• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Assassinos nas Estrada !

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Caros colegas, penso que chegou á hora de nós todos servirmos desta casa para fazer um cavalo de batalha para tentar diminuir os acidentes nas estradas, penso que devemos deixar histórias de situações que todos os dias acontencem nas estradas que colocam em perigo as nossas vidas. Vou todos os dias por uma via rápida onde as ultrapassagens se fazem sempre acima dos limites de velocidade, em linhas continuas, sem piscas, etc... ás vezes fico supresso como chego a casa são e vivo ! Andem mais devagar, não se esqueçam que não somos ambulâncias, nem pilotos de F1, os acidentes também acontecem conosco e não não só com os outros.
Pensem bem antes de qualquer ultrapassagem, ultrapassagens estas na maioria desnecessárias. Já basta morrermos de doenças. Não fazem dos automóveis " Caixões Ambulantes ". Culpamos quase sempre as estradas, se a estrada não está boa para andar a 90 andamos a 60. Prefiro todos os dias receber e dar um sorriso do que dizer " Olha paciência, aconteceu ... "
Abraços.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Caros colegas, penso que chegou á hora de nós todos servirmos desta casa para fazer um cavalo de batalha para tentar diminuir os acidentes nas estradas, penso que devemos deixar histórias de situações que todos os dias acontencem nas estradas que colocam em perigo as nossas vidas. Vou todos os dias por uma via rápida onde as ultrapassagens se fazem sempre acima dos limites de velocidade, em linhas continuas, sem piscas, etc... ás vezes fico supresso como chego a casa são e vivo ! Andem mais devagar, não se esqueçam que não somos ambulâncias, nem pilotos de F1, os acidentes também acontecem conosco e não não só com os outros.
Pensem bem antes de qualquer ultrapassagem, ultrapassagens estas na maioria desnecessárias. Já basta morrermos de doenças. Não fazem dos automóveis " Caixões Ambulantes ". Culpamos quase sempre as estradas, se a estrada não está boa para andar a 90 andamos a 60. Prefiro todos os dias receber e dar um sorriso do que dizer " Olha paciência, aconteceu ... "
Abraços.
Concordo em pleno e acrescento dizendo que além de se cumprir o código da estrada deve-se ter sempre em atenção os outros menos atentos que circulam na estrada, e sempre que possível avisar os outros das condições adversas por onde já passamos.
Acrescento também que em vez da polícia andar à caça da multa por excesso de velocidade devia estar nos sítios de mais acidentes para chamar a atenção dos automobilistas e aí sim redúzia muitos acidentes.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Caros colegas, penso que chegou á hora de nós todos servirmos desta casa para fazer um cavalo de batalha para tentar diminuir os acidentes nas estradas, penso que devemos deixar histórias de situações que todos os dias acontencem nas estradas que colocam em perigo as nossas vidas. Vou todos os dias por uma via rápida onde as ultrapassagens se fazem sempre acima dos limites de velocidade, em linhas continuas, sem piscas, etc... ás vezes fico supresso como chego a casa são e vivo ! Andem mais devagar, não se esqueçam que não somos ambulâncias, nem pilotos de F1, os acidentes também acontecem conosco e não não só com os outros.
Pensem bem antes de qualquer ultrapassagem, ultrapassagens estas na maioria desnecessárias. Já basta morrermos de doenças. Não fazem dos automóveis " Caixões Ambulantes ". Culpamos quase sempre as estradas, se a estrada não está boa para andar a 90 andamos a 60. Prefiro todos os dias receber e dar um sorriso do que dizer " Olha paciência, aconteceu ... "
Abraços.


Boas
Pois é amigo, todos os dias se vê nas estradas ultrapassagens dentro dos limites e fora deles.
se calhar por isso, muitos querem saber onde estão os radares das autoridades. Talvez por isso, é que que muitos defendem que eles não se devam esconder, quando estão a registar a velocidade. Aqui em portugal, está visto, só funciona quando se "caça" escondido, permitam-me a expressão.
cumps
 

rjesus

GF Bronze
Entrou
Set 18, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Aquilo que mais confusão me faz é a falta de respeito pelos outros condutores. Exemplos são aos milhares e em várias situações, sendo que nas filas então chega a roçar o absurdo. Há sempre aqueles que não se dão ao esforço de tentar entrar numa fila no final preferindo furar e entrar muito mais à frente prejudicando todos aqueles que cumprem.

Outra situação é o constante atirar de beatas e lixo pelos vidros, como se fosse muito difícil guardar no cinzeiro e despejar mais tarde. Fico curioso de saber se também o farão em casa ?
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Assim sendo, deixem que dê também a minha opinião.
As mentalidades estão em evolução, no entanto, este processo demora muitos anos, tavez para a próxima geração as coisas estejam diferentes, porque, quer queiramos ou não, os nossos procedimentos na estrada, são fruto de uma cultura, de uma educação. O português é por norma o "chico esperto", o "às do volante" e, acima de tudo, vaidoso e arrogante. Talvez por isso, não gostemos de circular atrás dos outros, talvez por isso, gostamos de mostrar que andamos mais, que somos melhor condutores, nem que tenhamos nas nossas mãos, uma "chicolateira" qualquer que muitos anos já deve á sucata.
Se repararem, as conduções perigosas são executadas por condutores novos (irresponsáveis)? ou então, com menos maturidade. São também, executadas por carros de gama média e por vezes baixa, mas que depois de uns euros gastos em modificações, o seu condutor quer mostrar o quanto vale (anda) o seu carro.
Não é novidade para ninguem, todos os que andam na estrada, podem deparar com esta situação diariamente. Uma estrada com trés faixas de rodagem, quantos condutores utilizam a da direita??? Um por entre outro. Então fica a pergunta: será que a que está mais á direita, tem pregos?? ou será que se circular aí, chega mais tarde ao destino? Quantas vezes me aconteceu de numa auto-estrada passar veiculos pela sua direita. Faço isto por duas razões: mostrar a essas cabeças ocas que se deve circular sempre na faixa mais á direita. Em outras situações em que tenho mesmo de passar pela direita porque, alguem circula com mais velocidade que eu e, está situado na faixa da esquerda.
Quanto ás forças de polícia: devo dizer que não concordo com as palavras deixadas pelo moderador AAJ quando diz: - os polícias em vez de andarem na caça da multa, de viam estar visiveis nos locais de mais acidentes -. Amigo, como nos assaltos, na estrada também, para fazer prevensão desse género, era preciso admitir mais 100.000 polícias, neste caso, não havia erário público para pagar.
É óbvio que até os nossos inimigos são nossos amigos quando está em questão a polícia, neste caso, todos nos avisam da sua presença. Neste caso, ou invertemos o sentido de marcha, ou passamos muito de "mansinho" para que não tenham motivos de nos pegar.Só que, passado esse "pesadelo" fujam da frente que aí vamos nós.
Para finalizar acrescento que, muitas das limitações de velocidade existentes, pecam por muito limitadoras. Em tempos, existiu o chamado "ovo estrelado" para novos condutores. Defendo que deviam limitar as velocidades, conforme a máquina que se conduz. Porque, não me digam que a segurança é a mesma, entre uma "pandeireta" ou um topo de gama. Acima de tudo, nós é que devemos ser responsáveis. Conscientes da máquina que conduzimos, do piso que temos, das condições atmosféricas. Se formos conscientes, responsáveis, educados, teremos muito mais de probabilidade de chegar bem ao nosso destino.

Termino com esta máxima:mais vale perder um minuto na vida, de que a vida num minuto.
 
Última edição:

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Quantas vezes me aconteceu de numa auto-estrada passar veiculos pela sua direita. Faço isto por duas razões: mostrar a essas cabeças ocas que se deve circular sempre na faixa mais á direita. Em outras situações em que tenho mesmo de passar pela direita porque, alguem circula com mais velocidade que eu e, está situado na faixa da esquerda.

Termino com esta máxima:mais vale perder um minuto na vida, de que a vida num minuto.
[/COLOR][/COLOR]

Concordo com as tuas palavras, mas neste ponto descordo complectamente, ultapassar pela direita não só se está infringindos as leis do codigo da estrada como tambem, pode por em risco a vida dos outros, pode até ser considerado falta de civismo ou imcompetencia na estrada.

Nunca o fiz nem penso em fazer-lo, no maximo acendo luzes apito ou outra coisa qualquer até que este que se encontra na minha frente deia conta que se deve dirigir para a direita, dando-me a mim o acesso a esta, mas isto em casos extraordinários.

Em casos que se esteja efectuando uma ultrapassagem e onde o movimento é intenso e a velocidade é muito baixa, não podemos pretender que este se desloque para a direita para nos dar passagem, neste caso temos que ter mais passiencia e deixar o barco andar.

No final o que importa é que possamos chegar a casa, tarde mas a horas, será muito diferente de nunca chegar a casa.

Quanto aos topes de gama e escolateiras como le chamas, não teem qualquer diferensa, a lei quando saiu, saiu para ambos igual.

de facto devemos pensar nestas poucas palavras mas que dizem bastante:

mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto.

Um Abraço

Marimba
 
Última edição:

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Assim sendo, deixem que dê também a minha opinião.
As mentalidades estão em evolução, no entanto, este processo demora muitos anos, tavez para a próxima geração as coisas estejam diferentes, porque, quer queiramos ou não, os nossos procedimentos na estrada, são fruto de uma cultura, de uma educação. O português é por norma o "chico esperto", o "às do volante" e, acima de tudo, vaidoso e arrogante. Talvez por isso, não gostemos de circular atrás dos outros, talvez por isso, gostamos de mostrar que andamos mais, que somos melhor condutores, nem que tenhamos nas nossas mãos, uma "chicolateira" qualquer que muitos anos já deve á sucata.
Se repararem, as conduções perigosas são executadas por condutores novos (irresponsáveis)? ou então, com menos maturidade. São também, executadas por carros de gama média e por vezes baixa, mas que depois de uns euros gastos em modificações, o seu condutor quer mostrar o quanto vale (anda) o seu carro.
Não é novidade para ninguem, todos os que andam na estrada, podem deparar com esta situação diariamente. Uma estrada com trés faixas de rodagem, quantos condutores utilizam a da direita??? Um por entre outro. Então fica a pergunta: será que a que está mais á direita, tem pregos?? ou será que se circular aí, chega mais tarde ao destino? Quantas vezes me aconteceu de numa auto-estrada passar veiculos pela sua direita. Faço isto por duas razões: mostrar a essas cabeças ocas que se deve circular sempre na faixa mais á direita. Em outras situações em que tenho mesmo de passar pela direita porque, alguem circula com mais velocidade que eu e, está situado na faixa da esquerda.
Quanto ás forças de polícia: devo dizer que não concordo com as palavras deixadas pelo moderador AAJ quando diz: - os polícias em vez de andarem na caça da multa, de viam estar visiveis nos locais de mais acidentes -. Amigo, como nos assaltos, na estrada também, para fazer prevensão desse género, era preciso admitir mais 100.000 polícias, neste caso, não havia erário público para pagar.
É óbvio que até os nossos inimigos são nossos amigos quando está em questão a polícia, neste caso, todos nos avisam da sua presença. Neste caso, ou invertemos o sentido de marcha, ou passamos muito de "mansinho" para que não tenham motivos de nos pegar.Só que, passado esse "pesadelo" fujam da frente que aí vamos nós.
Para finalizar acrescento que, muitas das limitações de velocidade existentes, pecam por muito limitadoras. Em tempos, existiu o chamado "ovo estrelado" para novos condutores. Defendo que deviam limitar as velocidades, conforme a máquina que se conduz. Porque, não me digam que a segurança é a mesma, entre uma "pandeireta" ou um topo de gama. Acima de tudo, nós é que devemos ser responsáveis. Conscientes da máquina que conduzimos, do piso que temos, das condições atmosféricas. Se formos conscientes, responsáveis, educados, teremos muito mais de probabilidade de chegar bem ao nosso destino.

Termino com esta máxima:mais vale perder um minuto na vida, de que a vida num minuto.
Amigo concordo com tudo o que diz .
Mas ao que relatei de os polícias se esconderem:
Tenho provas nesse sentido que descrevo, não por ser apanhado por excesso de velocidade, sei cumprir o código da estrada.
Mas sim por sei pessoalmente que um Presidente de Câmara teve que criar uma vedação numa via rápida urbana junto a uma passadeira de peões porque esses senhores colocavam lá o seu carro simulando avaria, fazendo com que os peões tivessem que atravessar a faixa de rodagem para o outro lado da via com o eminente perigo se serem atropelados, e noutro local debaixo de um viaduto com um passeio para peões e um jardim ao lado, esses senhores tiveram lata de não deixarem passar
os peões obrigando-os a passar pela faixa de rodagem colocando lá o seu veículo pisando o passeio e o jardim, que são do domínio privado da Câmara.
Como é sabido dentro das localidades a velocidade máxima é de 50 Km/h, e as Câmaras não podem alterar essa regra mesmo que injusta em algumas
situações, que é o caso.
O Presidente dessa Câmara teve que tomar essa atitude por não concordar,
colocando pinos metálicos para esses senhores não conseguirem lá colocar
os carros.
O que disse no meu anterior post foi com base em factos reais que eu pessoalmente também o faria como autarca para bem da população local.
Amigo sagal, desculpa esta minha intervenção mas foi só para esclarecer a minha ideia sobre este assunto.
Um abraço
 

alvitense

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
Amigo estou completamente de acordo contigo, mas tenho que acrescentar para mim o pormenor mais importante, que é a falta de civismo e educação dos condutores portugueses , podem mudar de código da estrada todos os dias ou aplicar multas mais elevadas, que não resolvem enquanto não forem ao cerne da questão.
Isto é a minha opinião.
Fiquem bem
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Citação do amigo Marimba:

Concordo com as tuas palavras, mas neste ponto descordo complectamente, ultapassar pela direita não só se está infringindos as leis do codigo da estrada como tambem, pode por em risco a vida dos outros, pode até ser considerado falta de civismo ou imcompetencia na estrada.

_________________________________________________________________

Amigo Marimba: apenas citei esta tua parte porque sem discordar das tuas afirmações, assiste-me o direito de pensar de forma diferente.
Como exemplo:

Artigo 21.º
Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.

Por aqui se depreende que numa via com várias faixas de rodagem, se tu circulas á direita e o estás a fazer com maior velocidade que outros que circulam á esquerda, tu ao passares por eles não estás a fazer uma ultrapassagem, quando muito, (porque vais mais rápido) estás a passar. Como podes ver no nº1 do Artº 21 do Código de Estrada, uma umtrapassagem é sinónimo de manobra, neste caso, quem circula á esquerda e vier para a direita, é que tem de tomar precauções para o fazer. Este sim, efectua uma manobra.
Não podia deixar de dizer isto.
 

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Amigo Marimba: apenas citei esta tua parte porque sem discordar das tuas afirmações, assiste-me o direito de pensar de forma diferente.
Como exemplo:

Artigo 21.º
Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.

Por aqui se depreende que numa via com várias faixas de rodagem, se tu circulas á direita e o estás a fazer com maior velocidade que outros que circulam á esquerda, tu ao passares por eles não estás a fazer uma ultrapassagem, quando muito, (porque vais mais rápido) estás a passar. Como podes ver no nº1 do Artº 21 do Código de Estrada, uma umtrapassagem é sinónimo de manobra, neste caso, quem circula á esquerda e vier para a direita, é que tem de tomar precauções para o fazer. Este sim, efectua uma manobra.
Não podia deixar de dizer isto.

Mas olha que alem desse artigo que apresentaste existe mais estes, onde podes ser penalizado:

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Artigo 15.º
Trânsito em filas paralelas
1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

ULTRAPASSAGEM

Art.º 36.º
A ultrapassagem de veículo pelo lado direito passa a ser sancionada com coima de 250 a 1.250 euros.

Um abraço

Marimba
 
Última edição:

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Vou deixar-vos aqui um artigo que achei por bem colocar-lo aqui:

Schumachers portugueses...​

Fim-de-semana à porta. Previsão: para não variar, muita festa e muito descanso. Será o último fim-de-semana que vou passar aqui antes de regressar ao meu país. É verdade, daqui a uma semana estou em Portugal. Mal posso esperar para estar com as pessoas que me são queridas(especialmente Tu…) e para matar saudades de tudo o que de bom há na minha terra.

Hoje de manhã, estava eu ainda a dormir no meu escritório, quando li uma notícia que me deixou surpreendido: “Apenas 19% dos condutores portugueses respeita o código da estrada”. Dezanove por cento? Tanto? Sinceramente, penso que o estudo abona em favor dos condutores portugueses. Com a quantidade de barbaridades que conseguimos observar nas estradas portuguesas, penso que dezanove por cento é, de facto, um número bastante elevado.
Os portugueses são uns ases do volante. Todos nós achamos que somos o Schumacher, mas que, por ironia do destino, não fomos escolhidos para a Fórmula 1. Assim, e num sinal de frustração, tendemos a colocar toda a nossa (im)perícia nas estradas portuguesas, decididos a mostrar que fizeram um erro em contratar o piloto alemão. O verdadeiro Schumacher sou eu! Fazemos as manobras mais espectaculares da Europa. Querem um exemplo? Aqui vai:
- Ultrapassar pela direita: o automobilista português gosta de ultrapassar. Este é o facto mais importante da sua vida: ultrapassar. Estar atrás dos outros, é o mesmo que ser um “chouriço”, um “nabo”. Se ultrapassa pela esquerda, pela direita, por baixo, por cima…isso não interessa. Tem é de ultrapassar. Se o condutor português quer ultrapassar, qualquer um dos lados serve, desde que haja uma nesguinha.
- Circular pela fila do meio nas auto-estradas: ora aqui está algo muito comum nas auto-estradas Tugas. A fila da direita é para tansos, está lá para enfeitar. Se posso ir na fila do meio, descansadinho da vida, porque raio hei-de ir para a fila da direita? Só o trabalho de ligar o pisca, virar um pouco o volante para a direita, desligar o pisca… xiça!
- Excesso de velocidade: respeitar o limite de velocidade é sinal de mariquice. Os portugueses vão sempre com o “pé na tábua”, explorando os limites do seu veículo. Quer tenham um bom carro, quer tenham um chaço a cair de podre, referem-se sempre ao veículo como “a minha máquina”. “A minha máquina dá os duzentos”. Temos orgulho em dizer que andamos em velocidade proibitivas, sempre acima do limite de velocidade, sempre mais rápido que os outros.
- Falar ao telemóvel, conduzir sobre o efeito de álcool, conduzir cansado e ensonado, os chamados “picansos” nas estradas e nos semáforos, etc., etc., etc.…
Cometemos as maiores asneiras do mundo e as desculpas são sempre as mesmas. As estradas estão num estado lastimoso, estão mal sinalizadas, o ensino de condução não é eficaz… Tenhamos juízo! Se todos reconhecermos que, com algum esforço, podíamos melhorar o nosso comportamento na estrada, Portugal não estava na cauda da Europa no que se refere a sinistralidade rodoviária.
“O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos o seus membros. Cidadania e civismo fazem assim parte de um mesmo processo, inerente à vida em sociedade. Ambos os conceitos são verdadeiros suportes da vida social, já que uma sociedade na qual seus membros sejam indiferentes às questões da vida em comum não existe como tal.” (fonte: _http://pt.wikipedia.org/wiki/Civismo)
Antes de olharmos para os outros, que tal analisar o nosso próprio comportamento? Eu reconheço. Faço parte dos 81% que não cumprem o código da estrada. E vocês?
Beijinhos, Abraços e bom fim-de-semana.
Escrito por NMR
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vou deixar-vos aqui um artigo que achei por bem colocar-lo aqui:

Schumachers portugueses...​

Fim-de-semana à porta. Previsão: para não variar, muita festa e muito descanso. Será o último fim-de-semana que vou passar aqui antes de regressar ao meu país. É verdade, daqui a uma semana estou em Portugal. Mal posso esperar para estar com as pessoas que me são queridas(especialmente Tu…) e para matar saudades de tudo o que de bom há na minha terra.

Hoje de manhã, estava eu ainda a dormir no meu escritório, quando li uma notícia que me deixou surpreendido: “Apenas 19% dos condutores portugueses respeita o código da estrada”. Dezanove por cento? Tanto? Sinceramente, penso que o estudo abona em favor dos condutores portugueses. Com a quantidade de barbaridades que conseguimos observar nas estradas portuguesas, penso que dezanove por cento é, de facto, um número bastante elevado.
Os portugueses são uns ases do volante. Todos nós achamos que somos o Schumacher, mas que, por ironia do destino, não fomos escolhidos para a Fórmula 1. Assim, e num sinal de frustração, tendemos a colocar toda a nossa (im)perícia nas estradas portuguesas, decididos a mostrar que fizeram um erro em contratar o piloto alemão. O verdadeiro Schumacher sou eu! Fazemos as manobras mais espectaculares da Europa. Querem um exemplo? Aqui vai:
- Ultrapassar pela direita: o automobilista português gosta de ultrapassar. Este é o facto mais importante da sua vida: ultrapassar. Estar atrás dos outros, é o mesmo que ser um “chouriço”, um “nabo”. Se ultrapassa pela esquerda, pela direita, por baixo, por cima…isso não interessa. Tem é de ultrapassar. Se o condutor português quer ultrapassar, qualquer um dos lados serve, desde que haja uma nesguinha.
- Circular pela fila do meio nas auto-estradas: ora aqui está algo muito comum nas auto-estradas Tugas. A fila da direita é para tansos, está lá para enfeitar. Se posso ir na fila do meio, descansadinho da vida, porque raio hei-de ir para a fila da direita? Só o trabalho de ligar o pisca, virar um pouco o volante para a direita, desligar o pisca… xiça!
- Excesso de velocidade: respeitar o limite de velocidade é sinal de mariquice. Os portugueses vão sempre com o “pé na tábua”, explorando os limites do seu veículo. Quer tenham um bom carro, quer tenham um chaço a cair de podre, referem-se sempre ao veículo como “a minha máquina”. “A minha máquina dá os duzentos”. Temos orgulho em dizer que andamos em velocidade proibitivas, sempre acima do limite de velocidade, sempre mais rápido que os outros.
- Falar ao telemóvel, conduzir sobre o efeito de álcool, conduzir cansado e ensonado, os chamados “picansos” nas estradas e nos semáforos, etc., etc., etc.…
Cometemos as maiores asneiras do mundo e as desculpas são sempre as mesmas. As estradas estão num estado lastimoso, estão mal sinalizadas, o ensino de condução não é eficaz… Tenhamos juízo! Se todos reconhecermos que, com algum esforço, podíamos melhorar o nosso comportamento na estrada, Portugal não estava na cauda da Europa no que se refere a sinistralidade rodoviária.
“O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos o seus membros. Cidadania e civismo fazem assim parte de um mesmo processo, inerente à vida em sociedade. Ambos os conceitos são verdadeiros suportes da vida social, já que uma sociedade na qual seus membros sejam indiferentes às questões da vida em comum não existe como tal.” (fonte: _http://pt.wikipedia.org/wiki/Civismo)
Antes de olharmos para os outros, que tal analisar o nosso próprio comportamento? Eu reconheço. Faço parte dos 81% que não cumprem o código da estrada. E vocês?
Beijinhos, Abraços e bom fim-de-semana.
Escrito por NMR


Palavras para quê? se dizes que fazes parte dos 81% que não cumprem o código, agradeço que não venhas para o Ribatejo, já cá temos muitos.

:Espi37:
 

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Palavras para quê? se dizes que fazes parte dos 81% que não cumprem o código, agradeço que não venhas para o Ribatejo, já cá temos muitos.

:Espi37:

Quer dizer que tu não fazes parte desses 81% ?, desde já te dou os meus comprimentos por seres uma pessoa que sempre compriste as regras de transito, no falar possivelmente sim, quem sabe na realidade como te comportas na estrada !!, mas esse é problema teu.

Deves estar enganado naquilo que dizes, não seu se reparaste o artigo que eu coloquei não é da minha autoria, está assinado pelo autor ou melhor pela autora, com beijinhos e tudo e mesmo assim não ficaste contente... !!??

Só o coloquei aqui por que de uma certa forma corresponde á realidade do qual é o tema deste topico, alem do titulo ser um pouco menos agrecivo em relação ao titulo do topico.

Da minha parte podes ter a certeza que vou mesmo para o Ribatejo e com muito gosto, é lá que tenho a minha casa.

Só espero que não te entisteça pela razão que possamos ser vezinhos.

Um abraço

Marimba
 
Última edição:

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Marimba, isto o que dizes é muito grave. Este post é para educar e não deseducar ! Olha que um pai, uma mãe, um irmão, filhos, primos, amigos, podem falecer neste 81%, e depois o que se diz?
Bem perante esta situação é ficar em casa ou esperar que estes 81% ganhem juizo ou sozinhos ... ! Desculpem lá a sinceridade.
Abraços.
 

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Será que é assim tão dificil compriender estas palavras, alem de não serem da minha autoria !!??

Antes de olharmos para os outros, que tal analisar o nosso próprio comportamento? Eu reconheço. Faço parte dos 81% que não cumprem o código da estrada. E vocês?

Não esquecer que não comprir o codigo da estrada ingloba o seguinte:

1) - Não comprir os limites de velocidade imposto por lei

2) - Não estacionar nos parque colocados á desposição dos Utentes (parquejar no passeio da rua ou avenida)

3) - ingerir alcool quando conduz

4) - ultrapassar em vias onde é proibido a ultrapassagem

5) - Não parar nas passadeiras de passagem de peões

6) - não respeitar a prioridade dos outros

7) - Passar no amarelo já em vias de passar a vermelho

Estes são só alguns exemplos

Será que todos estes mensionados vocês nunca o fizeram, quase que apostava que de alguns deste vocês nunca o compriram, e neste caso quem não os compriu quer queira quer não fáz parte desses 81% daqueles que não cumprem as regras de transito.

Um abraço

Marimba
 
Última edição:

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Marimba, após a leitura do teu ultimo post é que percebi que tinhas " colado o artigo " desde já as minhas desculpas. Em relação ao titulo do post que fui eu que fiz, qual é o nome que se dá aos tipos que tiram a vida por estupidez, indiferença, pela vida humana ? Já sei, assasssinos que não sabem o que fazem. Vamos perguntar ao pai e marido das duas senhoras que morreram a semana passada na passadeira em Lisboa ?
Abraços !
 

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Sei que devez em quando se calhar faço alguma asneira, mas digo uma coisa faço todos dias uma uma condução para pertencer aos 19%, sei que estou perto desta percentagem. Sabem, tenho pessoas em casa que gosto de ver todos os dias.
Abraços.
 

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
qual é o nome que se dá aos tipos que tiram a vida por estupidez, indiferença, pela vida humana ? Já sei, assasssinos que não sabem o que fazem. Vamos perguntar ao pai e marido das duas senhoras que morreram a semana passada na passadeira em Lisboa ?
Abraços !

Neste aspecto tens toda a razão, mas nunca esquecer as seguintes palavras: quem anda á chuva molha-se,

Nunca pensar que as coisas só acontecem aos outros, esses outros podemos ser nós tambem, por isso não podemos judicar os outros dessa forma.

Nunca me aconteceu, esperando que Deus me ajude para que isso nunca venha a contecer.

Normalmente cumpro sempre o codigo da estrada, mas com isto não quer dizer que não me encontre no sitiu certo á hora errada.

Espero que compriendas onde quero chegar

Um abraço

Marimba
 

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
Compreendo e faço das tuas palavras, palavras minhas ! Só temos que ter mais cuidado e olho aberto.
Abraços e bom regresso a casa a todos Gforenses!
 

Marimba

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Compreendo e faço das tuas palavras, palavras minhas ! Só temos que ter mais cuidado e olho aberto.
Abraços e bom regresso a casa a todos Gforenses!

Igualmente para ti amigo e restantes membros do forum, obrigado

Um abraço

Marimba
 
Topo