Página 1 de 2 1 2 Último
    Registo
    Aug 2007

Padrão HTML Básico - Criação de Formulários - Parte 2

Objetivo: O objetivo deste último tutorial é dar continuida ao desenvolvimento do formulário, vou ensinar a utilizar outros elementos necessários para um formulário e seus atributos, tudo mostrado de forma simples e objetiva através das telas.

Pré-requisito: Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do de informática básica e Parte 1, Parte 2, Parte 3 , Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10 e Parte 11 do tutorial html básico.

Nota: Irei ensinar a linguagem de html de uma forma bem objetiva, ou seja, iremos aprender na prática através da criação páginas.

Vamos utilizar a mesma página formulário.html que criamos no tutorial parte11.

<html>

<head><title>Criação de Formulários</title></head>

<body>

<center>

<h2>Criação de Formulários</h2>

<br><br>

</center>

</body>

</html>

Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Registo
    Aug 2007
    Veja a página abaixo:

Tela 001

Vamos utilizar um elemento para a criação de uma lista de opções, para isso utilizamos as etiquetas <select></select> e dentro das mesma utilizamos a etiqueta <option></option>, nesta inserirmos o texto, por exemplo, digamos que você tenha queira disponibilizar ao seu cliente que ele selecione qual dia da semana prefere sair de férias, logo, vamos criar uma lista com os dias da semana, que vai ficar da seguinte maneira:

Tela 002

Tela 003

Podemos utilizar o atributo multiple para selecionar varios registros ao mesmo tempo, veja o procedimento.

Tela 004

Tela 005

Podemos utilizar os botões de radio, através das etiques <input>inserindo no atributo Type a palavra “radio”, este vai fazer com que o cliente selecione apenas uma opção por vez.

Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Registo
    Aug 2007
    Tela 006

Tela 007

Também podemos utilizar a caixa de validação, a única diferença é que podemos selecionar mais de uma opção ao mesmo tempo, e podemos ativa-la pelo atributo checkbox.

Tela 008

Tela 009

Agora iremos aprender a criar o botão submit, que serve para enviar o formulário para o lugar determinado no atributo action, onde utilizamos a atributo value para determinar o nome do mesmo.

Registo
    Aug 2007
    Tela 010

Tela 011

Por ultimo criamos um botão para limpar os campos de um deteminado formulário, irei criar um pequeno formulário, sua sintaxe é a seguinte.

Tela 012

Tela 013

Mostrei as etiquetas para a criação de elementos para utilização em formulários bem como seus atributos, tudo de forma bem objetiva e mostrado através das telas para que você tenha uma melhor entendimento possível, acabei a série de tutoriais sobre html, espero que os mesmo possam ajuda-lo no seu aprendizado

Registo
    Oct 2006

Padrão Ajuda Formulario dá erro

Caros amigos , em especial o amigo, helldanger1 que colocou aqui como fazer um formulario.

Copiei o código do formulario que foi colocado aqui e dá um erro, não sei o que está mal, agradecia a ajuda.

em anexo deixo uma imagem do erro

ver aqui: *ww.ar-vending.com/email_me.html
    Obrigado
    Abraço
    Última edição por arjames; 10-11-2008 às 11:25.

Registo
    Aug 2007
    Citação Postado originalmente por arjames Ver Post
    Caros amigos , em especial o amigo, helldanger1 que colocou aqui como fazer um formulario.

Copiei o código do formulario que foi colocado aqui e dá um erro, não sei o que está mal, agradecia a ajuda.

em anexo deixo uma imagem do erro

ver aqui: *ww.ar-vending.com/email_me.html
    Obrigado
    Abraço
    verifica na tela 8 se meteste o teu mail na linha correcta

Registo
    Oct 2006
    Amigo poderias-me fazer o favor, como as letras na imagem estão muito pequenas e não consigo ver bem , poderias colocar os códigos aqui em bloco de notas?
    Obrigado Abraço.

Registo
    Sep 2006
    Arjames substitui no código fonte mailito por mailto

Registo
    Sep 2006
    Mais propriamente faz o seguinte.

Localiza:
    <form action ="mailito:[email protected]" method="post">
    nome <input type="text" name="nome" size="10" maxlengh="100">
    <br>
    E-mail <input type="text" name="email" size="25" maxlengh="100" value="6">
    <br>
    Cidade <input type="text" name="cidade" size="20" maxlengh="60">
    <br>

<br>
    <listar opinião
    <br>
    <textarea cols="20" rows="5" name="opiniao"></textarea>
    <br>
    <input type="submit" value="Enviar formulário">
    <br>
    <br>
    <input type="reset" value="Apagar tudo">
    </form>
    e substitui por:

<form action ="mailto:[email protected]" method="post">
    nome <input type="text" name="nome" size="10" maxlengh="100">
    <br>
    E-mail <input type="text" name="email" size="25" maxlengh="100" value="6">
    <br>
    Cidade <input type="text" name="cidade" size="20" maxlengh="60">
    <br>

<br>
    <listar opinião
    <br>
    <textarea cols="20" rows="5" name="opiniao"></textarea>
    <br>
    <input type="submit" value="Enviar formulário">
    <br>
    <br>
    <input type="reset" value="Apagar tudo">
    </form>
    Amigo desculpa estar a fazer uma critica (construtiva) este método já não se utiliza...
    Se o teu servidor suportar php seria melhor, mais cómodo e funcional fazer isto em php.

Registo
    Oct 2006
    Obrigado amigo vou testar,olha eu não sei fazer em php, será que me podes fazer ou explicar como se faz?que até seria melhor.
    Abraço

Registo
    Sep 2006
    Ok logo irei postar aqui um script meu em php.

Registo
    Sep 2006
    Olhe amigo veja lá se isto lhe serve.

http://www.gforum.tv/board/582/28341...to-em-php.html

Cumps maar3amt

Registo
    Oct 2006
    tentei fazer como o amigo maar3amt colocou no su poste.
    mas não está a funcionar corretamente, dexo um anexo para ver o que esta mal
    Outra coisa no no Dremwever abri uma página em branco em php e então copiei os cogigos , coloquei o e mail a enviar.e salvei no servidor com e dei o nome à minha página*ww.ar-vending.com/contactos.php , pergunto eu é assim?
    podem dar um vista de olhos e dizerem -me alguma coisa.

já agora o é formulario é geraldo ou enviado por [email protected] ?? o que é, é um servidor???
    Abraço

Registo
    Sep 2006
    Olá amigo porque dizes que não está a funcionar bem?
    Ele está a funcionar correctamente os campos é que podes ter de acrescentar ou retirar depende das tuas necessidades...
    Quanto ao email ele é enviado pelo sendmail do servidor ou postfix depende do do servidor que tenhas no servidor.
    Se disseres quais são os campos de que necessitas poderei dar um jeito e adapta-lo ás tuas necessidades.

Registo
    Oct 2006

Padrão Pedido de formulario

Boas amigo, então se não for pedir muito se puderes fazer o formulario que te deixo em anexo, agradecia.

Depois diz alguma coisa,
    Abraço
    Arjames

Página 1 de 2 1 2 Último

Permissões de Postagem