Página 42 de 92 Primeiro ... 3241 42 4352 ... Último
  1. #616
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Freddy Loix: "Foi o Monte Carlo mais difícil que eu já fiz"


    Quase década e meia depois, o experiente Freddy Loix ainda anda pela alta roda dos ralis, a disputar os lugares da frente. Quem não se lembra da luta que o, na altura jovem, belga teve com Rui Madeira no Rali de Portugal 1996. Desta feita, em novo ano com a Kronos, "Fast Freddy" sai de Monte Carlo, na prática com o"comando" do IRC, já que o vencedor, Sébastien Ogier, não fará mais provas da competição, já que vai participar no WRC:

    "Foi o Monte Carlo mais difícil que eu já fiz. Além das condições meteorológicas, nunca tinha rodado com pneus de neve tão largos e as estradas estavam muito perigosas. Cada erro podia custar facilmente 20 segundos, mas os três dias correram-nos bem. Quando perdemos dois minutos com um furo soubemos que já não chegaríamos ao S. Ogier e contentámo-nos com o segundo lugar. Foi muito positivo nas contas do Campeonato."AS

  2. #617
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Eurosport promete mais transmissões ao vivo


    Quem teve oportunidade de assistir às transmissões ao vivo do Rali de Monte Carlo, não pode ter deixado de ficar agradado com a qualidade das mesmas. Pela primeira vez foi possível ver os pilotos evoluir com imagens onboard em directo, para além de helicópteros a seguir os concorrentes, "coisa" nem sequer vista no WRC.

    É curioso que a segunda competição em termos de importância no mundo dos ralis, o IRC, tenha um promotor deste quilate, enquanto o WRC se debate para encontrar quem queira promover a competição. É no mínimo curioso!

    Comparações à parte, Geraldine Filiol, Director da Eurosport Events referiu que o sucesso das transmissões em directo do Rali de Monte Carlo permitiram à sua empresa avançar com a decisão de transmitir mais eventos em directo:

    "Pretendemos fazê-lo em todas as provas do calendário dentro de dois anos. O Monte Carlo foi uma prova fabulosa e estamos muito contentes como a forma como tudo decorreu: O que fizemos aqui foi um grande desafio para todos nós, mas tudo funcionou na perfeição. Este ano faremos a cobertura ao vivo de mais três provas."; referiu
    AS

  3. #618
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Nasser Al-Attiyah venceu na estreia com Mitsubishi


    A longa associação de Nasser Al-Attiyah à Subaru nos ralis teve o seu fim na primeira prova do MERC (Campeonato de Ralis do Médio-Oriente), onde o piloto do Qatar se estreou, e logo com vitória, aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo X.

    Mesmo sem ter ainda definido o seu programa com a Mitsubishi, o piloto aproveitou o facto de jogar em casa e venceu o Rali do Qatar pela sétima vez, dando-se mesmo ao luxo de triunfar em todas as especiais. Para além disso, deu também a oportunidade à sua navegadora, Tina Thorner de ser a primeira mulher a vencer uma prova do MERC.AS

  4. #619
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Rali do CAM será em Barcelos


    O Rali do CAM, terceira etapa do Campeonato Open de Ralis, será disputado em Barcelos no fim-de-semana de 13 e 14 de Março, após acordo firmado entre a autarquia local e o Clube Automóvel do Minho.

    Encontrada a localização, o passo seguinte é definir o esquema da prova, estando para já garantida a realização de uma Super Especial na noite de sexta-feira.

  5. #620
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Petter Solberg de Citroën Xsara WRC na Noruega


    Petter Solberg, que ficou sem carro para 2009 após o abandono da Subaru, irá pilotar um Citroën Xsara WRC no Rali da Noruega, prova na qual já havia garantido a sua presença, embora não tivesse revelado com que carro.

    O piloto norueguês já testou o Xsara este fim-de-semana, tendo procedido à sua adaptação à viatura francesa, mas irá falhar o primeiro rali da temporada, o Rali da Irlanda.

    Na prova que irá decorrer no fim-de-semana de 13 a 15 de Fevereiro, Petter Solberg irá contar com a presença de Phil Mills ao seu lado. AS

  6. #621
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Peugeot confirma presença no Torrié


    Carlos Barros: "O Bruno necessita de ritmo competitivo"
    Mantendo a ideia de realizar apenas um mini-programa no campeonato deste ano, participando nas três principais provas do calendário (Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho Madeira), a equipa Peugeot Total garantiu ao AutoSport que deverá confirmar a sua inscrição no inaugural Rali Torrié, passando assim a ter asseguradas, pelo menos, metade do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis.
    Carlos Barros: "O Bruno necessita de ritmo competitivo" -

    Segundo Carlos Barros, director desportivo e técnico da equipa, "a ideia é estarmos presentes na primeira prova do ano, até como forma de prepararmos o Rali de Portugal (3 a 5 de Abril). O Bruno (Magalhães) não guia em terra há já sete meses, pelo que era importante ele fazer quilómetros e adquirir ritmo competitivo", justificou.

    IRC ainda é possível

    Ainda de acordo com aquele responsável, "a equipa continua à procura de parceiros para viabilizar uma ou outra prova internacional no âmbito do IRC. As respostas tardam em chegar, mas esperaremos nem que seja até meio da época", revelou.

    AS

  7. #622
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Rali Torrié com pacote de medidas contra a crise


    A prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, o tradicional Rali Torrié, foi apresentado na quinta-feira passada, em Vieira do Minho, numa cerimónia onde foram confirmadas algumas das novidades preparadas pela organização do Targa Clube para 2009.

    Assim, o rali continuará a ser dividido entre os concelhos da Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, apresentando um total de quatro Super Especiais repartidas entre sábado e domingo (7 e 8 de Março), incluinda uma em piso de terra com dois carros em simultâneo. A prova terá 14 classificativas (seis no sábado e oito no domingo) para um total de 123,92 quilómetros cronometrados. Em paralelo decorrerá também uma prova-extra para veículos VSH (sem homologação).

    Suportar custos

    Um dos objectivos do Targa Clube para 2009 foi tornar o rali o mais compacto e barato possível para os concorrentes. O clube portuense manteve praticamente inalterado o valor da inscrição do ano passado, e caso um piloto liquide a sua inscrição até ao próximo dia 30, o Targa suportará a respectiva taxa de inscrição no campeonato.

    Adicionalmente, os primeiros 50 inscritos na prova terão alojamento garantido (dois quatros duplos) na noite de sábado para domingo, na Póvoa de Lanhoso.

    "Atrair o maior número possível de inscritos"

    Fernando Batista, histórico dirigente do Targa Clube, justifica estas medidas com "a necessidade de atrair o maior número possível de inscritos, até para dar o máximo retorno aos nossos patrocinadores e autarquias que nos têm apoiado ao longo destes anos". O líder do Targa entende que "se deve deixar de falar em crise. É uma altura complicada, não o nego, mas por vezes todo este clima negativo não tem correspondência na prática e só prejudica o desporto. A nossa intenção foi proporcionar as melhores condições aos pilotos e mostrar-lhes que mesmo nesta altura é possível darem retorno aos seus patrocinadores. Não é por acaso que delineamos quatro super-especiais à luz do dia", referiu o presidente do Targa, líder do clube há 31 anos.AS

  8. #623
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Bernardo Sousa: "Pontuar regularmente no PWRC"


    Depois de Armindo Araújo, foi agora a vez de Bernardo Sousa confirmar o seu projecto para o Mundial de Produção deste ano, naquela que será a sua segunda temporada completa neste campeonato, agora aos comandos de um Abarth Grande Punto S2000, a mesma unidade que José Pedro Fontes evoluiu nas duas últimas épocas do Campeonato de Portugal de Ralis.

    A grande novidade, contudo, é o facto do projecto ter o apoio oficial da filial portuguesa, garantindo, deste modo, maior visibilidade e notoriedade à sua participação, com início agendado já para o Rali da Noruega (13 a 15 de Fevereiro). Deixando apenas de fora as dispendiosas deslocações à Argentina e Austrália, o programa de seis provas incluirá ainda os ralis de Chipre, Portugal, Itália-Sardenha, Acrópole e Gales-Grã-Bretanha.

    Melhor "rookie" do último campeonato, Bernardo Sousa encara este segundo ano no PWRC com naturais cautelas, preferindo não colocar a fasquia demasiado alta: "Acho que, para já, não posso ambionar muito, até porque a minha experiência nos ralis ainda é reduzida, especialmente a nível internacional. Lutar pelo título seria exigir demais para um segundo ano", frisou. "Antes de mais, quero terminar provas, ganhar experiência e, claro, conhecer o carro. Vou ter ainda que me situar em relação à concorrência, mas a meta que tenho traçado é terminar consistemente nos lugares pontuáveis", analisou.

    O primeiro teste ao Abarth Grande Punto S2000 ainda não tem data marcada, "mas será muito em breve, dada à proximidade da primeira prova. O carro está agora a ser montado, pelo que é provável que a preparação até seja feita noutro carro idêntico". Admitindo que vai dispor de todas as evoluções que foram entretanto disponibilizadas pela Abarth, Bernardo Sousa revelou que, nesta primera fase, apenas deverá contar com a nova caixa de velocidades desenvolvida pela X-Trac.

    Quanto a uma eventual presença no Nacional, "é algo deverá muito dificíl de viabilizar. É óbvio que gostaria muito de fazer, mas a proriodade é actualmente o PWRC", concluiu.

  9. #624
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Fórmula de sucesso


    O esforço não podia dar melhores resultados. Quando Marc Van Dalen, o director da equipa Kronos Racing marcou uma reunião com Frédéric Henry Biabaud, o actual director do departamento de competição da BF Goodrich, para lhe sugerir que a marca deveria ser inovadora e criativa, levando debaixo do braço o projecto ideal para capitalizar essas características, Biabaud não teve argumentos para o contrariar.
    Fórmula de sucesso -

    Foi assim que nasceu o programa BF Goodrich Drivers Team que, em 2008, deu uma lufada de ar fresco a alguns pilotos que pelas suas qualidades também mereciam uma oportunidade. Conforme deu conta o director da BF Goodrich, "a exemplo do que Michelin fez há algumas décadas com o Troféu Gordini ou a Fórmula Blue, também este projecto representou a descoberta de novos valores, mas também uma oportunidade soberana de estabelecer um contacto mais estreito com os meios de comunicação social e melhorar a visibilidade da marca BF Goodrich".

    Em 2008, Portugal, Bélgica, República Checa, Espanha e Itália foram os países seleccionados com Miguel Campos a terminar em oitavo o Rali de Portugal, Patrick Snijers a ficar em quinto Rali de Ypres, Pavel Valousek a concluir o Rali Zlin -Barum em quarto, Sérgio Vallejo a chegar ao final do Rali das Astúrias em sétimo e Andrea Brega a cumprir o último controlo do Rali de Sanremo em nono lugar.

    Portugal de fora

    Com um calendário restrito devido aos custos envolvidos, o programa BF Goodrich Drivers Team pensado para este ano, mantém as mesmas regras (com os jornalistas a escolherem um de um painel de três a cinco pilotos já pré-seleccionados pelos organizadores) mas deixa de fora a possibilidade de voltar a ter um português ao volante do Peugeot 207 S2000 que voltará a representar as cores da Kronos Racing.

    Desta feita, os contemplados já cumpriram o Rali de Monte Carlo (Sébastien Ogier guiou o 207), estando agora prontos enfrentar as provas de selecção que irão permitir fazer a escolha de um piloto para os ralis de Ypres (18/20 Junho) na Bélgica, Zlin -Barum (21/23 Agosto) na República Checa, Sanremo (24/26 Novembro) em Itália e finalmente para o Rali da Escócia (19/21 Novembro).

    Assim, goram-se à partida as expectativas de ter novamente um piloto português na linha da frente desta interessante iniciativa já que, segundo o principal, responsável pela marca de pneus "tivemos que seleccionar cinco provas das 12 que efectivam o calendário do IRC e Portugal e Espanha ficaram de fora por uma questão de redução de budget". E logo num ano em que, pela primeira vez, o IRC conta com duas provas de selo nacional no seu pecúlio. Pena! Talvez em 2010... AS

  10. #625
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Benoit Nogier, director da equipa Citroën Junior Team


    "Encontrar um jovem com talento para ser futuro piloto da Citroën"
    "Encontrar um jovem com talento para ser futuro piloto da Citroën" -

    Benoit Nogier, director da equipa Citroën Junior Team revelou que a nova equipa tem como objectivo primordial a tentativa de encontrar um piloto que possa chegar à equipa oficial, mas também lutar com as restantes equipas do "seu" campeonato, as "Equipas Construtor" ou Marcas 2. Para já, os programas dos pilotos ainda não estão totalmente definidos, numa equipa que conta "só" com Chris Atkinson e a estrela ascendente Sébastien Ogier.

    O que está na génese da criação do Citroën Junior Team?

    "Esta iniciativa é um prolongamento do programa iniciado o ano passado e surge da nossa vontade de inscrever uma "Equipa Construtor", dando assim origem ao Citroën Junior Team. É uma forma de reforçar a nossa enorme notoriedade mesmo se este projecto não tem os meus objectivos que a equipa 'oficial'. O Citroën Junior Team é um projecto de pilotos e temos a esperança de conseguir, graças a esta estrutura, encontrar um jovem com talento para ser o futuro piloto da Citroën."

    Como se irá articular a equipa ao longo do campeonato?

    "Os programas de cada piloto ainda estão a ser finalizados, mas inscrevemos o Citroën Junior Team nas doze provas do campeonato com o mínimo de dois carros, o que nos assegura a possibilidade de marcar pontos no Campeonato do Mundo de Construtores em cada rali. Conrad Rautenbach estará à partida de todas as provas, enquanto Evgeny Novikov começará a época no Rali da Noruega e estará presente em oito provas. Sébastien Ogier estará nos seis primeiros ralis com uma forte possibilidade de ver alargado o seu programa durante o ano. Quanto ao Chris Atkinson, estará no Rali da Irlanda ao volante de um Citroën C4 WRC, mas como já explicámos aquando da assinatura do contrato para esta prova, não há ainda decisões sobre a presença do australiano em mais ralis, embora haja vontade das duas partes que isso suceda."

    Qual é o objectivo da equipa na sua primeira aparição no Campeonato do Mundo?

    "Queremos provar que somos competitivos face à concorrência. A média de idades dos nossos quatro pilotos - Chris Atkinson, Conrad Rautenbach, Sébastien Ogier e Evgeny Novikov - é de 22 anos. Eles querem, certamente, mostrar a sua rapidez mas o objectivo da equipa é de adquirir um máximo de experiência no Campeonato Mundial de Ralis, logo queremos vê-los chegar ao final. É essa a nossa prioridade."AS

  11. #626
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Citroën Junior Team estreia-se na Irlanda


    O novo Citroën Junior Team fará a sua estreia em competição no Rali da Irlanda, prova de abertura da temporada 2009 do Campeonato do Mundo de Ralis 2009. Três Citroën C4 WRC serão entregues às duplas Chris Atkinson/Stéphane Prevot, Conrad Rautenbach/Daniel Barritt e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia.

    Aureolada com um quarto título mundial de Construtores, a Citroën passa a inscrever em 2009 uma segunda equipa complementar ao Citroën Total World Rally Team, o Citroën Junior Team. Esta formação vem assim reforçar a presença das Marca no campeonato ao mesmo tempo que aposta na formação de jovens talentos.

    Baseado nos alicerces lançados em 2008, o Citroën Junior Team apresenta-se à partida para a primeira prova da época com três Citroën C4 WRC. As duplas compostas pelo australiano Chris Atkinson e pelo belga Stéphane Prevot (nº7), pelo zimbabueano Conrad Rautembach e pelo britânico Daniel Barritt (Nº8) foram escolhidas para marcar pontos no Campeonato do Mundo de Construtores. Os franceses Sébastien Ogier e Julien Ingrassia estarão a bordo do terceiro Citroën C4 WRC com o número 11.
    AS

  12. #627
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Chris Atkinson estreia-se de C4 WRC


    Único piloto do Citroën Junior Team a ter participado no Rali da Irlanda, Chris Atkinson terá de adaptar-se ao Citroën C4 WRC durante a prova. Após uma sessão de testes realizada nos primeiros dias de Janeiro, o australiano foi conquistado pelo C4 WRC. "Senti de imediato excelentes sensações ao volante e senti-me cada vez mais à vontade com o acumular de quilómetros. O Citroën C4 WRC é diferente dos veículos que pilotei anteriormente, pois quanto mais atacamos, mais ele se torna eficaz."

    O australiano espera um acolhimento caloroso mas uma prova delicada. "Existe um fantástico ambiente com uma dose considerável de loucura. A própria prova em si é muito difícil. O asfalto é muito ondulado e a maior parte das vezes está muito sujo. E nesta altura do ano poderemos mesmo encontrar gelo. Vamos começar com as afinações recomendadas pela equipa e veremos a nossa posição após o começo da prova. Não tenho outro ambição que marcar pontos para o Citroën Junior Team e mostrar a nossa competitividade face às outras equipas."

    AS

  13. #628
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Conrad Rautenbach com ambições reforçadas


    Após uma primeira época ao volante do Citroën C4 WRC, Conrad Rautenbach começa 2009 com ambições reforçadas. "Aprendi bastante o ano passado e a primeira temporada com a Citroën Sport Technologies permitiu-me ganhar bastante experiência. Compreendo agora melhor o C4 WRC e as suas reacções pelo que este ano poderei atacar nas provas que conheço melhor.

    O percurso do Rali da Irlanda é certamente um dos mais difíceis do campeonato e o meu primeiro objectivo será estar à chegada com esperança de conseguir entrar nos pontos. Pude perceber como são complicadas estas estradas irlandesas depois de ter participado numa prova do campeonato nacional irlandês com um Citroën Xsara WRC em Janeiro.

    As condições estiveram particularmente difíceis e acredito que não será diferente no Rali da Irlanda. Esta prova permitiu igualmente fazer a habituação ao novo navegador, o Daniel Barritt. E tudo se passou da melhor maneira possível!"AS

  14. #629
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão Sébastien Ogier: "O ano de 2009 promete bastante"


    Campeão do Mundo de Ralis Júnior em 2008 com um Citroën C2 Super1600, Sébastien Ogier vai realizar a sua primeira temporada ao volante de um WRC. Depois da participação com o Citroen C4 WRC no Rali da Grã-Bretanha (a boa prestação terminou num capotanço) e a recente vitória no Rali de Monte Carlo, com um Peugeot 207 S2000, o "herdeiro" de Loeb, tem (para já) seis provas para mostrar o que realmente vale, começando já na Irlanda:

    "O ano de 2009 promete bastante graças a um interessante programa no seio do Citroën Junior team. Participei no Rali do Ulster o ano passado ao volante de um Citroën C2-R2 MAX naquela que foi a primeira experiência nas estradas irlandesas, embora me pareça que o perfil dos pisos da prova do Mundial seja um bocadinho diferente.

    Aguardo um rali muito duro e complicado onde o gelo e até a neve devem comparecer. As estradas são estreitas, com muitas lombas e ondulações e com tendência para ficarem sujas rapidamente.

    Largando para a prova para lá dos 10 primeiros no primeiro dia, teremos perante nós condições certamente delicadas. Por isso, o objectivo é terminar, pois não tenho pressão especial quanto aos resultados. Será necessário progredir ao mesmo tempo que acumulamos quilómetros.", referiu Ogier, em quem estão depositadas grandes esperanças de se tornar num novo...Loeb.

    AS

  15. #630
    Avatar de G@ngster
    Registo
    Nov 2007
    Idade
    50
    Posts
    45.578

    Padrão VIDEOS: Rali do Ártico 2009






Página 42 de 92 Primeiro ... 3241 42 4352 ... Último

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar