1. #1
    Avatar de camposlux
    Registo
    Sep 2007
    Idade
    36
    Posts
    321

    Padrão Procedimento para homologação medida dos pneus

    Introdução: O aumento do diâmetro das jantes e consequente troca dos pneus, seguindo as regras apropriadas, melhora a estética e comportamento do carro. A tracção e a travagem saem normalmente favorecidas. Com diâmetros de jantes superiores há um maior leque de pneus de alta performance disponíveis no mercado. Um dos cuidados que se deve ter é verificar se a medida usada nos pneus consta ou não do livrete. Se o carro foi à IPO com uma medida bem calculada mas que não conste no livrete leva uma anotação e não reprova por causa disso. Mas o facto de ela não constar no livrete é susceptível de ser alvo de uma multa da polícia. Assim, é necessário proceder à homologação dos novos pneus para podermos circular à vontade nas estradas. De seguida mostro os procedimentos que fiz para homologar os meus. Este procedimento descreve o processo de Homologação de pneus para um VW. O processo não difere muito para outras marcas, a não ser no pedido de homologação. Haverá marcas em que o pedido e aceitação pode ser mais ou menos dificil. Na secção técnica do site existe informaçãoadicional sobre pneus e jantes.

    Pedido de declaração da marca do veículo: Poderá haver sempre uma certa relutância por parte das marcas em aprovarem algum tipo de alterações nos veículos que foram comercializados por elas. Assim poderão sempre argumentar com perda de garantias ou alteração das características do veículo. Aqui o nosso conhecimento da matéria e insistência poderão ajudar. No caso do meu carro, um VW Golf TDI de 110cv que vinha equipado de origem com jante de 16'', alterei para jante de 17'' com pneus 225/45 R17. Embora na altura de comercialização do meu carro não houvesse outros Golfs equipados com jante de 17'', mais tarde quando foi comercializado o Golf TDI 150cv a medida de 17'' nas jantes e os 225/45 R17 eram standard nesse modelo, o que já de si é uma garantia que a marca poderá aprovar esta medida.

    No caso da SIVA usei para pedido de informação o seguinte endereço: Apoio Clientes [[email protected]] onde me foi respondido que necessitaria de enviar a seguinte informação:

    1. Carta de apresentação onde conste de forma explícita a morada para a qual desejam o envio da Informação/ Declaração e onde conste o pretendido.
    2. Envio da fotocópia do livrete do veículo.
    3. Pagamento por transferência bancária NIB 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do BES número 025/12384/000.2 em favor de SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA; no valor de 32,00. euros.

    Deverá enviar a fotocópia do comprovativo do pagamento juntamente com estes elementos para o seguinte endereço:
    SIVA, S.A
    Dpto. de Homologações
    Apartado 9
    2054-909 Azambuja

    Assim foi, feita a transferência, enviei um carta onde incluí o comprovativo da transferência junto com a restante informação. A carta descrevia essencialmente o pretendido com referência ao facto de haver o mesmo modelo de veículo comercializado com a mesma medida de pneu, o que certamente não será o caso em todos os veículos. Lembro que este endereço fornecido serve apenas para veículos das marcas VW, Audi, Seat e Skoda. Serve também para possuidores de veículos da marca Lamborghini e Bentley mas é pouco provavel que existam utilizadores do site com estes carros.

    Alteração da medida dos pneus na DGV: com a declaração na mão, deveremos dirigir-nos à Direcção Geral de Viação. A documentação necessária é:

    1. Impresso 1402 preenchido e assinado (comprado na DGV)
    2. Fotocópia do Bilhete de Identidade
    3. Livrete
    4. fotocópia do Título de Registo de propriedade
    5. A declaração de aprovação da marca do veículo
    6. Envelope selado e endereçado para a nossa morada.

    Deve-se preparar também 25€ (alterado todos os anos em princípio) para as despesas. Entregue a documentação depois deveremos esperar entre 2 a 3 semanas para receber o livrete em casa.

    A DGV disponibiliza no seu site a versão pdf do impresso 1402.


    Assim a Homologação é conseguida com mais ou menos 57€ contando com as despesas de correio. Não é barato por certo, mas pelo menos andamos com o carro mais seguro e legal, é mais barato do que a multa, isso sem sombra de dúvida.



    fonte: tol
    autor:Rui Augusto

  2. #2

    Registo
    Jan 2008
    Posts
    45


    Parabéns. Muito bem explicado.

  3. #3
    Avatar de camposlux
    Registo
    Sep 2007
    Idade
    36
    Posts
    321
    amigos embora isto tenha sido um copy past eu ja o fiz com um audi a3 de 1997 e posso confirmar que é mesmo assim ,so os preços é que nao tenho a certeza que sejam os mesmos.

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar