Página 82 de 92 Primeiro ... 327281 82 83 ... Último
  1. #1216
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Rali de Portugal - Classificação suspensa pelo apelo da Citroën

    Afinal, e ao contrário do que se pensava inicialmente, a Citroen optou mesmo por apelar da decisão dos Comissários Técnicos, pelo que a classificação que já dá Mads Ostberg como vencedor do Vodafone Rali de Portugal passa a estar a partir deste momento oficialmente suspensa.



    Recorde-se que os comissários técnicos detetaram que a embraiagem montada no carro de Mikko Hirovnen não está em conformidade com a Ficha de Homologação A5733 e por isso decidiram exclui-lo da classificação do evento.

    Adicionalmente, o turbo (turbina) montado no mesmo carro parece não estar em conformidade só que neste caso os Comissários suspenderam a sua decisão, solicitando ao Delegado Técnico da FIA para proceder a um exame mais detalhado, ficando a aguardar esse relatório para uma futura decisão.

    Autosport

  2. #1217
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Rali de Portugal - Mads Ostberg foi o último a rir

    Se o Vodafone Rali de Portugal perdeu a maior parte da sua emoção ao fim dos dois primeiros dias de prova, recuperou-a na secretaria já quando a maior parte dos protagonistas fazia as malas para regressar a casa. Num filme digno de Alfred Hitchcock, a desclassificação de Hirvonen abriu as portas para a primeira vitória de Mads Ostberg



    Quem apostou em Sébastien Loeb ou Jari-Matti Latvala, apontados como os dois grandes favoritos à vitória no Rali de Portugal, perdeu o seu dinheiro. Mas quem, por obra do caso no mesmo jogo, considerou a hipótese de Mikko Hirvonen ser desclassificado seis horas depois de passar pelo lugar mais alto do pódio e de colocar o privado Mads Ostberg na improvável cadeira do poder portuguesa, está, com certeza, milionário

    Autosport

  3. #1218
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Xavier Mestelan-Pinon: “Não há intenção de fazer batota

    Xavier Mestelan-Pinon: “Não há intenção de fazer batota e a decisão parece-nos desproporcionada”



    Na sequência da decisão dos Comissários Técnicos em excluir Mikko Hirvonen do Vodafone Rally de Portugal, Xavier Mestelan-Pinon, diretor técnico da Citroën Racing revelou que a sua equipa decidiu apelar porque “em termos de performance as peças não nos dão qualquer ganho, bem pelo contrário, já que são mais pesadas que as homologadas. No caso do turbo, as peças são standard em todos os WRC, e esta que excede o máximo autorizado advém da dilatação do material, já que é sujeita a temperaturas extremas”, começou por explicar, terminado com a razão do apelo: “não tínhamos qualquer intenção de fazer batota, e esta decisão da desclassificação parece-nos desproporcionada, já que as diferenças não nos oferecem qualquer vantagem. Portanto, decidimos apelar. De momento lamento o sucedido com o Mikko Hirvonen e o Jarmo Lehtinen, que estiveram muito bem num rali muito difícil. Mereciam a sua primeira vitória connosco e só lhes posso pedir as minhas mais sinceras desculpas em nome da equipa.”, referiu.

    Autosport

  4. #1219
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Rali de Portugal deve sair de Tavira

    Carlos Barbosa, presidente do ACP revelou que o Vodafone Rali de Portugal deverá abandonar a zona de Tavira no próximo ano. Ausente da prova portuguesa do Mundial desde 2007, as especiais da zona de Tavira foram as que mais sofreram este ano com a intempérie que se abateu sobre o Sul de país na passada semana, já que as estradas montanhosas da zona são atravessadas por imensas ribeiras, que com a subida das águas tornaram a vida muito complicada aos concorrentes e à organização.



    Um morador local confessou-nos que depois de ter estado tanto tempo sem chover, quando chove no Algarve, é a sério, e as ribeiras tendem a encher com rapidez. De modo, para evitar este problema o ACP já terá decidido sair de Tavira, e estradas no Baixo Alentejo é coisa que não falta, basta olhar para troços como o Malhão/Felizes, que este ano não se realizou. É também certo que o ACP tem desde há muito, um levantamento muito grande de todas as hipóteses de troços que podem ser realizados no Baixo Alentejo e Algarve. E são muitos. Portanto, isso será tudo menos um problema.

    Carlos Barbosa negou ainda os rumores que referiam a possibilidade do rali voltar ao norte, referindo que o ACP provavelmente reeditará o Fafe Rali Sprint, que foi um êxito, contentando dessa forma os adeptos do norte.

    Autosport

  5. #1220
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Jari-Matti Latvala na Volkswagen em 2013?

    O seu atual contrato com a Ford expira no final deste ano e fontes oriundas da Finlândia asseguram que o acordo está concluído e a razão principal prende-se com a incerteza do futuro na Ford.

    Caso se confirme, a Volkswagen terá ao seu serviço Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e provavelmente uma equipa júnior, a exemplo da antiga Citroen Junior Team, onde militarão Andreas Mikkelsen e Kevin Abbring.

    Kris Nissen nega que o acordo esteja feito, mas mostra-se contente com o interesse de Latvala em guiar para a VW. Sébastien Ogier diz que o finlandês é “porreiro e podemos ter uma boa relação“. Do lado da Ford, Malcolm Wilson confirma que o contrato termina no final do ano mas adianta que pretende manter o finlandês na sua equipa.



    Autosport

  6. #1221
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Andreas Mikkelsen foi o mais rápido no shakedown do Rali da Irlanda

    Andreas Mikkelsen, em Skoda Fabia S2000 a Skoda UK, foi o mais rápido no shakedown do Rali da Irlanda, terceira prova do IRC 2012, que se inicia esta noite na Irlanda. O segundo melhor tempo foi obtido por Juho Hänninen, da equipa oficial, enquanto Craig Breen (Peugeot 207 S2000) foi terceiro.



    Tempos: Mikkelsen (Skoda) 3.21,9 (6) Hanninen (Skoda) 3.24,7 (2) Breen (Peugeot) 3.28,0 (5) Kopecky (Skoda) 3.28, 8 (4) Fisher (Ford) 3.30,5 (4) Wiegand (Skoda) 3.41,9 (4) Consani (Renault), 3.43,8 (4) Barrable (Skoda) 3.46,9 (5) McCormick (Citroen) 3,50, 7 (5) Mavitty (Mitsubishi) 3.50,7 (2) Kelly (Mitsubishi) 3.51,7 (6) Barry (Mitsubishi) 3.54,9 (6) Krozser (Honda) 3.58,6 (6) Jardine (Mitsubishi) 4,00, 6 (2) do anel (Mitsubishi) 4.00,6 (1) Greer (Citroen) 4.04,8 (5), Doyle (Renault), 4.07,3 (6) da madeira (Citroen) 4.07,6 (4) Donnelly (Mitsubishi) 4,09, 1

    Autosport

  7. #1222
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Citroen pode ser alvo de mais penalizações

    Rali de Portugal ainda não acabou

    Na sequência da desclassificação de Mikko Hirvonen do Voafone Rali de Portugal, e posterior retirada do apelo por parte da Citroen Racing, a equipa francesa arrisca uma posterior penalização já que a FIA, depois de encerrar o assunto face à questão da embraiagem (ler artigos relacionados em baixo), pode ainda ser castigada devido à ilegalidade no turbo.



    Foi detetada uma medida ilegal no diâmetro da ventoinha, e apesar da equipa e do fabricante já terem vindo a público dizer que isso se deveu a deformação do material devido ao calor, fonte da Ford revelou que apesar de haver um fornecedor comum, a Garrett, existem dúvidas quanto às peças fornecidas.

    O Departamento Técnico da FIA vai analisar a questão, e daí podem surgir mais penalizações, dependendo do que eventualmente possa ter acontecido com a peça. A única coisa que é um facto, de momento, é que esta não tem as medidas da ficha de homologação, agora se algo foi feito para as alterar ou isso se deveu somente a sobreaquecimento ou outras razões explicáveis, só mais tarde se saberá.

    Autosport

  8. #1223
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Denis Giraudet o mais velho navegador no pódio do WRC

    Denis Giraudet obteve no Rali de Portugal um interessante recorde, já que se tornou no mais velho navegador a ir ao pódio numa prova do WRC.



    O co-piloto francês, de 56 anos tinha somado o seu último pódio há dez anos, quando terminou, ao lado de Thomas Radstrom (Citroen Xsara WRC), no terceiro lugar do Rali Safari 2002. A última vitória de Denis Giraudet foi com Didier Auriol, no Rali da Catalunha de 2001. Nos últimos anos Giraudet tem sido muito falado, pois quando Evgeny Novikov se despista, o francês grita o nome da sua esposa Marie. Será que esta não era uma boa altura para o fazer novamente? Agora por outros motivos...

    Autosport

  9. #1224
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Ford, Citroen, MINI, Volkswagen e Toyota juntas no WRC?

    O rumor começou a circular, e depressa passou a certeza. A Toyota está mesmo a preparar-se para regressar ao WRC e já tem em Colónia um motor 1.6 Turbo em testes, que deverá ser colocado num Yaris, lá mais para o fim deste ano.



    Devido à pressão mediática, um porta-voz da Toyota Motorsport já veio a público revelar que “Estamos a pensar num carro que possa ficar disponível para clientes, sendo este um projeto em desenvolvimento, mas que está apenas no começo.O motor foi 'ligado' há algumas semanas e o carro só deverá estar disponível no próximo ano.” começou por dizer, antes de dar mais alguns detalhes: “Sendo um motor 'global' pode ser colocado em qualquer carro, mas o Yaris parece-nos fazer muito sentido.”, revelou o porta-voz da marca que confirmou os ralis como sendo uma aposta a médio prazo para a Toyota: “De médio a longo prazo parece haver lógica em apostar no WRC. Já lá estivemos, e este é o primeiro passo rumo ao regresso.”

    Caso a Toyota entre no WRC sem que nenhuma das que estão entretanto saia, e o WRC começa a compor-se verdadeiramente. Ford, Citroen, MINI, Volkswagen e Toyota? Para o que tem sido visto nos últimos anos, não era nada mau...

    Autosport

  10. #1225
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão IRC - Rali de Irlanda - Juho Hanninen leva a melhor

    Após uma interessante batalha com Andreas Mikkelsen, o finlandês Juho Hanninen venceu o Rali da Irlanda, prova a contar para o Intercontinental Rally Challenge (IRC), naquele que é o seu regresso aos triunfos desde o Rali dos Açores de 2011.



    Depois de ter chegado a dispor de nove segundos de vantagem sobre Mikkelsen no final da primeira ronda de troços desta manhã, o ataque do campeão da modalidade na segunda ronda de troços chegou a reduzir a diferença para apenas 2,3 segundos, diferença com que se iniciou a derradeira secção de quatro classificativas.

    Mas tudo ficou decidido na primeira dessas quatro especiais, quando Mikkelsen cometeu o seu segundo erro do dia (o primeiro havia-lhe custado cerca de nove segundos ainda de manhã) e deu um toque na especial de Lisburn e com isso perdeu cerca de 40 segundos para Hanninen. Ficaram assim decididas as duas primeiras posições, ao passo que Jan Kopecký completou o pódio inteiramente composto por pilotos aos comandos de carros da Skoda. Contudo, o piloto checo nunca teve andamento para rivalizar com os outros dois pilotos que terminaram à sua frente, terminando a prova a 1m39s do vencedor.

    Na quarta , mas a mais de quatro minutos, ficou Mathieu Arzeno com o melhor dos Peugeot 207 S2000, ficando na frente de outro carro gaulês, pilotado por Craig Breen. Robert Barrable terminou em sexto, com outro Skoda Fabia S2000. Sepp Wiegand ainda apanhou um susto na nona especial ao seguir em frente num entroncamento e a embater numa rede de proteção mas conseguiu prosseguir para terminar em sétimo.

    1 Hänninen Juho / Markkula Mikko 01:58:21.8
    Škoda Fabia S2000
    2 Mikkelsen A. / Floene Ola 00:00:44.2
    Škoda Fabia S2000
    3 Kopecký Jan / Dresler Pavel 00:01:39.5
    Škoda Fabia S2000
    4 Arzeno Mathieu / Jamoul Renaud 00:04:01.6
    Peugeot 207 S2000
    5 Breen Craig / Roberts Gareth 00:04:53.8
    Peugeot 207 S2000
    6 Barrable Robert / Connolly Damien 00:05:14.5
    Škoda Fabia S2000
    7 Wiegand Sepp / Gottschalk Timo 00:06:15.9
    Škoda Fabia S2000
    8 Jennings Garry / McNulty Barry 00:08:27.9
    Mitsubishi Lancer Evo IX
    9 Kelly Donagh / Flanagan Kevin 00:09:11.4
    Mitsubishi Lancer Evo IX
    10 Moffett Sam / O'Reilly James 00:09:16.0
    Mitsubishi Lancer Evo IX

    Autosport

  11. #1226
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Prodrive nos ralis da Nova Zelândia, Alemanha e Grã Bretanha

    A Prodrive anunciou esta manhã a sua participação em mais três provas do WRC 2012, os ralis da Nova Zelândia, Alemanha e Grã Bretanha, ficando por saber o restante calendário da equipa.



    Tendo em conta o budget disponível, a ideia da Prodrive foi colocar o MINI JCW WRC a correr em eventos diversificados, demonstrando o potencial do carro, de modo a seduzir mais clientes: “Olhámos para as provas onde pensámos poder ser mais competitivos e depois da prestação do Dani Sordo o ano passado em França, Alemanha era uma escolha óbvia. O rali da Grã-Bretanha é em nossa casa e depois da boa prestação em Portugal, sentimos que o Rali da nova Zelândia seria uma prova boa para mostrar o nosso andamento em pisos de terra.”, referiu Dave Wilcock, responsável máximo da equipa.

    Autosport

  12. #1227
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Armindo Araújo com versão 01B no Rali da Grécia

    Dave Wilcock, revelou que a Prodrive deverá ter pronto para o Rali da Grécia a versão 01B do
    Mini John Cooper WRC para Armindo Araújo, o que será uma boa ajuda para o piloto luso, já que o novo carro já contempla todas as evoluções que resolvem todos os problemas detetados durante o ano passado.



    No Rali de Portugal o piloto português recebeu da Prodrive um carro completamente novo, o chassis 26, cuja única alteração face a provas anteriores eram uns novos amortecedores, que visavam melhorar a motricidade em pisos de baixa aderência. Pelo contrário, Dani Sordo, guiou o mesmo carro do Monte Carlo e Suécia, mas com as novas evoluções.

    Mas afinal o que o MINI JCW WRC 01B tem de novo? No motor, o MINI passa a ter novas condutas de ar sob o capot e uma nova bomba de água elétrica. Combinados, dão um aumento de potência na ordem dos três por cento.

    O conjunto de alterações inclui um novo para-choques e lábio inferior na dianteira. Além de promover a entrada de mais ar fresco para a admissão, evita a entrada de terra pelo filtro de ar, impedindo a sua obstrução e sobreaquecimento do motor.

    A FIA autorizou a substituição da bateria por uma de iões de lítio, 7 kg mais leve e de maior durabilidade, caso o alternador ou a sua correia cedam, chegando a sua autonomia aos 20 km em vez dos anteriores dois quilómetros.

    Para além disso, o chassis conta com ligeiras alterações que visam a fiabilidade do MINI. Quer o motor, quer a carroçaria contam como novas tubagens para as cablagens. Foram melhorados diversos comandos no cockpit. A asa traseira do MINI JCW WRC é nova, e ainda que tenha o mesmo formato, é 10 kg mais leve. Tudo isto somado, “vale” tempo no cronómetro, como Dani Sordo já mostrou no Rali de Portugal, onde se viu um MINI claramente mais perto do andamento dos homens da frente. Tem agora a palavra Armindo Araújo, para a luta no “seu” campeonato.

    Autosport

  13. #1228
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Confirmado: Dani Sordo substitui Jari-Matti Latvala

    Só faltava mesmo o preto no branco para a confirmação da participação de Dani Sordo no Rali da Argentina em substituição de Jari-Matti Latvala, com o piloto espanhol a testar já hoje o Ford Fiesta RS WRC, perto das instalações da M-Sport.



    As hipóteses Mads Ostberg e Evgeny Novikov não passaram disso mesmo já que não convém esquecer que são clientes da M-Sport e pagam pelos seus carros, sendo por isso pouco provável que Malcolm Wilson abdicasse dos seus ganhos. Já o caso de Ott Tanak era um pouco diferente, mas a sua falta de experiência é um grande óbice, e sendo certo que o jovem estónio se vai manter debaixo de olho de Wilson, ainda vai demorar a chegar à equipa oficial.

    Daí a solução Dani Sordo, que tem lógica, até se pensarmos num contexto mais alargado, já que se Jari-Matti Latvala optar por rumar à Volkswagen em 2013, Dani Sordo é uma boa solução para o seu lugar, e esta prova até pode servir de teste.

    Por fim resta saber se Latvala vai estar em condições de participar no Rali da Grécia (a equipa diz que sim), mas a verdade é que não há certeza absoluta do que será assim e com a ausência da Prodrive da Grécia, Sordo pode voltar a ser a solução. Só o tempo o dirá.

    Como curiosidade, registe-se o facto de, com o teste que se inicia hoje, Dani Sordo passar a ser o único piloto que se pode gabar de ter guiado os três carros da nova geração de WRC, Citroen DS3 WRC, durante o desenvolvimento, MINI JCW WRC em ralis e agora o Ford Fiesta RS WRC.

    Autosport

  14. #1229
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Dani Sordo testou Ford Fiesta WRC

    Dani Sordo completou hoje em Greystoke o primeiro teste com o Ford Fiesta RS WRC, tendo em vista o Rali da Argentina onde vai substituir Jari-Matti Latvala: “quando és pilotos de ralis tudo o que queres fazer é competir, portanto estou muito feliz pelo facto da Prodrive me ter dado esta hipótese de guiar para a Ford.". O teste prolonga-se até amanhã.



    Autosport

  15. #1230
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Jari-Matti Latvala: "A Argentina teria sido possível mas era muito arriscado"

    Afastado do próximo Rali da Argentina devido a uma lesão no ombro, Jari-Matti Latvala revelou que poderia ter conseguido competir na competição a realizar na América do Sul. Numa curta entrevista concedida ao site oficial do Mundial de Ralis, Latvala concedeu mais detalhes sobre a sua queda e consequente lesão e previsões de regresso.



    “Estou na minha casa em Tuuri, na Finlândia. Devo dizer que estou bem. Não tenho dores no meu braço esquerdo, mas ainda tenho uma cinta de proteção à sua volta, pelo que não posso utilizá-lo. Psicologicamente também estou bastante bem. É uma enorme deceção não poder competir na Argentina mas por outro lado quando regressar na Grécia estarei mais motivado do que nunca”, começa por referir o piloto da Ford, que recorda que logo após a queda sentiu “uma grande, grande dor”.

    “Na verdade, a Argentina teria sido possível. O problema eram os reconhecimentos. Precisava de duas semanas entre a operação e o início dos reconhecimentos para tentar lá estar, mas estava três dias atrasado. Mas, sinceramente, seria um grande esforço para o braço ao longo de três dias muito compridos e não posso arriscar. Os médicos disseram que se acontecesse algo de errado com a placa de metal e com os parafusos teria de se repetir todo o procedimento e demoraria dois ou três meses a recuperar. Era melhor perder um rali do que o resto da temporada”, afirmou Latvala, que espera estar a postos para os testes da Ford antes do Rali da Grécia.

    “Os médicos estão confiantes de que estarei nas melhores condições. O único problema será a dor. Não sei como será mas tenho de viver com isso e esperar que não cause problemas.Posso sempre tomar analgésicos”, acrescentou.

    Quanto ao seu substituto para a prova argentina, que será Dani Sordo, o finlandês admitiu que “o Dani já pilotou bem na Argentina antes e mostrou grande rapidez em Portugal. Sabemos que ele é muito rápido e acredito que o Ford é um carro muito forte e a equipa também. O Dani tem todas as possibilidades para estar no pódio”.

    Autosport

Página 82 de 92 Primeiro ... 327281 82 83 ... Último

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar