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  1. #106
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    NASCAR: Dale Earnhardt Jr vence em Michigan

    Na disputa da 15ª etapa da Nascar Series em Michigan, na LifeLock 400,
    prova que teve 203 voltas, ao invés das 200 previstas, acabou - mesmo
    assim - sob bandeira amarela, com a vitória de Dale Earnhardt Jr.

    O piloto da Chevrolet chegou à frente de Kasey Kahne (Dodge) e de Matt
    Kenseth (Ford).

    A prova, que durou mais de 2:47h, teve 14 líderes, que trocaram de
    liderança 32 vezes. A prova teve 7 bandeiras amarelas, mas que duraram
    apenas 21 voltas.

    O Top 5 desta prova foi completado por Brian Vickers e Tony Stewart.

    » Veja abaixo os melhores classificados na prova:
    1. Dale Earnhardt Jr Chevrolet 190 pontos (203 voltas)
    2. Kasey Kahne Dodge Budweiser 170
    3. Matt Kenseth Ford 170
    4. Brian Vickers Toyota 165
    5. Tony Stewart Toyota 160
    6. Jimmie Johnson Chevrolet 160
    7. Carl Edwards Ford 151
    8. David Ragan Ford 147
    9. Elliott Sadler Dodge 138
    10. Jamie McMurray Ford 139
    11. Paul Menard Chevrolet 130
    12. Kevin Harvick Chevrolet 127
    13. Kyle Busch Toyota 129
    14. Denny Hamlin Toyota 126
    15. Jeff Burton Chevrolet 118

    Fonte: Super SpeedWay

  2. #107
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    Padrão Japoneses são grandes entusiastas das 24 Horas de Le Mans

    Banzai: Três projectos distintos à partida
    Os japoneses são grandes apaixonados das 24 Horas de Le Mans, que chegam a preferir à Fórmula 1. No entanto, nos últimos anos, a participação de equipas oriundas do país do sol nascente tem sido escassa nos últimos anos, longe dos grandes aparatos das equipas de fábrica da Nissan, Toyota e Mazda.

    Mas este ano o Japão regressou em força, com nada menos que três projectos, todos com identidade própria, tendo a organização recebido as inscrições das equipas Dome, Tokai University e Terramos, algumas delas com nomes estranhos e aparentemente sem qualquer ligação a esta prova, mas que quando examinados à luz da lupa, verifica-se que fazem parte da história das 24 Horas.

    DOME RACING TEAM

    A Dome Racing Team não necessita de apresentação, tendo participado activamente como fornecedor de chassis em anos anteriores, com especial incidência na ligação ao projecto Racing For Holland de Jan Lammers. No entanto, o novo S102, primeiro LMP fechado da equipa fundada por Minoru Hayashi, representa a primeira participação sob nome próprio desde 1986.

    De acordo com Hiroshi Yuchi, director técnico da Dome, "o "cockpit" fechado é superior em túnel de vento, importante nas longas rectas de Le Mans. Concentrámo-nos em desenvolver o chassis o mais depressa possível, por escolhemos componentes comprovados como o motor Judd, caixa Xtrac e pneus Michelin, em vez de procurar parceiros nos construtores automóveis japoneses".

    A equipa continua baseada no Japão, "que em termos logísticos representa um problema acrescido, além de que não temos orçamento para criar uma base de operações na Europa. Mas continuamos empenhados em melhorar, pois o Sr. Hayashi é um grande apaixonado por Le Mans e tem um desejo muito forte de ganhar a prova".

    TOKAI UNIVERSITY YGK POWER

    A criação desta equipa, baseada na Universidade de Tokai, uma das mais importantes do Japão na formação de engenheiros automóveis, surge do interesse do professor Yoshimasa Hayashi. Antigo empregado da Nissan, Hayashi trabalhou durante anos na NISMO, departamento de competição da marca japonesa, e foi o responsável pelo projecto que conquistou a vitória nas 24 Horas de Daytona de 1992.

    Há 16 anos que Hayashi se dedicou à vida académica, mas não perdeu o "bichinho" das corridas, e logo notou nos seus estudantes o desejo de ser parte do mundo das corridas automóveis: "Este é um tema que lhes interessa, e que podem usar como componente prática de aprendizagem, para perceber como aplicar de modo prático os seus conhecimentos de engenharia. Deste modo, consigo também criar uma cultura de desporto automóvel que hoje ainda não existe".

    O professor Hayashi foi o responsável pelo desenho do chassis, "sendo que o Courage era o que mais se aproximava na realidade ao que tinha concebido. Depois modifiquei elementos para poder albergar um motor turbo. O desenho CAD foi feito pelos meus estudantes. Foram também eles que pegaram no motor, criado pela firma de engenharia YGK, e responsabilizaram-se depois por desenvolver elementos como o sistema de admissão e escape e as árvores de cames".

    TERRAMOS

    Por trás deste estranho nome está ninguém menos que Yojiro Terada, o primeiro japonês a correr em Le Mans, e hoje o piloto activo com maior número de participações na prova. Terada é co-proprietário da equipa, juntamente com Kazuho Takahashi, piloto que normalmente corre na classe GT300 do Campeonato Japonês de Super GT, ao volante de um exótico Mooncraft Shiden. O carro escolhido para participar foi um velho Courage-Mugen, que correu durante duas épocas no pouco divulgado Japan Le Mans Challenge.

    Terada tem servido como elo de ligação entre o ACO e os interesses japoneses, mas continua a afirmar ser "apenas um gentleman driver, tal como os meus colegas de equipa. Somos todos entusiastas e queremos apenas correr", mas não nega que espera que "as marcas japonesas possam regressar em força a Le Mans num futuro próximo". A equipa Terramos é uma extensão da Cars Tokai Dream 28, equipa que prepara o Mooncraft Shiden de Takahashi e Hiroki Katoh no Super GT.

    Paulo Manuel Costa, em Le Mans


  3. #108
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    Padrão A1 GP confirmado em Portimão

    A próxima temporada do campeonato A1 GP vai passar por terras portuguesas, com o futuro Autódromo de Portimão (12 de Abril), no Algarve, a fazer as honras da casa. Paulo Pinheiro, administrador da pista, garantiu isso mesmo ao AutoSport, embora adiantando que "a partir deste ano, ainda não sabemos se a prova continua ou não no Algarve." Garantida está, também, que "continuam as negociações para que a base da A1 GP venha mesmo para Portimão", assim como a realização de três corridas de um campeonato mundial, que não quis no entanto precisar.

    A competição, cujo calendário foi apresentado na semana passada, irá utilizar novos chassis e motores com origem Ferrari, conjunto que já rodou em Fiorano, no final do mês de Maio, e na semana passada, em Imola, pelas mãos de Andrea Bertolini, com resultados que deixaram entusiasmados os responsáveis da A1 GP.

    Os primeiros testes oficiais estão agendados para o Mugello, em Agosto, entre 18 e 20, sendo a segunda sessão realizada nos dois dias antes da prova de abertura da temporada.

    Do calendário apresentado, para lá da novidade Algarve, ressaltam ainda as ausências de Eastern Creek, que acolheu durante três anos a prova australiana, e Brno, visitada nas duas últimas temporadas. AS

  4. #109
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    Padrão "Ainda espero ganhar no futuro"


    Para quem viu o seu carro estabelecer um novo recorde da pole-position desde a introdução das chicanes nas Hunaudières, e para quem liderou as primeiras horas da corrida ao volante do carro claramente mais rápido em redor do circuito de Le Mans, Pedro Lamy não podia esconder a desilusão com o quinto lugar final, mas já se encontrava algo resignado, pois o seu atraso tornou-se irremediavelmente irrecuperável quando o seu Peugeot 908 HDi perdeu mais de vinte minutos nas boxes da equipa francesa devido uma avaria no selector de velocidades, numa altura em que Stéphane Sarrazin entregava o volante a Alexander Wurz.

    Na altura, a tripla de pilotos do Team Peugeot Total começou imediatamente a recuperar, "sempre no máximo", confessava o piloto português, acrescentando que "ficámos a seis voltas do primeiro, portanto, como o carro ficou perfeito, começámos a arriscar porque já não tínhamos nada a perder. Na altura ainda a corrida estava no princípio e muitas coisas podiam acontecer. Se nós tivemos problemas, os outros também podiam vir a ter. Matematicamente, era possível, e por isso não baixamos os braços", com Pedro Lamy a estabilizar na sexta posição ao início da noite.

    Terminada a prova, Lamy reconheceu estar "um pouco decepcionado, claro. Éramos a equipa com mais hipóteses de vencer, tínhamos a pole-position, tínhamos a velocidade, sabíamos do que a Audi era capaz em condições normais, mas depois acabámos por ser surpreendidos por eles. Não contávamos que eles fossem tão rápidos e eficientes como foram. Eles andaram muito mais rápidos à chuva, tinham a experiência do lado deles, e nós contávamos essencialmente com a nossa velocidade, o que não foi suficiente. Perdi uma grande oportunidade, mas espero ainda poder ganhar pela Peugeot em Le Mans num futuro próximo".


    Até ao final da corrida, Lamy ainda voltaria a ter problemas. Em várias ocasiões, as condições na pista, com a chegada repentina da chuva, levaram ao sobreaquecimento dos radiadores dos três Peugeot, inclusive o carro do português. "Nessa altura", explica, "ficávamos com menos potência. Lá para o fim também cometi alguns erros, se bem que quando fui em frente na Tertre Rouge, onde fiquei com o carro preso aos rails, fui surpreendido pela chuva e pelas novas condições da pista".

    AS

  5. #110
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    Padrão Lista de inscritos de Vila Real


    Lista de inscritos de Vila Real

    O CAVR revelou a lista de inscritos do 41º Circuito Automóvel Dolce Vita de Vila Real, a realizar no próximo fim-de-semana.

    Integrado nas Festas da Cidade, vai receber um total de 11 corridas (todas no domingo) de seis competições diferentes. Um dos destaques será, obviamente, o Campeonato de Portugal de Circuitos, vulgo PTCC, que terá ali a terceira prova da temporada, depois de Braga e Valência. Outra prova certamente do agrado do público será o Campeonato de Portugal de Resistência, competição que juntará em pista alguns dos carros mais rápidos das corridas nacionais.AS

  6. #111
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    Padrão Curiosidades das 24 Horas de Le Mans - 2008


    - Nem a chuva impediu 258.500 alminhas de estarem presentes na clássica de La Sarthe, o que constitui um novo recorde de público

    - Dois terços do clássico Mercedes Junior Team fez equipa num dos Aston Martin oficiais: Heinz-Harald Frentzen e Karl Wendlinger correram juntos pela primeira vez desde 1991. Só faltou um tal de Michael Schumacher para completar o ramalhete.

    - A Charouz Racing System inscreveu dois carros mas não teve responsabilidade técnica sobre nenhum. O Lola B08/60 com motor Aston Martin esteve a cargo da Aston Martin Racing (George Howard-Chappell é director técnico do projecto), enquanto o B07/10 com motor Judd, usado pela equipa checa o ano passado, esteve, na realidade, nas mãos dos americanos da CytoSport e apoio técnico dos britânicos do Team Jota.

    - Foram três os esquiadores presentes à partida das 24 Horas de Le Mans. Além de Luc Alphand, várias vezes campeão do mundo de "downhill" e slalom Super G, também praticaram esta modalidade Vanina Ickx (recordista de velocidade em saltos) e Nick Leventis, piloto do Aston Martin da Vitaphone Racing, esquiador de "downhill" júnior no início da década e actual instrutor de esqui na Inglaterra.

    - Terry Borcheller, piloto do Aston Martin DBR9 do Team Modena, é pastor evangélico e costuma realizar serviços nos circuitos, antes das provas em que participa.

    - A pintura dos Courage LC70 da equipa Oreca Matmut é baseada no trabalho do pintor holandês Piet Mondrian, especializado em arte abstracta e profuso uso de cor.

    - A partida da edição de 2008 foi dada pelos astronautas Mark Brown, Vladimir Titov e Jean-Loup Chrétien, em directo via satélite da Estação Espacial Internacional. Esta escolha presta também homenagem ao primeiro voo na cidade de Le Mans do avião Flyer III, de Wilbur Wright, que teve lugar em 1908.

    - O número de ex-pilotos de Fórmula 1 presentes na prova foi de trinta.

    - O Lola Aston Martin da Charouz Racing System era o único LMP1 equipado com um motor derivado de um modelo de série.

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  7. #112
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    Padrão Tricampeão vai alinhar no Challenge Desafio Único

    Adruzilo Lopes vai correr em Vila Real

    Realiza-se no próximo fim-de-semana mais uma prova do Challenge Desafio Único, desta feita no mítico e renovado traçado de Vila Real. O Team ISEP/Mundauto vai apresentar-se com a dupla composta por Nuno Duarte, piloto oficial da equipa, e o tricampeão nacional Adruzilo Lopes, com a aposta de terminar nos lugares cimeiros.

    Segundo o piloto, "é um prazer enorme regressar ao local onde conquistei o meu primeiro título e espero sentir as mesmas emoções que senti no ano passado. Este é o circuito que mais gosto, pelo carisma que tem e pelo seu espectacular traçado. O facto de ter o Adruzilo, mais uma vez ao meu lado, é para mim um motivo de orgulho e uma prova da confiança que ele deposita na nossa equipa. Vamos tentar todos dar o nosso melhor e o objectivo é claramente vencer".

    Já para Adruzilo Lopes, esta será uma nova experiência, já que "apenas corri em Vila Real em 1987, numa prova muito atribulada do Troféu Corolla. Ainda não conheço o novo traçado, mas estou com muita vontade de repetir a presença nesta bela equipa e contribuir o máximo para ajudar o Nuno a conquistar os seus objectivos. Espero que o nosso carro esteja já ao nível do dos nossos adversários, para podermos assim discutir taco a taco a vitória".

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  8. #113
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    Padrão Circuito com expectativas em alta

    Vila Real: o 2º ano da era moderna

    Foi em 1931 que um entusiasta chamado Aureliano Barrigas idealizou em Vila Real um circuito de velocidade que se tornaria um símbolo da cidade, da região e do próprio automobilismo nacional. Após ter conquistado um estatuto quase único, o Circuito de Vila Real seria desactivado devido aos notórios problemas de segurança que enfrentava e que determinaram um interregno de 16 anos até à sua reedição.

    E essa aconteceu no ano passado, quando o CAVR decidiu recuperar a tradição da sua mais importante prova e organizou aquilo a que se pode chamar o primeiro Circuito de Vila Real da "era moderna". Mais do que reavivar o espírito das corridas na capital transmontana, o evento permitiu comprovar que é possível ter nas ruas da cidade uma pista rápida e igualmente exigente em termos de condução, mas ao mesmo tempo adaptada às normas de segurança dos citadinos actuais. Por outras palavras, era possível juntar o melhor de dois mundos.

    Este ano chegou inclusive a estar prevista a realização de dois eventos emfins-de-semana separados, recebendo mesmo competições internacionais, um plano entretanto abandonado pelo CAVR mas que o clube não rejeita reaproveitar já para 2009.

    11 corridas no programa

    Integrado nas Festas da Cidade, o 41º Circuito Automóvel Dolce Vita de Vila Real terá um total de 11 corridas (todas no domingo) de seis competições diferentes. Um dos destaques será, obviamente, o Campeonato de Portugal de Circuitos, vulgo PTCC, que terá ali a terceira prova da temporada, depois de Braga e Valência. Na frente do campeonato absoluto segue César Campaniço, com nove pontos de vantagem sobre João Figueiredo, este último certamente motivado após vencer a primeira corrida com o Peugeot 407 S2000.

    Mais atrasado está Francisco Carvalho, que tentará diminuir a diferença de 15 pontos para Campaniço, depois em Valência ter obtido a sua primeira vitória do ano. Carvalho é o lider da categoria 2, na frente dos outros Seat Leon Supercopa de José Monroy e António João Silva. Neste particular, Patrick Cunha deverá ser o principal adversário de Carvalho, depois de ambos terem protagonizado um aceso duelo na ronda espanhola. Na categoria 3, Martine Pereira terá de defender os seus oito pontos de vantagem sobre Vasco Campos. Outra prova certamente do agrado do público será o Campeonato de Portugal de Resistência, competição que juntará em pista alguns dos carros mais rápidos das corridas nacionais. O campeonato divide-se em duas categorias que correrão em simultâneo: "Sport e Protótipos" e "Turismos e GT's". A estes juntam-se ainda os conhecidos bilugares britânicos da Caterham. O Campeonato de Portugal de Clássicos - Circuitos, com a sua variante até 1300cc, também promete trazer diversidade até ao Circuito, nesta que será a terceira prova do ano. O líder absoluto é António Nogueira, enquanto Luis Alegria tem dominado entre os 1300.

    O programa completacom o Challenge Desafio Único, competição repetente em Vila Real e que, segundo a organização, tem já 52 inscritos confirmados, e ainda a corrida comemorativa dos 30 anos do CAVR que substitui o bem sucedido Memorial Manuel Fernandes disputado no ano passado. Este ano são admitidas viaturas de GT's, Sport e Protótipos sem limite de idade e carros de Turismo do período entre 1982 e 2000.

    HORÁRIO

    Sábado 21 Junho

    PTCC - Sessão de adaptação à pista 09h00
    Camp. Portugal de Resistência - Treinos Livres 1 09h25
    Camp. Portugal de Resistência - Treinos Livres 2 09h55
    Camp. Portugal de Clássicos 1300 - Treinos Livres 10h25
    Camp. Portugal de Clássicos - Treinos Livres 11h00
    PTCC - Treinos Livres 1 11h35
    Challenge Desafio Único - Treinos Livres 12h15
    Camp. Portugal de Resistência - Treinos Crono 12h55
    PTCC - Treinos Livres 2 13h45
    Camp. Portugal de Clássicos 1300 - Treinos Crono 14h25
    Camp. Portugal de Clássicos - Treinos Crono 15h05
    PTCC - Treinos Crono 15h45
    Challenge Desafio Único - Treinos Crono 1 16h50
    Challenge Desafio Único - Treinos Crono 2 17h10
    Corrida 30 anos CAVR - Treinos Crono 17h35

    Domingo, 22 Junho

    Camp. Portugal de Resistência - Corrida 1 09h00
    Challenge Desafio Único - 1ª Manga 10h15
    Challenge Desafio Único - 2ª Manga 11h05
    PTCC - Corrida 1 11h55
    Camp. Portugal de Clássicos 1300 - Corrida 1 12h55
    Camp. Portugal de Clássicos - Corrida 1 13h40
    Camp. Portugal de Resistência - Corrida 2 14h30
    PTCC - Corrida 2 15h50
    Camp. Portugal de Clássicos 1300 - Corrida 2 16h55
    Camp. Portugal de Clássicos - Corrida 2 17h45
    Corrida 30 anos CAVR 18h35

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  9. #114
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    Padrão Circuito de Vila Real


    Luis Nóvoa estreia BRC em pista

    Luís Nóvoa vai estrear este fim-de-semana o BRC em provas de pista, numa acção única em Portugal, já que os BRC têm feito apenas provas de Montanha.

    De forma a poder responder a este desafio, Luís Nóvoa vai marcar presença no circuito de Vila Real, no qual o piloto da Maia se mostra um pouco expectante: "Para mim tudo vai ser novo, pois apenas fiz três provas com o BRC e ainda estou numa fase de adaptação", revelou.

    "Agora surge este projecto de Vila Real, algo novo para toda a equipa, o que me acarreta mais responsabilidades. E depois já vi a lista de inscritos, na qual há muitos carros diferentes, alguns com desfasamentos amplos em termos de andamento, mas penso que vai ser uma prova gira. Eu pelo meu lado espero que tudo corra bem sem problemas de maior, e que o motor do BRC se aguente e me possa divertir ao máximo, pois um carro com características de Montanha, em pista é algo de inédito em Portugal", concluiu.AS

  10. #115
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    Padrão Filipe Albuquerque esteve no Autódromo Internacional do Algarve

    "Vai ser fantástico"

    Filipe Albuquerque visitou as instalações do futuro AIA - Autódromo Internacional do Algarve, onde terá lugar uma das jornadas da próxima temporada do campeonato A1 GP, a 12 de Abril de 2009. E que, se chegarem a bom porto as negociações que actualmente existem nesse sentido, poderá ser a base do campeonato num futuro bastante próximo.

    Albuquerque, que representou as cores do A1 Team Portugal, tendo subido ao pódio por diversas vezes, na última época, manifestou o seu entusiasmo por aquilo que viu, destacando diversos pontos do traçado, que teve oportunidade de percorrer numa visita guiada com um dos engenheiros responsáveis pelos trabalhos e que considera como "um verdadeiro desafio para os pilotos do A1 GP."

    Entre esses pontos, o piloto de Coimbra assinalou a "descida acentuada logo a seguir à recta da meta, logo seguida por uma curva à direita muito apertada" como uma das "zonas da verdade", manifestando ainda a sua satisfação pelo facto de a pista recorrer à morfologia do terreno, acentuando as "inúmeras elevações e declives" existentes ao logo do traçado.

    Filipe Albuquerque disse ainda "estar entusiasmado pelo facto de o campeonato vir a Portugal. Isso vai ser muito positivo, pois o A1 GP tem agora muitos fãs, por causa das boas performances que conseguimos na última temporada."AS

  11. #116
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    Padrão Soucek substituiu Bakkerud na Super Nova

    Álvaro Parente com novo colega de equipa

    Álvaro Parente vai ter um novo colega de equipa na Super Nova, já a partir da próxima prova, este fim-de-semana, em Magny-Cours.

    O seu nome será Andy Soucek, é espanhol e vai substituir o dinamarquês Christian Bakkerud que, aos resultados menos satisfatórios, tem juntado ainda algumas dificuldades em recuperar do acidente no Mónaco, onde magoou seriamente as costas.

    Soucek, que fará 23 anos no sábado, já antes tinha corrido pela Super Nova, em Istambul, então já em substituição de Bakkerud, depois de ter sido despedido pela FMS (a equipa de Giancarlo Fisichella) logo após a primeira corrida desta temporada.

    No Mónaco, o espanhol ocupou um dos lugares na DPR, de David Price, conquistando o primeiro ponto do ano. Em 2007, tinha subido ao pódio por duas vezes na GP2.

    Também em Magny-Cours, a BCN Competición vai ter um novo piloto. Trata-se do brasileiro Carlos Iaconelli, tem 19 anos e fará nesta pista a sua estreia na modalidade, depois de três anos nas World Series by Renault e de, este ano, ter estado na Fórmula Masters. Esta foi a opção da equipa espanhola, depois de ter testado com Soucek na semana passada, em Paul Ricard, antes deste ter assinado com a Super Nova para o resto da temporada.

    Em Monte Carlo, a BCN também teve apenas um carro, pilotado por Adrián Vallés, mas agora não está claro se este irá continuar na equipa, ou se continuará apenas com uma só inscrição, nas corridas seguintes.AS

  12. #117
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    Padrão Um ano sem vitórias

    Montoya sem pressa de vencer

    Juan Pablo Montoya venceu a sua primeira prova na categoria principal da Nascar já lá vai um ano, no Infineon Raceway. Agora, nas vésperas de regressar ao circuito, onde terá lugar a prova do calendário deste ano, o colombiano afirma não ter nenhuma pressa em voltar a ganhar.

    O que não deixa de ser curioso, pois as suas mais recentes performances nesta competição norte-americana não têm sido famosas - bem pelo contrário, com dois 38º lugares, em Pocono e Michigan.

    O ex-piloto da McLaren e da Williams na F1 está seguro de que não sentir pressão para lutar pelo triunfo em Sonoma, pista de que é detentor do recorde da melhor volta, se justifica plenamente pelo facto de a sua equipa não estar nas melhores condições técnicas, garantindo ainda que não lhe irá ser fácil recuperar.

    "No ano passado, sentia muito mais pressão, pois toda a gente me perguntava quando é que eu iria ganhar" - revelou ao autosport.com. "Toda a gente esperava que corresse bem e ganhasse, por causa do meu palmarés."

    Mas, este ano, Montoya admite não sentir "nenhuma pressão. Estamos totalmente concentrados em tornar os nossos carros e a equipa melhores."

    Este ano, em Sonoma, a Chip Ganassi Racing vai ter um dos conjuntos de pilotos mais poderosos de todas, pois com Montoya irão estar Dario Franchitti e Patrick Carpentier - que esperam poder traduzir numa vitória a experiência em pistas convencionais, como é o caso desta. A estes três homens irá juntar-se o veterano Scott Pruett, no carro habitualmente pilotado por Reed Sorenson.

    AS

  13. #118
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    Padrão Grosjean o mais rápido nos treinos livres

    Parente foi 11º

    A primeira sessão de treinos livres para a prova de GP2 que terá lugar em Magny-Cours, foi dominada por Romain Grosjean, o "local hero" e principal favorito à vitória.

    O piloto da ART foi mais lento no início da sessão, deixando a "pole" provisória para Andreas Zuber, mas depois suplantou o seu adversário da Piquet Sports, com uma volta em 1m22,676s. Pelo caminho, teve ainda "tempo" para um susto, quando quase ficou na gravilha numa das suas voltas. Mas, felizmente, resolveu o problema a contento, ao contrário de alguns dos outros pilotos, que não evitaram despistes algo violentos.

    Pastor Maldonado e Mike Conway ainda conseguiram regressar ao asfalto, depois de incursões a alta velocidade fora de pista, mas Javier Villa não teve assim tanta sorte e deixou o carro "plantado" nas barreiras de protecção.

    Quanto a Álvaro Parente, não conseguiu melhor que o 11º tempo, a apenas seis décimos de Grosjean - o que deixa antever uma grande competitividade, não apenas nos próximos treinos, mas também nas corridas, tal a proximidade entre os pilotos.AS

  14. #119
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    Padrão Parente apenas 21º

    Bruno Senna faz "pole"... e bate a seguir!

    A qualificação para a primeira das duas provas do campeonato GP2, que amanhã terá lugar na pista francesa de Magny-Cours, terminou de forma insólita. Bruno Senna desalojou, já na parte final da sessão, o francês Romain Grosjean da "pole position" provisória e bateu na volta seguinte. O embate, que sucedeu no muro das boxes à entrada da recta da meta, foi algo violento e provocou a paragem imediata da sessão.

    Depois de retirado o monolugar do brasileiro, regressou-se à acção, para se cumprirem os cinco minutos que faltavam para o final. Foram muitos os pilotos que ainda tentaram a sua sorte, mas Senna manteve a melhor marca, largando assim da primeira oposição para a prova que a Sport TV2 transmitirá, amanhã, em directo, a partir da 15 horas. Os três primeiros - Senna, Grosjean e Pantano, que deteve também durante muito tempo a primeira posição - ficaram separados por menos de um décimo de segundo, prometendo um excelente espectáculo para a corrida.

    Parente com azar...

    Álvaro Parente vai partir do 21º lugar da grelha de partida para a primeira corrida do GP2 em Magny-Cours, depois de ter visto a sua melhor volta interrompida pelo acidente de Bruno Senna.

    Parente realizava a sua volta lançada com o segundo conjunto de pneus quando Senna, causou a amostragem de bandeiras vermelhas. Como faltavam apenas cinco minutos para o final da sessão, Parente não conseguiu depois melhorar, ficando a sua melhor marca a um segundo e meio dos pilotos mais rápidos.AS

  15. #120
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    Padrão Porsche Mobil 1 SuperCup

    Petiz quer regressar aos pontos

    Pedro Petiz vai este fim-de-semana alinhar mais uma vez na Porsche Mobil 1 SuperCup, desta feita no traçado de Magny-Cours, França.

    As duas últimas jornadas, Istambul e Monte Carlo, não correram de feição para o piloto da Racing Team Jetstream, razão pela qual Pedro aproveitou esta paragem entre provas para realizar uma sessão de testes em Spa-Francorchamps.

    Esta ronda de trabalho, que visou sobretudo o capítulo da travagem do 911 GT3 Cup, contou ainda com a presença do preparador Teófilo Tuna (Té), que de volta à competição automóvel ao lado da família Petiz se tem revelado uma mais valia.

    Apesar da curta sessão de testes os resultados começaram a aparecer, e estão já em agenda novos trabalhos após a corrida de França. AS

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