Tópico: Skate

  1. #1

    Registo
    Sep 2006
    Posts
    13.148

    Padrão Skate

    Olá boas a todos;

    Como sabem, o Desporto é composto por várias Modalidades e para que não se verifique dispersão de notícias, convidava todos a postarem cada Notícia/Informação no título da modalidade adequada para o efeito.

    Sendo assim, a partir desta data, todo o tipo de Informação relacionado com o Skate, será lançado neste tópico.

    Com esta reorganização, pretendemos a melhor consulta de quem nos procura, para que seja mais fácil obter o que pretende, relativo à Informação de determinada Modalidade.

    O meu obrigado a todos vós por cumprirem o determinado.



    .
    Cumps
    Matapitosboss


    __________________________________________
    "Se eu podia viver sem o Gforum? Podia, mas não era a mesma coisa."



    [Desaparecidos]

    Rui Pedro (Menino de Lousada, raptado dia 4 de Março de 1998)
    www.findmadeleine.com (Menina desaparecida na praia da Luz, no Algarve)

  2. #2
    Avatar de Mitchel
    Registo
    Dec 2006
    Posts
    1.358

    Padrão O skate

    O skate (pronuncia-se skêit) é um esporte que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se em uma prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista[1], enquanto que em Portugal chama-se skater

    O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.




    História do skate



    No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

    Em 1973, o norte-americano Frank Naswortly inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5 kg.

    Em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica Street Style sem o domínio do Ollie-Air.

    Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. Mullen desenvolveu várias manobras como ollie, flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, inward kickflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das manobras existentes atualmente são derivadas destas manobras. Rodney Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor skater do mundo na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-Pipe, sempre procurando ultrapassar o limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras. É tido como o maior skatista de todos os tempos. Verdadeira lenda viva do esporte.

    Nos anos 90, o brasileiro Bob Burnquist desenvolveu a última grande revolução no Skate: o Switchstance. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica.

    No filme Lords of Dogtown é possível conhecer um pouco da história do skate. O filme conta a história dos Z-boys, um grupo de skatistas dos anos 70 que revolucionaram o esporte.






  3. #3

    Registo
    May 2008
    Idade
    48
    Posts
    1


    Exprimentei, gostei e tornei-me um...
    Recomendo.
    Última edição por StoneSour; 10-06-2008 às 17:50.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar