• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Evitar as desferragens

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
A “desferragem” de um peixe de tempos a tempos faz parte da pesca. É impossível não as ter e quem disser o contrário está a ser mentiroso. Se ocorrerem 10% de desferragens durante uma sessão de pesca não é alarmante, mas é indicador de que existe um problema. Apresento-vos aqui alguns conselhos para evitar “desferragens”, fruto do bom senso e de diversas experiências por mim realizadas.
  • Muito Importante:
Se usarem um fio de pesca entrançado, pensem sempre em usar um estralho em nylon (mesmo que seja curto), que absorverá os golpes de cabeça do peixe. Por outro lado evitará mutilar a boca dos peixes devido à falta de elasticidade do fio.
  • Se utilizarem a chumbada “in-line” prefiram um estralho com tamanho inferior a 20cm. Contrariamente à chumbada montada “em derivação” a chumbada “in-line” balança muito mais e provoca muito mais “desferragens”.
  • No combate final com o carpa e logo que ela se aproxima da borda de água, devem estar atentos ao arranque do peixe e convêm ter a embraiagem do carreto “leve” evitando assim a desferragem.
  • Se pescarem num plano de água nunca pescado, podem usar anzóis maiores e mais grossos. Os peixes nunca viram uma linha dentro de água e a sua não desconfiança permite-lhes aspirar profundamente os iscos, não existindo praticamente desferragens.
  • O tamanho do isco deve ser ajustado ao tamanho do anzol. Usar anzóis pequenos com iscos grandes, é mais fácil à carpa desferrar no “cuspir” do isco.
  • O espaço entre a bola (ou outro isco) e o anzol deve ser o suficiente para que este possa rodar e picar a carpa. Através da experiência constata-se que um “cabelo” muito longo proporciona muitas mais desferragens.
  • Para reduzir ao máximo o risco de desferragem, é primordial também ter-se um controlo impecável nos lançamentos. Um estralho emaranhado na linha favorece evidentemente as desferragens.
  • Nota Final: Existem muitas desferragens inexplicáveis. Para tudo é preciso uma pontinha de sorte. Se estiverem em dia “NÃO” arrumem o material e voltem à pesca noutro dia, mas pensem sobre o assunto.


Original: [FONT=&quot]Jorge Maia[/FONT]​
 

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Boas!
"Desferragens" :shy_4_02: esse é o meu problema...
Fiz uma pescaria no mondego onde passei uma manhã inteira de desferragens, ao meio dia tinham desferrado uns 10 peixes e só tinha tirado um barbo de kg e meio... :shy_4_02:
Gostava de saber o que estou a fazer mal, pesco ao fundo com mola, fio 0,30 e estralho 0,20-0,22, normalmente anzois 6-8 com milho ou minhoca mas alguma coisa não deve estar bem...
Algumas ideias? :right:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas!
"Desferragens" :shy_4_02: esse é o meu problema...
Fiz uma pescaria no mondego onde passei uma manhã inteira de desferragens, ao meio dia tinham desferrado uns 10 peixes e só tinha tirado um barbo de kg e meio... :shy_4_02:
Gostava de saber o que estou a fazer mal, pesco ao fundo com mola, fio 0,30 e estralho 0,20-0,22, normalmente anzois 6-8 com milho ou minhoca mas alguma coisa não deve estar bem...
Algumas ideias? :right:

Se pescas com milho, deves estar a pôr mal o milho no anzol. Eu meto o milho como vai na figura. É certo que eu uso anzóis mais pequenos. Não ponhas o milho na ponta do anzol (bico) senão, quando o peixe come o isco, o anzol não espeta tão beme ao puxares o peixe, este desferra mais vezes.

semttuloiu9.gif
 
Última edição:

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Se pescas com milho, deves estar a pôr mal o milho no anzol. Eu meto o milho como vai na figura. É certo que eu uso anzóis mais pequenos. Não ponhas o milho na ponta do anzol (bico) senão, quando o peixe come o isco, o anzol não espeta tão beme ao puxares o peixe, este desferra mais vezes.

semttuloiu9.gif

Pois, eu meto milho a cobrir o anzol... as vezes também meto vários bagos mas ainda não me deu resultados...
Vou experimentar este fim de semana... :espi28::espi28:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Pois, eu meto milho a cobrir o anzol... as vezes também meto vários bagos mas ainda não me deu resultados...
Vou experimentar este fim de semana... :espi28::espi28:

Vários bagos no anzol não é solução. Faz como te disse.
 

danyyyy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2008
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
boas!
disse que ia experimentar a iscar daquela maneira e assim o fiz este fim de semana e dos poucos toques que tive durante a manhã nenhum desferrou... :espi28:
Ainda vou experimentar anzóis mais pequenos, mas qual o tamanho mínimo aconselhável para pescar com milho?
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
boas!
disse que ia experimentar a iscar daquela maneira e assim o fiz este fim de semana e dos poucos toques que tive durante a manhã nenhum desferrou... :espi28:
Ainda vou experimentar anzóis mais pequenos, mas qual o tamanho mínimo aconselhável para pescar com milho?

Amigo o mínimo que te aconselho para iscar milho sera um 16.
 

Joelsniper

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 3, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
dessculpa estar a intrometer e neste caso, a colocar outra duvida...

esta do milho já me ajudou mas tenho outro problema....

neste caso é o do ENGODO.

pesco tb com mola e queria um engodo caseiro de forma a ficar muito barato para colocar nas molas... queria algo que se mistura-se com a farinha 115 dos frangos... ou achas que colocando só a farinha já é suficiente?

obrigado
 
Topo