Página 18 de 92 Primeiro ... 817 18 192868 ... Último
  1. #256
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Bernardo Sousa voltou a pontuar


    Um sétimo lugar na classificação final de Produção do Rali da Nova Zelândia, foi o prémio merecido para o trabalho desenvolvido pelo piloto da Red Bull Rallye Team na sua quinta participação numa prova do Mundial.

    Foi com grande profissionalismo e tenacidade que Bernardo Sousa superou as dores no ombro e a inexperiência nos troços neozelandeses. A recompensa final chegou na forma de um sétimo lugar na classificação final de Produção do Rali da Nova Zelândia - sexta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (P-WRC) - que lhe valeu a conquista de mais dois pontos na classificação do Mundial, onde no seu ano de estreia, ocupa a 9ª posição, com um total de 12 pontos.

    Foi com um misto de dever cumprido e de frustração por não ter conseguido realizar melhores registos à passagem pelos 16 troços da prova neozelandesa - que concluiu na 18ª posição da geral - que o piloto da Red Bull Rallye Team concluiu a sua quinta prova no P-WRC. Apesar do excelente trabalho realizado na Nova Zelândia, Bernardo, que se encontra limitado por uma lesão antiga no ombro, considera que se por um lado superou as suas próprias expectativas iniciais, por outro podia ter ido mais longe. "Se tivesse sido só hoje teria sido excelente. Hoje foi um dia muito bom. Fizemos uma etapa táctica, de muita gestão e o resultado foi óptimo", analisa Bernardo, que apenas se ressentiu das dores mais intensas no ombro e do calor que se fez sentir durante o dia, já que o seu Mitsubishi Lancer EVO IX se portou impecavelmente.

    Com apenas 21 anos e a cumprir a sua primeira temporada no Mundial, Bernardo logrou concluir as cinco provas em que até ao momento participou - quatro delas em lugares pontuáveis, sendo que na Grécia foi segundo classificado. "Atendendo às limitações que tinha nesta etapa - o ombro, a paragem de quase dois meses e o desconhecimento dos troços - só posso estar satisfeito com o resultado final, até porque logo de início disse que o objectivo era concluir sem pensar na classificação. Mas por outro lado, acho que se me tivesse empenhado ainda mais um bocadinho podia, talvez, ter conseguido um resultado ainda melhor", refere o piloto, que irá agora fazer mais uma paragem na competição de modo a ser operado na Áustria à lesão no ombro que o tem condicionado. O regresso está marcado para o início de Dezembro (5 a 7) no Rali da Grã-Bretanha, última prova do calendário do P-WRC.

    CLASSIFICAÇÃO: 1º M. Prokop (Mitsubishi Lancer EVO IX), 4h13m07,9s; 2º P. Sandell (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 36,2s; 3º M. Rauam (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 57,8s; (...) 7º Bernardo Sousa (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 6m52,4s.

    MUNDIAL: 1º A.Aigner, 30 pontos; 2º J.Hänninen, 26; 3º J. Ketomaa, 23; (...) 9º Bernardo Sousa, 12 . AS

  2. #257
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Roche prolonga reinado


    Pierre Roche continuou a sua senda de sucessos no Rallye Coeur de France, prova francesa que disputou-se este fim de semana e foi um dos IRC Supporter Event deste ano. Com cinco triunfos, o piloto do Subaru Impreza do Team FJ tornou-se o recordista deste evento da 1ª divisão gaulesa que tem lugar nos arredores de Tours e que é extremamente popular naquele país. Com uma lista de 107 inscritos, o rali juntava várias equipas em WRC e também em viaturas com a homologação F da federação francesa.

    Jean Galpin, um dos tradicionais rivais de Roche nesta prova, foi desta vez apenas terceiro com o Subaru Impreza WRC apesar de ter cortado a meta apenas a 6,6 segundos do segundo classificado, Philippe Tafonneau com um Toyota Celica GT-Four. O melhor utilizador de carros de duas rodas motrizes foi Marc Amourette com um Citroën C2 S1600 e a vitória na categoria GT pertenceu a Eric Gonnet com um Lotus Exige Cup. Nesta prova com dez classificativas disputadas na sexta-feira e sábado registaram-se muitos abandonos.

    Classificação final
    1º Pierre Roche/Martine Roche (Subaru Impreza A8) 1h05m37,3s
    2º Philippe Taffonneau/Corinne Taffonneau (Toyota Celica GT-Four) a 2m20,5s
    3º Jean Galpin/Françoise Galpin (Subaru Impreza WRC) a 2m27,1s
    4º Marc Amourette/Gwenola Marie (Citroën C2 S1600) a 2m58,0s
    5º Stephane Clair/Christine Clair (Mitsubishi Lancer IX) a 3m45,6s
    6º Eric Gonnet/Loic Brigaudeau (Lotus Exige Cup 255 GT) a 4m05,8s
    7º Jean-Pierre Ronfort/Melanie Ronfort (Toyota Celica GT-Four) a 4m23,3s
    8º Sebastien Bernollin/Damien Denizot (Peugeot 306 F2) a 5m07,8s
    9º Jean-Luc Roche/Olivier Bacle (Peugeot 306 Maxi) a 5m20,3s
    10º Laurent Fauguet/Laurene Campagne (Citroën Saxo Kit Car) a 5m22,4s

    AS

  3. #258
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Malcolm Wilson: "Nem queria acreditar..."

    O responsável máximo da Ford, Malcolm Wilson, estava, como se pode calcular, com cara de poucas amigos no final do Rali da nova Zelândia. O que a três especiais do final poderia parecer uma dobradinha para a Ford, no que seria uma magnífica operação para o campeonato de Pilotos e Construtores, tornou-se, de repente, num grande balde de água fria. Latvala bateu e Hirvonen perdeu um minuto e duas posições na geral:

    "Nem podia acreditar. Nunca, na minha carreira à frente da M-Sport, vivi uma situação assim. Estivemos muito perto de uma dobradinha, e de repente, o melhor que conseguimos é um terceiro lugar. É incrível!"

    "Apesar do que sucedeu, tanto o Mikko como o Jari, estiveram bem durante a prova, e eu estou orgulhoso deles. Já a saída de estrada do Duval foi um pouco estranha e só serviu para por ainda mais sal na nossa ferida..."AS

  4. #259
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Rali da Nova Zelândia de 'sonho'


    Nos 'antípodas' da monotonia

    O Rali da Nova Zelândia parece ter mesmo uma "estrelinha" da sorte, já que os adeptos locais, ao vivo, e todos os que seguem via Internet ou Eurosport, puderam assistir a uma prova que de monótona não teve absolutamente nada.

    Senão vejamos: Competição intensa, quatro líderes diferentes, grandes tácticas entre equipas rivais, drama perto do final. Um piloto que fica classificado em nono, é de longe, quem mais especiais vence: Henning Solberg. Outro piloto de 17 anos, o russo Evgeny Novikov, que é segundo no PWRC.

    Foi a 50ª vitória da Citroen no WRC. Sébastien Loeb a cometer erros e perder a liderança devido a essa situação. Dois pilotos da ford na frente do rali e de repente, na classificação final, já estão dois da Citroen. As estradas onde é realizada a prova são um autêntico regalo, sem igual em qualquer outro local no mundo, inclusive na Finlândia.

    AS

  5. #260
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Prokop foi vencedor surpresa na Nova Zelândia

    Mundial de Produção na fase decisiva

    Martin Prokop foi o vencedor surpresa da prova neo-zelandesa, ao aproveitar da melhor forma os problemas dos favoritos. Primeiro quando Mirco Baldacci teve problemas de caixa sendo depois a vez de Aigner (dois furos) e Hänninen (ligeiro capotanço) que deixaram de poder lutar pela vitória.

    Mas o homem do rali foi Juho Hänninen. O vice-líder do campeonato regressou em força após a ligeira saída de estrada no primeiro dia, ganhando nada menos que 13 especiais (!) e recuperando até quinto. Como Aigner abandonou, a diferença entre os dois no Mundial foi encurtada para quatro pontos, sendo que o austríaco só tem agora mais uma prova para pontuar (Grã-Bretanha).

    Neste contexto, o piloto finlandês é claramente o favorito, já que dos cinco primeiros classificados do PWRC é o único que irá disputar as duas provas.

    Por aqui se percebe que a regularidade é um dos factores mais importantes neste campeonato, porque, por exemplo, Andreas Aigner, o líder da competição, venceu por três vezes e não pontuou nas outras duas, desistindo na Nova Zelândia. Agora, Hänninen, poderá somar ainda 46 pontos e Aigner já não irá além dos 40.

    Quanto aos dois portugueses estão agora empatados no oitavo lugar da classificação, com 12 pontos, mas Armindo terá ainda duas provas para pontuar, ao contrário de Bernardo que só irá ao Rali da Grã-Bretanha. AS

  6. #261
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Para o Rallye Sanremo

    Andrea Torlasco é piloto BF Goodrich

    Andrea Torlasco foi o piloto escolhido pelo painel de 14 jornalistas, Kronos, BF Goodrich e CSAI (federação italiana) para integrar o BF Goodrich Drivers' Team no próximo Rallye Sanremo, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de Setembro. O piloto de 24 anos que bateu na votação final Simone Campelli, Piergiorgio Deila, Davide Medici e Sandro Sottile é o actual campeão júnior transalpino e tem-se destacado ao volante tanto dum Renault Clio R3 como dum Renault Clio S1600.

    Torlasco confessa que esta eleição foi "uma grande surpresa da qual não estava à espera. Agradeço a todos os que depositaram em mim a sua confiança. A BF Goodrich dá-me uma oportunidade única de participar numa prova internacional e vou dar tudo para colocar o carro em destaque em Sanremo". O primeiro contacto do italiano com o Peugeot 207 S2000 terá lugar no dia 22 de Setembro muito próximo da zona em que se disputa o rali.

    AS

  7. #262
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão 15 anos sobre a primeira vitória e 200 ralis para o Impreza

    Nova Zelândia assinalou dupla efeméride para a Subaru

    Apesar do resultado final não ter sido o mais esperado, salvando-se, em todo o caso, o quarto lugar de Petter Solberg (mesmo que por força dos abandonos de Latvala e Duval, na penúltima especial), o Rali da Nova Zelândia teve um significado duplamente especial para a Subaru.

    Com efeito, se por um lado assinalou a 200ª participação do Impreza em provas do Mundial, por outro, marcou ainda o 15º aniversário da primeira vitória absoluta da Subaru no Campeonato do Mundo de Ralis, conseguida em 1993 pelo já desaparecido Colin McRae (numa das suas três vitórias nos Antípodas) e naquele que foi, curiosamente, o último rali do Legacy, antes da introdução do icónico Impreza.

    Um modelo que, apesar de andar há já muito tempo arredado dos lugares cimeiros, continua a ser o mais vitorioso de sempre na história do Mundial, ex-aequo com o Delta, com 46 triunfos no conjunto das suas várias gerações.AS

  8. #263
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão "O objectivo era terminar o rali"

    Para Bernardo Sousa era difícil fazer melhor que o sétimo lugar final.

    O madeirense chegou à Nova Zelândia ainda a recuperar de uma lesão no ombro contraída nos tempos do karting e que agora o apoquenta sempre que faz esforços mais violentos. Sessões de fisioterapia obrigaram-no a uma longa paragem, o que segundo Bernardo "retirou-nos ritmo e fez-nos entrar no rali com algumas cautelas. Esta prova tem pisos muito específicos e troços rápidos que exigem grande conhecimento prévio. Por isso, só posso ficar satisfeito com o resultado final, principalmente porque terminamos a prova e ganhámos uma experiência importante. O objectivo este ano é terminar os ralis. Nem sequer penso muito nos pontos", analisou.

    O certo é que o piloto da Red Bull fez uma prova em crescendo, subindo sempre lugares durante os três dias do rali. No final da primeira etapa era 12º, para no sábado terminar já dentro dos lugares pontuáveis (8º).

    Na noite de sábado a equipa decidiu trocar a caixa de velocidades do Lancer, "apenas por precaução porque o problema não era grave". No último dia, Bernardo voltaria a subir um lugar apesar de ter sido pressionado já no final pelo local Stewart Taylor, que ficou a 16 segundos do português.

    Agora, segue-se nova sessão de recuperação da lesão, que antecederá uma inevitável cirurgia que provavelmente será realizada ainda este mês. Também para mais tarde ficará a definição do projecto de para a próxima época, apesar do piloto ter confirmado que continuará na esfera da Red Bull. Resta saber se ao volante de um Lancer ou de um S2000.AS

  9. #264
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Armindo Araújo (12º) partiu a caixa logo na primeira especial

    "É frustrante não ter pontuado"
    Depois de no ano passado ter chegado a passar pelo comando deste rali, Armindo Araújo esperava sair da Nova Zelândia com vários pontos na bagagem para atacar os primeiros lugares do PWRC.

    As aspirações do português foram reforçadas pelo teste efectuado em Julho em Itália, onde o seu Lancer foi completamente revisto ao nível das suspensões, barras estabilizadoras, electrónica e diferenciais.

    Só que o objectivo de Armindo ficou irremediavelmente comprometido logo ao km 8 da primeira especial, quando a caixa de velocidades explodiu de forma espectacular. "Ainda estou a tentar perceber como isso aconteceu pois a caixa era completamente nova", referiu o piloto de Santo Tirso. "É frustrante não ter pontuado, principalmente porque saio do rali com a noção de que tenho finalmente o carro ao meu gosto".

    De facto, após o azar na sexta-feira que o levou a penalizar um total de 35 minutos (cinco por cada troço não completado), Armindo esteve em excelente nível até ao final da prova, principalmente no último dia, quando foi três vezes terceiro, uma vez quarto e venceu a Super Especial de encerramento, em Mystery Creek. "Mesmo sem correr riscos consegui estar entre os mais rápidos, o que me dá outra confiança no carro para o Japão e Grã-Bretanha".

    Actualmente, Armindo é oitavo no PWRC mas terá ainda 20 pontos para disputar até ao final da época, ao contrário de quatro dos pilotos que estão à sua frente (Prokop, Sandell, Ketomaa e Aigner), que não pontuarão no próximo Rali do Japão.AS

  10. #265
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Versatilidade do piloto do Qatar obrigou a 'pausa'

    O Olímpico (e ausente) Al-Attyiah

    A impressionante versatilidade de Nasser Al-Attiyah impediu desta vez o antigo Campeão do Mundo de Produção de estar à partida na Nova Zelândia.

    Depois de ter somado em Pequim a sua quarta participação em Jogos Olímpicos na modalidade de tiro desportivo (foi 15º), o simpático piloto do Qatar sagrou-se na passada semana vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas, na Hungria.

    Isto levou-o a abdicar de uma viagem intercontinental até à Nova Zelândia, optando por ceder o lugar na equipa da federação do Qatar a Misfer Al-Marri.

    Convém acrescentar que além dos ralis, TT e tiro desportivo, Al-Attiyah é um adepto fanático de cavalos.AS

  11. #266
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Euromilhões PAX Rally com lista de inscritos de luxo

    Já está disponível a lista de inscritos do Euromilhões PAX Rally, prova portuguesa do Dakar Series, que irá trazer a Portugal as três equipas oficiais que habitualmente disputam o Todo-o-Terreno internacional.

    Cabeças de cartaz, serão naturalmente Carlos Sainz, Giniel de Villiers, Stéphane Peterhansel, Luc Alphand, bem como os homens da X-Raid, que traz a Portugal cinco BMW X3. Nas motos, Marc coma e Cyril déspres são os nomes mais sonantes, num plantel que, de algum modo irá colmatar a "ferida" que foi a anulação do Lisboa-Dakar do início deste ano.

    A não perder dentro de duas semanas entre Lisboa e Portimão.AS

  12. #267
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Rali Além Mar/Ilha Lilás a partir de sexta-feira

    O desfazer de todas as dúvidas

    Na continuação da fase de asfalto do Campeonato dos Açores de Ralis, o Rali Além Mar/Ilha Lilás faz aumentar o número de candidatos à vitória, já que aos "habituais" Fernando Peres e Ricardo Moura junta-se agora o regressado Gustavo Louro.

    Disputada ao longo de dois dias, entre sexta-feira e sábado próximos, a 30ª edição da prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube abrirá com uma etapa nocturna composta por três troços, enquanto na segunda etapa serão propostas mais nove especiais, destacando-se a inserção de alguns segmentos onde foram escritos muitos dos episódios da história dos 30 anos de ralis oficiais na Ilha Terceira.

    Em termos desportivos, as duplas do Team Além Mar voltam a estar em particular destaque. Com quatro pontos de vantagem, os líderes Fernando Peres e José Pedro Silva contam com a forte oposição de Ricardo Moura/Sancho Eiró, numa luta onde se deverá intrometer o local Gustavo Louro, todos em Mitubishi Lancer Evo IX.

    Na Formula 3, a presença de Luís Ramalho ao lado de Carlos Costa no Citroen Saxo S1600 confere um toque de novidade perante a forte concorrência dos pilotos da casa, onde a presença dos Citroen Saxo Cup de Fernando Menezes, Marco Veredas e de Artur Lima constituiu destaque. Na Formula 2, Abel Carreiro quererá vingar a inglória desistência em Santa Maria, tendo como principal opositores os Renault Clio RS de Olavo Esteves, comandante deste escalão, e do vencedor em Santa Maria, Fernando Amaral.

    No total, 69 conjuntos estão inscritos neste Rali Ilha Lilás, entre os quais as duas duplas que participam no V Rali Clássicos do Terceira Automóvel Clube.

    HORÁRIO
    Sexta-feira, 5 de Setembro
    1ª Etapa/1ª Secção
    Partida - Angra do Heroísmo 19h00
    Parque de Assistência 19h19
    PE 1 - Rocha & Mendes/Litoral 1 (3,11 km) 20h00
    PE 2 - Fonte Faneca/Veredas (5,52 km) 20h30
    PE 3 - Rocha & Mendes/Litoral 2 21h30
    Parque de Assistência 21h40
    Chegada - Angra do Heroísmo 22h05

    Sábado, 6 de Setembro
    2ª Etapa/2ª Secção
    Partida - Angra do Heroísmo 09h00
    Parque de Assistência 09h03
    PE 4 - Império/Feteira 1 (8,74 km) 09h45
    PE 5 - Barro Vermelho/Achada 1 (12,49 km) 10h20
    Parque de Assistência 10h53
    PE 6 - Império/Feteira 2 11h25
    PE 7 - Barro Vermelho/Achada 2 12h00
    Reagrupamento - Kartódromo 12h30
    2ª Etapa/3ª Secção
    Parque de Assistência 13h03
    PE 8 - Vila Nova 1 (7,72 km) 14h00
    PE 9 - São Brás/Lagoa do Junco 1 (14,70 km) 14h20
    Parque de Assistência 14h55
    PE 10 - Vila Nova 2 15h35
    PE 11 - São Brás/Lagoa do Junco 2 15h55
    Parque de Assistência 16h30
    Chegada - Angra do Heroísmo 17h00

    Nota: Os concorrentes do Regional (VSH) e dos Clássicos partem 3 minutos depois do último concorrente do Campeonato dos Açores de Ralis.AS

  13. #268
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Grande disputa com Lemes

    Vallejo com a BF Goodrich em Oviedo

    Sergio Vallejo foi o piloto escolhido hoje em Madrid por um painel de jornalistas para integrar o BF Goodrich Drivers' Team no Rallye Principe de Asturias, sétima ronda do Intercontinental Rally Challenge que se disputa já na próxima semana. A escolha foi bastante difícil e obrigou a uma segunda votação pois ao cabo da primeira eleição aquele piloto encontrava-se empatado com Yeray Lemes.

    Apesar de inicialmente inscrito com o seu habitual Porsche 911 GT3, o piloto surgirá mesmo ao volante do Peugeot 207 S2000 preparado e assistido pela Kronos Racing. O primeiro contacto de Vallejo com aquela viatura acontecerá já na próxima segunda-feira perto de Bilbao no local escolhido pela estrutura dirigida por Marc van Dalen para também Nicolas Vouilloz como Freddy Loix encontrarem o melhor acerto para o rali sediado em Oviedo.

    AS

  14. #269
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Organizadores alemães devem optar por rali histórico

    Rali da Córsega com cinco dias!

    Com a ausência do calendário do Mundial de Ralis em 2009, os responsáveis do "Tour de Corse" vão realizar uma prova de cinco dias, ao estilo do Rali Targa-Tasmânia, um evento que permite a participação de todo o tipo de carros, desde os actuais WRC e S2000, como os Grupos B, GT e mesmo Supercarros.

    À cabeça deste projecto está Alain Mahe, um antigo co-piloto que venceu por cinco vezes o Rali da Córsega. Já na Alemanha, os seus responsáveis ponderam a possibilidade de realizar um rali ao estilo do Eifel Historic, que tem habitualmente uma Lista de Inscritos que percorre quatro décadas de Mundial de Ralis.AS

  15. #270
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão 997 GT3 vai testar durante dois dias

    Mex não participa no Rali de Lugo

    Ao contrário do que estava previsto e fora anunciado, o Porsche 997 GT3 de Mex Machado dos Santos não esteve presente no último Rali do Alvarinho, como carro zero, nem irá à Galiza onde realizaria o Rali de Lugo, prova onde o portuense contava fazer a estreia competitiva da mais recente coqueluche dos ralis nacionais.

    O carro alemão está a receber uma nova relação de caixa (mais curta) preparada pela Oreca, bem como um kit de suspensões adquirido ao espanhol Sergio Vallejo. Na próxima semana o 997 GT3 fará dois dias de testes num local a definir.AS

Página 18 de 92 Primeiro ... 817 18 192868 ... Último

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar