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  1. #511
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    Padrão Marcus Gronholm de volta ao WRC?


    O rumor tem sido insistente de que Marcus Gronholm poderá estar de volta ao Mundial de Ralis (WRC).
    Marcus Gronholm de volta ao WRC? -

    No entanto, de acordo com o jornal finlandês Ilta-Sanomat, mais do que um rumor, essa possibilidade pode vir a ser uma realidade.

    É mesmo Gronholm quem o explica: "a oferta foi feita mas não sei que opção escolher", começa por revelar aquela publicação, citando o piloto que se despediu do Mundial no final do ano passado.

    "Estamos próximos de um acordo mas não sei aquilo que quero. Da parte deles, querem que eu participe em todas as provas do campeonato", explicou Gronholm, para quem esta última parte é mesmo o principal entrave a um acordo.

    Aos 39 anos, o piloto finlandês não está interessado em participar em mais do que "duas ou três provas".

    Segundo o diário daquele país nórdico, a Subaru continua à espera de uma resposta. Recorde-se que, no inicio do mês, a marca japonesa considerou esses rumores "infundados e ridículos", garantindo que não existiram quaisquer contactos entre o piloto e a marca.AS

  2. #512
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    Padrão Futuro do WRC passa pelos Super 2000


    O Conselho Mundial da FIA confirmou a introdução dos Super 2000 como modelos-base para o Mundial a partir de 2010.
    Futuro do WRC passa pelos Super 2000 -

    Tal como já era esperado, a proposta que permitiria aos carros de Grupo N e Super 2000 coexistirem não foi aceite, pelo que o futuro do WRC irá passar, mesmo, pelos S2000.

    A decisão irá obrigar todos os construtores a introduzir um novo carro se quiserem continuar a competir no mundial, sendo ainda mais prejudicial para a Subaru, que estreou o seu Impreza recentemente e prevê a introdução de uma evolução no inicio de 2009.

    Para garantir que os custos não serão aumentados, o Conselho Mundial da FIA regulou que o kit para os S2000 não terá benefícios electrónicos nem melhorias do mesmo género e que os futuros S2000 de WRC só poderão entrar em eventos do Mundial.AS

  3. #513
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    Padrão S2000 "mais"...ou "menos"


    Afinal, nem tanto ao mar nem tanto à terra! Os novos WRC não serão "apenas" os actuais S2000, mas irão incluir um kit de performance "aligeirado" devido aos custos.
    S2000 "mais"...ou "menos" -

    O Conselho Mundial da FIA revelou mais alguns detalhes dos novos WRC que a partir de 2010 irão pontificar no Mundial de Ralis e para a maioria dos adeptos que temiam um revolução semelhante à que acabou com os Grupos B e colocou na estrada os primeiros Grupos A, de 1986, para 1987, acaba por ser um "mal menor".

    Perdem-se os actuais WRC, mas em contrapartida irão existir melhores S2000, e a possibilidade - em aberto - de mais marcas optarem pela disciplina, que fica, em 2010, bastante mais económica.

    Perde-se um pouco a qualidade em detrimento da quantidade, mas a verdade é que daqui a pouco mais de um ano quando os "novos" carros e os melhores pilotos iniciarem o WRC 2010, todos se esquecem e a competição e os espectáculo voltará a ser o que já foi...

    Kit de performance "dá" mais 50 cavalos

    O kit de performance que irá ser introduzido, de modo a aproximar as prestações dos S2000 com as dos WRC foi refefinido e não irá ter "electrónica" ou upgrades similares, devido aos custos. O WRC-kit incluirá assim um turbo, escapes, uma caixa de velocidades com comandos "mais rápidos" (patilhas atrás do volante como no WRC) e um package aerodinâmico constituído por uma nova asa traseira e spoiler frontal. No total o kit custará cerca de 30.000 euros e deverá porporcionar mais 50 cavalos aos actuais S2000.

    Este "novo" carro só poderá ser utilizado em provas do Mundial de Ralis, enquanto o PWRC permenecerá aberto a carros de Grupo N, incluindo os actuais S2000.AS

  4. #514
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    Padrão Suzuki prepara-se para deixar WRC

    O Mundial de Ralis (WRC) deverá contar com menos uma equipa em 2009.

    A Suzuki deverá anunciar na segunda-feira de manhã no Japão a suspensão do seu programa de WRC.

    No entanto, o apoio às equipas de JWRC é suposto que continue.

  5. #515
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    Padrão VÍDEO: As melhores imagens do ano no WRC


    Num dia triste para os adeptos dos ralis, com o anúncio do abandono da Subaru, nada melhor que recordar algumas das melhores imagens do ano no Mundial de Ralis, num vídeo que prova a grande espectacularidade das provas de estrada. Absolutamente a não perder.

  6. #516
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    Padrão VÍDEO: Tributo à Subaru WRT

    O dia 16 de Dezembro de 2008 ficará marcado na história do Mundial de Ralis como a data em que uma das suas marcas mais emblemáticas, a Subaru, abandonou aquele campeonato.

    Depois de ter percorrido milhares de quilómetros por troços de todo o mundo, a equipa que nos deu a conhecer Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg, entre outros, retira-se por tempo indefinido, ainda que um possível regresso em 2010 não seja descartado.

    Para recordar, desde já, a participação da Subaru World Rally Team no Mundial de Ralis, eis um vídeo tributo aos veículos da marca japonesa.

  7. #517
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    Padrão Subaru não descarta regresso


    O director da Subaru e presidente da Fuji Heavy Industries, Ikuo Mori, mostrou-se confiante de que a marca nipónica pode regressar ao Mundial de Ralis no futuro.
    Subaru não descarta regresso -

    O responsável explicou que a decisão foi tomada em virtude das dificuldades financeiras com que a marca se debate actualmente.

    "Alcançamos o nosso objectivo inicial de melhorar o reconhecimento da nossa marca e dada a deterioração do clima económico sem precedentes, foi necessário rever os nossos investimentos, sendo estas as maiores razoes", explicou Mori.

    "A possibilidade da Subaru voltar ao WRC no futuro não é nula, mas neste momento, não pode haver ideias de um regresso. Mas se pudermos, queremos continuar - especialmente pelos nossos fãs", a quem agradeceu, de resto, todo o apoio "leal e contínuo" dado ao longo destes últimos 19 anos.

    Apesar disto, a Subaru não irá desaparecer do Mundial, ainda que não o faça já a nível oficial. Nesta âmbito os carros da marca nipónica estarão presentes através da equipa norueguesa Adapta, com Mads Ostberg como piloto, desconhecendo-se ainda se a Prodrive fará entrar os dois carros já preparados.AS

  8. #518
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    Padrão Abarth revela a sua equipa para 2009


    A Abarth revelou hoje a sua formação para os ralis do próximo ano. A marca italiana estará empenhada oficialmente com duas duplas em dois campeonatos distintos, Intercontinental Rally Challenge e Campeonato Italiano de Ralis. Na série promovida pela Eurosport Events serão reconduzidos Giandomenico Basso/Mitia Dotta e Anton Alen/Timo Alanne, equipas que dispõem já de experiência nesta competição por força da sua participação em 2008.

    Na defesa do título italiano e agora com o vermelho e branco do construtor do escorpião surgem Luca Rossetti/Matteo Chiarcossi e Umberto Scandola/Guido d'Amore. A passagem de Rossetti e Chiarcossi, cuja imagem estava tradicionalmente ligada à Peugeot, é bastante importante para a casa transalpina pois esta será a primeira vez que um piloto experiente com o 207 S2000 leva consigo informação detalhada para o seu maior rival. Ambas as equipas empenhadas no campeonato italiano participarão esporadicamente no IRC.

    Esta mudança dos campeões italianos poderá também traduzir a sua confiança nas novas especificações do Punto S2000 para 2009. De acordo com fontes ligadas à marca, o novo Abarth debitará uma potência mais elevada, conta com novas suspensões, é mais leve e disporá da caixa de velocidades desenvolvida pela X-Trac.AS

  9. #519
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    Padrão Skoda com Kopecky e Hanninen


    A Skoda Motorsport revelou que estará oficialmente à partida do próximo Rallye de Monte Carlo (20/23 de Janeiro) com dois Fabia S2000 entregues a Jan Kopecky/Petr Stary e Juho Hanninen/Mikko Markkula.
    Skoda com Kopecky e Hanninen -

    Com a viatura oficialmente homologada pela federação internacional, Eckhard Scholz (administrador da marca) acredita "termos potencial para brilhar a nível internacional no IRC e também em vários campeonatos nacionais através da parceria com vários importadores".

    Já Michal Hrabanek, director da Skoda Motorsport, afiança que " o Jan e o Juho são, apesar da sua juventude, dum nível muito bom bem como dispõem de muita experiência. Acreditamos que, com o nosso carro, a performance da equipa vai continuar a crescer assim como vamos ter êxito colectivamente entre todos aqueles que representam a marca Skoda neste desporto". A formação checa tem estado nas últimas semanas em testes em pisos que misturam o asfalto, a neve e o gelo.AS

  10. #520
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    Padrão Didier Auriol muda para Peugeot


    Depois dalgumas primeiras experiências com uma viatura S2000 em 2008, Didier Auriol tentará relançar a sua carreira no próximo ano no Intercontinental Rally Challenge e estará à partida já do Rallye Monte Carlo.

    Didier Auriol muda para Peugeot -

    O antigo campeão mundial francês continuará apoiado pela Grifone mas trocará o Abarth Punto S2000 utilizado em Portugal, Rússia e Sanremo por um Peugeot 207 S2000.

    A viatura a utilizar por Auriol será em tudo idêntica àquela que foi tripulada no final desta temporada pelo italiano Corrado Fontana que, de há muito, também tem a sua carreira apoiada nos serviços da escuderia gerida por Fabrizio Tabaton.AS

  11. #521
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    Padrão Munchis de regresso ao WRC em 2009


    Da Argentina surgiu a boa notícia que dá conta da confirmação da participação da Munchi's World Rally Team no Mundial de Ralis 2009, participando em oito provas.

    O programa da Munchi's foi anunciado por Frederico Villagra, depois de ter vencido o campeonato argentino pela sexta vez. Em 2008 a equipa argentina realizou dez provas na M2, alcançando pontos em oito ocasiões. Villagra foi sexto por duas vezes. O veterano argentino deverá ser o mais velho entre os concorrentes do WRC em 2009, depois de ter somente iniciado a sua carreira nos ralis em 1995, quando já tinha 25 anos.

    Martin Holmes

  12. #522
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    Padrão Citroen confirma WRC em 2009


    O patrão da Citroen Sport, Olivier Quesnel confirmou que a sua equipa se irá manter no WRC em 2009. Depois da saída da Subaru e da Suzuki, chegou a temer-se que mais equipas seguissem o exemplo, mas a verdade é para os lados de Paris, o empenho no WRc permanece, pelo menos até ao final de 2009:

    "A Citroen manter-se-á na competição em 2009 conforme planeado, com as suas duplas de pilotos, Sebastien Loeb/Daniel Elena e Dani Sordo/Marc Marti. Lamentamos a saída da Suzuki e da Subaru, mas não vamos sequer comentar essa situação. Esperamos uma época de 2009 competitiva, e renovar os nossos bons resultados de 2008. Os nossos objectivos permanecem imutáveis, ou seja vencer ambos os campeonatos."AS

  13. #523
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    Padrão Nick Fry, director executivo da equipa Honda Racing, voltou a reforçar a existência d


    A equipa vencedora do IRC em 2008, a Kronos, planeia colocar a correr em 2009 com nada mais nada menos que quatro Peugeot 207 Super 2000, já a partir do Rali de Carlo.

    Marc van Dalen, responsável máximo da equipa belga, confirmou que os principais pilotos voltarão a ser o actual campeão do IRC, Nicolas Vouilloz e Freddy Loix, enquanto o terceiro carro será ocupados pelo piloto que venha a ser escolhidos n âmbito da bem sucedida BG Goodrich Drivers Team. O quarto Peugeot 207 S2000 será para Kris Meeke, e contará também com o apoio da Peugeot UK.AS

  14. #524
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    Padrão "Quero ficar na Ford depois de 2009"

    "Lideramos o Rali de Gales/Grã-Bretanha praticamente desde a primeira tarde até à última manhã. Mas, depois, fomos batidos pelo Sr. Loeb nos dois últimos troços. Desculpem lá! O melhor ganhou e não é à toa que ele é o melhor. Mas este será um rali para se falar durante muito tempo. Desde logo, porque os organizadores tiveram que tomar algumas decisões difíceis, principalmente quando se viram na obrigação de cancelar a maior parte dos troços no primeiro dia. Havia demasiado gelo, num rali prometia ser diferente. Um rali com gelo e sem pregos! Eu gosto de ralis com gelo, mas só quando temos os pneus correctos. Por outras palavras, tudo o que podemos fazer nessas ocasiões é andar mais devagar e manter o carro a todo o custo na estrada. Aliás guiar sem pregos no gelo é uma questão de arte. O truque é conduzir com duas rodas na estrada e duas fora dela. Isso significa ter mais aderência nas rodas interiores, mas, por outro isso aumenta os riscos de furar devido às pedras nas bermas. Portanto, é um jogo habilidoso. Pode-se ganhar muito tempo jogando-o, mas também se pode ficar, num ápice, fora do rali."

    "Obviamente que começamos o rali com enorme expectativa e queríamos saber como os nossos amigos da Citroen entrariam no rali. Tinha a impressão que o Ford é, provavelmente, melhor sucedido nas condições em que se disputava o rali, mas, a verdade é que também a Citroen não precisava de arriscar nada e nós tínhamos que arriscar tudo! Tudo o que eles tinham que fazer era chegar ao fim. Sem duvida que seria difícil para todos, mas o Sébastien Loeb descobriu quão difícil estavam os troços mais cedo que nós depois de sair de estrada nos reconhecimentos. Já me tinha acontecido o mesmo na Suécia de 2004 portanto não me fiquei a rir. É do tipo de coisas que até a um um penta Campeão podem acontecer."

    "Depois do Sébastien Ogier ter tido problemas de caixa de velocidades e ter perdido o comando, fiquei apto a manter a liderança da prova sobre o Loeb até ele saltar para a frente no final do rali. Acho que ele foi sensível, tal como eu fui, ao não querer ser o primeiro carro na estrada. Também me disse que não estava com a sua habitual confiança no estado em que estavam os troços. De facto, entre ser o primeiro e o segundo piloto na estrada a diferença não é abismal. Ainda assim, quem parte à frente tem, claro está, uma desvantagem porque tem mais possibilidades de encontrar uma placa de gelo e não pode também verificar os pontos de travagem do adversário. Por exemplo, no sábado, tivemos um momento aflitivo quando batemos num talude macio, precisamente o mesmo que o Sébastien bateu logo a seguir. E até brincámos a dizer que a culpa do toque dele foi minha pois ele vinha a seguir os meus rastos!"

    "A temporada chegou agora ao fim. Pensava que estando numa das principais equipas oficiais a minha evolução ia ser gradual e que íamos ser consistentes. Mas não foi bem assim. Foi mais uma temporada de altos e baixos. Depois de uma época negra em Agosto quando cometemos vários erros durante três ralis, tudo começou a melhorar outra vez e fiquei contente por estar apto a melhorar a minha velocidade. Mas as melhores notícias vieram mesmo quando podemos anunciar que a Ford se manteria no Mundial no próximo campeonato. E eu quero ficar na Ford depois de 2009, mas teremos que ver o que irá acontecer."AS

  15. #525
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    Padrão "A Citroen só tem planos para continuar no WRC até ao final de 2009"

    Com o recente anúncio da passagem de Olivier Quesnel, para além da Citroen Sport, também para a direcção da Peugeot Sport, muitos se questionam sobre o impacto que essa situação poderá ter nas duas equipas, especialmente na Citroen, que como se sabe está cometida com o WRC somente até ao final de 2009. A questão se iremos ter Citroen no WRC para além desta data é uma questão que muitos gostavam de ver respondida. Saiba o que pensa Martin Holmes.

    "A relação entre a Peugeot e Citroen é curiosa. É interessante que ambas as famílias sejam membros da mesma família comercial, mas tenham vidas tão diferentes. Um dos pontos mais importantes no desporto motorizado é perceber porque razão as marcas aí investem. E há duas justificações: ou por razões de marketing ou por razões de engenharia. Mas a questão é de onde veio Olivier Quesnel e que força tem a sua política? Ele veio da velha escola."

    "Está activo no grupo PSA desde os felizes tempos da Simca e Chrysler, antes mesmo antes da chegada de Jean Todt. Portanto, basicamente também não é um homem Citroen ou Peugeot. Tem uma forte reputação de resultados em termos de gestão de orçamentos e já ganhou um enorme respeito na equipa Citroen Total WRT. Esquecendo o risco de pôr os dois ovos no mesmo cesto, penso que ninguém sairá prejudicado, mas sabemos que a Citroen só tem planos para continuar no Mundial até ao final de 2009".

    AS

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