Página 58 de 92 Primeiro ... 84857 58 5968 ... Último
  1. #856
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Armindo Araújo perto de revalidar o título

    Armindo Araújo reassumiu a liderança do Mundial, com 108 pontos, mais 18 que o sueco Patrik Flodin, que não participou na prova francesa.

    O piloto português Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer) deu hoje um passo importante rumo à revalidação do título de campeão mundial na categoria de produção, ao vencer o Rali de França, penúltima prova do Mundial.

    O piloto português considerou que a vitória em França, na qual foi 16.º da geral, foi “fruto do excelente trabalho realizado pela equipa antes das duas provas em asfalto”.

    “Chegámos à Alemanha e a França muito competitivos e provámos isso mesmo com as vitórias que alcançámos. O Mitsubishi Lancer Evo X esteve ao mais alto nível e foi um óptimo aliado”, afirmou o piloto, citado pela sua assessoria de imprensa.

    A decisão do título ficou adiada para a derradeira prova do Mundial da categoria, o Rali da Grã-Bretanha, que se disputa entre 11 e 14 de Novembro.

    A conquista do bicampeonato está agora pendente de um sexto lugar na derradeira prova, para a qual Armindo Araújo parte consciente das dificuldades.

    “É verdade que a nossa vantagem é excelente, mas falta ainda uma prova. Como ficou visível aqui, é sempre preciso esperar pelo último metro para confirmarmos os resultados”, disse.

    O piloto de Santo Tirso garantiu que a equipa está “motivada” e vai “preparar o rali com a máxima preocupação”, acrescentando: “Obviamente que o nosso pensamento estará exclusivamente centrado na conquista do titulo”.

    Na prova francesa, que garantiu a Sebástien Loeb o sétimo título consecutivo de campeão mundial (WRC), Armindo Araújo terminou na 16.ª posição da geral, com o tempo total de 3:28.48 horas.

    Nos S2000, Bernardo Sousa (Ford Focus) foi 32.º da geral, com 3:42.47 horas, a mais de 36 minutos de Sebástien Loeb, que assegurou o ceptro na sua terra natal.


    sapo desporto
    ____________

  2. #857

    Registo
    Apr 2007
    Posts
    2.493

    Padrão "Lutar pela Vitória"


    Esteve perto de a conseguir no passado Rali Centro de Portugal, pelo que agora no Rali de Mortágua, que se disputa no próximo fim-de-semana, Miguel campos quer mesmo vencer à geral.
    "Mais uma vez vou disputar um rali que no último ano me deu uma grande alegria. Os tipos de troços são mais encadeados o que nos leva a pensar que podemos tirar mais partido do nosso carro, em comparação com o ultimo rali onde os troços rápidos nos penalizaram. Estou convicto que desta vez podemos lutar pela vitória, mesmo sabendo que a concorrência será muito forte e com muita experiências e muitos quilómetros feito.", afirma Miguel Campos.

    Já Aloíso Monteiro, refere que uma vitória em Mortágua poderá ser importante para o futuro. "Conforme tenho referido nas últimas declarações, esperemos que desta seja de vez. Só uma vitória interessa não só para moralizar a equipa mas relançar 2011 e vamos para Mortágua na busca dela. Penso que temos executado um excelente trabalho com a RMC, e aproveito para agradecer ao Roberto Mendez a sua enorme dedicação", refere Aloisio Monteiro.

    Roberto Mendez, da RMC diz que "iremos para o Rali de Mortágua na busca da vitória que nos escapou no último rali. Espero que o Miguel Campos consiga chegar a um bom resultado, se possível a vitória a geral. Em relação ao Fiesta penso que o carro tem demonstrado a sua competitividade, obviamente que necessitamos de mais alguns ralis com carros iguais ou idênticos para termos mais comparação do potencial do carro".

  3. #858
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Miguel Campos vence Rali, Bernardo Sousa é campeão nacional

    O piloto Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) garantiu hoje o título no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao terminar o Rali de Mortágua na segunda posição, atrás de Miguel Campos (Ford Fiesta S2000).

    Campos foi o mais rápido em três das quatro especiais hoje disputadas, garantindo 12,6 segundos de vantagem sobre Sousa, que venceu o último troço cronometrado.

    Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000), que ainda sonhava com o título nacional, concluiu o rali na terceira posição, a 41,4 segundos do vencedor.

    Aos 23 anos, o madeirense Bernardo Sousa tornou-se o mais jovem campeão nacional de sempre, quando ainda falta disputar o Rali Casinos do Algarve, a 13 e 14 de Novembro, oitava prova do calendário.

    Citado pela sua assessoria de imprensa, Bernardo Sousa afirmou que o seu objectivo “foi sempre” vencer o CPR e frisou que estava a celebrar com a sua equipa “como muita satisfação e orgulho redobrado”, por ter conseguido o título “quando ainda falta uma prova para o fim” da época.


    sapo desporto
    _____________

  4. #859
    Avatar de RSCSA
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    44
    Posts
    15.090

    Padrão Hélder Rodrigues 6.º em Marrocos

    O "motard" português Hélder Rodrigues (Yamaha) terminou esa segunda-feira em sexto lugar a primeira etapa do Rali OiLybya Marrocos 2010, entre Zagora e Chegaga.

    O luso percorreu os 320 quilómetros do traçado em 3:38.17 horas, gastando mais 4.08 minutos do que o vencedor, o francês Cyril Despres.

    Marc Coma (3:25.48), Frans Verhoeven (3:34.27), Olivier Pain (3:34.50) e David Fretigne (3:38.27) classificaram-se entre Despres e Hélder Rodrigues.

    Os quatro minutos para o líder foram fruto de "alguns erros de navegação": "Quando dei por mim, o Frans Verhoeven já me tinha ultrapassado, mas depois andei sempre na roda dele. Aproveitei para testar algumas coisas na moto, até porque esta prova é muito boa para experimentar uma série de coisas a pensar já no Dakar".

    "Agora quero recuperar. Vencer é o meu objetivo para cada prova", disse, perspetivando a segunda etapa, na zona de Erg Chegaga, numa distancia de 261 quilómetros.
    "RC"

  5. #860
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Hélder Rodrigues pressiona líder Despres

    Hélder Rodrigues recuperou quase nove minutos a Despres (KTM), reduzindo de 13.07 para 4.20, numa quarta tirada disputada na região de Chegaga, que foi ganha pelo espanhol Marc Coma (KTM), com o tempo de 3:46.11 horas.

    O “motard” português Hélder Rodrigues (Yamaha) foi hoje o terceiro mais rápido no Rali de Marrocos, aproximando-se do francês Cyril Despres, líder da prova de todo-o-terreno.


    Hélder Rodrigues recuperou quase nove minutos a Despres (KTM), reduzindo de 13.07 para 4.20, numa quarta tirada disputada na região de Chegaga, que foi ganha pelo espanhol Marc Coma (KTM), com o tempo de 3:46.11 horas.


    “Vou atacar o Cyril, pois vamos todos lutar para tentar chegar a primeiro, mas com uma atitude algo calculista porque aqui podemos não ganhar nada, mas ter muito a perder”, advertiu o piloto português.


    Paulo Gonçalves (BMW), o outro "motard" luso em competição, terminou no oitavo lugar, a 24.33 minutos de Coma, ocupando a mesma posição na classificação geral, a mais de uma hora de Despres.


    Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) consolidou o comando da geral, ao vencer a etapa com o tempo de 5:12.42 horas, enquanto Ricardo Leal dos Santos (BMW) foi o quinto posicionado nos automóveis.


    Quinta-feira realiza-se a quinta etapa do Rali de Marrocos, com passagem pela região de Ait-Attas, na extensão de 307 quilómetros, 249 dos quais cronometrados.

    sapo desporto
    ____________

  6. #861
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Loeb lidera na Catalunha

    O francês Sébastien Loeb já assegurou a conquista do sétimo título mundial de ralis, mas nem por isso abranda. O piloto da Citroën está na frente do Rali da Catalunha, no final do primeiro dia da penúltima prova do ano.

    Vencendo três das seis classificativas do dia, Loeb garantiu 3,8 segundos de vantagem sobre o compatriota Sébastien Ogier, também da Citroën, e 19,9s sobre o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford).

    A vantagem de Loeb, no entanto, caiu nas classificativas da tarde, graças à reacção de Ogier, num dia com troços em terra e asfalto.

    “Penso que foi um bom dia. Não estou muito longe do Seb. Por isso, é bom. Amanhã vou tentar segui-lo, mas sei que no asfalto é difícil”, disse Ogier, citado pelo site inglês “Autosport”.

    Classificação do Rali da Catalunha no final do primeiro dia

    1.º Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën C4) 1h25m26,8s
    2.º Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën C4), a 3.8s
    3.º Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Focus), a 19.9s
    4.º Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën C4), a 22.4s
    5.º Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Focus), a 42.4s


    Público
    ______

  7. #862
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Hélder Rodrigues deixa escapar Cyril Despres

    Aos comandos de uma Yamaha, Hélder Rodrigues cumpriu a penúltima tirada em 2:53.12 horas, mais 5.33 minutos do que Despres (KTM), que reforçou o comando da geral, passando a dispor de 9.53 de vantagem sobre o português, segundo colocado.

    O “motard” português Hélder Rodrigues foi hoje o quarto mais rápido no Rali de Marrocos, mas ficou mais longe do francês Cyril Despres, que se impôs na quinta e lidera a prova de todo-o-terreno.


    Aos comandos de uma Yamaha, Hélder Rodrigues cumpriu a penúltima tirada em 2:53.12 horas, mais 5.33 minutos do que Despres (KTM), que reforçou o comando da geral, passando a dispor de 9.53 de vantagem sobre o português, segundo colocado.


    Pedro Oliveira (Yamaha) e Paulo Gonçalves (BMW) terminaram na 7.ª e 11.ª posições, respectivamente, enquanto nos automóveis Ricardo Leal dos Santos (BMW) foi o quinto mais veloz, a 18.05 minutos do vencedor, o polaco Krzysztof Holowczyc.


    Na classificação geral, liderada com grande vantagem pelo francês Stéphane Peterhansel (BMW), o piloto português ocupa o oitavo lugar, a 4:30.33 do recordista de vitórias do Rali Dacar.


    Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) consolidou o comando ao vencer pela quarta vez na prova, preparando-se para confirmar o triunfo no sábado, durante os 158 quilómetros cronometrados da sexta e última tirada.

    sapo desporto
    ___________

  8. #863
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Loeb fecha segundo dia na frente do Rali da Catalunha

    O francês Sébastien Loeb (Citroën C4) continua em muito bom plano e fechou o segundo dia do Rali da Catalunha no topo da classificação.

    O francês, já com o seu sétimo título de campeão garantido, termina o dia com 44 segundos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, o norueguês Petter Solberg.

    O espanhol Dani Sordo, vencedor da última especial do dia, está agora na terceira posição, tendo ultrapassado o finlandês Jari-Matti Latvala.

    A prova termina este domingo com mais quatro especiais.



    abola
    _____

  9. #864
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Rali de Marrocos: Hélder Rodrigues termina no 2.º lugar

    Português ficou a 5 minutos de Despres na geral.

    Helder Rodrigues terminou hoje o Rali de Marrocos na segunda posição, depois ter sido o segundo mais rápido na sexta e última etapa. Cyril Despres confirmou o triunfo na prova.

    Na sua estreia oficial pela Yamaha, o piloto lisboeta terminou a última etapa, de 158 quilómetros, no segundo lugar, a um minuto do vencedor, o espanhol Marc Com (KTM). E despediu-se da prova a 5,03 minutos do vencedor, Despres, seu colega na equipa japonesa.

    "Foram dias bastante exigentes, consegui sempre andar na frente e com resultados muito consistentes em todas as etapas. Este resultado dá-me boas expectativas e moral para o Dakar, e é, a meu ver, um prémio para um ano em que trabalhei muito no desenvolvimento da moto", afirmou o piloto português.

    Os portugueses Paulo Gonçalves e Bianchi Prata, ambos a correrem com uma BMW, teminaram em 8º e 11º, respectivamente, enquanto que nos automóveis Ricardo Leal dos Santos (BMW), foi o sétimo da geral, 4:73.20 horas do vencedor, o francês, Stéphane Peterhansel também em BMW.

    Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) alcançou a sua quarta vitória no Rali de Marrocos, com cerca de três horas de vantagem sobre o segundo classificado, o húngaro, Miklos Kovacs.



    Record
    _______

  10. #865
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.090

    Padrão João Silva revalida título júnior e vence 2L/2RM

    O Rali do Faial encerrou as contas do Campeonato Coral de Ralis da Madeira. João Silva e José Janela terminaram a prova na 7ª posição, depois de um furo que acabou por lhes estragar mais um brilharete na derradeira prova de 2010. No entanto, esta participação foi suficiente para o jovem piloto festejar dois títulos e três outros resultados muito positivos.

    João Silva revalidou o título de Campeão Júnior de Ralis da Madeira, alcançou também o título nas duas rodas motrizes (2L/2RM), tendo este triunfo sido partilhado com José Janela, o popular navegador que tem acompanhado o piloto madeirenses na esmagadora maioria das provas.

    Para além destes dois assinaláveis sucessos, João Silva alcançou ainda o 2º lugar na Taça de Ralis da Madeira, o 3º lugar no agrupamento de Turismo e o 4º lugar absoluto no Campeonato Coral de Ralis da Madeira, para além de uma espectacular vitória à geral alcançada no último Rali do Marítimo. Não se podia pedir mais a um jovem piloto que tem vindo a evoluir a olhos vistos. Um sucesso partilhado com devoção e dedicação pela ARC Sport que o tem acompanhado nos últimos anos.

    “Estou naturalmente feliz, porque os nossos objectivos foram totalmente alcançados. Foi uma época extraordinária, tendo inclusivamente superado os meus objectivos em termos da classificação final do campeonato absoluto. Para o ano está tudo em aberto, mas uma coisa é certa, será sempre com a ARC Sport”, declarou João Silva, na hora de festejar um ano fantástico.

    O Jogo

  11. #866
    Avatar de aiam
    Registo
    May 2007
    Posts
    4.596

    Padrão Rali da Catalunha: Vitória para Loeb

    O francês Sébastien Loeb (Citroën C4) venceu, este domingo, o Rali da Catalunha, que é a penúltima competição do mundial.

    Loeb, que alcançou a sétima vitória da temporada, terminou a prova à frente do norueguês Petter Solberg e do espanhol Daniel Sordo. A prova da Catalunha foi também dominada pelos Citroën C4.

    Classificação da corrida:
    1. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën C4) 3 h 32:59.7
    2. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën C4) a 35.3
    3. Dani Sordo-Diego Vallejo (ESP/Citroën C4), 41.1
    4. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Focus), 1:19.5
    5. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Focus), 6:32.9
    6. Matthew Wilson-Scott Martin (GBR/Ford Focus), 8:17.6
    7. Khalid Al Qassimi-Michael Orr (UAE-GBR/Ford Focus), 13:05.7
    8. Henning Solberg-Stéphane Prévot (NOR-BEL/Ford Fiesta S2000), 13:11.2
    9. Ken Block-Alex Gelsomino (USA/Ford Focus), 16:01.2
    10. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën C4), 17:24.1


    Classificação do WRC
    1. S. Loeb (FRA) 251 pts campeão do mundo
    2. S. Ogier (FRA) 167
    3. J-M Latvala (FIN) 156
    4. P. Solberg (NOR) 151
    5. D. Sordo (ESP) 140
    6. M. Hirvonen (FIN) 114
    7. M. Wilson (GBR) 68
    8. H. Solberg (NOR) 37
    9. F. Villagra (ARG) 36
    10. K. Räikkönen (FIN) 21
    11. M. Ostberg (NOR) 16
    12. K. Al Qassimi (EAU) 12
    13. P-G Andersson (SWE) 8
    14. X. Pons (ESP) 6
    . Jari Ketomaa (FIN) 6
    16. F. Turan (HUN) 4
    . J. Kankunnen (FIN) 4
    18. M. Prokop (CHE) 3
    19. K. Block (USA) 2
    . D. Kuipers (HOL) 2
    . J. Hanninen (FIN) 2
    . M. van Eldik (HOL) 2
    . P. Sandell (SUE) 2
    24. A. Araujo (POR) 1
    . A. Burkart (ALE) 1

    abola
    _____

  12. #867
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.090

    Padrão Campeonato TT: Miguel Barbosa e Miguel Ramalho com carro do Dakar

    Depois dos problemas sentidos ao longo do ano, a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho partem para a ultima prova do CPTT no carro com que participaram na edição deste ano do Dakar, voltando ao motor V6 de 4 litros, menos indicado para este tipo de provas mas bastante mais fiável.

    Após um interregno de mais de um mês, a competição volta a terras alentejanas numa das mais míticas provas de TT, a Baja Portalegre 500, onde muito se decide, nomeadamente a Taça Internacional FIA de Bajas.

    Depois de alguns azares ao longo do campeonato, nomeadamente na ultima prova onde acabou por ser forçado a abandonar a apenas 30 kms do final, Miguel Barbosa parte este ano com expectativas diferentes, apostando na fiabilidade do seu Mitsubishi Lancer e em chegar ao final da dura prova. Mesmo depois de ter já sentido o sabor da vitória nesta prova e de ser uma das suas provas favoritas, o jovem piloto refere que “acima de tudo queremos acabar a prova pois este ano temos tido muitos problemas mecânicos e essa não é a nossa imagem de marca”.

    Com novamente uma imposição de redução do restrictor de ar de 34 para 33 mm, que impossibilita poderem usufruir de toda a performance do carro, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho esperam “fazer o nosso melhor, tentar discutir ao máximo durante todos os kms e esperar que a chuva apareça para aproximar o andamento dos carros”.

    A Baja Portalegre será realizada entre o dia 29 e 30, com duas etapas e três sectores selectivos, num total de 384kms disputados.

    O Jogo

  13. #868

    Registo
    Apr 2007
    Posts
    2.493

    Padrão Loeb é mesmo completo

    Desde 2005 que não se via outra coisa. No final do Rali de Espanha, na Catalunha, Loeb aparecia em primeiro e Sorod em segundo. Mas desta vez, com a introdução dos pisos de terra na primeira etapa, Petter Solberg imiscuiu-se nesta “guerra” e acabou com o jogo dos dois pilotos oficiais da Citroen ao ser segundo.

    Quem não gostou foi Daniel Sordo que aspirava vencer e teve de se contentar com o segundo posto. Na frente, mais uma vez esteve o imperturbável campeão do Mundo, Sébastien Loeb. O francês desde cedo marcou a sua posição, enquanto os Ford de Latvala, quarto, e de Hirvonen, quinto, nunca conseguiram acompanhar os homens da Citroën.

    Em baixa esteve Sébastien Ogier. O futuro companheiro de equipa de Loeb a tempo inteiro ainda pôs o campeão em sentido, mas uma saída de estrada no segundo dia hipotecou qualquer veleidade de lutar pelo triunfo.

    Raikkonen ficou “ko” logo no “shakedown, enquanto Ken Block conseguiu pontuar pela primeira vez.
    Última edição por barril; 26-10-2010 às 19:39.

  14. #869

    Registo
    Apr 2007
    Posts
    2.493

    Padrão A nova academia de ralis

    A saída da Pirelli enquanto fornecedor exclusivo de pneus para o Mundial de ralis, por troca com a Fórmula 1, indiciava que o Pirelli Star Driver, um programa que garantia a cinco pilotos participarem em outros tantos eventos do campeonato do Mundo sem qualquer custo, iria chegar ao fim. Como o JWRC também acaba nesta época, a modalidade passava a viver num vazio, sem um formato de competição que promovesse o surgimento de novos valores.

    Mas a FIA, consciente da necessidade de haver novos pilotos com qualidade, criou a WRC Academy, uma iniciativa que permite a jovens pilotos correr em condições iguais, em seis ralis do campeonato, e com custos controlados.

    Para tal, os concorrentes só podem competir com os Ford Fiesta R2, todos eles preparados pela M-Sport. E também os pneus, Pirelli, são iguais para qualquer um. O pacote custa 132 mil euros por época, aos quais acrescem os custos de viagem e alojamento para piloto, co-piloto e restantes elementos da equipa, bem como um carro para os reconhecimentos e o preço das reparações em caso de acidente.

    As condições não são tão vantajosas como o Pirelli Star Driver, que pagava tudo aos cinco afortunados, mas, em certa parte, a realidade ainda é melhor na actualidade, pois o fabricante de pneus vai continuar a sua iniciativa com seus pilotos integrados na academia promovida pela FIA.

    No final, o vencedor tem ainda a vantagem de receber uma bolsa de meio milhão de euros.

  15. #870

    Registo
    Apr 2007
    Posts
    2.493

    Padrão Taça FIA Bajas/CPTT | Miguel Barbosa impõe-se no prólogo

    José Bandeira | Motores Magazine

    Normalmente muito rápido nas superespeciais/prólogos, Miguel Barbosa não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi o mais rápido no 1º dia em Portalegre.


    Portalegre não fugiu à situação que o País viveu ao longo do dia e a chuva marcou presença no início da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, sobretudo depois da metade dos motards ter concluído a primeira classificativa, um prólogo com 5,52 quilómetros, tornando a situação muito mais difícil para os participantes.

    Na categoria de automóveis, em que alinharam 50 equipas no evento FIA e 25 na prova nacional, Miguel Barbosa entrou com o pé direito e estabeleceu o melhor tempo, batendo um surpreendente Pedro Grancha por 2,8 segundos: “O carro esteve bastante bem e o tempo conseguido foi excelente, apesar de percebermos a táctica dos nossos principais adversários. Mas como o nosso objectivo é vencer a prova, quisemos liderar desde o primeiro momento. A chuva pode equilibrar os andamentos, o que só nos pode ser favorável“, referiu o líder em quatro rodas.

    Filipe Campos estabeleceu a terceira melhor marca e parecia evidente que, ao perder 15,1 segundos para Barbosa, o campeão nacional queria largar numa posição estratégica, algo que o piloto do BMW nega: “A prova estava simplesmente inguiável e acabei por perder muito tempo. Apenas isto e não qualquer táctica premeditada em termos de posições de largada. Esperemos que tudo melhore para o segundo dia de competição“, afirmou o piloto à chegada ao parque fechado.

    No seu duelo particular, o russo Boris Gadasin levou a melhor sobre o polaco Kryzstof Holowcyc, conseguindo a quarta melhor marca absoluta, e de permeio entrou o local Nuno Matos, com o piloto português a confirmar na prova alentejana a sua vitória em termos do agrupamento T2 na Taça do Mundo.

    No evento nacional, Henrique Meneses levou a melhor sobre Luís Inácio e Paulo Ferreira.

Página 58 de 92 Primeiro ... 84857 58 5968 ... Último

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar