• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A segunda Amalia Rodrigues

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
261893.jpg

MARIZA NUNES


Nasceu em Moçambique filha de pai português e mãe moçambicana, mas mudou-se para Lisboa, Portugal, com a idade de três anos. Cresceu ali, entre os bairros da Mouraria e de Alfama, onde travou conhecimento com o fado e, segundo ela própria diz, «com tantos fadistas que as suas caras já se esfumam na memória». Muitos destes fadistas marcaram-na indubitavelmente quando, mais tarde, decidiu interpretar fado pelo mundo fora.

Enquanto adolescente e até se assumir como fadista cantou diversos géneros musicais como, gospel, soul e jazz. Principalmente este último, ao qual se afeiçoou, e até hoje em muitos dos seus fados, confere à música sons que relacionamos directamente com o jazz. Por isso, muitos não gostam dos seus fados, pois dizem que não são fado e sim jazz.

A música brasileira, na altura, era ainda uma atracção para Mariza. A intérprete viveu mesmo durante alguns anos no Brasil. Ali o seu interesse pessoal pelo fado não cresceu muito, pois nela, tal como na maioria dos jovens portugueses, tinha-se na ideia que o fado era uma marca dos anos salazaristas, que encarceraram o povo luso às raízes e o alienaram da mentalidade moderna da restante Europa. Mas os brasileiros queriam escutar fado e, assim, pediam-lhe que cantasse para eles.

E foi assim que o interesse de Mariza pelo «pranto fadista» cresceu e se apercebeu de que, afinal, o fado formava parte da sua cultura e demarcava-lhe as raízes lusas.

Em 1999 chega ao grande público pela mão da TVI, que transmitiu em directo as homenagens à maior fadista de que Portugal se recorda, Amália Rodrigues, nos Coliseus de Lisboa e do Porto.

2001 foi o ano em que Mariza edita o seu primeiro ábum, Fado em Mim, CD que obteve quádrupla platina em Portugal. As duas principais músicas do CD foram Ó gente da minha terra e Oiça lá ó senhor vinho. Dois anos depois edita Fado Curvo, que consegue o mesmo sucesso, e neste, o tema principal foi Cavaleiro Monge.

Em 2003 recebe o galardão da BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music. No seguinte ano, recebeu o mesmo galardão e, até 2006, foi nomeada para a mesma categoria.

Em 2004 os leitores da revista Lux elegem como a Personalidade do Ano.

E mais dois anos, em 2005, depois edita novo álbum, Transparente, cujos temas Meu fado Meu e Há palavras que nos beijam (com base no poema de Alexandre O'Neill) juntaram novos louros à sua já vasta colecção.

Em Novembro do mesmo ano, edita em Espanha o mesmo álbum, com duas versões em castelhano de Meu fado meu e Há uma música do povo, que interpretou com o famoso cantor José Maria Merced. Esta última, mas na sua versão portuguesa, integrou, já em 2006, a banda sonora da novela Paixões Proibidas, uma co-produção portuguesa e brasileira, gravada tanto em terras lusas com em terras de Vera-Cruz. Foi o tema principal da novela.

Também em 2005, a Fundação Amália Rodrigues atribui-lhe o prémio de «Intérprete que mais contribui para a divulgação da música portuguesa no estrangeiro». Um ano depois ganha um Globo de Ouro, em Portugal, e torna-se Comendadora, pelas mãos do ex-Presidente da República de Portugal Jorge Sampaio.

Em 2007 irá actuar novamente na Ópera de Sydney, em Sydney, na Austrália, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e depois, em Los Angeles, no Disney Concert Hall.

No concerto no Walt Disney Concert Hall o palco vai ser desenhado pelo arquitecto Frank Gehry.

É amiga de algumas das maiores personalidades da cultura e das artes a nível mundial, como Frank Gery e a esposa, que são espectadores assíduos do seu trabalho.
 

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Sim Senhor,..........
Por mim está aprovado, esta sim, é uma segunda Amália e a melhor fadista do Mundo,...............
De facto na minha opinião estou certo!?

Fique Bem,............ e belo post,.........:36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51:
 

anta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
marisa

marisa

Quando cantas :

oh. gente da minha terra... o teu tom é divino ..

obg. marisa
 
Topo