• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

HTML Básico - Criação de Formulários - Parte 2

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Objetivo: O objetivo deste último tutorial é dar continuida ao desenvolvimento do formulário, vou ensinar a utilizar outros elementos necessários para um formulário e seus atributos, tudo mostrado de forma simples e objetiva através das telas.



Pré-requisito: Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do de informática básica e Parte 1, Parte 2, Parte 3 , Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10 e Parte 11 do tutorial html básico.



Nota: Irei ensinar a linguagem de html de uma forma bem objetiva, ou seja, iremos aprender na prática através da criação páginas.



Vamos utilizar a mesma página formulário.html que criamos no tutorial parte11.



<html>

<head><title>Criação de Formulários</title></head>



<body>

<center>

<h2>Criação de Formulários</h2>

<br><br>

</center>

</body>



</html>
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Veja a página abaixo:

htmlbasico012_clip_image002.jpg


Tela 001



Vamos utilizar um elemento para a criação de uma lista de opções, para isso utilizamos as etiquetas <select></select> e dentro das mesma utilizamos a etiqueta <option></option>, nesta inserirmos o texto, por exemplo, digamos que você tenha queira disponibilizar ao seu cliente que ele selecione qual dia da semana prefere sair de férias, logo, vamos criar uma lista com os dias da semana, que vai ficar da seguinte maneira:

htmlbasico012_clip_image004.jpg


Tela 002

htmlbasico012_clip_image006.jpg


Tela 003



Podemos utilizar o atributo multiple para selecionar varios registros ao mesmo tempo, veja o procedimento.

htmlbasico012_clip_image008.jpg


Tela 004

htmlbasico012_clip_image010.jpg


Tela 005



Podemos utilizar os botões de radio, através das etiques <input>inserindo no atributo Type a palavra “radio”, este vai fazer com que o cliente selecione apenas uma opção por vez.

htmlbasico012_clip_image012.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Tela 006

htmlbasico012_clip_image014.jpg


Tela 007



Também podemos utilizar a caixa de validação, a única diferença é que podemos selecionar mais de uma opção ao mesmo tempo, e podemos ativa-la pelo atributo checkbox.


htmlbasico012_clip_image016.jpg


Tela 008

htmlbasico012_clip_image018.jpg


Tela 009



Agora iremos aprender a criar o botão submit, que serve para enviar o formulário para o lugar determinado no atributo action, onde utilizamos a atributo value para determinar o nome do mesmo.

htmlbasico012_clip_image020.jpg
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Tela 010

htmlbasico012_clip_image022.jpg


Tela 011



Por ultimo criamos um botão para limpar os campos de um deteminado formulário, irei criar um pequeno formulário, sua sintaxe é a seguinte.

htmlbasico012_clip_image024.jpg


Tela 012

htmlbasico012_clip_image026.jpg


Tela 013

Mostrei as etiquetas para a criação de elementos para utilização em formulários bem como seus atributos, tudo de forma bem objetiva e mostrado através das telas para que você tenha uma melhor entendimento possível, acabei a série de tutoriais sobre html, espero que os mesmo possam ajuda-lo no seu aprendizado
 

arjames

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Ajuda Formulario dá erro

Caros amigos , em especial o amigo, helldanger1 que colocou aqui como fazer um formulario.

Copiei o código do formulario que foi colocado aqui e dá um erro, não sei o que está mal, agradecia a ajuda.

em anexo deixo uma imagem do erro

ver aqui: *ww.ar-vending.com/email_me.html
Obrigado
Abraço
 
Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Caros amigos , em especial o amigo, helldanger1 que colocou aqui como fazer um formulario.

Copiei o código do formulario que foi colocado aqui e dá um erro, não sei o que está mal, agradecia a ajuda.

em anexo deixo uma imagem do erro

ver aqui: *ww.ar-vending.com/email_me.html
Obrigado
Abraço

verifica na tela 8 se meteste o teu mail na linha correcta
 

arjames

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Amigo poderias-me fazer o favor, como as letras na imagem estão muito pequenas e não consigo ver bem , poderias colocar os códigos aqui em bloco de notas?
Obrigado Abraço.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Arjames substitui no código fonte mailito por mailto
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Mais propriamente faz o seguinte.

Localiza:
<form action ="mailito:ar_vending@hotmail.com" method="post">
nome <input type="text" name="nome" size="10" maxlengh="100">
<br>
E-mail <input type="text" name="email" size="25" maxlengh="100" value="6">
<br>
Cidade <input type="text" name="cidade" size="20" maxlengh="60">
<br>

<br>
<listar opinião
<br>
<textarea cols="20" rows="5" name="opiniao"></textarea>
<br>
<input type="submit" value="Enviar formulário">
<br>
<br>
<input type="reset" value="Apagar tudo">
</form>
e substitui por:

<form action ="mailto:ar_vending@hotmail.com" method="post">
nome <input type="text" name="nome" size="10" maxlengh="100">
<br>
E-mail <input type="text" name="email" size="25" maxlengh="100" value="6">
<br>
Cidade <input type="text" name="cidade" size="20" maxlengh="60">
<br>

<br>
<listar opinião
<br>
<textarea cols="20" rows="5" name="opiniao"></textarea>
<br>
<input type="submit" value="Enviar formulário">
<br>
<br>
<input type="reset" value="Apagar tudo">
</form>

Amigo desculpa estar a fazer uma critica (construtiva) este método já não se utiliza...
Se o teu servidor suportar php seria melhor, mais cómodo e funcional fazer isto em php. :espi28:
 

arjames

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigo vou testar,olha eu não sei fazer em php, será que me podes fazer ou explicar como se faz?que até seria melhor.
Abraço
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Ok logo irei postar aqui um script meu em php.:espi28:
 

arjames

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
tentei fazer como o amigo maar3amt colocou no su poste.
mas não está a funcionar corretamente, dexo um anexo para ver o que esta mal
Outra coisa no no Dremwever abri uma página em branco em php e então copiei os cogigos , coloquei o e mail a enviar.e salvei no servidor com e dei o nome à minha página*ww.ar-vending.com/contactos.php , pergunto eu é assim?
podem dar um vista de olhos e dizerem -me alguma coisa.

já agora o é formulario é geraldo ou enviado por inovador.net@gmail.com ?? o que é, é um servidor???
Abraço
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Olá amigo porque dizes que não está a funcionar bem?
Ele está a funcionar correctamente os campos é que podes ter de acrescentar ou retirar depende das tuas necessidades...
Quanto ao email ele é enviado pelo sendmail do servidor ou postfix depende do do servidor que tenhas no servidor.
Se disseres quais são os campos de que necessitas poderei dar um jeito e adapta-lo ás tuas necessidades.
 

arjames

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Pedido de formulario

Boas amigo, então se não for pedir muito se puderes fazer o formulario que te deixo em anexo, agradecia.

Depois diz alguma coisa,
Abraço
Arjames
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
Boas,

Pegando no exemplo do nosso amigo arjames, aqui fica um script de contacto, acabadinho de fazer, um pouco mais elaborado para integrar num site.

Inclui verificação de campos obrigatórios.
Envio de dados por AJAX (sem necessidade de recarregar a página), avisos em tempo real via javascript com mensagem em div.
Retorno de resultado do envio de email.
Envio de Email com a mensagem e respectivos dados via PHP através de servidor SMTP (configurável).

No fundo não é um script preparado para usar mas sim uma espécie de tutorial. Todas as funções estão devidamente descritas e explicadas em comentários.

Qualquer dúvida, façam o favor de perguntar.


Cumprimentos.
Kangoroo
 
Topo