• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

De mais desempenho ao seu dual-core no Windows XP!

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
By:Jhonny

O grande problema dos multi-core (não só dos duais, mas dos quad também) é o mau aproveitamento dos cores adicionais. Em outras palavras, os sistemas não administram bem os duais e quads.

Logicamente, os usuários chiaram quando viram isso, seus PCs dual-core não estavam sendo tão rápidos quanto esperavam, e reclamaram com a Microsoft. Ela tratou de preparar uma atualização para corrigir o problema, porém esta só era distribuída para quem pedia, e não era disponibilizada publicamente.

Porém, numa bela manhã de sol, a Microsoft liberou esta atualização, e alguns usuários foram logo dando dicas de como se beneficiar disto.


Requerimentos do sistema:
-> WindowsXP Home, Professional ou Media Center Edition (não pode estar sendo rodado pelo VirtualPC)
-> Um PC com processador multi-core (dual-core, quad-core, opti-core...), ou um processador com processadores lógicos múltiplos (por exemplo, Pentium 4 HT)


Para processadores Intel:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 está instalado (ele não é baixado via Windows Update).
Se ele não estiver instalado, baixe-o aqui: download KB896256 XP patch.


Para processadores AMD:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 (ele não é baixado via Windows Update) e os drivers para CPUs AMD estão instalado.
Se eles não estiverem instalados, baixe-os aqui: download KB896256 XP patch e AMD CPU Driver.

Se você possui um processador AMD, instale o AMD CPU Driver.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Ok, vamos instalar o patch.

1-1.jpg



Ao final, marque a caixa "No restart now", ou "Não reiniciar agora":

1-2.jpg



Patch instalado
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
vamos ao tweak que turbina o XP com dual-core:
Clique em Iniciar>>Executar...
Digite regedit e dê Enter
Vá para o local

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Session Manager,e veja se a chave Throttle está lá.

Se não estiver, crie-a, clicando com o botão direito em Session Manager
e escolhendo Novo>>Chave, e nomeie-a com o nome Throttle.

Agora clique na chave Throttle que você acabou de criar. Na parte à direita, clique com o botão direito, Vá em Novo>>Valor DWORD. Nomeie-o como PerfEnablePackageIdle, e com o valor decimail 1. Um exemplo:

1-2-2.jpg


Fazendo isso, feche o regedit.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Agora a parte final exige uma edição no seu boot.ini. Sobre isso, existem algumas observações a se fazer:

1- Se você usa um processador AMD dual-core, e instalou os drivers de CPU AMD, o /usepmtimer (que é necessário para o correto funcionamento da otimização) será adicionado automaticamente.


2- Os processadores dual-core novos da Intel (exemplo: core 2 Duo e Pentium dual-core E2xxx) não precisam dessa alteração no boot.ini.
3- Alguns programas, como o World of Warcraft, podem sofrer instabilidades utilizando este comando (/usepmtimer). Caso tenha problemas, retire-o do seu boot.ini.


Se você não tem um C2D ou Pentium E, é necessário você fazer essa alteração no seu boot.ini. É um procedimento simples, de apenas você colocar mais um comando. Para editar seu boot.ini, clique em Meu computador com o botão direito, vá em Propriedades. Clique na aba Avançado. Na categoria Inicialização e recuperação, clique em Configurações. Clique em Editar.
Abrirá o Bloco de Notas com o arquivo boot.ini. Na última linha, depois de tudo, cole esse parâmetro: /usepmtimer
Exemplo :nao modificar nada!

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /usepmtimer

pic3og8.jpg

Apenas adicionar o que está marcado a rosa,atencao!

Basta você adicionar o comando, e salvar o documento.

Reinicie seu PC e teste seu sistema otimizado para multi-core! Teste com alguns games, programas que exigem bastante processamento e verifique os resultados.
No Windows Vista não é necessário executar este procedimento, ele já vem com essa otimização.


Fonte:.notebookreview.com
 

tony silva

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Grande tutorial, sim senhor.
isto está um espectaculo.
muito obrigado, é um post muito util.:36_2_51:
 

sempre

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
segundo o que li a ultima etapa "usepmtimer" é só para os AMD's....

Será que o meu dual-core T2330 necessita deste ultimo passo?

Eu não o fiz e parece-me estar a funcionar!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
segundo o que li a ultima etapa "usepmtimer" é só para os AMD's....

Será que o meu dual-core T2330 necessita deste ultimo passo?

Eu não o fiz e parece-me estar a funcionar!

Amigo sempre os core2duo/dualcore nao necessita da etapa userpmtimer:espi28:,alias isto so se aplica ao xp,pq no vista ja vem com o dito update feito

cumpts
hell
 

JFixe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
2,141
Gostos Recebidos
0
boas tenho um problema como nao tinha chave Throttle tive de a criar, nao sei eh alterar o valor para "decimail 1". Qual eh o valor k tenho de meter eh k na imagem do amigo helldanger1 nao da para ver mt bem. No meu pc apresenta o seguinte valor (ver imagem)
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
boas tenho um problema como nao tinha chave Throttle tive de a criar, nao sei eh alterar o valor para "decimail 1". Qual eh o valor k tenho de meter eh k na imagem do amigo helldanger1 nao da para ver mt bem. No meu pc apresenta o seguinte valor (ver imagem)

ta aqui esplicado amigo Jfixe

Agora clique na chave Throttle que você acabou de criar. Na parte à direita, clique com o botão direito, Vá em Novo>>Valor DWORD. Nomeie-o como PerfEnablePackageIdle, e com o valor decimal 1
 

JFixe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
2,141
Gostos Recebidos
0
Já esta muito obrigado :right::espi28:
 
Topo