• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

M A T E R I A L

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
É deveras impressionante leque de equipamento disponível para este tipo de pesca.

Muito dele pode ser considerado de utilidade duvidosa e fácilmente substituivel por soluções artesanais.

Iindependentemente da maioria das soluções propostas pelos fabricantes já estarem pensadas, testadas, desenvolvidas e prontas a usufruir, uma coisa deve ter em mente;

É uma pesca de espera (e por vezes muito longa) pelo que tudo o que puder fazer em relação ao seu conforto não é de todo de menosprezar. Da a roupa e calçado às cadeiras ou farnel, tudo tem um papel importante no seu conforto ...

Por outro lado, tudo o que envolva o minorar dos danos causados às capturas também não deve ser esquecido.

Dito isto vamos lá então ver o conjunto de apetrechos necessários ao bom desenrolar desta modalidade;

CANAS
A cana típica para este tipo de pesca tem 3,60m ou 3,90, em duas secções, e uma acção de lançamento na casa dos 100gr, ou, como são classificadas estas canas, com uma acção parabólica de 2,5 Lbs a 3,5 Lbs (1,134 Kg a 1,588 Kg).

Esta acção parabólica significa que, com a cana na vertical, é preciso uma força de 1,5 Kg para que a ponteira fique na horizontal.

CARRETOS
Os carretos ideais para esta pesca são, sem dúvida, os "baitrunners".

Não são precisos carretos demasiado grandes, embora os possa usar (sendo que em certos locais são mesmo necessários por causa da distância de pesca), mas convém um carreto com capacidade para cerca de 300m de 0,35.

FIOS
Hoje em dia há uma enorme escolha de fios.
0,20mm a 0,40mm nos monofilamentos (nylon) ou fluocarbonos e 0,20mm a 0,30mm nos muitifilamentos ou entrançados.

ANZÓIS
Anzol de argola, haste curta, nº 2 ao nº 8.

CHUMBADAS
De correr ou com argola de 50gr a 130gr.

DESTORCEDORES
É fundamental o uso de destorcedores bilindados de boa qualidade.

MATERIAL DIVERSO
Até aqui falámos de material comum a qualquer tipo de pesca.

Porém, como já foi referido, no Carpfishing existe uma série de material adicional, relacionado com a pesca, com o nosso conforto e com o conforto das Carpas.

TAPETE DE RECEPÇÃO
Sem dúvida uma peça importante, para não dizer fundamental.

Trata-se da superfície sobre as quais as Carpas serão pousadas após saírem da água.

Existem bastantes no mercado a vários preços mas, como se pode verificar nas fotografias, basta um quadrado de oleado com 1,5m x 1,5m ao qual pedimos a um estofador (pode ser um sapateiro) para colocar umas aselhas nos cantos e aí se aplicam duas cordas, o que é prático para a pesagem.

Assim, a Carpa sai da água no camaroeiro, este é pousado no tapete de recepção, aí tira-se o anzol e pesa-se.

Só se pega nela o tempo mínimo necessário para tirar a fotografia e ... toca a devolver a mesma de volta ao seu habitat.

É muito importante que o tapete seja molhado antes de pousar a Carpa, pois qualquer que seja o material em que este seja feito, seco e quente é extremamente prejudicial para a Carpa ...
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
CAMAROEIRO
Também aqui existem de várias marcas, tamanhos e preços.

É importante um que tenha uma boca de tamanho médio ou grande (facilita a entrada das "monas") e com a malha larga e grossa, ou então, muito fina (facilita o soltar das espinhas dorsais que podem ficar presas).

BALANÇA
Se pretende manter um registo das suas capturas convém ter uma balança daquelas que encontra em qualquer loja de pesca.

É importante é ver qual a capacidade de pesagem (lembre-se que há Carpas com mais de 30 Kg) e que tenha um gancho que seja prático para pendurar as cordas do tapete de recepção.

Também as há que têm uma fita métrica incorporada que poderá usar para medir a sua captura.

SUPORTE PARA CANAS
Pode optar por fazer um suporte com um ramo em Y apanhado à beira do local de pesca ou comprar um de entre os 1000 diferentes que existem no mercado mas, habitue-se a ter as canas bem pousadas (e as embraiagens completamente abertas ...!!!).

Básicamente as principais opções são o Rod Pod, estrutura montável pronta a receber 2 a 4 canas, ou os Bank Sticks, espetos individuais onde se aplicam os acessórios.

Há vantagens e desvantagens num e noutro sistema, eu pessoalmente tenho ambos e logo escolho em função do local ...

CADEIRA
Pode ser um balde virado ao contrário, uma cadeira de praia, um pannier, etc. mas, para quem vai passar um dia inteiro neste tipo de pesca é bem agradável ter um poiso confortável.

Este é o exemplo de um artigo em que as soluções propostas pelos fabricantes de material, embora não própriamente baratas, fazem todo o sentido.

AGULHA PARA BOILIES
Ora aqui está uma peça sem a qual não se pode viver (se se pretende pescar com boilies).

Existem à venda em algumas lojas de pesca mas também pode ser usada uma agulha de crochet das mais finas.

GUARDA-CHOL / TENDA
Quer no Inverno para ter um abrigo da chuva quer no Verão para ter sombra é o "guarda-chol" (chamo-lhe assim porque abriga da chuva e do sol) ou mesmo uma tenda.

Existem também na maioria das lojas de pesca e não são demasiado caros. Podem crer que vale a pena.

DIVERSOS
Para além disto tudo ainda pode considerar, alarmes e indicadores de toques, tubo de arremessar Boilies, um recepiente isotermico para manter bebidas frescas no Verão ou quentes no Inverno, um bico de gás para cozinhar, uma cama para a sesta, etc. etc.
 

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
fios...

Boas!
eu pesco com monofilamento de nylon mas ja agora gostava que alguem me desse alguma sugestão para marcas de bons fios para encher o carreto, é que ja tive umas más experiências... :shy_4_02:
pesco com fio de mar, 0,35 mas gostava de reduzir para 0,30 mas resistente...
alguma sugestão?!?

Obrigado pela atenção
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boas!
eu pesco com monofilamento de nylon mas ja agora gostava que alguem me desse alguma sugestão para marcas de bons fios para encher o carreto, é que ja tive umas más experiências... :shy_4_02:
pesco com fio de mar, 0,35 mas gostava de reduzir para 0,30 mas resistente...
alguma sugestão?!?

Obrigado pela atenção

que tipo de pesca pratica, carpfishing, ou francesa?

cumpts
hell
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
carpfishing... fiz uma pesquisa ontem e vi testes de fios, o trilene da berkley tem dado bons resultados nos testes...

os fios entrançados 0.30 ja suportam bons exemplares....
:espi28:
 
Última edição:

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Mas entrançado para o carreto? para estralho já tenho usado mas andava mesmo a procura de alguma sugestão, ou marca de fio por volta do 0,30 para encher o carreto... :right:

(Já agora alguém pesca na zona da senhora da ribeira? é que nao sei se é de mim mas não ta a sair nadinha mesmo... :naodigas: )
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Mas entrançado para o carreto? para estralho já tenho usado mas andava mesmo a procura de alguma sugestão, ou marca de fio por volta do 0,30 para encher o carreto... :right:

(Já agora alguém pesca na zona da senhora da ribeira? é que nao sei se é de mim mas não ta a sair nadinha mesmo... :naodigas: )

entrancados pra encher o carreto sim, nao necessitas de estralho desta forma...
 

Aladdim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Mas entrançado para o carreto? para estralho já tenho usado mas andava mesmo a procura de alguma sugestão, ou marca de fio por volta do 0,30 para encher o carreto... :right:

(Já agora alguém pesca na zona da senhora da ribeira? é que nao sei se é de mim mas não ta a sair nadinha mesmo... :naodigas: )

Boas,
Não se fiem no k vem escrito nas bobines dos fios, falem com alguém k use esse fio, ou perguntem aos vendedores (se forem de confiança) qual o melhor fio para o tipo de pesca k desejam fazer. Uma boa marca de fio (monofilamento) para carreto para a espessura de 0.31 = 11,700kg é o Feendereel K15 da Colmic (uso-o na pesca ao robalo à boia).
Um bom fio de multifilamento é o de marca Dynema Samuline. Tem a vantagem de se poder pescar com fios mais finos e mt resistentes, so para ter uma ideia o fio 0.30 = 28.900Kg

Cump's
 

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Já agora obrigado pelas sugestões, realmente já me tinham falado do Feendereel, tambem há um que me aconselharam... Alguem ja exprimentou o Balzer Carpfen :right: (monofilamento de nylon)... 0,30mm=7,9kg :espi28: não sei é se são mesmo reais... :shy_4_02: encontrei um site de testes de fios e constatei que o famoso Asso, nomeadamente o Ultra suportava metade do que vinha marcado na embalagem... não quer dizer k deixe de ser um bom fio, eu até gosto mas não tem grandes resistencia aos esticões rápidos e secos...

European Fishing Tackle Trade Association - Line Testing :naodigas::naodigas:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Já agora obrigado pelas sugestões, realmente já me tinham falado do Feendereel, tambem há um que me aconselharam... Alguem ja exprimentou o Balzer Carpfen :right: (monofilamento de nylon)... 0,30mm=7,9kg :espi28: não sei é se são mesmo reais... :shy_4_02: encontrei um site de testes de fios e constatei que o famoso Asso, nomeadamente o Ultra suportava metade do que vinha marcado na embalagem... não quer dizer k deixe de ser um bom fio, eu até gosto mas não tem grandes resistencia aos esticões rápidos e secos...

European Fishing Tackle Trade Association - Line Testing :naodigas::naodigas:

um multifilamento de 0.30 suporta o triplo de um mono... ja podes ver por ai...
 

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
tenho k ver se exprimento... o unico inconveniente é mesmo o custo porque o entrançado suporta mesmo mt mais... :espi28:
 

Aladdim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
tenho k ver se exprimento... o unico inconveniente é mesmo o custo porque o entrançado suporta mesmo mt mais... :espi28:

Não usem multifilamento, só pk é mais resistente, o multi. tem vantagens, mas tb tem muitas desvantagens, aprendam a "matar" o peixe com a ajuda do carreto e vão ver k tem mt mais prazer :espi28:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Não usem multifilamento, só pk é mais resistente, o multi. tem vantagens, mas tb tem muitas desvantagens, aprendam a "matar" o peixe com a ajuda do carreto e vão ver k tem mt mais prazer :espi28:

Concordo e nao concordo com as tuas afirmaçoes, nao concordo com o uso de multifilamentos,pois em peixes grandes sao uma boa valia para nao os perder, concordo com o uso da embraiagem do carrecto para "cansar" o peixe, da pica sim senhor!

cumpts
hell
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Eu pessoalmente não uso fios de Multifilamento. Acho que trazer o peixe a "reboque" não mete piada.
Depois ainda outra questão, os empates.
Há quem prefira o empate directo no anzol, uns dizem que dá para todo o tipo de peixes e tamanhos, mas eu não acredito. Só um peixe com óculos é que lá vai.
Eu uso uma linha no carreto e outra linha para empatar, utilizo um destrocedor consoante a espessura da linha e aí sim, faço o empate a uma linha diferente.
Mas claro, cada um tem a sua maneira de pescar e as suas manhas...
Com um bom fio e a ajuda de um bom carreto a resistência do peixe terá um maior ou menor (conforme o pescador) grau de dificuldade na sua captura.
Tenham atenção que peixe exerce uma força muito superior ao seu peso, na escolha da linha tenha atenção a este pormenor.
:espi28:
 

Aladdim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
(...)
Eu uso uma linha no carreto e outra linha para empatar, utilizo um destrocedor consoante a espessura da linha e aí sim, faço o empate a uma linha diferente.
(...)
:espi28:

Amigo,
Na pesca onde se utiliza cana com carreto deve-se utilizar SEMPRE destrocedor... sabem pk?

Quero ver esses comentários...
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Amigo,
Na pesca onde se utiliza cana com carreto deve-se utilizar SEMPRE destrocedor... sabem pk?

Quero ver esses comentários...

Eu utilizo os distorcedores com a funcao do fio nao enrolar e partir sob tensao ou abrasao do mesmo :naodigas:
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Eu utilizo os distorcedores com a funcao do fio nao enrolar e partir sob tensao ou abrasao do mesmo :naodigas:

Exactamente, o destrocedor serve para evitar a torção da linha e para unir a linha a outros acessórios.
 

Aladdim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 26, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Eu utilizo os distorcedores com a funcao do fio nao enrolar e partir sob tensao ou abrasao do mesmo :naodigas:

É isso mesmo
Quando se está a recuperar, por vezes o isco provoca o efeito de hélice, se não existir destrocedor estão a ver o estado em k fica o fio. :espi28:
 
Topo