• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bateria

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Boas tenho uma Sachs V5 Top Racing (50cc) que como muitas 50cc só tem luz quando está a trabalhar. Estava com ideias de lhe por uma bateria de 6 volts para ter luz sempre que quiser. Aqui é que começa a minha duvida como não tenho é sitio onde colocar um alternador será que poderia carregar a bateria com a corrente original das luzes da mota. Ou seja a corrente que vem da bobina para as luzes em vez de ir para as luzes carregar a bateria. As tantas estou a dizer uma barbaridade mas é a errar que se aprende. Cerveja Gforum
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas tenho uma Sachs V5 Top Racing (50cc) que como muitas 50cc só tem luz quando está a trabalhar. Estava com ideias de lhe por uma bateria de 6 volts para ter luz sempre que quiser. Aqui é que começa a minha duvida como não tenho é sitio onde colocar um alternador será que poderia carregar a bateria com a corrente original das luzes da mota. Ou seja a corrente que vem da bobina para as luzes em vez de ir para as luzes carregar a bateria. As tantas estou a dizer uma barbaridade mas é a errar que se aprende. Cerveja Gforum

Boas noites

A sua ideia é bem fundamentada e possível!

Passo a dizer que esta mota não obriga a utilização de piscas(caso não tenha piscas)logo ai não é necessario luz quando ela não está a circular na via publica!

Para aplicar este sistema tem de comprar uma bateria de 6V com 3ah e é necessario um regulador de 6V(custa a volta de 10€ e a bateria 16€)a aplicação é facil para quem sabe é claro!

Se estiver decidido a montar este sistema diga que eu faço um esquema a mão como se faz!

Abraço
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Ok então já que é possível, agradecia que me que me fizesse o esquema.
Cumps.
 
Última edição:

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Ok então já que é possível, agradecia que me que me fizesse o esquema.
Cumps.

Boas

Olha uma coisa tens um voltímetro,preciso de saber qual a voltagem da corrente do fio vermelho ou verde

Do Motor saem 5 fios e se for igual à que penso é assim:

Preto- Massa

Amarelo- Corrente(luz)

Azul- Corrente motor(este fio vai a bobine(salvo erro pode ligar directo ao feixo)

O vermelho e verde são os suplementares de corrente e necessito de saber qual a intensidade corrente do vermelho e do verde


Toda esta trabalheiro por não saber se a mota é de 12v ou 6v(normalmente é de 12v)


Caso o fio vermelho e o verde não tenham corrente é muito mais simples e ficará com melhor luz,garantidamente

Este teste é com a mota a trabalhar senão não a corrente!:shy_4_02:

O esquema é simples veja lá o que lhe peço! Caso não tenha caixa para a bateria terá de arranjar uma e se tiver que ser a caixa tombada para a bateria ai tem de comprar uma bateria sem manutenção!
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Boas amigo é assim: a mota não é minha é do meu cota, e ele já a tem parada na cave praí á uns 16 anos e por isso não a posso por a trabalhar. Mas explique como fazer as ligações que eu tento perceber.
 

salsoulrecords

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Yamaha RZ 50

Ola e boa tarde.
Estava a ler este topico porque tenho uma duvida em relaçao a luz na minha RZ.
Quando a mota esta parada a trabalhar a luz fica muito fraquinha a frente e atras a que da melhor ainda é a luz de travao.
Quando ligo a ignição para dar ao kick tbm acende a luz no meu painel ( vermelho e verde ).
O que preciso de saber é como posso ter uma corrente estavel na motorizada porque so da uma luz mais ou menos boa quando em andamento ( com a motorizada desligada as luzes nao acendem.
Tenho esta motorizada so a duas semanas se estou para aqui a dizer asneiras o meu pedido de desculpas mas realmente nao sei e quando nao sei pergunto.
Uma boa tarde a todos e desde ja os meus parabens ao forum pois esta com muita variadade de topicos e muito organizado.

Abraço a todos.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Ola e boa tarde.
Estava a ler este topico porque tenho uma duvida em relaçao a luz na minha RZ.
Quando a mota esta parada a trabalhar a luz fica muito fraquinha a frente e atras a que da melhor ainda é a luz de travao.
Quando ligo a ignição para dar ao kick tbm acende a luz no meu painel ( vermelho e verde ).
O que preciso de saber é como posso ter uma corrente estavel na motorizada porque so da uma luz mais ou menos boa quando em andamento ( com a motorizada desligada as luzes nao acendem.
Tenho esta motorizada so a duas semanas se estou para aqui a dizer asneiras o meu pedido de desculpas mas realmente nao sei e quando nao sei pergunto.
Uma boa tarde a todos e desde ja os meus parabens ao forum pois esta com muita variadade de topicos e muito organizado.

Abraço a todos.

É assim o sistema da yamaha rz, quando aceleras ficas com luz mais forte desde que o motor tome rotações mais elevada é a luz, a 1 ponto que é a luz trazeira se calcares no travão ainda diminui mais a luz dianteira, para essa solução só trocando as lampadas por outra voltagem mas tem o contra que é a resença ara outros veiculos que não te vêm tão bem. A bateria(caso a tua ainda tenha) é só para piscas e buzina.:shy_4_02:
 

salsoulrecords

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Caro Santos desde já o meu obrigado pela breve resposta.
Ontem mesmo fiquei sem luz a traz tenho de comprar uma nova lâmpada gostaria de saber
se é 6v a corrente da Yamaha Rz e se possível quais as luzes que recomenda e de quantos watts.
Na frente a luz e mesmo muito fraca tal como a traz não gosto de ter as motorizadas assim com pouca luz e depois mais uma coisa nesta RZ quando mudo a luz dianteira para máximos ou médios nada fás é sempre médios mas como já disse a luz e fraca.
Antes de terminar uma pequena explicação o que quer dizer com ( resença ara ) ?
Desculpe mas não sei qual o significado dessa palavra.
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Caro Santos desde já o meu obrigado pela breve resposta.
Ontem mesmo fiquei sem luz a traz tenho de comprar uma nova lâmpada gostaria de saber
se é 6v a corrente da Yamaha Rz e se possível quais as luzes que recomenda e de quantos watts.
Na frente a luz e mesmo muito fraca tal como a traz não gosto de ter as motorizadas assim com pouca luz e depois mais uma coisa nesta RZ quando mudo a luz dianteira para máximos ou médios nada fás é sempre médios mas como já disse a luz e fraca.
Antes de terminar uma pequena explicação o que quer dizer com ( resença ara ) ?
Desculpe mas não sei qual o significado dessa palavra.

Boas

O que o Amigo j.s@ntos quer dizer com - resença ara -, é -presença para-

Já agora onde lês - mas tem o contra que - deves ler - mas tem em conta que -

Espero ter ajudado

Abraço
 

salsoulrecords

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Mirror muito obrigado pela elucidação relativamente a minha duvida sobre o significado da palavra em questão.
Agora só falta a resposta técnica quanto a minha duvida.
E sim a minha RZ tem bateria onde a buzina funciona perfeitamente os piscas não estão instalados.
Quanto a situação da luz e isto é para o amigo j.s@ntos sempre vi RZ's a darem uma luz muito boa e forte por isso eu estar com duvidas e um pouco intrigado com esta situação.
Mas pela sua resposta percebi que tenho de mudar de lâmpadas até aí não vejo problema agora preciso de ajuda na compra das novas luzes pois eu quero ter a melhor luz possível pois como sabem a policia não facilita nada.
Principalmente para quem tem de circular em grandes cidades como Vila Nova de Gaia cidade onde vivo actualmente.
Abraço a todos.
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Amigo

Relativamente às questões técnicas aqui colocadas, não te sei ajudar, isso tem de ser para os técnicos da especialidade, e o Amigo j.s@ntos é um deles.

Aguarda que alguém te irá ajudar.

Abraço
 

salsoulrecords

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Amigo j.s@ntos quando me poder dar uma ajuda eu agradeço.
Já agora mais uma duvida como faço para tirar o acento na Yamaha RZ.
Para terminar uma questão talvez um pouco pertinente.
Reparei na resposta dada ao amigo SV5 e pergunto eu será possível alterar o sistema eléctrico da RZ tipo a corrente do motor sair directo para a bateria e so depois para o resto do sistema seria possível ganhar mais potencia de luz desta forma ou acabei de dizer a maior asneira deste século ?

Um abraço a todos e obrigado pela vossa ajuda e compreensão.
:espi28:
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Amigo j.s@ntos quando me poder dar uma ajuda eu agradeço.
Já agora mais uma duvida como faço para tirar o acento na Yamaha RZ.
Para terminar uma questão talvez um pouco pertinente.
Reparei na resposta dada ao amigo SV5 e pergunto eu será possível alterar o sistema eléctrico da RZ tipo a corrente do motor sair directo para a bateria e so depois para o resto do sistema seria possível ganhar mais potencia de luz desta forma ou acabei de dizer a maior asneira deste século ?

Um abraço a todos e obrigado pela vossa ajuda e compreensão.
:espi28:

Boas tardes

Em resposta as tuas perguntas tenho o seguinte para te dizer

Jamais consegues alterar a voltagem da corrente de 6v para 12v
Esse motor e bobine de luz é o mesmo da dt 50 apenas com algumas alterações.

A lampada da frente deve ser 6vx35wx35w ba15 ou ba20
Ba15 é o tipo de casquilho e este é o mais muido
ba20 é mais grosso o casquilho

Ao retirares a lampada na parte de encaixe(casquilho metal) tens lá a voltagem e watts.

Na parte de trás poderei dizer te mas tens de me dizer se a trás leva 2 lampadas ou só uma

Desculpa a demora.

Mirror obrigado pela ajuda...:espi28:

Abraço

Essa mota possui regulador de luz e se o retirares dará muito mais luz mas tem de ser numa oficina devido a algumas alterações que é necessario.
 

salsoulrecords

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Amigo j.s@ntos muito obrigado pela preciosa ajuda.
Quanto a luz traseira a RZ so tem uma lâmpada de 2 filamentos.
Um bom domingo e obrigado uma vez mais.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Amigo j.s@ntos muito obrigado pela preciosa ajuda.
Quanto a luz traseira a RZ so tem uma lâmpada de 2 filamentos.
Um bom domingo e obrigado uma vez mais.

Amigo a lampada de trás deve ser esta para que nao te roube luz a frente 12v21w5w.

Vou explicar o porque de ter que ser 12v.

Ao meteres uma lampada de 12v logo vai dar menos luz atrás mas ganharas mais luz a frente.

experimenta:espi28:
 

jose sampaio

GF Bronze
Entrou
Jun 2, 2009
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, estive a ver este post sobre a questão de colocar 1 bataria de 6v para os piscas tambem gostava de ter algum esquema para montagem ,tenho uma sachs v5 com montagem lotus com piscas .

cumprimentos
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Boa tarde, estive a ver este post sobre a questão de colocar 1 bataria de 6v para os piscas tambem gostava de ter algum esquema para montagem ,tenho uma sachs v5 com montagem lotus com piscas .

cumprimentos
99,9% das LOTUS originais vêm equipadas com motplat 12V e logo têm os piscas a 12 voltes , Muito poucas (LOTUS) foram fabriicadas com a eletronica a 6 Voltes (herdada dos outros modelos sachs) e essas não tinham piscas! Mas pelos vistos o que tens é um V5 com peças da montagem Lotus...O esquema demontagem de 6 ou 12 é exatamente igual só muda as lampadas bateria e relé!
 
Topo