloqueado e depois não saber por que ponta lhe pegar...
Eles dizem-me que neste site http://www2.caixamagica.pt/pag/b_download.php estão disponíveis várias versões em português e que uma das que se devia instalar (é a recomenda no livro de TIC) seria a versão 8.1, que é mais intuitiva, em português, com janelas, etc.
Que me dizem? Será boa ideia colocar 2 SOs em simultâneo no mesmp PC? Esta versão de que eles falam será mesmo a mais aconselhada?
Desde já agradeço a v/ ajuda. Quem sabe depois destas dúvidas iniciais eu não me atire de cabeça para dentro desse mundo aparentemente obscuro chamado Linux!!!
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
249
Gostos Recebidos
0
Boas amigo.
Faz antes o download da versão caixamágica11 que é a última versão disponivel e da qual as revistas da especialidade falam muito bem.
Uma vez que estás a iniciar, na minha opinião que não sou expert em linux mas um curioso que já experimentou algumas distros, deves ter um disco só para linux porque se correr alguma coisa mal não vais ter problemas com o xp.
Podes instalar com o XP sem qualquer problema eles coabitam em dual boot sem qualquer problema.
Nesse site do caixamágica tens lá muitas respostas a dúvidas que te possam surgir mas já agora aconselho-te a ler o manual que há por lá da instalação do mesmo.
Alguma coisa apita.
Cumps jorjão.
 

np666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2007
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boas amigo.
Faz antes o download da versão caixamágica11 que é a última versão disponivel e da qual as revistas da especialidade falam muito bem.
Uma vez que estás a iniciar, na minha opinião que não sou expert em linux mas um curioso que já experimentou algumas distros, deves ter um disco só para linux porque se correr alguma coisa mal não vais ter problemas com o xp.
Podes instalar com o XP sem qualquer problema eles coabitam em dual boot sem qualquer problema.
QUOTE]

sou da mesma opiniao em relação a versao e se tiveres a possibilidade de instalar noutro discoe de preferencia quando o fores instalar o linus desliga o disco onde tens o xp.......so por segurança ...ja tive amigos que ao instalarem o linux formataram por acidente o do xp :( o que nao é nada mau
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Obrigado pelas v/ respostas.
Já fiz o dowload da imagem .iso para cd da versão 11. Agora terei que gravar a imagem num cd.
Por acaso, o pc em que penso instalar o Linux tem 2 discos (um para o XP e aplicações, outro para dados). Instalarei o Linux nesse 2º disco.
Mas terá que se formatar o disco? Então terei que guardar os dados que lá tenho guardados.
Isto é mais complicado do que eu pensava...:b_shake11:
Vamos lá ver se me consigo safar!!!
 

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
249
Gostos Recebidos
0
É fácil amigo até disseste como o fazer. Vai dar é trabalho.
Quando fores instalar o caixamágica escolhe partições automáticas assim como a opção para a definição do dualboot.
Mais alguma coisa apita.
Cumps jorjão.
 

n2Delay

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
108
Gostos Recebidos
0
sou da mesma opiniao em relação a versao e se tiveres a possibilidade de instalar noutro discoe de preferencia quando o fores instalar o linus desliga o disco onde tens o xp.......so por segurança ...ja tive amigos que ao instalarem o linux formataram por acidente o do xp :( o que nao é nada mau

:Espi31:

o Melhor será mesmo desinstalar o winXP , depois de " usares uma FEDORA " já não quereras mais nada :shy_flower_2_text: .

Bem vou ser sincero , as distris agora são de uma agilidade e facilidade que nada tem do tempo de para instalares a placa de som , uiiiiiiiiiiii , então um softmodem!? nada.

Mas mesmo assim , so para uma ideia , para um gajo colocar Distri , configurar uma Nvidia ;) , Printers , Softwares de conversão DVD - Dvix - DVD , etc etc , com Libs , Codecs , Mplayers , mencoders , não vais demosra menos do que ..........:b_shake11: :shy_4_02: dois dias , lol , lembra-te do YUM :coracao:

Para quem nunca andou nisto e nem sabe o quie é um root :( , deixa la estar o windows :est48:


Inté [[]]]
 
Topo