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  1. #451
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    Padrão Sébastien Loeb: "Porquê domino o WRC há cinco anos? Não sei bem..."

    Marcus Grönholm referiu recentemente que Sébastien Loeb era o melhor piloto da história do WRC, o que foi aproveitado pelo L´Équipe para questionar o piloto francês relativamente a esse facto, com a resposta, inicialmente, a ser curiosa: "Não sei! É difícil dizer!".

    A verdade é que já lá vão cinco títulos, e mais saboroso dos quais o de 2007, em que lutou contra Marcus Gronholm até à derradeira prova: "O meu grande opositor foi o Marcus, que desde que chegou ao WRC depressa se tornou mais rápido que todos os outros. O ano passado tivemos uma grande época, e foi fantástico bater-me com ele, com duelos muito equilibrados. Foi muito interessante", começou por referir.

    Mas o jornalista do L'Équipe, foi mais longe e questionou Sébastien Loeb relativamente às razões de dominar o WRC há cinco épocas: "É difícil de dizer, e não sei com exactidão, mas a verdade é que estou numa boa equipa onde sempre nos habituámos a trabalhar com afinco e onde todos são muito profissionais. O Citroën C4 WRC foi desenvolvido para a minha condução, e não temos tido grandes problemas mecânicos, mas tirando isso, não sei exactamente o porquê."

    "Ajuda um pouco o facto de ser muito meticuloso, e todas as peças novas que são introduzidas, são previamente incessantemente testadas e só depois de haver a certeza que resulta, vamos em frente. Para além disso, a equipa sabe reagir depressa. Nos reconhecimentos e nas notas de andamento, sou perfeccionista, pois quero saber exactamente com o que conto, e talvez isso tudo junto ajude muito.", referiu o modestíssimo penta-campeão. Ele não o quis dizer, mas nós acrescentamos. É simplesmente o melhor!

    AS

  2. #452
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    Padrão Emanuel Caldeira revalida título

    O Rali Open da Calheta encerrou mais uma época madeirense de ralis com uma prova plena de animação desportiva ou não estivesse em caso a atribuição do título no campeonato open local da modalidade, a competição que nos últimos tempos tem conseguido juntar maior número de inscrições e adeptos. Na corrida ao ceptro estavam dois pilotos separados por poucos pontos e habituais actores principais na definição do pódio. O favorito ao triunfo era, contudo, Élvio Caires que havia ganho tanto nos ralis do Nacional como do Faial.

    No entanto, o piloto do Citroën Saxo Kit Car não conseguiu aqui exercer o domínio exibido nas provas anteriores e acabou fora de estrada na perseguição ao líder de que nunca andara muito distanciado. Na frente da classificação esteve sempre Samir Sousa cujo Peugeot 206 RC apareceu ali muito melhorado e não permitiu quaisquer veleidades a uma muito motivada concorrência. Apesar de ter dado o seu melhor e de ter vencido com confortável vantagem num evento tão curto, o jovem porto-santense não conseguiu alcançar o seu objectivo principal.

    Dado seu avanço no campeonato, a Emanuel Caldeira bastava controlar o andamento do seu rival e foi isso que o piloto do Ford Sierra Cosworth efectuou. Já com a sua viatura muito melhor afinada que no Faial, o piloto que renovou o título conseguiu cortar a meta na segunda posição e arrecadar o ceptro por um único ponto. Alheio a tal discussão, Bruno Coelho esteve novamente em grande plano com o Citroën C2 e completou o pódio.

    Triunfo do esforço

    Poucos serão os pilotos que poderão exibir no seu palmarés a conquista dum ceptro em todas as temporadas em que participaram regularmente no campeonato. Sempre com Vasco Mendonça como navegador, Emanuel Caldeira conquistou em 2008 o seu quarto título noutras tantas épocas, "o triunfo do esforço que fazemos e que nos obrigou este ano a mudar várias vezes de carro pois essas trocas viabilizaram financeiramente o projecto. Tivemos que nos empenhar a fundo, sobretudo com o Ford Sierra, mas conseguimos alcançar os nossos objectivos".


    Classificação

    1º Team Olca - Nacional da Madeira/Samir Sousa/Duarte Miranda (Peugeot 206 RC), 32m55,7s; 2º Team Olca - Nacional da Madeira/Emanuel Caldeira/Vasco Mendonça (Ford Sierra Cosworth), a 19,0s; 3º Team Olca - Nacional da Madeira/Bruno Coelho/Paulo Freitas (Citroën C), a 42,0s; 4º José Mendes/Juan Pita (Ford Escort RS), a 1m47,5s; 5º Team CS Marítimo/Rui Nunes/Nuno Rodrigues (Ford Escort RS), a 1m53,6s; 6º Ricardo Andrade/Bruno Gouveia (Citroën Saxo), a 2m03,3s; 7º Miguel Andrade/Roberto Freitas (Renault 5 GT Turbo), a 2m30,1s; 8º Team Olca - Nacional da Madeira/Filipe Bettencourt/Carlos Teles (Citroën Saxo), a 2m59,9s; 9º Juan Santos/Márcia Santos (Renault Clio Ragnotti), a 3m23,8s; 10º Team Olca - Nacional da Madeira/Rui Jorge Fernandes/Carlos Gonçalves (Skoda Fabia RS TDi), a 3m24,6s; 11º Team Olca - Nacional da Madeira/Vasco Nóbrega/José Freitas (Toyota Carina E), a 3m36,4s; 12º Team CS Marítimo/André Silva/Rui Rodrigues (Toyota Yaris), a 3m38,1s; 13º Duarte Pereira/Nélio Martins (Ford Escort RS), a 4m07,5s; 14º Team Olca - Nacional da Madeira/Joana Fernandes/Sofia Pereira (Citroën Saxo), a 4m09,4s; 15º Roberto Cró/Paulo Freitas (Ford Sierra Cosworth), a 4m31,7s; 16º Team CS Marítimo/José Carlos Magalhães/Marco Leça (Toyota Yaris), a 5m23,2s; 17º Hélder Nóbrega/Ricardo Pita (Toyota Yaris), a 5m34,5s; 18º Nélio Velosa/Filipe Fernandes (Toyota Starlet), a 5m44,2s; 19º Amândio Rodrigues/Énio Andrade (Toyota Starlet), a 6m33,6s; 20º Team Olca - Nacional da Madeira/Dúlio Carvalho/Rufina Cardoso (Datsun 1200), a 6m57,8s; 21º André Camacho/João Freitas (Fiat Cinquecento), a 7m37,0s; 22º Aurélio Rodrigues/Dino Nóbrega (Toyota Yaris), a 7m49,4s; 23º Lino Silva/Nélio Pereira (Toyota Yaris), a 8m03,0s; 24º José Gouveia/Emídio Gouveia (Fiat Cinquecento), a 8m32,5s; 25º Rui Rodrigues/Bruno Viveiros (Fiat Cinquecento), a 10m01,3s
    AS

  3. #453
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    Padrão Tiago Azevedo vence Rali de Inverno

    Tiago Azevedo e Miguel Melo venceram o 3º Rali de Inverno, prova organizada pelo Pico Automóvel Clube e que animou o fim-de-semana no concelho das Lajes, encerrando a temporada motorizada naquela ilha.

    A dupla terceirense do Subaru Impreza começou por liderar logo na primeira especial, a super-especial nocturna das Lajes, mas perdeu o comando logo a seguir, quando "o carro se desligou" numa das curvas da passagem seguinte.

    Partindo em sexto para os troços de sábado, a dupla teve de recuperar tempo e posições, sendo que na terceira especial já eram segundos, atrás de Narciso Martins, ascendendo ao comando após o abandono deste, posição que mantiveram até final vencendo 11 das 9 especiais do rali, com dois minutos e 29 segundos de vantagem para os segundos da geral, Aquilino Bettencourt e José Lopes.

    Estes últimos estiveram em destaque no seu regresso à actividade, ficando à frente da dupla César Neves/Carlos "Sabina", que colcoaram o Ford Fiesta 1200 no degrau mais baixo do pódio. O quarto foi José Andrade, em SEAT Ibiza Cupra, ao passo que o quinto foi Isaías Costa, navegado pelo estreante Hugo Couceiro, num Toyota Corolla GT.

    Para os vencedores, esta foi uma boa prova, em que aproveitaram para rodar com "um carro que estreamos também no Pico no início da época", mostrando-se "muito satisfeito com a prestação, mesmo se tivemos a vida facilitada com o abandono do Narciso, mas o ritmo a que andamos já é muito bom mesmo", explicou.

    Tiago Azevedo e Miguel Melo vão ainda correr a derradeira prova da taça de ralis da ilha Terceira, o Circuito de Natal, que se disputa a 7 de Dezembro na Praia da Vitória.

    AS

  4. #454
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    Padrão Hyundai foi atracção no Rali Casinos do Algarve

    Armindo Neves estreou no Troféu Regional de Ralis do Sul um Hyundai Coupé Kit Car, ex-MSD, com que pretende realizar o Campeonato Open de Ralis do próximo ano.

    Segundo o piloto, que fez e fará equipa com o algarvio João Luz, o carro que se estreou no Mundial de Ralis de 1998, pelas mãos de Alister McRae, "é muito interressante, mas estamos ainda muito longe dos seus limites."

    "Trata-se de um Evolução 1 com 240 cavalos e que pode ainda evoluir mais em termos de especificações técnicas", acrescentou o piloto do carro sul-coreano.AS

  5. #455
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    Padrão Regresso infeliz de Ricardo Teodósio


    Entre os abandonos mais sonantes deste Rali Casinos do Algarve, destaque inevitável para Ricardo Teodósio (após toque na PE 5).

    O piloto chegou a estar em destaque enquanto esteve em prova, tendo chegado mesmo a discutir as posições cimeiras do Agrupamento de Produção e mesmo um lugar no pódio à geral, num regresso pontual e sempre espectacular ao volante de um Lancer Evo IX alugado à galega AR Vidal.AS

  6. #456
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    Padrão Nuno B. Pereira: "Em breve haverá novidades relativamente ao futuro"


    Mais uma vez a sorte nada quis com a dupla Barroso Pereira / Rodrigues da Silva, tendo a equipa, tal como em Mortágua, abandonado a última ronda do Campeonato de Portugal de Ralis, com a caixa de velocidades partida.

    Com a caixa de velocidades a perder óleo desde a primeira prova especial de Sábado, Barroso Pereira logrou, ainda que com dificuldade, levar o Grande Punto S 2000 até ao parque de assistência onde a equipa técnica se empenhou a fundo na sua substituição, o que não foi conseguido dentro do tempo limite estabelecido no regulamento. Como tal, nada mais havia a fazer se não renunciar a uma prova em que o BPN Portimão Rally Team depositava grandes e legitimas esperanças.

    Compreensivelmente desiludido, Nuno Barroso Pereira começou por dizer; " Agradeço sinceramente à equipa técnica liderada pelo Abel Fernandes, o esforço Homérico na tentativa da nossa continuidade em prova, a equipa deu o seu máximo na troca da Caixa de velocidades mas, infelizmente, excedemos em dois minutos o tempo limite de penalização. Espero que tenha sido o fechar de um ciclo, amargo, para o BPN Portimão Rally Team em que o azar tem andado de braço dado connosco!

    Segundo os dados da telemetria, perdemos todo o óleo da caixa logo ao Km 5 da primeira especial do dia e a partir daí as dificuldades foram-se agravando, nem sei como a caixa aguentou cerca de 50km de troços completamente sem óleo! Estou desiludido, até porque se com todos estes problemas técnicos terminamos esta secção em 10º lugar, penso que em condições "normais" teríamos sido muito competitivos nesta prova.

    Apesar de ter sido um ano recheado de contrariedades, terminamos o campeonato em 6º da classificação geral, 4º do Grupo A. Vamos agora concentrar os nossos esforços na preparação da época de 2009, reunir com os nossos patrocinadores e decidir o futuro. Em breve teremos novidades. Quero ainda dar os parabéns ao meu amigo Zé Pedro Fontes por esta vitória, a sua primeira num rali à geral, algo que ele já merecia há muito tempo."

    AS

  7. #457
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    Padrão Pedro Leal: "Suplantámos os nossos objectivos"


    A dupla Pedro Leal / Redwan Cassamo aos comandos do Fiat Stilo Multijet, venceram todas as provas na sua classe alcançando antecipadamente o título entre os Diesel, a que juntaram agora a vitória na Taça Nacional de Ralis.

    De acordo com Pedro Leal: "demonstramos claramente toda a nossa rapidez e competitividade. Fomos os melhores em tudo o que nos propusemos e ainda mais. A juntar a este título fizemos história á geral ao colocar um carro Diesel em lugares de grande destaque, contra equipas bem mais competitivas. Toda a equipa está de parabéns e sentimo-nos bastante orgulhosos pelo que conseguimos alcançar" comentou Pedro Leal.

    O Fiat Stilo Multijet, preparado pela IntegraSupport, esteve sempre ao melhor nível e a isso muito se deve ao trabalho de António José e toda a sua equipa técnica. Por esse motivo "estes resultados e títulos alcançados são motivo de alegria para toda a nossa equipa técnica, pilotos, patrocinadores e amigos, que nos apoiaram durante este ano" comentou o responsável técnico da IntegraSupport.

    Mas a época não terminou no Algarve, toda a equipa estará presente no Palmela MotorShow, onde além de ter o carro exposto serão ainda sorteados Co-Drives para alguns visitantes. É uma excelente oportunidade para todos os adeptos poderem conhecer ainda mais o carro Diesel mais vitorioso do mais.

    2009 está então á porta e planos já existem, para a renovação dos títulos alcançados ou quem sabe e se houver oportunidade para tal erguer um projecto ainda mais ambicioso.AS

  8. #458
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    Padrão Sport Rallye Casinos do Algave


    Francisco B. Leite: "Objectivo principal é lutar pelo novo Campeonato 2.0 em 2009"
    Francisco B. Leite: "Objectivo principal é lutar pelo novo Campeonato 2.0 em 2009" -

    No Rallye Casinos do Algarve, última prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2009, a dupla Francisco Barros Leite e Luis Ramalho foi forçada ao abandono. Problemas técnicos no decorrer da primeira classificativa de sábado, tiveram como consequência a desistência e a não revalidação da Taça Nacional de Ralis:

    "O final desta temporada revelou-se bastante atribulado para nós. A estreia de um novo modelo é algo que implica sempre muita dedicação, desenvolvimento e, sem dúvida, sorte. Toda a equipa tem tido um grande empenho neste projecto que representa um enorme desafio!"

    "Problemas normais de evolução de carros de competição limitaram a nossa prestação no Algarve, o que nos impossibilitou, simultaneamente, de reconquistar o título de vencedores da Taça Nacional de Ralis - Condutores. Evidentemente que compreendemos que as corridas são assim mesmo, dão alegrias e tristezas, pelo que encaramos esta fase com a certeza e motivação de que melhores dias virão. O SEAT Leon nos ralis nacionais é um projecto de continuidade e estamos, desde já, a dar seguimento à sua progressão com o principal objectivo de viabilizar a luta pelo novo Campeonato 2.0 na próxima temporada."

  9. #459
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    Padrão Amarante Rallye Team foi a melhor equipa privado do CPR


    Vitor Pascoal: "Tivemos azar mas os automóveis são assim..."
    Vitor Pascoal: "Tivemos azar mas os automóveis são assim..." -

    Terminou de forma inglória a participação do Amarante Rallye Team no Rallye Casinos do Algarve, com a desistência na última prova especial quando a equipa lutava pela vitória no rali, já que partiu para a derradeira especial com apenas 1,5 a menos que o líder do rali, José Pedro Fontes. Mas a sorte não quis nada com a equipa, e a quebra de uma suspensão:

    "Com uma prova isenta de erros e com o Peugeot 207 S2000 a não demonstrar qualquer problema até à última PE, Vitor Pascoal e Joaquim Duarte desde cedo assumiram a segunda posição. À partida para a última classificativa apenas 1,5s separavam a dupla de Amarante da liderança, o que faria com que dessem o tudo por tudo por uma possível vitória: "Partimos para a última PE ao ataque. Tínhamos a noção que era uma óptima oportunidade para atingirmos a vitória, pelo que não poderíamos deixar de fazer um forcing."

    "Estávamos com um ritmo realmente elevado quando fomos surpreendidos com a quebra de uma suspensão, o que nos impossibilitou de continuar. Tivemos realmente bastante azar, mas a competição automóvel também depende desse factor."

    Balanço positivo

    Com a conclusão do Campeonato de Portugal de Ralis 2009, o balanço do piloto é, naturalmente, positivo: "Penso que só poderemos estar satisfeitos com o resultado deste ano. Terminamos na 3ª posição do Campeonato e como a melhor equipa privada, o que evidentemente nos deixa orgulhosos. Foi possível levar este projecto a bom porto e mostramos a nossa evolução ao longo da época. Certo que tivemos alguns momentos menos bons, mas é muito gratificante para nós ter conseguido estar na luta pela vitória frente a uma equipa oficial. Considero que houve uma grande dedicação por parte de toda a equipa a quem não posso deixar de agradecer, bem como a todos os sponsors que viabilizaram este projecto.AS

  10. #460
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    Padrão Sébastien Loeb e Ogier testaram C4 WRC


    A Citroën realizou três dias de testes tendo em vista o Rali da Grã-Bretanha, sendo que dois dos dias foram absolutamente secretos, de modo à equipa francesa testar evoluções para o próximo ano. O último foi passado a testar soluções para a prova de encerramento do Mundial de ralis, com os dois Sébastien, Loeb e Ogier a rodarem com o C4 WRC. O recém coroado para evoluir o carro, enquanto o jovem campeão da JWRC, para se adaptar aos WRC.
    Última edição por [email protected]; 27-11-2008 às 00:52.

  11. #461
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    Padrão Calendário do IRC 2009 revelado


    Tal como o Autosport avançou há cerca duma semana, o calendário provisório do Intercontinental Rally Challenge integra doze ralis que dividem em partes idênticas as provas de asfalto e de terra.
    Calendário do IRC 2009 revelado -

    No calendário hoje confirmado pela Eurosport Events destaca-se a presença de provas disputadas em quatro continentes (Europa, África, América e Ásia) apesar da realização do Safari Rally ainda não estar completamente segura devido aos problemas políticos no país e da data da ida para a estrada do Japan Rally poder ainda poder sofrer alteração.

    Geraldine Filiol, directora da entidade promotora desta série, destacou que "o IRC deu passos decisivos e importantes ao longo de 2008 com os níveis de competição e cobertura televisiva ao vivo a sublinharem o carácter espectacular deste campeonato. Em 2009 seremos ainda mais ambiciosos.

    Não só vamos começar o ano com o lendário Rallye Monte Carlo - que é um dos eventos emblemáticos do calendário desportivo mundial - como vamos visitar a América do Sul pela primeira vez tornando o IRC uma série verdadeiramente global e acessível a qualquer um".

    21/01 - 24/01 Rallye Monte Carlo (Mónaco)
    05/03 - 07/03 Rally Internacional de Curitiba (Brasil)
    03/04 - 04/04 Safari Rally (Quénia)
    07/05 - 09/05 SATA Rallye Açores (Portugal)
    18/06 - 20/06 Ypres Westhoek Rally (Bélgica)
    09/07 - 11/07 Rally Russia (Rússia)
    30/07 - 01/08 Rali Vinho Madeira (Portugal)
    28/08 - 30/08 Barum Rally Zlin (Rep. Checa)
    10/09 - 12/09 Rally Principe de Asturias (Espanha)
    24/09 - 26/09 Rallye Sanremo (Itália)
    22/10 - 24/10 Japan Rally (Japão)
    19/11 - 21/11 Scottish Rally (Escócia)
    "Rc"

  12. #462
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    Padrão Bernardo Sousa testou em Arraiolos


    Bernardo Sousa, regressado à competição no passado Rali Casinos do Algarve, esteve ontem em Arraiolos, para uma sessão de testes com vista à participação no próximo Rali da Grã-Bretanha.
    Bernardo Sousa testou em Arraiolos -

    Bernardo Sousa e a equipa Red Bull Rallye Team estivram em Arraiolos para testar as últimas afinações do Mitsubishi Lancer Evo IX, com o piloto a aproveitar ainda para ganhar mais ritmo depois da longa paragem a que foi obrigado devido a uma intervenção cirúrgica no ombro direito.

    Explicando que a lesão já está quase debelada, o jovem piloto madeirense mostrou-se muito satisfeito com o seu regresso às lides competitivas, ainda que a sua aposta agora seja na temporada 2009, na qual espera efectuar mais algumas provas do Mundial de Produção.

    Na mesma ocasião, a equipa de Bernardo Sousa convidou ainda diversos elementos da comunicação social para um co-drive, ou seja, para se sentarem no lugar do navegador e experienciarem as emoções dos ralis.

    Ainda que Bernardo Sousa tenha garantido que não andou "a mais do que 70 ou 80 por cento", deu para perceber que a pilotagem de um carro de ralis exige bastante perícia e talento, o que não está ao alcance de todos.

    Quem também marcou presença no teste foi Bruno Magalhães, campeão nacional de ralis, que aproveitou para andar ao lado de Sousa, de quem é amigo de longa data. "É hábito andarmos um ao lado do outro. Ele também já andou comigo e agora fui eu a retribuir", explicou Magalhães, garantindo que Sousa "está muito confiante".AS

  13. #463
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    Padrão Mário Castro com novo processo disciplinar


    Numa altura em que ainda cumpre castigo federativo, Mário Castro viu ser-lhe instaurado novo processo disciplinar, desta feita na sequência de declarações , que por sua vez citou outro sítio da Internet, o "Pregoafundo".

    Nessa notícia, Castro referia nunca ter aceite a decisão do CNAD, da FPAK e do seu Conselho Disciplinar, alegando que a ingestão da substância não lhe daria qualquer benefício, acrescentando que à sua argumentação não foi dada "qualquer importância" por parte da FPAK.


    AS

  14. #464
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    Padrão Subaru contra a promoção dos S2000 e Grupo N


    Sébastien Loeb referiu na semana passada que coloca a hipótese de abandonar o Mundial de Ralis no caso da FIA promover os actuais S2000 e Grupo N à categoria máxima dos ralis mundiais, a partir de 2010 e a juntar-se às palavras de Loeb, já diversos outros agentes do Mundial de Ralis, como David Lapworth, director técnico da equipa Subaru World Rally Team, vieram a terreiro deixar a entender que deixar morrer o projecto dos S2000 + antes mesmo deste ver a luz do dia pode ser um erro já que os custos da fórmula dos S2000 + podem ser facilmente controlados com "a maior parte dos componentes técnicos a serem adquiridos "chave-na-mão" e de acordo com as plataformas de entendimento firmadas pelos fornecedores e com supervisão da FIA, o que permitiria também fazer peças com maior longevidade".

    Para além do nascimento dos S2000+, da possibilidade dos S2000 e Grupo N assumirem total protagonismo no Mundial de Ralis ou dos actuais WRC serem substituídos por Superturismos, todos os cenários parecem agora possíveis, sendo a única certeza a que aponta para que nenhuma decisão definitiva e na qual deverá ser dada a conhecer a fórmula dos futuros WRC seja conhecida antes do próximo Conselho Mundial marcado para 5 de Dezembro.
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  15. #465
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    Padrão Pedro Lamy andou ao lado de Sarrazin no C4 WRC

    "A aderência é impressionante"
    Pedro Lamy participou também activamente na sessão experimental de trocas de pilotos proporcionadas pela Citroen e Peugeot, onde Sébastien Loeb e Stéphane Sarrazin trocaram de posições. Para além de uma sessão de fotos, o piloto português chegou (no dia anterior (quarta-feira) à experiência oficial de troca de volantes entre os dois pilotos) a sentar-se ao lado de Stéphane Sarrazin para perceber como se guia um verdadeiro carro de ralis da última geração, o Citroen C4 WRC.

    Uma experiência que Lamy considerou também "muito interessante, mas que não me fez pensar que um dia gostava de mudar para os ralis". Em relação ao carro francês, o piloto português que participou, em simultâneo, numa sessão de testes do "seu" Peugeot 908 HDI FAP que simulou 24 horas, destacou "a potência e a aderência do carro ao terreno e trabalho da suspensão no mau piso que é verdadeiramente impressionante. Numa zona de quarta e quinta velocidade, cheia de buracos ainda pensei que o carro pudesse capotar, mas a sua estabilidade é fantástica".

    Em relação ao teste de simulação de uma prova de 24 Horas que pretende, obviamente, preparar a prova de Le Mans, e depois de cumprir sete turnos, Lamy explicou que "o objectivo foi adaptar o carro ao novo regulamento técnico pelo qual nos temos que reger no próximo ano e melhorar a competitividade e resistência do carro".

    FPM

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