• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Postar aqui TDT espanhola: notícias

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Caro cr373

Vou informar-te de um pormenor e que me esqueci há pouco. No mesmo mastro, situado numa parede da casa e que tem 6 metros de altura, estão montadas duas antenas independentes. No cimo está a Televés com MDR e está, e sempre esteve, amplificada e está ligada a um Tv led com sintonizador incorporado. O sinal é de 100% quer no Mux 48 quer no 56. Portugueses ok, espanha nada.
Sensivelmente a meio, está montada uma outra antena de " espinha ", também conhecida por " rabo de peixe ", sem qualquer amplificação,paralela á Televés, e, Mux 48 e 56, também com percentagens de 100%. Já lhe meti um amplificador Ikuzi, mas não tem alteração nenhuma. Esta antena está independente também, e está ligada a uma Tv analógica e tem ligado na scart, um sintonizador digital Sunstech.
É tudo o que te posso dizer. Nas fotos que me envias, vê-se perfeitamente a localidade onde moro, Alijó, que fica a uma altitude de 660 metros.
Quanto aos cabos estarem partidos não é provável, pois as situações das duas antenas são iguais, e os cabos são independentes.
Quanto ás antenas dos vizinhos são iguais. Uns teêm as da rabo de peixe, outros género televés iguais á minhas. O meu vizinho que fica no enfiamento das minhas e que está a cerca de 40/50, são iguaizinhas ás minhas.
Obrigado pela disponibilidade que tens mostrado. Um abraço.
zé gaspar
 

Kim56

GF Bronze
Entrou
Jan 9, 2010
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Brevemente os canais da tdt espanhola -LA 2 e Clan vão passar a emitir em HD
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Retirei de outro forum:
"Para quem não sabe, é possível ver os canais da TDT espanhola via satélite 30ºw, num receptor enigma2.

O processo é uma mistura de "como ver os canais BBC nos 27,5ºw" e "como ver canais codificados em PowerVU".
É modificado o ficheiro lamedb com a identificação dos canais, é colocado um ficheiro Script, é configurado a oscam e é colocado uma lista de canais TDT (esta lista faz um stream interno na box que permite ver os canais, do género que funciona com os canais PowerVU)
Funciona em imagem OpenATV com oscam."

Os canais franceses e italianos que estão naquelas frequências de multistream em aberto, é necessário um tuner especifico (a dreambox já lançou um tuner capaz de receber o multistream, assim já é possível ter os canais da tdt francesa e italiana sem ser preciso cards ou servers, através do eutelsat 5W).

Quando à tdt espanhola (Abertis) pelo Hispasat como a frequência não é como no caso anterior, sendo possível recebe-la com qualquer recetor enigma 2 com tuner classico. Para isso, como poderão ver no tutorial do link, basta instalar un plugin chamado astra, transferir os ficheiros do tutorial, juntar o lamedb e a lista dos canais aos nossos, por exemplo através do dreamboxedit, colocar o ficheiro de configuração do astra como é dito e o ficheiro abertis. Os canais serão vistos através dum "stream interno" sem ser preciso net nem nada, claro que é preciso ter um oscam-emu e ter as chaves biss que pouca gente as sabe.

https://www.satellites.co.uk/forums...o-guide-for-educational-purposes-only.170367/
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Retirei de outro forum:
"Para quem não sabe, é possível ver os canais da TDT espanhola via satélite 30ºw, num receptor enigma2.

O processo é uma mistura de "como ver os canais BBC nos 27,5ºw" e "como ver canais codificados em PowerVU".
É modificado o ficheiro lamedb com a identificação dos canais, é colocado um ficheiro Script, é configurado a oscam e é colocado uma lista de canais TDT (esta lista faz um stream interno na box que permite ver os canais, do género que funciona com os canais PowerVU)
Funciona em imagem OpenATV com oscam."

Os canais franceses e italianos que estão naquelas frequências de multistream em aberto, é necessário um tuner especifico (a dreambox já lançou um tuner capaz de receber o multistream, assim já é possível ter os canais da tdt francesa e italiana sem ser preciso cards ou servers, através do eutelsat 5W).

Quando à tdt espanhola (Abertis) pelo Hispasat como a frequência não é como no caso anterior, sendo possível recebe-la com qualquer recetor enigma 2 com tuner classico. Para isso, como poderão ver no tutorial do link, basta instalar un plugin chamado astra, transferir os ficheiros do tutorial, juntar o lamedb e a lista dos canais aos nossos, por exemplo através do dreamboxedit, colocar o ficheiro de configuração do astra como é dito e o ficheiro abertis. Os canais serão vistos através dum "stream interno" sem ser preciso net nem nada, claro que é preciso ter um oscam-emu e ter as chaves biss que pouca gente as sabe.

https://www.satellites.co.uk/forums...o-guide-for-educational-purposes-only.170367/
Isso é pirataria descarada e não tem lugar num tópico sobre a TDT em aberto.

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 153030

No ponto azul visível no mapa (950m altitude), com uma só antena é possível apanhar o canal 56 (emissor Surrinha, Moimenta da Beira e emissor da Marofa - 100%), canal 48 (Marofa - 100%), a nivel da TDT portuguesa; agora a nivel da espanhola é possível o canal 50 (emissor Peña de Francia - 100%[CYL7,CYL7HD...]), canal 57 (emissor Peña de Francia - 100%[La1,La1HD,La2,clan...]) e também, mas nem sempre o canal 46 (emissor de Cáceres - 70%[canal extremadura]).

Ver anexo 153031

Agora onde vivo (800m altitude) tenho o canal 46 (emissor Lousã,Coimbra-100%), canal 56 (nao sei que emissor na direção sudeste - 100%), canal 48 (marofa, ja tive a 100% agora nao passa de 60%). A nivel de TDT espanhola canal 50 e 57 (emissor de Peña de Francia), este ultimo é um grande caso, numa varanda no segundo andar da casa so dá 0 - 10 %... já fui ao telhado "pendurado num valux (nao sei se é assim que se escreve)" só da 0 - 10%, no telhado dum barraco com a altura do primeiro andar da casa 0 - 20 % sem imagem, mas houve uma altura em março/abril que consegui nas duas frequências 100% por volta das 20 horas... Então voltei a ir a um monte (creio que tenha 1000 m) perto de casa, mas so consegui 100% no canal 50 e 25% com imagem no 57, na altura de março/abril as 17horas tinha 100% nas duas. Se não dá vontade de atirar com a antena por aí além. Agora só me falta testar com amplificador...

Ver anexo 153032

Hoje resolvi testar uma coisa diferente e julgo ser do interesse de alguns. O ponto azul que refiro na citação acima não está a 950m mas a 900m tem o canal 50 (CyL7....) e 57 (La1...) a 100%, para onde se aponta a antena vesse bastantes serras ao longe, não havendo obstáculos perto do local de receção. Onde tento receber o sinal estou a 800 metros (tendo algumas dificuldades de receção da TDT espanhola e do emissor da Marofa) e a cerca de 1 ou 2 kms na direção do emissor tenho montes que podem atingir até 860 metros, mais longe a cerca de 10 kms tenho montes que andam nos 900/950 metros, bem como logo perto de casa tenho uma linha para alimentar um cabine da EDP e uma linha de média tensão de 40kV. Penso que as elevações e estas duas linhas possam estar a interferir na receção do sinal, uma vez que no monte de 860 metros a 1 ou 2 kms de casa recebo o canal 48, 50 e 57 a 100%.

Então resolvi "afastar os problemas" andando uns 4.6 kms a norte, num parque eólico, a 1015 metros de altitude, assim descartando as possíveis interferências da linhas de média tensão e dos obstáculos montanhosos, apenas com uma antena de 18 dB de ganho e uma pen da avermedia, sintonizei e tinha todos os canais da TDT espanhola e todas as frequências tinham 100% de sinal, inclusive o emissor da TDT Portuguessa da marofa (48 e 56).

Com isto, acho que é mais que obvio que o emissor de Peña de Francia emite todas as frequências, ao contrário do que dizem que só tem o canal 50 e 57.

Agora a minha dúvida é até que ponto posso "contornar" os obstáculos montanhosos (se estes estiverem a prejudicar a receção) bem como das linhas elétricas (também devem interferir, julgo), colocando a antena mais alta ou baixa, colocando amplificação, coloca-la mais para um lado ou para o outro de modo a "esquivar" mais os obstáculos, filtro LTE, uma antena melhor como uma DAT BOSS da Televes... se pudessem ajudar agradecia... é que conseguir receber todos os canais espanhóis com qualidade de sinal a 100% a apenas a 5 kms de casa e não conseguir grande coisa em casa é um bocado "morrer na praia".

Cumps.
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Olá cr373

Penso que em tempos já trocamos impressões sobre recepção da TDT espanhola, e acho que, ao fim e ao cabo, vais tendo alguma sorte, pois sempre apanhas algo!!! Agora eu, é que é um caso que não encontro explicação. Pois bem. Vivo em Alijó e capto Marofa, portugueses a 100%, canais 48 e 56. Durante anos captei o Cyl ..... Salamanca, Clan e La 1. O meu horizonte é limpo, com serranias muito longe e nunca tive problemas. Por cima de minha casa, passam linhas de média tensão e também nunca me deram quaisquer problemas. Acontece que, durante 3 ou 4 anos atrás, como assinei um pacote da meo, deixei de ligar a TDT, quer portuguesa quer espanhola. Pois bem, há cerca de 3/4 meses fui " ver " como estaria a TDT, pensando até que iria porventura, captar mais uns canais espanhois, e para surpresa minha, verifico que não capto nenhum !!!!, nem dos antigos !!!! nem os cheiro !!!! Só os portugueses lá continuam. Fiz inúmeras buscas e nada, só os portugueses. Como não mexi em nada e se mantêem as condições antigas, não encontro explicação razoável para o facto. Continuo com antena Televés Dat amplificada. Será que tens alguma dica para mim ? Obg.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Olá cr373

Penso que em tempos já trocamos impressões sobre recepção da TDT espanhola, e acho que, ao fim e ao cabo, vais tendo alguma sorte, pois sempre apanhas algo!!! Agora eu, é que é um caso que não encontro explicação. Pois bem. Vivo em Alijó e capto Marofa, portugueses a 100%, canais 48 e 56. Durante anos captei o Cyl ..... Salamanca, Clan e La 1. O meu horizonte é limpo, com serranias muito longe e nunca tive problemas. Por cima de minha casa, passam linhas de média tensão e também nunca me deram quaisquer problemas. Acontece que, durante 3 ou 4 anos atrás, como assinei um pacote da meo, deixei de ligar a TDT, quer portuguesa quer espanhola. Pois bem, há cerca de 3/4 meses fui " ver " como estaria a TDT, pensando até que iria porventura, captar mais uns canais espanhois, e para surpresa minha, verifico que não capto nenhum !!!!, nem dos antigos !!!! nem os cheiro !!!! Só os portugueses lá continuam. Fiz inúmeras buscas e nada, só os portugueses. Como não mexi em nada e se mantêem as condições antigas, não encontro explicação razoável para o facto. Continuo com antena Televés Dat amplificada. Será que tens alguma dica para mim ? Obg.

Experimenta tentar receber os canais sem amplificação, se tens a antena mesmo na direção da Marofa, experimenta orientá-la mesmo para o emissor de Peña de Francia, não vais ter qualquer problema em receber os canais de Marofa e pode ser que consigas algo vindo de Espanha.

Vou seguir o conselho que me deram noutro fórum e penso que deverias fazer o mesmo: instalar o programa google earth e analisar no alinhamento entre o teu ponto de receção e do emissor que possíveis obstáculos possas ter, se não vires obstáculos, tenta orientar melhor a antena para o emissor, mas para isso fá-lo sem amplificador, apenas com a antena. Depois de conseguires apanhar algo, aí sim coloca o amplificador, para tornar o sinal mais estável e a ver se consegues receber mais algumas frequências.

Neste momento também não consigo TDT Es nem Marofa em casa, basta andar uns 3 kms num sitio com apenas mais 40 metros de altura e dão logo o 50 e 57 a 100% e 48 e 56 da Marofa também. Agora, num sitio a 5 kms a norte (1000m) com mais 200 metros de altura que onde estou (800m), dão os canais 48 e 56 da Marofa e todas as frequências da região de salamanca.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Onde estou consigo receber perfeitamente sem grande esforço o canal 46 do emissor da Lousã:
https://drive.google.com/open?id=1r7b7nGHZc8RHt3wg-8NkvpxiOuxHrODs

Quanto ao emissor de Trancoso, também não tenho grande problema em recebe-lo (a orientação é semelhante à que devo usar para o emissor de Peña de Francia):
https://drive.google.com/open?id=12REP98ijn25gvSOUhoK-jG2IiYEqIt6M

Mas ao tentar receber o emissor da Marofa (48 e 56), já tenho alguns problemas ainda que consiga só com a antena 50 % de sinal:
https://drive.google.com/open?id=17JECAMJxKb9NrT6jGdJjyvqfzhs_Zkzf

Agora o de Peña de Francia é que está mesmo complicado, em casa não consigo nada, apenas presença de sinal:
https://drive.google.com/open?id=14sHcgKHhtVhiKG-sWWXnAxcKbY7f0iTU

Deixo esta imagem para comparação entre a situação de casa, que vai de casa ao emissor na barra preta; e do emissor até à tal montanha a 5 kms a norte com mais 200m de altura (1000m) na qual recebem-se todos os canais espanhóis e portugueses (46, 48 e 56) com 100%:
https://drive.google.com/open?id=1hOLEx1YjCeTrA9BMiQVscU-sj5zYxQ73

Como podes ver há algumas elevações pelo caminho, no que toca às linhas elétricas elas estão sensivelmente a 600/700 metros de casa, logo antes a primeira elevação que se pode ver nas imagens referentes ao emissor espanhol.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Vou seguir o conselho que me deram noutro fórum (...)
Sim, porque os conselhos deste fórum não servem.

Neste momento também não consigo TDT Es nem Marofa em casa, basta andar uns 3 kms num sitio com apenas mais 40 metros de altura e dão logo o 50 e 57 a 100% e 48 e 56 da Marofa também. Agora, num sitio a 5 kms a norte (1000m) com mais 200 metros de altura que onde estou (800m), dão os canais 48 e 56 da Marofa e todas as frequências da região de salamanca.
A resposta ao teu "problema" está aí. Mesmo só os 3 kms e os mais 40m em altitude fazem toda a diferença entre ter sinal e não ter. A tua localização encontra-se numa zona escura, por isso não é de admirar que num local mais afastado, e sobretudo mais alto, já haja sinal.

Eu gostava de poder ser mais prestável mas não o vou fazer aqui porque este tópico não é o sítio indicado para isso. Este tópico é supostamente para notícias sobre a TDT espanhola e não para exposição de problemas ou pedidos de ajuda.

DX2
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Onde estou consigo receber perfeitamente sem grande esforço o canal 46 do emissor da Lousã:
https://drive.google.com/open?id=1r7b7nGHZc8RHt3wg-8NkvpxiOuxHrODs

Quanto ao emissor de Trancoso, também não tenho grande problema em recebe-lo (a orientação é semelhante à que devo usar para o emissor de Peña de Francia):
https://drive.google.com/open?id=12REP98ijn25gvSOUhoK-jG2IiYEqIt6M

Mas ao tentar receber o emissor da Marofa (48 e 56), já tenho alguns problemas ainda que consiga só com a antena 50 % de sinal:
https://drive.google.com/open?id=17JECAMJxKb9NrT6jGdJjyvqfzhs_Zkzf

Agora o de Peña de Francia é que está mesmo complicado, em casa não consigo nada, apenas presença de sinal:
https://drive.google.com/open?id=14sHcgKHhtVhiKG-sWWXnAxcKbY7f0iTU

Deixo esta imagem para comparação entre a situação de casa, que vai de casa ao emissor na barra preta; e do emissor até à tal montanha a 5 kms a norte com mais 200m de altura (1000m) na qual recebem-se todos os canais espanhóis e portugueses (46, 48 e 56) com 100%:
https://drive.google.com/open?id=1hOLEx1YjCeTrA9BMiQVscU-sj5zYxQ73

Como podes ver há algumas elevações pelo caminho, no que toca às linhas elétricas elas estão sensivelmente a 600/700 metros de casa, logo antes a primeira elevação que se pode ver nas imagens referentes ao emissor espanhol.


Amigo cr373
Gostaria de saber como tu, trabalhar com essas imagens do Google, pois assim seria mais fácil perceber e saber onde estão os emissores. Assim não sei para onde orientar a antena, para a Peña de Francia. De qualquer modo, e voltando ao problema, já tentei sem amplificação, mas os portugueses dos canais 48 e 56 pioram muito.
Mas, o que mais me " chateia ", é o facto de já ter captado os canais de Salamanca muito bem, e agora não os " cheiro ".
Tenho matado a cabeça, tentando saber o que alterou, pois as condições são as mesmas. A justificação que dou a mim mesmo é que terá diminuído a potência dos emissores. Achas isso possível?
Ah, já me esquecia de te referir, que tenho um vizinho a uns 20/30 metros á minha frente, mesmo no meu enfiamento, e num plano mais baixo 7 ou 8 metros, que com uma antena de rabo de peixe, apanha os espanhois. Para experimentar, fui pró meu quintal com a minha antena, coloquei-a no enfiamento da dele, mais ou menos á mesma altura, e nada. Esta experiência foi feita com uma antena igual á dele, que por acaso também tenho.
Não sei mais que fazer.
Resta-me continuar a insistir.
Um abraço.
Zé Gaspar
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
cr373

Olá amigo, de certeza tens andado ocupado e não tens vindo ao Forum, no entanto tenho a dizer-te que hoje sábado, com a antena Televes Dat, virada para a Marofa, consegui captar o canal 57, não sei de que emissor, em muito boas condições. Apanho La 1 e 2, mais estas mesmas em HD, a Clan e 2 rádios. Fiquei satisfeito claro.
Tambem apanhei o canal 50, mas muitíssimo instável, pelo que não consegui fazer qualquer busca. " Foge-me ". O Sinal vem e vai, sem se fixar. Não sei que canais transmite, mas julgo que é proveniente do mesmo emissor.
Pergunto-te, será possível estabilizar o sinal deste canal? Acrescento que esta antena está amplificada.
No mesmo mastro, tenho a tal de " espinha " logo abaixo e na mesma direcção, mass não dá nada. Só as portuguesas ....
Quando me fôr possível, vou tentar com amplificação.
Um abraço
Zé Gaspar
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Jmasg

Qual o modelo da televes dat que usaste?
O único emissor que acho ser possível de receber em Portugal, pelo menos na nossa zona é o da pena de francia, contudo pode existir um repetidor perto da fronteira e estares a recebe-lo mas pelo que ouvi falar esses repetidores sao de cobertura local, pelo que possivelmente quem esteja mais perto da fronteira possa receber los, agora não sei até que ponto. Se alguém pudesse dar informações sobre tais emissores perto da fronteira era util; uma vez fiz uma busca com o computador e com uma antena de interior no carro a circular na cidade da guarda na EN18 e de facto a la1 nao dava no canal 57, mas noutra frequência julgo nos 500 e tais mhz, que correspondia a um repetidor local, da guarda a fronteira ainda é um bom bocado.
Agora comprei um medidor dvbs2/t2/c da satlink, estou só a espera que chegue para ir a caça, uma vez que este medidor alimenta a antena com 5v,12v ou 24v é bastante mais eficiente que andar a procura do emissor com o computador.
Quando for possível deixo novidades.
Cumps.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,233
Gostos Recebidos
796
Todos os canais da TV-3 Passam a emitir em HD a partir de 16 de Janeiro ,entre eles o Esportes 3 desportivo e bastante razoavel
 

milhafre77

GF Platina
Entrou
Out 22, 2016
Mensagens
1,208
Gostos Recebidos
369
Vai começar ...
GC-dyn-RXMAARc5-D.jpg
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,233
Gostos Recebidos
796
Eu não apanho essas todas só algumas

Por exemplo Canárias nada

Estive agora a verificar e as da Catalunha já estão em HD incluindo o Esportes3
 
Última edição:

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,233
Gostos Recebidos
796
Boas canais que vão desaparecer da TDT e que emitem em SD

A Partir do dia 14 de fevereiro


Entre los canales que desaparecerán se encuentran FDF, Boing, Divinity y Energy de Mediaset, así como Clan de RTVE, Nova, Neox y Mega de Atresmedia, y DKISS, DMAX, TEN, GOL, Trece TV, Teledeporte y Canal 24 Horas, entre otros.


IN:SATCESC
 

milhafre77

GF Platina
Entrou
Out 22, 2016
Mensagens
1,208
Gostos Recebidos
369

Problemas en Cellnex retrasan el apagón de los canales de RTVE en SD a través de la TDT​

El cese de los canales SD y emisión única en HD está previsto previsiblemente para el 14 de febrero como fecha límite, aunque en el caso de RTVE la fecha anunciada había sido la madrugada del 5 al 6 de febrero.
En ese momento estaba previsto que los canales de RTVE en definición estándar (SD) dejaran de emitir, quedando sólo los canales en Alta Definición (HD), algo que por el momento no ha ocurrido y que podría retrasarse sin fecha confirmada.
Cellnex es el operador de infraestructuras de telecomunicaciones y radiodifusión contratado por RTVE para la emisión de sus señales de radio y televisión. Cellnex presta a RNE los servicios de FM en todas las comunidades autónomas, y en el caso de TVE, opera las cabeceras de TDT y Radio, RGE1 –que incluye a La 1, La 2, Canal 24 h y RNE– y RGE2 –que incluye a Clan, Teledeporte y RNE– y presta el servicio integral de emisión, distribución y difusión de la TDT en todo el territorio nacional, incluidas las Islas Canarias.
El plan de Cellnex era cesar la señal en SD de los canales de RTVE la madrugada del 6 de febrero, aunque su plan se retrasó y la nueva fecha era la madrugada del día 7, algo que tampoco ha pasado por haber encontrado “un escenario no propicio”, lo que ha provocado que la fecha definitiva para el cese de emisiones en SD quede aplazada “para garantizar la correcta difusión”.
Queda en el aire el lanzamiento del canal La 1 UHD (Ultra Alta Definición) prevista para hoy 7 de febrero a las 12:00h, ya que sin el cese de emisiones SD, no hay espacio disponible en el multiplex que opera Cellnex para RTVE.
Fonte: Mundoplus.tv
 

gallosat

GF Platina
Entrou
Dez 26, 2006
Mensagens
816
Gostos Recebidos
74
boas
qual a melhor frequência para fazer uma busca em box E2 para este canais ?
cump.
 
Topo