1. #1
    Avatar de camposlux
    Registo
    Sep 2007
    Idade
    36
    Posts
    321

    Padrão Tuning vai ser regulamentado

    Cansados da «caça à multa» e de serem confundidos com street racers (pessoas que fazem corridas ilegais de carros em locais públicos), os adeptos do tuning manifestam-se em Lisboa no sábado pela legalização das transformações nos automóveis, noticia a agência Lusa. O Governo, por seu lado, garante estar já a elaborar um documento para regulamentar esta actividade.

    O novo Código da Estrada, em vigor desde 2005, estipula que a transformação das características técnicas dos carros «é autorizada nos termos fixados em regulamento». No entanto, de acordo com o movimento «Tuning Legal Já», organizador do protesto, este documento nunca chegou a ser publicado, criando um vazio legal que originou uma «perseguição sistemática ao tuning».

    A GNR e a PSP dizem não ter dados disponíveis sobre as coimas aplicadas pela transformação indevida de carros, que podem variar entre os 250 e os 1.250 euros. O certo é que as multas têm feito diminuir a procura dos adeptos às cerca de 200 empresas do sector, provocando «prejuízos na ordem dos 80 a 90 por cento», segundo Alexandre Tomás, porta-voz do movimento.

    De acordo com a União Portuguesa de Tuning, que congrega 150 clubes a nível nacional, Portugal é o único país da União Europeia onde as transformações às características técnicas dos automóveis não estão regulamentadas.

    No entanto, no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), antiga Direcção-Geral de Viação, está já a ser elaborado um projecto de regulamento para enquadrar «todo o tipo de transformações em automóveis e seus reboques» que «vai analisar especificamente as questões relacionadas com o tuning».

    «Ainda há muita ignorância»

    O professor de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Fernando Pina da Silva avisa que «não basta pôr licenciados em Direito a fazer leis», «é preciso criar postos de homologação dos carros, com pessoas altamente qualificadas». Sublinhando que algumas alterações nas viaturas podem ser perigosas, o especialista considera que «o tuning não representa riscos acrescidos, se for feito com competência técnica».

    Pina da Silva defendeu que o «Estado é co-responsável pela situação actual por não existir uma legislação adequada, o que acontece porque ainda há muita ignorância. Quanto mais se proíbe, mais as pessoas têm tentação de fazer, enquanto que se houver um processo transparente, com empresas certificadas e postos qualificados de homologação a segurança é muito maior».

    Actualmente, as alterações às características técnicas dos automóveis têm de ser submetidas à aprovação do IMTT para serem homologadas, permitindo que o carro circule legalmente. Apesar de existirem em Portugal cerca de quatro mil tuners, em 2007 apenas foram apresentados no instituto «poucas dezenas» de pedidos, tendo a maioria sido aprovada.

    Alexandre Tomás, que espera há três anos pela homologação das alterações que fez no seu carro, afirmou que muitos adeptos desta actividade «não têm capacidade social e financeira» para fazer o pedido, uma vez que é necessário apresentar um projecto de transformação elaborado por um engenheiro, que pode custar entre dois a três mil euros.

    Cerca de dois mil tuners deverão manifestar-se sábado em Lisboa, num protesto a pé entre a Praça do Marquês de Pombal e a Assembleia da República, onde esta sexta-feira uma delegação do movimento «Tuning Legal Já» vai entregar um documento a solicitar uma reunião com a tutela.

    fonte iol

  2. #2
    Avatar de F.B.I.
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    12.892
    bem, parece que os amantes do tuning
    sempre vão ter boas noicias, agora so falta o
    governo por em pratica.
    abraço
    cump.
    F.B.I.
    gforum 2016




    Todos os links encontrado no GFORUM por mim postados estão hospedados na internet, sendo que os mesmos nao são da minha responsabilidade ou autoria.

  3. #3
    Avatar de camposlux
    Registo
    Sep 2007
    Idade
    36
    Posts
    321
    Citação Postado originalmente por @[email protected] Ver Post
    bem, parece que os amantes do tuning
    sempre vão ter boas noicias, agora so falta o
    governo por em pratica.
    abraço
    pois é amigo falta isso o que é o pior e vai demorar

  4. #4
    Avatar de rx7
    Registo
    May 2007
    Posts
    385
    Já ouço falar na legalização à muito e ela nunca mais aparece. Foi o dinheirinho mais mal gasto até hoje. Enquanto não fosse legal não deviam permitir a venda de kits tuning.
    Cumps

  5. #5
    Avatar de camposlux
    Registo
    Sep 2007
    Idade
    36
    Posts
    321
    Citação Postado originalmente por rx7 Ver Post
    Já ouço falar na legalização à muito e ela nunca mais aparece. Foi o dinheirinho mais mal gasto até hoje. Enquanto não fosse legal não deviam permitir a venda de kits tuning.
    Cumps
    Compreendo aa desilusao mas amigo o dinheiro mais mal gasto é na bebida e na farmacia porque é sinal que estamos doentes

  6. #6

    Registo
    Nov 2007
    Idade
    25
    Posts
    2.179
    ainda nao percebi qual o mal de alterar os carros, dixem que é ilegal e nao sei que mas ha montes e montes de empresas dedicadas ao tuning. e já agora se o tuning ilegal porque é que os clubes de tuning podem existir e estao autorizados a alterar os carros. na minha opiniao ainda a muito que se lhe diga ate o tuning tar mesmo legal.
    cumps



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar