• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aqui só testes para carta de caçador

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Folha de avaliação, para fazer os testes,

Teste modelo da DGF

Estes testes sao antigos, ter em conta a legislação que alterou

Não tenho muito tempo para fazer as soluções, verifiquem voces mesmos pelo o livro "Carta de Caçador - Manual para Exame".
Este livro para quem for fazer exame, compra-se nas Delegações da D:G:F: e alguns armeiros tambem os têm.

A qualidade não é muito boa, porque é cópia de cópia, mas percebe-se.

Peço desculpa pela qualidade das copias, mas e´o que há.
Estou a arranjar tempo par postar aqui os ultimos que foram usados na D.G.F.

Asseguro de fonte limpa, que estes testes foram exames ainda no ano passado.

Estes testes foram exame no ano passado

Estes sao os ultimos que tenho fica so a faltar a descrição da prova pratica, fica a seguir porque vou digitalizar o livro em pdf, como pedido, como sou leigo nisto e aqui sei que estou a ajudar, não sei se vai ulrapassar o tamanho permitido para os anexos.

Povo, aqui vai o começo do manual digitalizado em pdf

Ultima parte. Acaba aqui o manual.

Todos os comentários são feitos aqui:
:left: http://www.gforum.tv/board/637/51635/comentarios-aos-exames-de-cacador.html
 
Última edição por um moderador:

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
para quem vai a exame ver e ler bem

aqui vai algumas perguntas que sairam em exame:
1 diferensa entre patos mergulhadores e de superficie.
2 figura pato arrabio......fig. pombo bravo
3 qual o chumbo para a raposa ...4. . a raposa alimenta-se de tudo
4 caçar com negaças para patos pombos tordos
.5 onde não se pode caçar .....em campos treino de caça
6 gaio solitario
7 qual oprocesso de caça a galinha de agua
8 perdiz pode-se caçar de batida quando
9 as presas do javali dentes caninos
10 o javali em terrenos ordenados caçar todos os dias
11 chumbo 4,5mm proibido zagalote
12 qual a diferença para narceja comum e galega
13 estorninho vem quaquer coisa não sei como é a pergunta
14 vem o sinal de proibição de caça
15 cao para o javali pondego cao para equipagem fox-hound caçar ao coelho beagle nota nao vem os pondegos para o coelho
16 o que um caçador tem que fazer quando num grupo de amigos para carregar a arma afastar-se.
.......... desculpem das perguntas serem assim mas é como me recordo . estas perguntas sairam em varios testes a maioria no meu.
a pratica já foi tudo dito mas segurança e mais segurança....vê novamente o cartuxo quando fores por na arma porque eles mudam os catuxos eu ia caçar caça maior e quando vou por o cartuxo na arma perguntaram-me se ia caçar tordos tu respodes com firmeza não vou á caça maior foi o que eu fiz estava com cartuxo de bala. atençao as armas já têm cadiados. este ano o que aprece é a guarda portanto por a arma no chão afastar-se 10m sempre a falar..... nao te esquecas quando levantares a arma ver se os canos estao obstruidos.espero ter contribuido para algum esclarecimento .
depois digam alguma coisa:crazynew3: :Espi11: .
um abraço.
amigo do seu amigo.
ainda nos havemos de encontrar por esse belo portugal para uma almoçarada depois de uma boa caçada nem que seja debaixo de um xaparro.
saudaçoes cinageticas
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
boas! caros colegas caçadores! se eu passar ao exame:)
alguem me pode dar uma breve explicação do exame pratico? e testes modelos onde posso ir "sacar" alguns? Abraço

A minha prova pratica aqui, testes, neste topico desde o principio, não te distrai-as, boa sorte.

cumps
 

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
para quem vai a exame

aqui estao dois textes na dgrf com respostas vejam porque tudo é pouco.
um abraço
saudaçoescinegéticas
 
Última edição por um moderador:

Caju

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Muito OBRIGADA!!! o meu exame

:espi28:

Olá a todos!

é como muito gosto que venho aqui agradecer MUITO!!! Pela ajuda que me deu os vosso exames!
Fiz exame hoje demanha e se ontem não tivesse encontrado este FANTASTICO FOUM!!! acho que nao me safava!

Não tenho o exame que fiz mas tenho algumas ideias e vou aqui deixar para quem precisar!!

Havia dois exames um tinha uma codorniz e o outro um pato real para dizer identificar.

O meu era o do pato real e tinha algumas coisas tipo:

Só tinha uma pergunta de armas: na caça ao javali nao se pode usar (1- espingarda, 2- espigarda com xumbo, 3 espingarda com bala)

Pode se caçar com chamariz: patos raposa veado e corço

Cãe de caça: e havia várias hipóteses uma sobre caça de batida, outra caça a raposa a corricão e outra caça à lebre. (ta td nos meios de caça)

o habitat do Gamo
como e que se distinguem os pombos: cabeça pequena, asas pontiagudas e aspecto robusto
lince e: caça maior, menor ou nao cinegético
abetarda: eram várias frases mas a que era e que nao é cinegética
a Perdiz fora da época de caça anda em: bandos, solitaria e outra que nao me lembro

Locais onde é proibido caçar a menos de 500 metros e outra para menos de 100 metros e tinha várias hipóteses (a dos 100 metros tinha uma hipotese que era olival gota a gota e outra que era apiarios e pombais a 3 nao me lembro).

Muita atenção a isto que este ano (2008) mudou, vejam a adenda ao manual!

:left: http://www.santohuberto.com/conteudos/1021file_b.pdf

Uma outra era o que é crime de caça e eram duas hipotses de duas coisas a 250 metros (uma era aparcamento de gado a outra nao me lembro) e axo que a 3 hipótese era area de nao caça com consetimento de quem de direito.

Quem pode caçar numa ZC associativa

num campo de treino de caça para alem de actividades cinegéticas tb se pode: 2 hipotese eram uma montaria e outra batida (axo eu) e a 3 era treinar aves de presa.

Sobre os cães de caça tinha uma pergunta que era o Barco alemão é um cão grande e com pelo liso a cor etc outra era o podengo peque/médio (não sei bem qual era) é um cao grande de pelo..., e outra que era o Terrier é um cão ... pelo e cor (não me lembro exactamente as hipoteses). era só sobre o aspecto nao dizia pr que tipo de caça são. e era pr escolher a corecta.

Se for ponido com crime de caça a carta de caçador... tá nos outros exames e é caduca.

a parte pior é a dos quadros era sobre a lebre e a codorniz em que periodo é que se caça e o tipo de caça.

Por agora nao me lembro de mais, mas fazendo os exames e sabendo bem estas coisas (os quadros em especial!!) é na boa.

:b_shake11:
é xato mas faz-se!

Boa sorte

Bom estudo!

PS: este ano tem chumbado muita gente, mas se fizerem os exames e souberem bem estas coisas de decorar não há problema!!!
No meu exame só havia uma de armas, não sei se é suposto já que vai haver aulas na PJ e também irá haver exame prático e teórico. De qq maneira é melhor saber, não há nada que diga que não sai!!

:espi28:
 
Última edição por um moderador:

pelex

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2008
Mensagens
39
Gostos Recebidos
0
Boas, obrigada a quem tem prestado informações sobre exames, e a quem disponibilizou os exames de anos anteriores. Eu fui hoje a exame e passei. Não achei difícil, ma cuidado, houve pessoas que chumbaram com 11 e 10 erradas. Mas quem souber minimamente as coisas e fizer algums exames é relativamente fazivel...

Vou postar algumas pergunta que ainda me lembro:

Teste 49

1) identificar a narceja-comum
2)qual o habitat do veado
3) como distinguir os machos das fêmeas das perdizes, e tinha a ver com os esporões.
4)qual o habitat da galinhola
5)meses de caça aos patos
6)quais as zonas de caça em que temos que pagar taxas
7)para que serve o cão fox-hound
8)influencia das aves de rapina, na caça e agricultura
9 quais os locais proibidos de caçar a 500m
10)nas áreas de refugio de caça tem que ter o sinal de refugio de caça para ser proibido caçar
11) no campo de treino que actividades cinegéticas podemos realizar
.....não saiu nada de arma, nem de segurança, nem de cartuchos
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Viva pelex

PARABENS! Sê bem vindo com um grande abraço à comunidade.


cumps
 

José João Gonçalves

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Ola amigos do Gforum, hoje foi um bom dia de caça para mim pois passei no exame, contudo ainda me sinto um caçarreta.
Realtivamente ao exame não foi muito difícil e apesar de ter errado algumas questões, ainda deu para passar.
deixo aqui algumas das questões que saíram no bendito exame.
1- Era para identificar o animal representado, ou seja, uma ROLA
2- Medidas para combater as doenças epidemológicas do COELHO
3- A lebre vive em grupo ou em colónias
4- O que são Javalis de Vara ou de Companhia( A hipoteses desta pergunta são muito confusas)
5- Processos de caça à perdiz
6- A função das aves de rapina
7- Identificar o grupo que apenas tem espécies cinegéticas
8- Zonas ode é necessário pagar para caçar
9- Cão mais indicado para a caça ao Javali
10- Locais onde é proibido caçar
11- Numa extensão de 500 metros onde se pode caçar
12- Crimes de caça
13- Esta tinha que ver com os patos mas já não me lembro bem da questão
14- Período venatório máximo da caça à perdiz
15- desculpem mas não me consigo lembrar de mais nenhuma

O teste que realizei foi o número 2, se alguém sober de mais algumas questões, agredecia que completa-se as que aqui deixei.
Se me é permitido tal ousadia, gostaria de deixar aqui um conselho, estem bem o livro, pois quando pensarem que tudo sabem, continuem a estudar, porque são enumeras as hipoteses de questões, desculpem o desabafo ( Será mesmo necessário saber TUDO, será que as autoridades fiscalizadoras também o SABEM?????)
Gostaria de pedir informações sobre o exame de com armas de fogo, visto a dúvida permanecer neste forum.

Saudações cenegéticas.
O meu mail é .........

Segundo as novas regras já podes pôr o email.
 
Última edição por um moderador:

s3rgi0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas, obrigada a quem tem prestado informações sobre exames, e a quem disponibilizou os exames de anos anteriores. Eu fui hoje a exame e passei. Não achei difícil, ma cuidado, houve pessoas que chumbaram com 11 e 10 erradas. Mas quem souber minimamente as coisas e fizer algums exames é relativamente fazivel...

Vou postar algumas pergunta que ainda me lembro:

Teste 49

1) identificar a narceja-comum
2)qual o habitat do veado
3) como distinguir os machos das fêmeas das perdizes, e tinha a ver com os esporões.
4)qual o habitat da galinhola
5)meses de caça aos patos
6)quais as zonas de caça em que temos que pagar taxas
7)para que serve o cão fox-hound
8)influencia das aves de rapina, na caça e agricultura
9 quais os locais proibidos de caçar a 500m
10)nas áreas de refugio de caça tem que ter o sinal de refugio de caça para ser proibido caçar
11) no campo de treino que actividades cinegéticas podemos realizar
.....não saiu nada de arma, nem de segurança, nem de cartuchos

Boas! Vejo que fizeste o mesmo exame que eu. Falta-te também aí a pergunta sobre as abetardas e a que perguntava de que forma podemos caçar com carta de caçador com arma de fogo.

Eu fiz esse exame dia 23 de Abril e também passei. Andei durante mais de uma semana a tentar escrever aqui mas nao tinha autorização e agora sem ter feito nada ja consegui escrever.

Eu ate achei o exame traiçoeiro relativamente a todos os dos anos anteriores. No meu turno também houve pessoas a erra com 10. Em 19 do turno passémos 9 e no turno anterior em 18 passaram 8. E de manha ainda foi pior. Este ano foram autênticas razias.

Relativamente ao exame prático acho que, como os últimos teóricos foram feitos dia 8, para a semana ja devemos ser notificados.
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Viva José João Gonçalves

PARABENS! Sê bem vindo com um grande abraço à comunidade.


cumps
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Viva s3rgi0

PARABENS! Sê bem vindo com um grande abraço à comunidade.


cumps
 

José João Gonçalves

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Amigos do Gforum, alguém sabe alguma coisa, ou ouviu dizer algo sobre o exame prático de armas de fogo?
Não tenho NENHUMA informação sobre o mesmo, e naõ gostaria de o fazer completamente às cegas, pois não tenho arma nem sei muitas das regras de segurança. O QUE DEVO FAZER
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amigos do Gforum, alguém sabe alguma coisa, ou ouviu dizer algo sobre o exame prático de armas de fogo?
Não tenho NENHUMA informação sobre o mesmo, e naõ gostaria de o fazer completamente às cegas, pois não tenho arma nem sei muitas das regras de segurança. O QUE DEVO FAZER


Pelo menos vais ter que fazer uma prova prática com disparos, são cerca de 20 disparos.
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Amigos do Gforum, alguém sabe alguma coisa, ou ouviu dizer algo sobre o exame prático de armas de fogo?
Não tenho NENHUMA informação sobre o mesmo, e naõ gostaria de o fazer completamente às cegas, pois não tenho arma nem sei muitas das regras de segurança. O QUE DEVO FAZER


Viva

Estuda no manual para exame carta de caçador 2005 (postado aqui) capitulo IX arma e muniçoes, Codigo do caçador tambem ajuda um bocado na segurança (postado aqui).

Este capitulo começa assim:
E dever do caçador para con os outros,para com a Natureza e para consigo próprio,adquirir os conhecimentos insdispensáves sobre o funcionamento das armas que se usam para caçar.
Os perigos de utilização das armas têm sobretudo duas origens:
O próprio utilizador;
A possibilidade de uma deficiência mecânica da arma.

Estudar o capitulo todo principalmentas as regras basicas, não é por acaso que está a negrito.

cumps

boa sorte a todos
 

José João Gonçalves

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Amigos do Gforum, já tentei procurar as informações que me transmitiram, contudo, não as consegui encontrar.
Será que podem ser mais específicos? Podem indicar o link directo ao Capítulo IX do manual de caçador 2005 e do códogo de conduta do caçador?

Um muito obrigado pela paciência que têm para comigo.

Saudações Cinegéticas.
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Amigos do Gforum, já tentei procurar as informações que me transmitiram, contudo, não as consegui encontrar.
Será que podem ser mais específicos? Podem indicar o link directo ao Capítulo IX do manual de caçador 2005 e do códogo de conduta do caçador?

Um muito obrigado pela paciência que têm para comigo.

Saudações Cinegéticas.

Viva
Aqui neste topico onde estão os tetesa seguir está o manual, o capitulo IX é da pagina 91 a 118, ten de fazer guardar os ultimos 4 anexos-

Manual 91-99
manual 100-107
manual 108-116
manual 117-127

se tiveres mais duvidas diz

boa sorte
cumps
 

José João Gonçalves

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Amigo Stieve108, já retirei as informações que pedi ao forum.
Um muito obrigado, por todas as informações que aqui são disponibilizadas.
Gostaria de saber se existem aqui caçadores beirões ou alto durienses?

Saudações a todos os amigos do forum
 
Topo