• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Gerir rede??

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Boas...

Tenho uma rede entre 6 pcs... Cada pc está numa casa diferente, mas é tudo familia, ou seja tenho uma rede onde estou a partilhar a internet com tods, está tudo a funcionar bem.
Eu sendo digamos "administrador " queria ter controlo de toda a rede.. Pois imaginemos que um utilizador poem o btnext a sacar ao maximo, coloca toda a rede lenta, prejudicando os resto dos utilizadores da net...


Como faço para controllar toda a rede???

Velocidades de download de upload, de programas blokeados á net...???


Agradecia a ajuda...


Paz para todos...
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Assim a 1 vista, podes bloquear esses acessos a programas p2peer no router de distribuição fechando as portas adequadas.
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Mas fico com as portas fechadas para o meu pc tb.... certo?


Paz
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
nao, nao ficas com as tuas portas bloqueadas, se calhar o melhor é pores todos os utilizadores com ips manuais, e assim já podes nas configurações do router definires qual o ip que pode aceder ou nao a determinadas portas, percebes?
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
e como faço isso no router?


Paz para todos...
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Bem no meu router basta ir a virtual servers e abrir as portas que quero para cada ip, mas diz-me qual é o teu router talvez assim seja mais facil de te ajudar... agora o q querias fazer em relação a velocidade de upload e download já não te sei explicar, nem sei se dá, porque o meu não tem essas opções.

cumps,
Messiah
 

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
Queres fazer isso de uma maneira semi profissional

Queres fazer isso de uma maneira semi profissional e não gastares mais um tusto...

Se tiveres uma maq velhinha pode ser um PIII com 128MB de RAM, tens apenas de arranjar duas placas de rede para o bicho.

Instalas IP-Cop que é um robusto Firewall baseado em Linux e faz entre outras coisas aquilo que pretendes 'trafic shapping' ou seja gerir a largura de banda, abrir e fechar serviços (que é dif de abrir e fechar portas, porque podemos ter determinado serviço que habitualmente corre na porta x mas mudamos-lhe a porta, estou a lembrar-me por exemplo do soulseek que é o utilizador que define a porta), se os teus familiares tiverem sempre a mudar a porta tens de estar sempre também tu a alterar. Agora se limitares os serviços/pacotes tipicos do P2P ao nivel do firewall, ele analisa esses pacotes TCP/IP independentemente da porta de origem e destino e se reconhece como P2P bloqueia esse trafego.

Outra coisa que o IP Cop também faz e que parece-me que te fará falta é accounting de users. Do tipo se tens 30GB de trafego internacional e 6 PCs será justo que se divida esse pacote em 5GB para cada um.
O Firewall faz accounting do cada user e quando chegam ao limite fecha a torneira. Poderas até fazer essa gestão diariamente...

Não é facil de instalar nem facil de configurar, para fazer algumas destas coisas precisa de determinados plugins instalados.

Se tiveres interessado dou-te uma ajuda na config... podes começar por passar por aqui.

Código:
http://www.ipcop.org/

Cmpts
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Realmente o que o nosso amigo jonythefox disse é muito melhor :espi28:
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
O meu router é um thomson speedtouch 516 v6 da sapo.

Numa primeira fase gostaria que me explicacem como faço para blokear as portas no router...


Entretando a cena do pc éra grande cena.... Tenho um celeron 700MHZ com 256MB de ram... tenhpo é de arranjar outra placa de rede...
Só tem um contra, é que se for a luz a baixo quando voltar como o pc ficou desligado a net não funca até eu ligar o pc....
Esse pc que tenho já o tava a preparar para o ter sempre ligado, pk vou ver se faço um programa que atraves da porta paralela me vai controlar 8 saidas onde vou controlar uma iluminação que aki tenho, e em pricipio vou precisar de ajuda... O programa vai ser feito no visual studio 2005...




Sendo assim o modem ligava a uma das placas e a outra ligava ao switch, certo?


Paz para todos,...
 
Última edição:

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
So espero k os meus primos não venham ao forum ver as vossas dicas... hehehe:msnm_com_br007-03:

Paz
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
ahahahhah , mesmo q os teus primos venham aqui ler ... quem tem a faca e o queijo nas maos és tu , cortas por onde queres.
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Última edição:

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Tive a dar uma olhadela no http://portforward.com/english/route...ter_Strike.htm, mas pelo que percebi o k lá explica é os passos para alterar as portas do counter strike certo?

No fundo não é o k kero fazer, kero sim é blokear determinadas portas...


Eu em relação a redes tenho poucos conhecimentos...
Espero não ter feito asneiras...
Segui +- os passos que lá tinha mas não adicionei mais portas... editei as portas do emule e elimineias, fui testar o emule e fazia a ligação na mesma..


Paz para todos...
 
Última edição:

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
(...)Só tem um contra, é que se for a luz a baixo quando voltar como o pc ficou desligado a net não funca até eu ligar o pc(...)
Nepia se configurares bem a maquina, ela ligará sozinha o Ipcop não precisa de login arranca automaticamente como um router tradicional

Sendo assim o modem ligava a uma das placas e a outra ligava ao switch, certo?

Sim
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Boas...


O pc que tenho se faltar a energia , quando voltar tenho de carregar novamente na tecla de ligar... Dá para alterar isso??

Paz para todos...
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Boas...


O pc que tenho se faltar a energia , quando voltar tenho de carregar novamente na tecla de ligar... Dá para alterar isso??

Paz para todos...

sim há boards que tem a opção de quando existe movimentação de pacotes na rede, liga o computador... acho que se chama "wake up on lan" não tenho bem a certeza disto, corrijam-me se tiver errado.
 
Última edição:

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
Boas...


O pc que tenho se faltar a energia , quando voltar tenho de carregar novamente na tecla de ligar... Dá para alterar isso??

Paz para todos...

Yep configura-se ao nivel da BIOS se a mesma o suportar nas opções de gestão de energia

Sobre o teu router tive a ler alguns docs aqui
Código:
http://www.thomson.net/TMS/Minisites/BAP/Templates/SubCategory.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID=%7b90224E22-AD3D-4EB5-97B7-5558F14F156D%7d&NRORIGINALURL=%2fEN%2fHome%2fMiniSites%2fBAP%2fTelecom%2fSubCategory%2ehtml%3fcategory%3dDSL%2520Modems&NRCACHEHINT=NoModifyGuest&category=DSL%20Modems

e não vi maneira de bloqueares trafico interno->NET de maneira fácil... E usando só o ambiente WEB de gestão não é possivel, tens de usar o CLI (por telnet) e comandos directos baseados em 'user policys'
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Tuive a dar uma olhadela nos manuais e não é facil, ainda por cima que em termnos de redes não é o meu forte...:unfair:

Paz para todos
 

segrobe

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 10, 2006
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
router com fios

preciso de uma ajuda se alguem a puder dar
tenho uma rede de apenas 2 pc´s o meu e o da filha o router é o smc
mas penso que isso deve ser pouco importante dado que eu queria era colocar no pc dela(filha) informações como por exemplo "vem jantar, o que estás a fazer ?.....existirá algum programa ou dica para comunicar .
nota :eek: modem router adsl está sempre ligado ,os pc´s quando um ou outro o liga tem acesso a net.
 

Messiah

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
experimenta pelo ms dos escrever "net send (ip do pc) mensagem"

ex: net send 192.168.1.2 vem jantar

penso que seja isto que estás a precisar ;), sei que há programas que ajudam, pode ser que algum membro te possa dar algum programa que seja bom...
 
Topo