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  1. #526
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    Padrão Porquê cada vez mais "hatchbacks" no WRC?

    Cada vez mais surgem WRC's "hatchbacks" em vez dos habituais três volumes. Para muitos a questão prende-se com o marketing, mas a verdade é que a explicação é simples, e faz todo o sentido. Saiba o que disse relativamente a essa questão, Christian Loriaux, responsável pelo design e trabalho de desenvolvimento na M-Sport:

    "Não há escolha. Certamente que os carros três volumes apresentam melhor aerodinâmica e com o seu tejadilho mais curto conseguem também um centro de gravidade mais baixo. O problema, contudo, é que este tipo de carros tende a ser maior. E preferimos sempre trabalhar com carros mais pequenos porque, basicamente, são mais leves."

    "Com as novas regras, baseadas nos S2000, é mais importante basear o desenho dos carros em carros pequenos". Será interessante verificar até que ponto estarão disponíveis no futuro opções de carros de três volumes no futuro para a próxima geração de World Rally Cars por forma a termos o melhor de dois mundos".

    AS

  2. #527
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    Padrão Petter Solberg: "Quero correr no WRC 2009 mas com um carro ganhador"

    A recente notícia da saída da Subaru do WRC foi um balde de água fria para Petter Solberg e Chris Atkinson, pilotos que agora procuram um volante para 2009. Chris Atkinson revelou que sabia que se passava qualquer coisa, mas daí ao que acabou por suceder foi uma grande distância:

    "Estou desolado! Ainda não caí em mim. Após quatro anos a dar o melhor nos ralis, é complicado. Presentemente, não tenho qualquer projecto em vista, e não vejo como possa estar à partida do Rali da Irlanda...", revelou Chris Atkinson.

    Já Petter Solberg, tentou isolar-se de modo a não ter de encarar a imprensa, mas com as comunicações do Séc. XXI, não tardou uma reacção em forma de pequena entrevista a uma TV local norueguesa: "Tenho a possibilidade de participar no WRC em 2009, mas se isso suceder terá de ser com um carro ganhador, talvez mesmo um Subaru. Já falei com várias pessoas, tanto no Japão, como na Prodrive de modo a tentar compreender a decisão. Novidades, talvez na próxima semana...", referiu Solberg.


    AS

  3. #528
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    Padrão Abarth revela a sua equipa para 2009

    A Abarth revelou hoje a sua formação para os ralis do próximo ano. A marca italiana estará empenhada oficialmente com duas duplas em dois campeonatos distintos, Intercontinental Rally Challenge e Campeonato Italiano de Ralis. Na série promovida pela Eurosport Events serão reconduzidos Giandomenico Basso/Mitia Dotta e Anton Alen/Timo Alanne, equipas que dispõem já de experiência nesta competição por força da sua participação em 2008.

    Na defesa do título italiano e agora com o vermelho e branco do construtor do escorpião surgem Luca Rossetti/Matteo Chiarcossi e Umberto Scandola/Guido d'Amore. A passagem de Rossetti e Chiarcossi, cuja imagem estava tradicionalmente ligada à Peugeot, é bastante importante para a casa transalpina pois esta será a primeira vez que um piloto experiente com o 207 S2000 leva consigo informação detalhada para o seu maior rival. Ambas as equipas empenhadas no campeonato italiano participarão esporadicamente no IRC.

    Esta mudança dos campeões italianos poderá também traduzir a sua confiança nas novas especificações do Punto S2000 para 2009. De acordo com fontes ligadas à marca, o novo Abarth debitará uma potência mais elevada, conta com novas suspensões, é mais leve e disporá da caixa de velocidades desenvolvida pela X-Trac.

    AS

  4. #529
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    Padrão Calendário 2009 Open de Ralis


    Já foi divulgado o calendário de 2009 do Open de Ralis, competição que mantém as dez provas e onde a grande novidade passa pela inclusão do novo Rali do CAM por troca com o Rali Vila Verde, do mesmo clube, que por sua vez passará a integrar o Calendário do Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM.

    Assim, o Clube Automóvel do Minho mantém a sua prova, mas o Rali é completamente novo, desconhecendo-se de momento, sequer a sua localização.

    Com a nova calendarização, iremos ter o campeonato separado entre asfalto e terra, com as primeiras cinco provas a realizarem-se entre 17 de Janeiro e 17 de Maio. A fase de terra inicia-se em 13 de Junho com o Rali de Arganil, terminando em Gondomar a 5 de Dezembro.

    Calendário Open 2009
    Janeiro 16.17 - Rali Montelongo
    Fevereiro 13.14 - Rali Portas do Ródão
    Março 13.14 - Rali do CAM
    Abril 17.18 - Rali Vidreiro
    Maio 16.17 - Rali de Vila Nova de Cerveira
    Junho 12.13 Rali de Arganil
    Setembro 11.12 Rali de Murça
    Outubro 03.04 Rali de Loulé
    Outubro 30.31 Rali Sentir Penafiel
    Dezembro 04.05 Rali Cidade de Gondomar
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  5. #530
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    Padrão Clássicos Ralis com seis provas em 2009


    O calendário do Campeonato de Portugal de Clássicos Rali 2009 foi igualmente divulgado, e tem agora seis provas, ao invés das oito de 2008. O calendário dos Clássicos é concomitante com as cinco primeiras provas do Open de Ralis, todas em asfalto, e inclui também uma prova de terra, o Rali de Murça, que também faz parte do calendário do Open de Ralis.

    Calendário

    Mês/Data/Prova/Organizador/Tipo de piso
    Janeiro 16.17 Rali Montelongo F C Porto Asfalto
    Fevereiro 13.14 Rali Portas de Ródão Esc. C. Branco Asfalto
    Março 13.14 Rali do CAM C Aut Minho Asfalto
    Abril 17.18 Rali Vidreiro C Aut M Grande Asfalto
    Maio 16.17 Rali V N Cerveira Targa Clube Asfalto
    Setembro 11.12 Rali De Murça C Aut Régua Terra
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  6. #531
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    Padrão Andreas Aigner e Red Bull suspendem cooperação

    O campeão do PWRC 2008, Andreas Aigner poderá correr o risco de não vir a defender a sua coroa no próximo mundial, uma vez que a Red Bull Rallye Team suspendeu a sua cooperação com o piloto "por enquanto".
    Andreas Aigner e Red Bull suspendem cooperação -

    Apesar de uma época marcada pelo sucesso, este anúncio terá como razão a crise económica que grassa no mercado automóvel e nas competições motorizadas.

    Em declaração, a equipa explica as razões para esta 'pausa'.

    "A cooperação duradoura e de sucesso entre Andreas Aigner e a Red Bull Rallye Team foi suspensa por enquanto - apesar dos feitos alcançados este ano", lê-se.

    "O nosso objectivo confesso era entrar no WRC em 2009 com o Andreas como parte de uma equipa de fábrica", continuou, argumentando que "devido à actual situação [o abandono da Subaru e da Suzuki] não existem perspectivas competitivas e mais um ano no PWRC não seria favorável para a carreira do Andreas".

    Para Aigner, a situação não é dramática, mas adianta que não sabe qual será o seu futuro imediato.

    "Não é a primeira vez que algo assim acontece a um piloto. Não sei o que se irá passar agora, tudo depende do patrocinador, porque eu não tenho dinheiro", afirmou o austríaco, que se pudesse decidir "faria a temporada toda com um Citroën C4 WRC".

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  7. #532
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    Padrão Campeonato de Portugal de Ralis com oito provas


    A FPAK irá na próxima 2ª Feira anunciar oficialmente o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis de 2009, competição que irá manter as mesmas oito provas que constituíram o CPR 2008, com algumas pequenas alterações nas ordens das provas.

    Assim, e tendo em conta a sua inclusão no Intercontinental Rally Challenge em 2009, o SATA Rali Açores passa a realizar-se em Maio, passando a ser a terceira prova do CPR, logo após o Vodafone Rally de Portugal, que se realiza no início de Abril. O Rali do FC do Porto passa assim para Junho, encerrando a fase de terra do campeonato.

    Data - Prova - Organizador

    7/8 de Março - Rali Torrié - Targa Clube
    3/5 de Abril - Vodafone Rali de Portugal - ACP
    7/9 de Maio - SATA Rali Açores - GD Comercial
    5/6 de Junho - Rali FC Porto - FC Porto
    30 de Julho/1 de Agosto - Rali Vinho Madeira - C Sports Madeira
    18/19 de Setembro - Rali Centro de Portugal - CA Marinha Grande
    16/17 de Outubro - Rali de Mortágua - CA Centro
    21/22 de Novembro - Rali Casinos do Algarve - CA Algarve
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  8. #533
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    Padrão Chris Atkinson já admite fazer IRC

    Com a saída da Subaru do WRC, Petter Solberg e Chris Atkinson foram apanhados de surpresa, ficando ambos sem lugar para 2009. Sem grandes escolhas, Atkinson equaciona já tentar um lugar no Intercontinental Rally Challenge (IRC).
    Chris Atkinson já admite fazer IRC -

    Falando em entrevista ao jornal The Herald Sun, o australiano confessou que a decisão da marca nipónica o apanhou de surpresa.

    "Decididamente, eu não o esperava, especialmente com toda a gente a ter contratos para o próximo ano. Neste momento, ainda tenho contrato com a Subaru para 2009 - mas obviamente que se eles não vão competir, eu também não", explicou o piloto.

    "É tudo o que sei neste momento. Fui leal à Subaru e isso é o mais desapontante", referiu o piloto, que manifesta esperança numa vaga de ultima hora para 2009 ao mais alto nível, mas mantém-se realista. "Só existem cinco ou seis pilotos no mundo ao nosso nível e espero que alguém me queira. Obviamente que ainda quero competir, mas com o campeonato como está neste momento parece-me difícil encontrar lugar", explicou.

    Face a isso, o australiano garante que "não há muito a fazer no WRC", começando, por isso, a olhar para o IRC como uma proposta viável. "Há muitas coisas boas no IRC e precisamos de construtores presentes, por isso é uma situação interessante. Não sei se a Subaru está a planear alguma coisa a esse respeito, ou nos S2000, mas continuarão envolvidos no Grupo N", observou.AS

  9. #534
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    Padrão Sébastien Loeb: "O Audi Sport Quattro era um sonho mas prefiro os WRC"

    Em entrevista ao Eurosport francês Sébastien Loeb referiu-se a um assunto que poucos lhe tinham ouvido pronunciar-se na sua profícua carreira.

    O piloto francês explicou porque prefere os ralis de hoje, ao invés da propalada época de ouro da modalidade, algures nos anos 70, 80. Quando questionado sobre que carro gostaria de ter guiado daquela época, a resposta surgiu curiosa:

    "Boa pergunta! Eu não era adepto dos ralis nessa altura, pois só descobri verdadeiramente a modalidade quando iniciei a minha carreira já nos anos 90. Não conheço muito bem a história dos ralis dos anos 70 e 80, mas há um carro que não deixa ninguém indiferente, o Audi Sport Quattro S1 de Grupo B, que era um sonho. De qualquer modo hoje em dia andamos bastante mais depressa que naquela época e penso que os carros mais agradáveis de guiar são os WRC. Por isso não tenho qualquer nostalgia!"


    AS

  10. #535
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    Padrão Multiplicam-se testes para o Rali de Monte Carlo

    As principais equipas do IRC testam afincadamente para a primeira prova da competição, que terá lugar em Janeiro com o Rali de Monte Carlo.



    Por parte da Skoda, Jan Kopecky e Juho Hanninen, oficialmente anunciados como pilotos da equipa, aprontam o Fabia S2000 para a tão ambicionada estreia, enquanto pelo lado da rival Fiat Abarth, Luca Rossetti, o novo piloto da equipa, tem testado igualmente, não só a sua adaptação ao Abarth S2000 como também à prova monegasca.



    Aqui fica um vídeo com os testes da Skoda

  11. #536
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    Padrão Andreas Mikkelsen fora do WRC 2009

    Sucedem-se as más notícias relativamente à época de 2009 do WRC. Desta feita, foi a vez do jovem Andreas Mikkelsen revelar que dificilmente conseguirá reunir os apoios para participar no Mundial de Ralis do próximo ano.

    Em declarações ao site "Norvégien VG", para além de referir que não conseguiu até ao momento (e dificilmente o conseguirá para a frente) reunir o budget necessário, confessou que terá de ir cumprir...serviço militar. De qualquer modo o jovem norueguês confessou esperar regressar em 2010:

    "É triste mas é assim! Acho que vou ter de resignar ao Mundial de 2009, pois a crise financeira toca a todos. Vou tentar regressar em 2010. Para já é o que há a fazer"; referiu, desolado.AS

  12. #537
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    Padrão Sébastien Ogier em seis provas do WRC

    Foi confirmada oficialmente a participação de Sébastien Ogier - vencedor do JWRC em 2008 - em seis primeiras provas do WRC 2009, aos comandos de um Citroen C4 WRC. Quem o revelou foi Olivier Quesnel, na gala de final de ano da Federação Francesa de Desporto automóvel.

    Neste contexto, a Citroen irá ter, pelo menos, três carros no Mundial, com Sébastien Loeb, Dani Sordo e Sébastien Ogier. Curiosamente, o Rali de Portugal será um dos países onde o francês irá participar, onde se incluem também a Irlanda, Noruega, Chipre, Argentina e Itália.



  13. #538
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    Padrão Andreucci substitui Rossetti


    Paolo Andreucci e Anna Andreussi foram os escolhidos pela Peugeot Italia para substituírem a dupla campeã transalpina, Luca Rossetti/Matteo Chiarcossi, de saída para a rival Abarth. A filial italiana da casa do leão manterá sob as suas cores um Peugeot 207 S2000 assistido, como sempre, pela Racing Lions.

    O objectivo da escuderia passa pela reconquista do título local mas tudo indica que também poderá fazer alinhar a experiente dupla que a representa nalgumas provas internacionais tanto do Campeonato da Europa como do Intercontinental Rally Challenge.

    Paolo Andreucci já representou a Peugeot Italia em 1992 e 1993 com um Peugeot 106 de gr. A. Posteriormente arrecadou três títulos nacionais absolutos com marcas como a Mitsubishi e Fiat.AS

  14. #539
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    Padrão Chris Atkinson de Citroen C4 WRC


    Boas notícias para os adeptos do WRC! A Citroën Sport anunciou hoje a constituição da sua equipa para as "Marcas 2" no Mundial de Ralis em 2009, com Conrad Rautenbach, Evgeny Novikov e Sébastien Ogier anunciados como os pilotos que irão dividir as 12 provas do Mundial, enquanto Chris Atkinson, foi, para já, confirmado apenas no Rali da Irlanda, primeira prova do WRC 2009, desconhecendo-se para já se irá ter um programa completo no Mundial.
    Chris Atkinson de Citroen C4 WRC -

    Conrad Rautenbach vai realizar todas as provas do WRC, enquanto o seus companheiros de equipa surgirão em pelo menos oito desses doze ralis. Para Sébastien Ogier estão previstas seis provas, e para Atkinson, apenas a Irlanda, se bem que os responsáveis da Citroen esperam poder contar com ele em mais ralis.as

  15. #540
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    Padrão Sebastien Loeb: "Novos S2000 podem ser bons para o WRC"

    Sebastien Loeb considera que as alterações regulamentares previstas para 2010, com a introdução dos novos carros baseados nos Super 2000, podem ser boas para o WRC, dando um passo atrás nas críticas que tinha lançado anteriormente.
    Sebastien Loeb: "Novos S2000 podem ser bons para o WRC" -

    De acordo com o piloto francês, esta mudança pode ser vital para a sobrevivência do desporto, em especial numa época de crise como a que se vive actualmente. Para ajudar ao renovado ponto de vista de Loeb, também deverão ajudar as recentes desistências da Subaru e da Suzuki do Mundial.

    Faz, no entanto, questão de reforçar a ideia de que os futuros Super 2000 não serão iguais aos actuais, "serão diferentes".

    "Não gosto dos Super 2000 normais mas há uma grande diferença entre os Super 2000 que vemos actualmente e aqueles que teremos", disse Loeb ao Autosport.com.

    "Neste momento, os Super 2000 não têm binário e, como tal, não é muito bom de ver em ganchos, são muito lentos", observou. "Mas teremos turbos pelo que terão muitos mais cavalos que estes S2000 - são quase 100 cavalos de diferença, o que é imenso", continuou, admitindo que pode vir a ser interessante para os espectadores.

    "Se vai reduzir os custos e ajudar os construtores a entrarem na competição, com mais pilotos, pode ser uma coisa boa", considerou Loeb, que havia sido muito crítico em relação aos S2000, chegando mesmo a ameaçar abandonar a competição caso a nova regulamentação fosse aprovada.AS

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