Abrantes promove semana dedicada à qualificação e competitividade

A câmara municipal de Abrantes vai promover, de 02 a 06 de Abril, uma semana dedicada à qualificação e competitividade que visa empenhar a comunidade no esforo de promoção da cultura científica e tecnológica no concelho.

Nelson Carvalho (PS), presidente da câmara municipal de Abrantes, que hoje apresentou o programa provisório da iniciativa, disse à agência Lusa que esta se insere no conjunto de políticas que a autarquia tem vindo a desenvolver com o objectivo de levar as organizações e empresas do concelho a apostarem na qualificação das pessoas e das organizações “para serem mais competitivas”.

Organizada em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), TagusValley/Parque Tecnológico do Vale do Tejo, rede social e escolas do concelho, a Semana da Qualificação e Competitividade inclui uma feira para apresentação de iniciativas e projectos que estão a ser desenvolvidos nesta área.

Nelson Carvalho apontou como exemplos a conclusão, marcada para 02 de Abril, do projecto Mocho XXI, com a instalação em todas as escolas do primeiro ciclo do concelho de um computador por cada dois alunos e a inauguração do Centro de Transferência e Tecnologia Alimentar (04 Abril).

A TagusValley organiza a Feira de Inovação “InovAcção 2008″ e a ESTA a II Feira de Empreendedorismo.

Estão ainda previstos Workshops e conferências, com temas que vão desde as profissões em vias de extinção às profissões da moda, astronomia, energias renováveis, microgeração, empreendedorismo ou “como elaborar um currículo de sucesso” e “preparação para uma entrevista de trabalho”.

Do programa fazem ainda parte um atelier de construção de carros solares, seguido de uma corrida destes carros, laboratórios e concursos.




Fonte:Lusa