• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cooler em DDRII

m4f0

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2006
Mensagens
106
Gostos Recebidos
0
amigos.. eu estou a pensar em comprar uns coolers para a mh ram.. a questao é... vale a pena? e compro em aluminio ou cobre?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
amigos.. eu estou a pensar em comprar uns coolers para a mh ram.. a questao é... vale a pena? e compro em aluminio ou cobre?

A propriedade do material que indica o quanto bom ele é para conduzir calor através de si mesmo é conhecida por condutividade térmica (k). Quanto maior for o valor de k, melhor é o material para transferir calor por condução. A tabela abaixo relaciona alguns materiais e seus respectivos valores de condutividade térmica:



Substância
k(W/m.K)
Prata* 430
Cobre* 400
Ouro* 310
Alumínio* 240
Ferro* 80
Chumbo* 35
Gelo** 2
Concreto**0,8
Vidro** 0,8
Borracha** 0,2
Madeira** 0,08
Água*** 0,06
Ar*** 0,023

* - À 25 ºC.
** - Valores médios aproximados.
*** - À 20 ºC.

ou seja, prata é o melhor metal condutor térmico que existe, o é o 2º melhor, o ouro é o 3º e o aluminio é apenas o 4º, por isso seguindo a lógica seu cooler de cobre dara melhores resultados.
Quanto ao usar cooler´s nas ram´s depende do overcloking sujeito,so saberás se surte efeito inserindo uma sonda termica nas actuais e depois de ter o cooler instalado.

cumpts
hell
 
Topo