• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Que rádio CB comprar

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde!

Muito obrigado amigos, pela ajuda. Na próxima semana vou tomar uma decisão. Não sei se será uma boa ideia começar por uma coisa mais fraca e, portanto, mais baratinha, para depois a melhorarmos e acabarmos por gastar mais dinheiro!... Depois da compra darei mais informação. O meu bem haja a todos!

Cumprimentos,
oger
 
Última edição:

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Noite!

Entusiasma-me muito o mundo das radiocomunicações amadoras e por isso queria comprar um rádio CB que tivesse um alcance razoável e que fôsse autorizado em Portugal. Como sou maçarico na matéria, pedia ajuda ao Forum sobre as marcas que a seguir indico e que retirei da Firma radiocenter:

- SUPER STAR 3900 AM/FM/SSB;
- SUPER JOPIX 2000 AM/FM/SSB;
- MAGNUM DELTA FORCE (BANDA 10 MTS).

1- Qual destes aparelhos aconselham?

2- Qualquer um deles é permitido utilizar em Portugal?

3- Haverá uma alternativa melhor em preço e qualidade?

Muito agradeço pois a vossa ajuda!

Cumprimentos,
oger

:espi28:
 

Avenches

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
270
Gostos Recebidos
0
Boa Noite!

Entusiasma-me muito o mundo das radiocomunicações amadoras e por isso queria comprar um rádio CB que tivesse um alcance razoável e que fôsse autorizado em Portugal. Como sou maçarico na matéria, pedia ajuda ao Forum sobre as marcas que a seguir indico e que retirei da Firma radiocenter:

- SUPER STAR 3900 AM/FM/SSB;
- SUPER JOPIX 2000 AM/FM/SSB;
- MAGNUM DELTA FORCE (BANDA 10 MTS).

1- Qual destes aparelhos aconselham?

2- Qualquer um deles é permitido utilizar em Portugal?

3- Haverá uma alternativa melhor em preço e qualidade?

Muito agradeço pois a vossa ajuda!

Cumprimentos,
oger

:espi28:


Olà amigo Oger passe por aqui penso que encontra aquilo que procura,caso naô encontrar apite 73s


h**p://www.radiocb.com/
 

jota carlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Conheço esses equipamentos, e deste já te digo que ainda não existe versão de nenhum deles para Portugal, pelo menos que eu saiba, só a President está a fazer rádios para a nossa legislação, dentro dessas características, com o certificado de conformidade, mesmo assim há listas de espera nas lojas para adquirir rádios conforme a nossa legislação, sobre esses 3 modelos posso dizer-te, em traços gerais:

SUPERSTAR 3900-Campeão de vendas, canais baixos, super baixos altos e super altos, intermédios (+ 10Khz), estabilidade em frequência com a temperatura um desastre, pelo menos na utilização em barra móvel, está sempre "torcido", consoante está calor ou frio (a temperatura é responsável pela variação do VFO)
bom para utilizar em QTH (Temperatura constante), 4 w am/fm 12 ssb (pode-se puxar), rádio de guerra à prova de tudo (estacionárias inclusive) qualidade de construção fraca, componentes fracos.

Superjopix-conheço e já trabalhei com o ithaca, modelo muito bem conseguido, com frequencímetro e modulação de boa qualidade, chega a confundir-se com decamétrico (a modulação, pois claro), faz frequências que nunca mais acaba, boa estabilidade em frequência, e boa potência de saída (pode-se puxar), + potência que o ss3900

e o melhor para mim- delta force, possibilidade de alterar as bandas onde trabalha só por troca do switch interno, (11 metros incluido) frequencímetro em LCD, câmara de eco com possibilidade de pré escuta, andar de saída com 3 transistores, préamplificador de micro (incorporado na placa da câmara de eco) brutal, estabilidade em frequência muito aceitável, um rádio feito para funcionar nos 10 metros (CT2), mas direccionado sem a menor dúvida para os 11 metros, a câmara de eco diz tudo, não se usam roger beep, nem ecos nas bandas de amador, o mais caro, componentes (circuitos integrados) da pré amplificação e eco raspados na referência e mais alguns, o único senão, se avaria a câmara de eco e pré é uma chatice, não se conhecem os c. integrados, fazem isto quando alguns circuitos são patenteados, que é o caso do magnum, não querem que se copie o circuito, mas depois complicam ao comprador quando surge qualquer avaria, resolve-se, mas demora muito mais tempo.

Qualquer destes rádios não respeita a legislação Portuguesa dos 11 metros, sendo o Delta Force o mais potente.

Mas ainda andam para ai à venda alguns Jackson com transístor de saída de linear, o MRF 455 ou o equivalente SD, com + de 50 wiskies, muitos sensíveis às ondas estacionárias (queimam) e neste momento custam à volta de 60 euros (o transistor) interdita a utilização de linear nestes rádios por razões óbvias.

Cumprimentos
 
Última edição:

flims

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
2
Conheço esses equipamentos, e deste já te digo que ainda não existe versão de nenhum deles para Portugal, pelo menos que eu saiba, só a President está a fazer rádios para a nossa legislação, dentro dessas características, com o certificado de conformidade, mesmo assim há listas de espera nas lojas para adquirir rádios conforme a nossa legislação, sobre esses 3 modelos posso dizer-te, em traços gerais:

SUPERSTAR 3900-Campeão de vendas, canais baixos, super baixos altos e super altos, intermédios (+ 10Khz), estabilidade em frequência com a temperatura um desastre, pelo menos na utilização em barra móvel, está sempre "torcido", consoante está calor ou frio (a temperatura é responsável pela variação do VFO)
bom para utilizar em QTH (Temperatura constante), 4 w am/fm 12 ssb (pode-se puxar), rádio de guerra à prova de tudo (estacionárias inclusive) qualidade de construção fraca, componentes fracos.

Superjopix-conheço e já trabalhei com o ithaca, modelo muito bem conseguido, com frequencímetro e modulação de boa qualidade, chega a confundir-se com decamétrico (a modulação, pois claro), faz frequências que nunca mais acaba, boa estabilidade em frequência, e boa potência de saída (pode-se puxar), + potência que o ss3900

e o melhor para mim- delta force, possibilidade de alterar as bandas onde trabalha só por troca do switch interno, (11 metros incluido) frequencímetro em LCD, câmara de eco com possibilidade de pré escuta, andar de saída com 3 transistores, préamplificador de micro (incorporado na placa da câmara de eco) brutal, estabilidade em frequência muito aceitável, um rádio feito para funcionar nos 10 metros (CT2), mas direccionado sem a menor dúvida para os 11 metros, a câmara de eco diz tudo, não se usam roger beep, nem ecos nas bandas de amador, o mais caro, componentes (circuitos integrados) da pré amplificação e eco raspados na referência e mais alguns, o único senão, se avaria a câmara de eco e pré é uma chatice, não se conhecem os c. integrados, fazem isto quando alguns circuitos são patenteados, que é o caso do magnum, não querem que se copie o circuito, mas depois complicam ao comprador quando surge qualquer avaria, resolve-se, mas demora muito mais tempo.

Qualquer destes rádios não respeita a legislação Portuguesa dos 11 metros, sendo o Delta Force o mais potente.

Mas ainda andam para ai à venda alguns Jackson com transístor de saída de linear, o MRF 455 ou o equivalente SD, com + de 50 wiskies, muitos sensíveis às ondas estacionárias (queimam) e neste momento custam à volta de 60 euros (o transistor) interdita a utilização de linear nestes rádios por razões óbvias.

Cumprimentos
Caro colega pois o radio pode ser uma sucata mas se a antena for boa e tiver bom rendimento sem muitas percas vai longe .
O meu equipamento e fraco é um yaesu ft9000dx mas chega longe um abraco disponha sempre k precise.:Espi37:
 

jota carlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
"Caro colega pois o radio pode ser uma sucata mas se a antena for boa e tiver bom rendimento sem muitas percas vai longe .
O meu equipamento e fraco é um yaesu ft9000dx mas chega longe um abraco disponha sempre k precise."

O colega está a confundir CB e Rádio amador, FT9000dx nada tem a ver com o que aqui se está a falar, se bem que os 11 metros continuam a ser a minha banda, aquela onde comecei à cerca de 20 anos, ainda no tempos dos indicativos CQ, do GE 25B, dos 148GTL, onde a maior parte ou quase todos começaram, onde fizemos as nossas primeiras experiências, onde se faziam "ródinhas" pela noite dentro e as conversas tinham algum sumo, coisa que hoje já é difícil encontrar, claro que uma boa antena com um rádio fraco faz mais serviço que um ft9000dx ligado a um arame, e ainda há outra máxima, que é a de que ao melhorar a sua estação também está a melhorar a dos outros.
Se tem um ft9000 é porque teve dinheiro para o comprar, ainda bem, eu contento-me com um 847, um 910h com shf, e alguns de hf, e algum equipamento MFJ para calibragem de antenas e cabos, com tecnologia dsp da Texas contento-me com um 847, e com uns quantos mais antigos mas muito fiáveis e mais qualquer coisa...

Cumprimentos bom fim de semana.
 
Última edição:

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigos, pela ajuda que me estão a dar, mas como disse no meu post, sou um leigo nesta matéria! Tenho ouvido falar em algumas marcas, tais como: Alan 78 Plus, Cobra 148, President e outros, mas daí até saber qual deles o melhor, é-me inteiramente impossivel!... Eu sei que, por exemplo, na marca President há vários modelos e nas outras concerteza que também! Já agora podem informar-me até onde posso chegar com um CB destes (Alan, Cobra 148 ou President)? Será que poderei falar para fora do território nacional?

Muito agradeço pois pelas dicas que me possam dar!

Bom Fim de Semana para todos!

Cumprimentos,
oger
:36_2_51:
 

flims

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
2
Obrigado amigos, pela ajuda que me estão a dar, mas como disse no meu post, sou um leigo nesta matéria! Tenho ouvido falar em algumas marcas, tais como: Alan 78 Plus, Cobra 148, President e outros, mas daí até saber qual deles o melhor, é-me inteiramente impossivel!... Eu sei que, por exemplo, na marca President há vários modelos e nas outras concerteza que também! Já agora podem informar-me até onde posso chegar com um CB destes (Alan, Cobra 148 ou President)? Será que poderei falar para fora do território nacional?

Muito agradeço pois pelas dicas que me possam dar!

Bom Fim de Semana para todos!

Cumprimentos,
oger
:36_2_51:
ola oger
amigo qualquer radio chega fora do pais inde te encontras a propagacao e k manda ja fiz contactos para varios paises so com 4 w por isso hôje em dia tens onde escolher como marca isso tb vai da carteira de cada um fica bem bons dx 73shb9t??Cerveja Gforum
 

flims

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
111
Gostos Recebidos
2
"Caro colega pois o radio pode ser uma sucata mas se a antena for boa e tiver bom rendimento sem muitas percas vai longe .
O meu equipamento e fraco é um yaesu ft9000dx mas chega longe um abraco disponha sempre k precise."

O colega está a confundir CB e Rádio amador, FT9000dx nada tem a ver com o que aqui se está a falar, se bem que os 11 metros continuam a ser a minha banda, aquela onde comecei à cerca de 20 anos, ainda no tempos dos indicativos CQ, do GE 25B, dos 148GTL, onde a maior parte ou quase todos começaram, onde fizemos as nossas primeiras experiências, onde se faziam "ródinhas" pela noite dentro e as conversas tinham algum sumo, coisa que hoje já é difícil encontrar, claro que uma boa antena com um rádio fraco faz mais serviço que um ft9000dx ligado a um arame, e ainda há outra máxima, que é a de que ao melhorar a sua estação também está a melhorar a dos outros.
Se tem um ft9000 é porque teve dinheiro para o comprar, ainda bem, eu contento-me com um 847, um 910h com shf, e alguns de hf, e algum equipamento MFJ para calibragem de antenas e cabos, com tecnologia dsp da Texas contento-me com um 847, e com uns quantos mais antigos mas muito fiáveis e mais qualquer coisa...

Cumprimentos bom fim de semana.
Jota carlos o amigo tem de me dar umas licoes para eu aprender o k é radioamadorismo e radio cb .
A minha questao e a seguinte o amigo fala ate parece k e o maior e nao tenho so um ft9000dx mas tenho ft857 icom706 ft920 kenwood thd7 ft7800 icom9000 acom 2000 sera k esta mais contente agora de certeza k quando o amigo comecou a fazer radio eu ja sabia isso a muito fique bem bons dx espero escutalo na frequencia todas claro 73s :left: :Espi06:
 

jota carlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Não tenho pretensões de ser o maior, nem de dar lições a ninguém, simplesmente respondi a uma questão de maneira geral, de um outro colega sobre os 3 rádios que ele pretendia saber, se o amigo sabe a diferença de uma coisa e da outra não deveria ter vindo com sarcasmos e ironias de comparar o ft9000 com os rádios que aqui se estavam a comentar, se cada vez que alguém fizer uma pergunta ou tiver uma dúvida então que ninguém se atreva a responder porque pode ser acusado de ser o "maior", pois eu tenho dúvidas e tenho a certeza que há muita coisa que não sei, e também me engano.
Não é esse o objectivo deste fórum, nem desta secção, e está muito longe de ser esse o espírito de quem faz rádio e gosta disso, o meu objectivo foi comentar aquilo que achava dos equipamentos que o colega oger pedia opinião, baseado na experiência que tinha, e por conhecer muito bem esses equipamentos, porventura haverá quem não concorde e tenha outra opinião, somos livres de discordar, mas temos de o fazer com argumentação válida.


Cumprimentos
 
Última edição:

Sonhador_1962_

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
304
Gostos Recebidos
1
Minha opinião passa pelo MAGNUM DELTA FORCE ou o presidente jakson, talves o jakson seja menos problematico embora estes 2 modelos penso não serem homolgados
cups
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde!

É isso, caro colega Sonhador_1962_ , estou mesmo inclinado pelo President Jackson II que parece ser um bom rádio e segundo julgo está homologado em Portugal. Agora tenho dúvidas em relação às antenas, antena de base e antena para o carro. Tenho ouvido bons comentários à antena de base President Black Pirate 5R e à Sirio 827. Para o carro (portátil), tenho visto boas referências à antena Santiago 1200. Será que podes dar uma ajuda?

Desde já agradeço.

Cumprimentos,
oger
 

radio33

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 26, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde!
É isso, caro colega Sonhador_1962_ , estou mesmo inclinado pelo President Jackson II que parece ser um bom rádio e segundo julgo está homologado em Portugal. Agora tenho dúvidas em relação às antenas, antena de base e antena para o carro. Tenho ouvido bons comentários à antena de base President Black Pirate 5R e à Sirio 827. Para o carro (portátil), tenho visto boas referências à antena Santiago 1200. Será que podes dar uma ajuda?

Boas colega,

De facto o President jacksonII é muito bom. Eu comprei um na CAT24 e eles tinham lá uma antena President Black Pirate ao preço antigo. Tirei a Vector 4000 e montei a Pirate. Melhorou a emissão mais de 50%. No movel, claro a Super Santiago a 35.00 €. Tambem alterei logo o Jackson, demora um segundo, basta cortar um fio e nada mais, passa logo para 400 canais e power (muitooooo) 51/73
Compre esse conjunto e fica bem servido.
 

sotam

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
208
Gostos Recebidos
0
E/R

Bom dia
Amigo oger, para iniciação nestas bandas de 11 mts, parece-me razoável começar por investir em equipamentos simples e económicos, a pouco e pouco vai-se evoluindo, não quer dizer que simples não sejam eficientes e não satisfaçam a grande maioria das necessidades. Atenção adiquira equipamentos que tenham RoHS e o respectivo certificado para Portugal, isto para não ter por vezes problemas, já agora antena móvel uma RML 145 da Cobra ou da Sirius, satisfaz plenamente e falamos num investimento de 120 a 150 € radio e antena, consoante o fornecedor. Após uns tempos de utilização, começa a ver as varáveis que a CB potencia e aí sim, já saberá dar valor a um investimento de um President Jackson e uma Santiago 1200.
O bom que esta banda tem, é com pouco investimento/conhecimento poder fazer-se o que ás vezes com grandes bombas e conhecimento não se faz...
73/51
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde!

Muito obrigado amigos, pela ajuda. Na próxima semana vou tomar uma decisão. Não sei se será uma boa ideia começar por uma coisa mais fraca e, portanto, mais baratinha, para depois a melhorarmos e acabarmos por gastar mais dinheiro!... Depois da compra darei mais informação. O meu bem haja a todos!

Cumprimentos,
oger
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Noite!

Conforme prometi, aqui estou para dizer que já aqui tenho o meu President Jackson II Asc. Não sei se foi a melhor escolha, pois acabei de ver noutro Forum alguns comentários àcerca dele que confesso me começam a desanimar! Será que o rádio por ser fabricado na China já não presta? Então a President não terá o seu bom nome a defender e deixou fabricar uma "porcaria" qualquer? Alguém desta Casa conhece este CB? Se puderem dar alguma informação agradeço.

Cumprimentos,
oger
 

diaz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 30, 2007
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Boa Noite!

Conforme prometi, aqui estou para dizer que já aqui tenho o meu President Jackson II Asc. Não sei se foi a melhor escolha, pois acabei de ver noutro Forum alguns comentários àcerca dele que confesso me começam a desanimar! Será que o rádio por ser fabricado na China já não presta? Então a President não terá o seu bom nome a defender e deixou fabricar uma "porcaria" qualquer? Alguém desta Casa conhece este CB? Se puderem dar alguma informação agradeço.

Cumprimentos,
oger
Caro oger ;

Verdadeiramente não conheço, por utilização própria, o PRESIDENT JACKSON II ASC , também porque este equipamento só começou a ser comercializado em Portugal no início de Janeiro . Apenas e pelo que sei , por QSO´s de café , por quem o possui e por algumas informações que possuo, é um rádio óptimo na sua gama .

Talvez este equipamento seja mesmo feito na linha sucessora dos célebres JACKSOM, GEORGE e LINCOLN , a julgar pelas coincidências técnicas de que é dotado . Se assim for, e parece ser, então temos equipamento a sério .

No entanto e pela experiência que tenho em rádios da marca Presidente , posso garantir-lhe, sem qualquer dúvida , que será obrigatoriamente um bom equipamento, pois a President com mais de uma dezena de modelos no mercado desde há muito tempo a esta parte, tem primado pela excelência nos seus equipamentos.

Depois e porque este equipamento está homologado para todas as Normas Europeias, e também porque será um regresso anunciado da “legalidade” da SSB ( modulações LSB/USB) , portanto com um mercado garantido, o PRESIDENT JACKSON II ASC não ficará muito distante dos seus parentes que o antecederam , com características idênticas .

Posso ainda acrescentar que é um equipamento inovador, não só pelas suas características, muito peculiares e sempre do agrado do utilizador mas e também porque permite algumas nuances técnicas .

Seja este equipamento feito na China ou na Somália , será sempre um bom rádio, isso lhe garanto eu .

CQE9151 – GAVIÃO

h**p://www.gaviao.radiocb.com

Com os meus 73/51 VirgíliOliveira
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Boa Noite!

Obrigado amigo diaz, já fico mais descansado. Mas entretanto, pedia-lhe o favor de entrar, no site xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx (Secção Outros:RA- CB & Escuta; Sub-secção Novidades) e depois, se possível, comentasse o que lá dizem sobre o President Jackson II Asc.

Desde já agradeço a sua compreensão e ajuda.

Cumprimentos,
oger

:38:

Amigo oger
Este tipo de links não sao permitidos no fórum, fica o aviso.


 
Última edição por um moderador:

diaz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 30, 2007
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Caro oger ;

Dei já dei uma leitura atenta sobre a “apresentação” do President Jackson II asc , no fórum que referenciou.
A julgar pela prosa apresentada, o teste de visualização “in loc” foi levado a cabo por alguns “técnicos” , segundo dizem . Mas seria mesmo assim ?!
Para mim , e isto muito honestamente, este equipamento assemelha-se muito ao President Jackson ou até ao President J.F.K. e , portanto mesmo sendo diferentes são muito “iguais” em apresentação de chassi . Com uma ou outra alteração de base . E naquela altura ninguém se importou com as soldas amassadas .
Claro que qualquer reparação confiável só mesmo deverá ser feita por técnicos especializados , aliás como todas as reparações mais difícies , logo menos lógicas e ou visíveis . Acontece com este equipamento como em todos os outros, que a exclusividade técnica aliada ao custo de reparação não é relevante e acho até despropositada a sua referência . Um bom técnico cobra menos por mais serviço , se comparados com alguns curiosos que apareceram por ai .
E eu conheço apenas uma meia dúzia de técnicos, dignos desse nome, pelo menos aqui na Cintura de Lisboa .
Quanto à estabilidade , muitos são os rádios, que por “aquecimento” sofrem desvios de frequência, isso é normalíssimo . Uns menos outros mais .
Já sobre o visual geral , conheço equipamentos que mesmo parecendo terem sido de fabrico (montagem) caseiro não deixaram de desempenhar, e bem, nas suas funcionalidades .
Aquilo que de facto me parece é que este rádio foi concebido na linha dos seus parentes anteriores , sim entre os anos 70 e 80, porque não ? Mas que importa isso se naquela altura os equipamentos , dessa época, sempre desempenharam a sua missão .
Sinceramente não vejo que este equipamento seja um parente pobre da saga PRESIDENT , mas quanto ao preço, sim acho-o um pouco exagerado para o tipo de equipamento , cujos custas se deveriam situar entre os 160 e os 180 euros .
De resto só o tempo poderá ditar de sua justiça sobre o President Jackson II asc, que já vai dando que falar mesmo que em QRX !

CQE9151 – GAVIÃO

h**p://www.gaviao.radiocb.com

Com os meus 73/51 VirgíliOliveira
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Caro diaz

Agradeço a explicação que me dá àcerca do President Jackson II e acredito plenamente que é mais que natural haver alguém interessado em denegrir a imagem deste aparelho, uma vez que foi muito recentemente lançado no mercado português e com alguma publicidade motivadora. Como diz, só daqui a algum tempo se saberá da sua qualidade! Ainda não tenho o meu a operar, pois ainda estou indeciso quanto à antena que deverei comprar, se a Black Pirate, se a Sirio Vector - 4000, ou se outra que possa ser melhor que estas, para operar em base, claro, e que eu desconheça. Se puder tabém dar umas dicas neste capítulo, agradeço. Eu vivo no Norte (Viana do Castelo), numa zona que tenho relativamente perto alguns pinheiros. A antena irá ser colocada no telhado duma habitação de 1º. andar, num ferro de 6 metros de altura e de polegada e meia de secção. Eu vou ser um iniciado na CB e por isso percebo muito pouco disto. E é por isso que, para não fazer asneiras, porque a vida está difícil para todos, tenho pedido a ajuda de quem já anda nisto há muito tempo.

Bem haja pois pela ajuda que me tem dado.

Cumprimentos,
oger
 
Topo