• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda para compra de Portátil !

Status
Não está aberto para novas respostas.

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigos.

Então é assim , eu precisava de uma opiniões acerca de portáteis.
Estou a pensar comprar um ,mas a oferta é tanta que o dificil é escolher ,tendo em conta a Qualidade versus Preço ,claro.

Estou disposto a gastar entre 1200 a 1400 € ,mas estou indeciso entre alguns que ja andei a ver... Se me pudessem dar umas opiniões agradecia

PS: as marcas que mais me agradam são ,HP ,Toshiba , ou então Sony Vaio , mas claro não se pode ir so pela marca como é obvio,pois já vi alguns "maquinões" tipo Acer's ou Asus a preços mais baixos que os referidos acima.

Desde já agradeço a quem me possa dar uma ajudinha.

Cumprimentos
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
caro amigo, a opiniao que dou a todos os meus clientes e amigos é a seguinte, :

Primeiro é necessário ver se o portatil é para trabalho , estudo ou lazer.

Segundo se é necessário o portatil ter certas especificações, tais como Webcam integrada e bluetooth.

Pronto o que necessitas saber é mais ou menos isto.

Tipo de utilização
O portátil que vai comprar deve responder às suas necessidades

Entretenimento
Se quer ver DVDs enquanto viaja, pense num ecrã widescreen de 15,4” ou 17”, assim como numa máquina baseada no CPU Intel Centrino, que assegura que a sua bateria dura pelo menos tanto quanto o filme que está a ver. Se pretende manter o seu portátil em casa, obterá mais pelo seu dinheiro com uma solução menos portátil. Muitas máquinas de substituição de desktop vêm agora com capacidades de modificação, como drives de DVD-RW e leitores de cartões, pelo que pode usá-los também para todas as suas necessidades de processamento de imagem.

Trabalho/mobilidade
Muitos portáteis vêm com 512Mb de RAM, o que é suficiente para um uso básico se o que pretende é usar o Word e o Excel. Cuidado com a autonomia da bateria se estiver a trabalhar, pois com certeza não quererá que a energia se esgote antes de acabar a viagem ou a meio de uma apresentação. Por estes motivos, recomendo sempre uma solução Intel Centrino. Não só a plataforma Centrino permitiu ao fabricantes chegarem a especímes ainda mais pequenos, como também tem resultado como uma das opções mais eficazes em termos de consumo de electricidade.

Jogos
Se quiser jogar num portátil, há alguns pormenores em que deve insistir. No que diz respeito à memória, pelo menos 512Mb serão necessários e o disco rígido não deverá ter menos de 80Gb. Deverá ser um investimento à prova de futuro, ou seja, caro. Isto quer dizer que também precisará de pensar nos gráficos. Neste capítulo, a ATI tem estado passos à frente da nVidia, embora ambas as empresas estejam prestes a lançar soluções que tornarão os jogos em notebooks mais próximos da realidade desktop.

Cuidados na configuração
Um portátil é mesmo a soma das partes. Certifique-se de que as suas são as melhores

Processador
Tanto a Intel como a AMD oferecem processadores de baixo consumo e boa dissipação energética, concebidos para prolongar a autonomia da bateria sem sacrificar a velocidade do processador. A tecnologia Centrino da Intel tem uma performance avançada sem danificar a vida da bateria, enquanto o Athlon 64 e o P4 hyperthreaded (há também disponível uma versão móvel) são comuns nos portáteis chamados de substituição de desktop.

Gráficos
A má performance na parte gráfica tem implicado um atraso nos portáteis, quando comparados com os computadores desktop, mas os tempos estão a mudar. Muitos portáteis ainda têm chipsets gráficos onboard, mas os laptops de topo já incluem as melhores ofertas, nomeadamente das concorrentes ATI e nVidia.

Memória RAM
Tal como o tamanho do disco rígido, a quantidade de memória de que precisa está directamente relacionada com a utilidade que quer dar à sua máquina. A maior parte dos novos portáteis vem equipada com 512Mb, valor que deve ser considerado como mínimo caso queira fazer mais do que escrever no Word.

Disco rígido
Considere um disco de 40Gb como um tamanho mínimo dos mínimos. Capacidades de disco maiores – como 60Gb ou 80GB – estão frequentemente disponíveis como opcionais, e tendo em conta o fraco potencial de upgrade nos portáteis, um disco rígido maior é muitas vezes boa ideia.

Autonomia
A nova tecnologia Centrino da Intel veio fazer com que que os portáteis já não tenham consumos elevados de energia. Alguns deles até têm baías de expansão, permitindo-lhe, por exemplo, substituir a drive óptica por uma segunda bateria para aumentar a autonomia.

Drive óptica
A maior parte dos portáteis actuais vem com uma drive óptica combinada de DVD-ROM e de CD-RW. Alguns dos laptops da nova geração têm também drives de DVD com gravação.

Software
As únicas coisas que pode ter a certeza de receber quando compra o novo hardware é o sistema operativo e o software necessário para pôr a funcionar algum hardware chave do sistema. Não vai conseguir obter muita coisa de graça por parte dos vendedores de portáteis.

Garantia e serviço
Os bons portáteis são também definidos pelas coisas que não pode ver, e aqui inclui-se a garantia do fabricante. O suporte pós-venda varia normalmente entre um e três anos, embora um mínimo de garantia deva incluir 12 meses, com um serviço a nível europeu de recolha e devolução incluindo preços de peças e de trabalho. Vale a pena verificar qual é o serviço que vai obter.

Tamanho
Se viaja muito, pode querer optar por um portátil delgado e levezinho. Mas uma boa portabilidade quer dizer que haverá soluções de compromisso; um LCD mais pequeno, menos poder, talvez uma drive de CD/DVD externa, em vez de integrada. Se exige uma funcionalidade completa ou boa capacidade para jogos, considere um sistema “tudo-em-um” mais pesado. Estes “substitutos de desktop” têm uma vida de bateria miserável, mas podem ser configurados com os processadores mais rápidos, drives de DVD de reescrita e mostradores widescreen.

Preferencialmente tenho um certo gosto pelos portateis da ASUS e TOSHIBA.
Asus numa questão ergonomica do portatil e Toshiba em relação a experiencia e durabilidade do mesmo alem de a Toshiba ter uma politica de reparação muito boa.

Espero que tenha ajudado a escolher.
 

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Desde já agradeço ,o tempo dispendido para responder á minha questão.

Bem, o portatil irá ser para trabalho (em Photoshop,Flash,e talvez processamento de video com o Pinnacle),muito embora não descarte a opção de Lazer , dai que talvez necessite de uma boa gráfica , no minimo talvez 512 com 256 dedicada ,uma memoria ram nunca inferior a 1024 mb ,o processador pelo que já vi pelo preço que pretendo gastar ,varia entre 1.6 e 1.8 .

A minha duvida está na questão das muitas escolhas existentes,por isso ainda me encontro bastante indeciso...:crazynew3:


Pretendia comprar uma máquina que se aguentasse no minimo 3 a 4 anos .

Vou ter que pesquisar ainda mais ,mas aceito sugestões.

Abraço
 

Feiticeiro1

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
Ola Amigo
Na minha opiniao como Eng Informatico e ja tive uma empresa de informatica de vendas trabalhei com varias marcas e posso dizer que a que mais me agradou foi a Asus tanto a nivel de estetica dos portateis como de qualidade de material e de garantias aconcelho-te a passar pela pagina deles h**p://pt.asus.com/products.aspx?l1=5 e dares uma vista de olhos pois la tem varoias gamas onde podes optar por qualidade e preço uma vez que eles abragem um largo mercado de trabalho tanto no portateis para jogos passando pelos familiares entrando na linha PRO.
E apenas uma opiniao pois a decisao sera sempre tua amigo.
Abraço
 

Tiago Soares

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
ola amigo.

adquiri agora um Toshiba satellite A100-498 que me custou 1299€
aqui vão as caracterisiticas:

Processador: Tecnologia Móvel Intel Centrino Duo
- Core 2 Duo T5600
- FSB: 667 Mhz
- chipset: Intel 945PM + ICH7M
Velocidade do Processador: 1.83 GHz
Cache: 2 MB cache nível 2
Memória: 1024 MB DDR2 RAM (1x 1024MB)
- Expansível a 4.096 MB
Interfaces: 1x Adaptador de suportes Media 5 em 1
- 1x auriculares
- 1x entrada DC
- 1x monitor externo
- 1x RJ-45
- 1x RJ-11
- 1x saída TV
- 4x USB 2.0
- 1x i.LINK (IEEE 1394)
Expansibilidade: 1x PC Card Tipo II, 1x PC Card (Express card), 2x slots de memória (1 para configurar)
Discos Duros: S.M.A.R.T. 160 GB (5.400 rpm), Enhanced IDE, SATA
Drive: DVD Super-Multi Double Layer
- Todos os formatos de gravação: DVD-R/RW, + -R(DL)/+RW e DVD-RAM)
Ecran: TFT de 15,4" WXGA panorâmico, TruBrite
Placa Gráfica: NVIDIA GeForce FX Go 7300, 128 MB DDR 2 SDRAM (dedicada) PCI Express
Sistema Audio: SRS TruSurround XT e SRS WOW
- 16 bits estéreo
- Colunas estéreo Harman/Kardon
Sistema Vídeo: Modo de Video Interno: 16,7 milhões de cores com uma resolução 1.280x800
Modem: Modem integrado Azalia 56Kbps V.90, (preparado V.92), 14.4Kbps Fax
Placa de Rede: 10/100 Base-TX
- Ethernet Lan
Wireless: WLAN 802.11a/b/g (13ch) - Golan, (compatibilidade W iFi)
- Bluetooth 2 .0 + EDR
Dispositivo apontador: Touch Pad
Bateria: Iões de lítio
- Autonomia máxima de 3.00H (Mobile Mark)
Fonte de alimentação: Adaptador C.A. Autosensitivo, 90/240V, 3 ,42A, 19V
Sistema Operativo: Windows XP MCE 2005 - Media Center Edition (PT)
Software incluído: Microsoft Office OneNote 2003 (PT)
- Sonic Record Now!
- InterVideo Win DVD Creator Platinium 2
- W in DVD
- Windows Movie Maker 2
- Norton Internet Security 2006 (gratuito 90 d ias)
- Toshiba ConfigFree Ver. 5.9
- Manual Utilizador On-line
- Utilitários e drivers Toshiba
- Adobe Acrobat Reader
Dimensões: (C x L x A) -» 360 x 267 x 29.8/ 36.8 mm
Peso: 2,72 Kg

dentro do preço para mim é a melhor escolha.

cmps
Tiago soares
 

FLN

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Por muitos motivos a Asus... tive um toshiba que queimou a motherboard 1 mês antes de acabar a garantia a reparação durou 1 mês e meio...

Tive um asus da empresa que durou 3 anos com duas quedas pelo meio (ainda que dentro do saco) pentium III e com 256 de ram com o xp, usado para net, e-mail, texto, publisher, etc. e mesmo assim não se arrastava.

Opinião pessoal: Asus.

Abraço!


PS: Para edição de video necessitavas ainda de mais memória (só para ser mais rápido), a placa gráfica aqui não é tão importante.
 
Última edição:

V_For_Vendetta

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
322
Gostos Recebidos
0
Sei que não é a opção mais acessível (preço - qualidade) mas aconselho-te a HP pela qualidade e durabilidade comprovada. Eu não me importo de pagar a marca, se esta for fiável, pois por vezes o barato sai caro. Tenho um hp há mais de 2 anos e até hoje tem sido sempre a bombar a 1000000000000%.


Um abraço

dragonball
 
Última edição:

discipulo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
Nada melhor que ASUS

:left: Actualmente não á melhor que ASUS. tem vários modelos agora depende que queiras gastar ou que o pretendes. faz pesquisa.
representante em portugal niposom
não consegues melhor preço.
 

cyberlinux

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Comprei à pouco tempo 1 acer com intel core 2 duo, com especificoes
semelhantes às do portatil asus ja aqui apresentado.
1099 eur. na worten

ate agora 5 estrelas..com 1 ecran wxga crystal brite
muito porreirinho..webcam integrada..micro ..120gb de disco.

ate em linux se portou muito bem..tudo é detectado..
somente a webcam ainda nao existem drivers..mas está para breve.

Eu ja tinha um acer..há já 2 anos, que nunca teve uma avaria.

Este novo portatil..tras uma nvidia 7300..que já dá para entreter muito bem
em jogos.

Comprei este portatil + para trabalho duro (heavy work), para estar sempre a bombar em multi processos..principalmente em linux.

Portanto, aqui fica a sugestão..se optares por este portatil..de certeza que não ficarás desiludido.

Cerveja Gforum
 

Tiago Soares

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Os ACER também me parecem uma escolha acertada em relação performance/preço.
É uma questão de investigares nos vários sites de informática que tens á tua disposição na net e veres o que mais se adequa á tua necessidade.

cmps
Tiago Soares
 
Última edição por um moderador:

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
È obvio que todos temos experiencias mais ou menos conseguidas com uma ou outra marca ou um ou outro modelo... quando destacamos este tópico era sobretudo para que se entenda nas respostas que não há escolhas prefeitas.
Poderão ser mais ou menos equilibradas.

Este tema do 'melhor' é sempre subjectivo...
Há malta que tem o X que é excelente... ou Y que também é mto fixe... se bem que o 'primo' também tem o Z que nunca o deixou ficar mal...

Na resposta do amigo Tolboy tá la tudo...

Atenção à função que irão dar ao equipamento... imaginem que vão viajar constantemente com ele e compram o XPTO excelente com um TFT de 17" panoramico dual core e placa dedicada de 256MB ddr mas que por acaso pesa quase 5kg... e além disso vão sobre tudo usar o pacote MS Office... Fará isto sentido???

Compras seguras...
Marcas de renome MUNDIAL com suporte nacional local e não do tipo 'assemblado' (brancas)
Dentro destas HP (atenção aqui à diferença entre a linha doméstica e empresarial, a linha doméstica é a que tem o XPHOME e é igual à qualquer modelo de gama media/baixa), Toshiba, IBM, Dell e ... porque não Apple e Sony Vaio para quem não se importa de pagar um extra pela beleza do bicho.
depois:
ASUS, ACER, LG, Fujitsu, AIRIS (este com alguma dose de boa vontade), Packard Bell (estes com uma excelente relação qualidade/preço)
depois:
Todos os assemblados brancos.

Coisa fundamental nestes equipamentos verifiquem o nivel de aquecimento do mesmo. Habitualmente as lojas destes equipamentos dão sempre 15 dias de experiência/troca. Façam um teste de 'stress' ao equipamento durante os 1os dias, do tipo puxarem pelo CPU durante algum tempo (sem deixar o Laptop adormecer) e verificar o aquecimento/funcionamento da ventoinha.
Se aquecer vejam se dá para trocar... please...please...please... o calor é o maior inimigo dos componentes eletronicos logo a seguir obviamente à água.

he he he

PS: Este topico serve de 'guia de compras' para qualquer outro equipamento informatico... Lembrei-me de mais uma... As revistas da espcialidade são pagas para muitas vezes aconselhar determinada marca/modelo...
 
Última edição:

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Boas amigos

Bem ,quero agradecer a todos o tempo dispendido a responder á minha questão/dúvida .

Tenho andado a ver portateis, e de facto os olhos fogem-me para o HP ou então em "alternativa" o sony

Um amigo meu comprou um Asus , n tou a ver agora a referencia, andou á volta dos 1250€, e de facto aquilo vem mto bem equipado,placa grafica 512/256 dedicada , disco 120gb , RAM 1024 (peca em minha opinião por isso) , é um 1.83 se não estou em erro, de 15.4'' . Mas o facto é que a nivel de estectica( e isso obviamente é relativo) , não me enche os olhos .

Já me deram varias opiniões "pessoais" alguns a irem pro Asus , outros a preferirem a HP ou Toshiba e mesmo outros a optarem pela Sony ...

O que me deixa um pouco mais esclarecido mas ao mesmo tempo confuso .


Ainda não comprei o dito cujo , mas se calhar vou optar pelo " HP dv2173ea "
ou então pelo Sony (se houver uma promoção jeitosa) Vaio VGN-FE31H
, vi precisamente um hoje , e fiquei deslumbrado :) ...

Com isto não quero dizer que as vossas opiniões estejam correctas obviamente! Caso a estectica fosse a meus gostos ,se calhar optaria por um Asus visto serem a meu ver os que fazem melhor preço comparativameente á qualidade que teem! Mas prefiro dar mais algum possivelemente em detrimento dos componentes do PC , mas olhar para ele todos os dias e gostar do que tou a ver...

Desde já agradeço a quem aqui deixou a sua opinião

O meu obrigado!

Cumprimentos:spi70[1]: :GForumfixe:
 
Última edição:

mcruz7067

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
45
Gostos Recebidos
0
toshiba sattelite
120 disco
1024 ram ddr2
placa grafica 256mb sem ser partilhada
centrino
dual core 2
dravador dvd rw
web cam incorporada 1,3 mega pixel
é bom para jogos trabalho estudo internet
preço entre os 1100 e 1200 aerios
 
F

fertebras

Visitante
ASUS amigo

asus tá com boa qulidade preço

e melhor ainda tem a melhor assistencia do mercado.

Assistencia - diz tudo

5*****
 

RMOS

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
132
Gostos Recebidos
0
nao te metas com acer. tenho 1 que me faz sentir arrependido, uma vez que a assistencia tecnica é uma porcaria. estive 1 mes sem o portatil so para fazer 1 actualizaçao à bios.

procura toshiba, uma vez que abres um acer e muitos componentes sao toshiba. quanto a asus, li algumas vezes que tinha problemas nas motherboards mas nao sei se é verdade ou nao passou de especulaçao. quanto a hp parece-me interessante apesar de ter alguns portateis demasiado maçudos. depois para investir num sony vaio penso que nao vale a pena gastar mais dinheiro para comprar determinado pc uma vez que poderias comprar um toshiba como melhores caracteristicas e talvez mais barato que um sony.


opinar nao é crime :D


cumps
feliz ano de 2007!!!
 

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Meus amigos ...

Basculhei , basculhei e apos mtas opinioes decidi comprar este bixinho Sony VAIO-VGN FE31H ... Foi num momento de loucura :D

Voces de facto tem razao ... Esse custou-me 1331€ na MpInfor (loja no porto,em promoçao) por esse preço comprava em termos de hardware uma coisa melhorzinha se fosse pra outras marcas para as quais tambem estava inclinado , como Toshiba ,Asus ou mesmo HP (Acer meti logo de parte,nao gosto :) )
Mas prontos , como sou daqueles que gosto de comprar uma coisa que realmente gosto ,sempre me fugiu os olhos pros Vaio...

Posso-vos dizer que em termos de performance chega e sobra perfeitamente para o que necessito ,embora peque por so ter 1gd ddr ram...

Softwares de Ediçao de Imagem (photoshops e afins ) e Softwares de Animaçoes (flahs e afins) tem-se portado bem...

Softwares de tratamento de video tipo Pinacles ainda n testei...

No que toca a aos jogos ainda so testei o Need 4 Speed Carbon , rola bem na resoluçao media .

Mas de facto ,para já ainda n estou arrependido , é simplesmente aos meus gostos :) lindo :D

Um Bom Ano para todos !!

:spi70[1]: :spi70[1]:
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo