• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pesca Embarcada

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Este tipo de pesca caracteriza-se pela captura a partir de uma embarcação. Existem variadíssimas técnicas de pesca embarcada, variam em função das condições físicas do local, das condições meteorológicas e das espécies peixe existentes no local. Quanto ás especies de peixes podemos dividi-las em quatro grupos:
  • Peixes tipicamente bentónicos:Vivem em contacto com o leito do mar, passa a maior parte das suas vidas no fundo;Os peixes–chatos (solhas, linguados e raias), os bleniídeos e os góbios.
  • Peixes bentónicos: Não se afastam mais de um metro do fundo do mar;labrídeos (bodiões) e os serranídeos (meros, garupas, serranos e robalos).
  • Peixes pelágico–bentónicos:Estão ligados ao fundo do mar, mas fazem a sua vida a uma certa distância dele. Os esparídeos (canário–do–mar e castanhetas).
  • Peixes tipicamente pelágicos:Vivem toda a sua vida totalmente independentes do fundo do mar. As bogas, os atuns e os espadins.
A técnica a utilizar a partir da embarcação varia ainda em função de determinadas condições:
  • corrente;
  • vento;
  • profundidade;
  • tipo de fundo;
  • época do ano;
  • hora;
Assim, os peixes distribuem-se por toda a superfície dos fundos marinhos e por toda a massa de água, desde a orla litoral até às maiores profundidades. É importante para o pescador saber em que áreas pode encontrar determinadas espécies.
A topografia do fundo do mar pode-se dividir em quatro áreas:
  • Litoral
  • Plataforma continental – até 130/150 metros;
  • Vertente continental – até 2500/3000 metros;
  • Planície abissal – até 6500 metros de profundidade.
Para o pescador recreativo ou desportivo, só interessa as três primeiras áreas, particularmente o litoral e a plataforma continental.
As Técnicas de Pesca

As principais técnicas de pesca, são as seguintes:

  • A pesca de fundo com barco fundeado
Este tipo de pesca consiste em ter uma cana na mão dotada de um fio com um aparelho dotado de um ou vários estralhos, que se deixa ir até ao fundo.

  • A pesca à deriva (Drifting)
Esta técnica consiste em utilizar a deslocação da embarcação sob o efeito da corrente e do vento, a fim de percorrer as zonas de pesca com iscos naturais.
  • A pesca de lançamento
Colocação de um isco natural vivo ou morto no melhor local, a fim de ele evoluir naturalmente na corrente.
A pesca ao lançar – recolher Esta técnica é intermediária entre a pesca de fundo e a pesca de lançamento. Visa lançar e recolher lentamente um isco natural ou artificial.
  • A pesca ao corrico (Spinning)
O princípio desta técnica consiste em arrastar uma ou várias linhas dotadas com iscos naturais ou amostras.
  • A pesca à bóia
É a técnica de pesca que utiliza bóias, a fim de poder apresentar aos peixes um isco.
  • A pesca com linha morta
A linha pesca só, sem chumbada nem bóia, ao sabor da corrente.
  • A pesca contra a corrente
Trata-se de lançar um aparelho munido de uma chumbada com grampos visando fixá-la no substrato, contra a corrente.
  • A pesca com cana pousada
 

CHOCOMEN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Meu caro ha muito tempo que nao vinha a este forum ,mas fiquei espantado com esta categoria que e a pesca,pois eu sou pescador de pesca embarcada,mesmo ontem fui as douradas em Setubal que nesta altura foi e a grande pesca em setubal,no Barco apanhamos 80 e tal era-mos 6 a mim calhou-me 12 mais 2 safias mas foi muito bom elas este ano nao passam das 600 gramas,foi muito bom.

Amigo :left: regras obrigatórias

:left: condições gerais - obrigatório
 
Última edição por um moderador:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Meu caro ha muito tempo que nao vinha a este forum ,mas fiquei espantado com esta categoria que e a pesca,pois eu sou pescador de pesca embarcada,mesmo ontem fui as douradas em Setubal que nesta altura foi e a grande pesca em setubal,no Barco apanhamos 80 e tal era-mos 6 a mim calhou-me 12 mais 2 safias mas foi muito bom elas este ano nao passam das 600 gramas,foi muito bom

Pois és muito bem vindo. Uma vez que és pescador de mar, passa por aqui de vez em quando para nos dizeres algo sobre a pescaria.

:espi28:
 

CHOCOMEN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
ok meu caro se precisares de tirar alguma duvida em relaçao a este tipo de pesca e so entrares em contacto comigo.
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
ok meu caro se precisares de tirar alguma duvida em relaçao a este tipo de pesca e so entrares em contacto comigo.

boas , amigo chocomen , eu sou pescador de mar ( costa ) precisava que me desses umas dicas é que eu ja foi duas vezes pescar de barco para alto mar e das duas vezes enjoei , dessas duas vezes apesar de estar maior parte do tempo deitado valeu a pena será que com a tua experiencia nao me das umas dicas para que isso nao aconteça é que eu fiquei a gostar e queria tambem dar utilidade a cana que esta arrumada na parteleira :Espi63: :Espi63:

cumpts

pintas

feliz ano novo
 

Red Fox

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom dia
alguem tem o contacto do Mestre Miguel do Benhur de Setubal.
 
Topo