• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Toyota Supra - O melhor projecto portugues de tuning

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Toyota Supra - O melhor projecto tuning portugues

supra1.jpg


Este é sem dúvida alguma o melhor projecto tuning Português que surgiu este ano. Este projecto iniciou-se em 2005, mas o gosto e paixão que o Batmax tem pelo Toyota Supra já vem de há longos anos. Este super-desportivo é sem dúvida alguma uma excelente base para o tuning, mas normalmente estávamos habituados a ver boas preparações provenientes dos EUA e Japão. Esta preparação não fica nada a dever a essas e tem a particularidade de ainda poder evoluir bastante, principalmente mecanicamente.

Ainda que numa cor discreta mas muito bonita, o trabalho que a Auto Design Tuning de Ílhavo realizou com o kit de carroçaria é notável. Os pára-choques integram-se perfeitamente no design do carro, com as aberturas para intercooler e travões no frontal. Estes adaptam-se ao alargamento de 7cm para cada lado na traseira, e de 2cm na frente. O alargamento foi feito de raíz pela Auto Desing, assim como as embaladeiras. Este kit já está a ser comercializado pela empresa Auto Design, que tem bastante experiência neste tipo de transformações e criações.

A escolha das jantes de 18’’ não poderia ter sido melhor. Este modelo da Blitz é bastante popular no estrangeiro e encaixam perfeitamente no design do Supra. Os pneus usados são na medida 245/40 R18 no eixo frontal e 275/35 R18 no eixo traseiro.

Outros detalhes completam o exterior, tal como o tampão de gasolina Sparco, as ópticas e farolins de uma versão mais recente. Note-se que o capot e o aileron são os de origem.

supra4.jpg


Um carro deste tipo já é bastante eficiente dinamicamente para suportar as velocidades para que foi dimensionado. No entanto ao nível do chassis foi melhorado com o Eibach Pró Kit, barras estabilizadoras TRD e amortecedores Kyb AGX. O poder de travagem foi melhorado com recurso a discos Rotora e tubos de malha de aço Goodridge.

O motor Twin Turbo é muito potente mas poderá ainda haver uma conversão no futuro para um kit com um único turbo que produzirá uma potência maior. O imponente intercooler que ocupa a parte frontal é da Greedy, outro gigante na preparação deste tipo de motores e que produz com componentes de elevada qualidade. O sistema de escape também foi alterado, tendo agora 80mm de diâmetro e onde o catalisador também suprimido.

A limitação de velocidade máxima também foi retirada. Mas muitos outros componentes foram alterados no motor, cuja potência ronda os 500cv, podendo-se por ex até do interior ver dados de potência, acelaração e muito mais com recurso ao Blitz Power Meter I-D 3. Apenas para referência, a caixa deste modelo é automática.

O interior é muito envolvente, com todos os comandos virados para o condutor ou piloto, segundo o ponto de vista. Mas o que se destaca é a excelente combinação entre a pele preta e o carbono. Manómetros são 7 e estão colocados no interior e indicam deste a pressão do turbo, pressão de óleo, mistura, etc, sem falar nos dispositivos Blitz que dão ainda mais informação ao condutor sobre o funcionamento do carro.

supra2.jpg


Características técnicas

motor e transmissão

Intercooler frontal Greedy
Sistema escape completo Blitz de 80mm de diâmetro
Tubo RMM para supressão catalisador
Tubo de radiador superior PHR
Greddy Bost Cut Controller
Admissão de ar Apex
B&M Super Cooler
Velas NGK
Extensão de cabos da centralina Autosports
Ventoínha Spal
Bosst Controller Blitz SBC-ID 3
Blitz Power Meter I-D 3
Blitz SBC-ID Harness
Correia de distribuição Power Enterprise
Placa de carbono para o motor MVP Motorsports
Válvula Blow off Tial

chassis

Amortecedores Kyb AGX
Barras estabilizadoras TRD
Eibach Pro Kit

travões

Discos de travão Rotora
Tubos malha de aço Goodridge

Rodas

Jantes Blitz Z2 Tripartidas 9x18 e 10x18'' tripartidas
Bridgestone Potenza S-03 245/40R18 275/35R18T

exterior

Kit Auto Design Tuning
Para-choques Frente e Trás e Embaladeiras
Alargamento da carroçaria
Supressão da antena e esquicho limpa vidros
Tampão de gasolina Sparco
Opticas e farolins do mod 1999 com kit Xenon
Rede Lumma tuning

interior

Interior modificado com recurso a carbono
Volante Momo Jet com cubo modificado
Punho travão de mão Momo Pitstop
7 manómetros
Bancos modificados e estofados em pele

audio

Fonte IVA W200Ri
Colunas SPX 107 e SPX17x2
Conjunto 3 vias topo Alpine
Colunas atras SPX177
Conjunto de 2 vias
Amplificador PDX-4.150
Amplificador PDX-4.150
Amplificador PDX-1.1000
Processador PXA-H701
Subwoofer SWX1242D x 2
Alarme Beeper Heat
Condensador 2F Audiotop
Camera de Marcha-Atras

supra5.jpg


Mas as alterações e a qualidade das mesmas estendem-se ainda à componente de car-áudio, preparada para concorrer na vertente de Sound Quality. Os componentes estão muito bem colocados, sempre que o espaço diminuto dos dois lugares frontais, o permitem. A mala tem uma estética muito bem conseguida, com os dois subwoofers e três amlificadores muito bem colocados esteticamente e mais uma vez com o recurso ao carbono para complemento.

supra3.jpg



Fonte: "tuning online"
 
Última edição:
Topo