• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

alfabeto morse

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
boas
vou pôr esta questão:
alguém sabe o que é o morse?
era um alfabeto que era usado nas comunicações entre navios, entre navios e terra e vice versa.
então falem um pouco deste sistema de comunicação, se é que estão dentro do assunto.

Para aprenderem o morse, aqui fica em anexo o essencial:
 
Última edição:

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Seria interessante se alguem conseguisse arranjar esses codigos, para podermos ter noção do que se fala.
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Boas

O Código Morse é uma "linguagem" anterior à fonia em que os operadores nao falavam mas enviavam mensagens "escritas"

Como estavam nos primórdios das comunicações estas não eram feitas via rádio mas por impulsos electricos de traços e pontos consoante o tempo que durava o contacto do manipulo. Contacto rápido o impulso que seguia por linha telefónica marcava um ponto (.)
Um contacto mais prolongado marcava um traço (-)
Desta forma o operador do outro lado gente com muita pratica limitava-se a traduzir os grupos de traços e pontos por letras
Desta forma
A= -. C= -.-.
B= -... E= .

Julgo estar a escrever bem porque já nao me lembro. O operador experiente limitava-se a "traduzir" mentalmente e escrever em papel a mensagem

Numa fase posterior os códigos já eram enviados via rádio e não por fios telefonicos porque a fonia ainda era imperceptivel
Fundamentalmente era isto

Um abraço

Patolas
 
Última edição:

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
aqui fica o código

Letras Letra Código Internacional
A .- N -.
B -... O ---
C -.-. P .--.
D -.. Q --.-
E . R .-.
F ..-. S ...
G --. T -
H .... U ..-
I .. V ...-
J .--- W .--
K -.- X -..-
L .-.. Y -.--
M -- Z --..

Exemplo: ··· --- ·-· ·-· -·-- = Sorry


Números Código internacional
0 -----
1 ·----
2 ··---
3 ···--
4 ····-
5 ·····
6 -····
7 --···
8 ---··
9 ----·


Pontuações comuns Código internacional

Ponto [.] ·-·-·-
Vírgula [,] --··--
Interrogação [?] ··--··
Apóstrofo ['] ·----·
Exclamação [!] -·-·--
Barra [/] -··-·
Parênteses [(] -·--·
Parênteses [)] -·--·-
E comercial [&] · ···
Dois pontos [:] ---···
Ponto e vírgula [;] -·-·-·
Igual [=] -···-
Hífen [-] -····-
Linha baixa [_] ··--·-
Aspas ["] ·-··-·
Cifrão [$] ···-··-
Arroba [@] ·--·-·



Cumprimentos


Patolas ( .-- .- - --- .-.. .- ... )
 
Última edição:

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Surge-me ainda uma questao:

A pergunta do amigo C.S.I é meramente retórica ou é para testar conhecimentos?

É que sendo "Marinheiro Radiotelegrafista de 14/04/1970 a 24/01/1975"
sabe concerteza disto mais que eu.

Um abraço amigo CSI :Espi13:

Patolas
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Velhos tempos

O código morse foi concebido por Samuel Morse (1835) para permitir a comunicação a distancia visual e/ou auditiva.

Começou por ser uma convenção de sinais auditivos, pontos (.) e traços(-), separados entre si, por espaços curtos, que agrupados em diferentes combinações representavam letras e números, que se reconheciam por serem separados por espaços longos. Um ponto seguido de um traço representava a letra A, e soletrava-se "ti_rá". Três pontos representava a letra S, e soletrava-se, ti ri ri, um ponto um traço e um ponto representava a letra R e soletrava-se, ti ra ri. Nós aprendiamos o morse cantando esta forma soletrada.
A maior dificuldade era o desfazamento entre o que se ouvia e o que se estava a registar no papel. escrevia-se uma letra e já se tinham ouvido sinais de mais quatro. Era um treino porque nós pensamos a uma velocidade de 400 letras por minuto, mas fisicamente e audivelmente, raramente ultrapassamos as 80 ou 100 a falar e a escrever.

Hoje, dificilmente seria capaz de entrar numa captação de transmissão sonora a nível competitivo. Nos meus tempos de instrutor de morse nas transmissões do exercito, era capaz de transmitir e receber a um ritmo de 120 letras por minuto, embora já existisse o morse automático que se desenvolvia a ritmos de 500 letras por minuto.
A morosidade das transmissões foi-se acentuanto e começaram a surgir as convenções abreviadas, "QTR" significava uma interrogação de "que horas são" a outro(s) interlocutor(es) da transmissão.

O morse visual era utilizado para pequenas distâncias onde os interlocutores tinham alcance visual directo, não só no mar, mas também em terra.

Encontram muita informação sobre este assunto na net, sendo muito boa a que está na Wikiopedia.
 
Última edição:

karkov

GF Bronze
Entrou
Out 17, 2007
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Aqui está um óptimo livro americano sobre radiotelegrafia traduzido para Portugues do Brasil:

http://www.sendspace.com/file/pch1xv

73.

cwtitanickeykq4.jpg
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Surge-me ainda uma questao:

A pergunta do amigo C.S.I é meramente retórica ou é para testar conhecimentos?

É que sendo "Marinheiro Radiotelegrafista de 14/04/1970 a 24/01/1975"
sabe concerteza disto mais que eu.

Um abraço amigo CSI :Espi13:

Patolas

Claro que sim amigo, por isso queria saber se há por aí alguem mais com estes conhecimentos.
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Aqui deixo o alfabeto fonético, usado em fonia (MCW), tal como diz o nome:

A - Alpha
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Echo
F - Foxtrot
G - Golf
H - Hotel
I - India
J - Juliet
K - Kilo
L - Lima
M - Mike
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebec
R - Romeo
S - Sierra
T - Tango
U - Uniform
V - Victor
W - Whiskey
X - X-ray
Y - Yankee
Z- zulu
 
Última edição:

scp1906

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
134
Gostos Recebidos
0
Vou ler o livro anexado com muita atenção. Fui radiotelegrafista (STM) de 12-03-1972 a 28-08-1974. Estive também na Guiné (Centro de Escuta do Agrupamento de Transmissões) de 07-10-1972 a 28-08-1974
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vou ler o livro anexado com muita atenção. Fui radiotelegrafista (STM) de 12-03-1972 a 28-08-1974. Estive também na Guiné (Centro de Escuta do Agrupamento de Transmissões) de 07-10-1972 a 28-08-1974

Estive em Cabo Verde de Setembro de 1972 a outubro de 1974.
 
Última edição:

sapo.pt

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
113
Gostos Recebidos
0
1986

1º cabo radiotelegrafista , no exercito desde Janeiro de 1986 até Junho de 1987 , penultima incorporação de radiotelegrafistas em Portugal.
Concordo que o morse antes de ser teclado deve de ser cantado, parece brincadeira , mas o que eu digo é entendido por quem o foi.

TI -TA RI - TI RI - TI - TA RI
 

Patolas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
570
Gostos Recebidos
0
Fui Oficial de Comandos desde o início de 1972 a fins de 1974.
Como componente da formação entravam tambem as transmissões mas devo confessar que nunca utilizei pessoalmente o Morse pelo que a formação que tive nessa área se destinava meramente a formação geral.
Nós utilizavamos apenas a fonia.

Tive oportunidade de presenciar operadores Radiote e lembro-me que ficava extasiado com a velocidade a que aquele pessoal manipulava a chave e traduzia por vezes de viva voz. Sempre achei que era precisa muita dedicação para se chegar àquela perfeição
É que falar qualquer um fala...agora aquilo...

Um abraço

Patolas
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
1º cabo radiotelegrafista , no exercito desde Janeiro de 1986 até Junho de 1987 , penultima incorporação de radiotelegrafistas em Portugal.
Concordo que o morse antes de ser teclado deve de ser cantado, parece brincadeira , mas o que eu digo é entendido por quem o foi.

TI -TA RI - TI RI - TI - TA RI

Amigo traduzi essas notas e dá-me isto: E N I E N
será que era que querias dizer?
cumps
 
Topo