Página 83 de 92 Primeiro ... 337382 83 84 ... Último
  1. #1231
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038

    Armindo Araújo: "O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso”

    Ao longo do dia de ontem, Armindo Araújo conseguiu evitar todas as ‘armadilhas’ que estavam nos longos troços do Rali da Argentina, embora tenha acabado por ver a sua prestação marcada por um problema com uma válvula do turbo, que o fez perder algum tempo nas derradeiras especiais da etapa.

    Na derradeira passagem de hoje pela zona de assistência, instalada em Villa Carlos Paz, o piloto do MINI estava resignado com o problema sentido e confiante para os muitos quilómetros que tem pela frente.

    “Começámos o dia com uma gestão inteligente e percebemos que poderíamos tirar partido disso. Da parte da manhã tudo correu bem mas, infelizmente, na ligação para a quarta especial, partiu-se a válvula solenóide do turbo e as coisas ficaram mais difíceis. Com cerca de noventa quilómetros pela frente antes da assistência sabíamos que perderíamos muito tempo para os nossos adversários diretos mas não havia nada a fazer”, começou por referir Araújo.

    “Apesar do amargo de boca que sentimos por percebermos que poderíamos estar melhor posicionados, estamos atualmente na nona posição e há ainda muito rali pela frente e muita coisa pode acontecer. O nosso objetivo é pontuar e vamos continuar a lutar por isso”, afirmou o piloto português.




    in: autosport

  2. #1232
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    Sébastien Loeb já comanda o Rali da Argentina

    O azar voltou a bater à porta de Petter Solberg e quem beneficiou foi Sébastien Loeb. O piloto norueguês da Ford havia entrado para o Parque de Assistência com mais de 20 segundos de vantagem para Mikko Hirvonen, mas um problema mecânico levou Solberg a desistir por hoje. Por seu turno, Loeb, que de manhã havia perdido tempo com dois piões, triunfou nas duas classificativas da tarde e ascendeu à liderança por troca com o seu companheiro de equipa, Hirvonen.

    Solberg viu o braço da direção do seu Ford ceder na quarta classificativa, com 37,51 quilómetros, acabando por ver as suas hipóteses de lutar pelo triunfo esfumarem-se, pela segunda vez consecutiva depois de ter abandonado igualmente em Portugal quando liderava.

    Em sentido oposto, Loeb recuperou tempo na parte da tarde e, ao vencer as duas especiais da segunda secção, passou Dani Sordo primeiro e, depois, subiu ao primeiro posto por troca com Hirvonen, que herdara o comando de Solberg, dispondo agora de 1,1 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa.

    Não muito longe está Dani Sordo, que é agora o único representante da equipa oficial da Ford nos primeiros lugares, encontrando-se a 13,1 segundos de Loeb, ao passo que Mads Ostberg, também em Ford, está na quarta posição, mas já a 56,3 segundos. O vencedor do Rali de Portugal acabou por subir a essa posição depois de ter visto Thierry Neuville capotar o seu Citroën na quinta especial, também ele ficando fora de prova.

    Nasser Al-Attiyah, com queixas no pescoço, é já o quinto melhor, mas este já está a quase cinco minutos, estando pouco à frente de Andreas Mikkelsen, a fazer uma grande prova com o Skoda inscrito pela Volkswagen. Martin Prokop é o sétimo, na frente de Sébastien Ogier, no segundo Skoda 'alemão'.

    Armindo Araújo alcançou um 11º e um 10º tempos nas especiais da tarde e mantém-se dentro do top 10, com o piloto luso a preferir uma abordagem não muito agressiva neste primeiro dia.

    1 Sebastien Loeb Citroen 2h06m52.9s
    2 Mikko Hirvonen Citroen + 1,1s
    3 Dani Sordo Ford + 13,1s
    4 Mads Ostberg Ford + 56,3s
    5 Nasser Al-Attiyah Citroen + 4.55,6s
    6 Andreas Mikkelsen Skoda + 5.43.9s
    7 Martin Prokop Ford + 5.44,2s
    8 Sebastien Ogier Skoda + 6.03,4s
    9 Armindo Araujo MINI + 7.18,2s
    10 Petter Solberg Ford + 9.25,2s


    in: autosport

  3. #1233
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    Mikko Hirvonen reduz vantagem de Loeb para apenas 0,1 segundos

    Mikko Hirvonen respondeu ao ataque de Sébastien Loeb e venceu a derradeira especial deste primeiro dia do Rali da Argentina, colocando a diferença entre os dois primeiros em apenas 0,1 segundos com vantagem para o francês.

    Na mais curta das classificativas de hoje, com pouco mais de 19 quilómetros, Hirvonen ganhou um segundo certo a Loeb e com isso colocou a diferença em apenas 0,1 segundos.

    "O início da especial não foi muito bom, mas o final foi bom, pelo que vamos ver o que vai acontecer", referiu Hirvonen no final, ao passo que Loeb confessou algumas dificuldades de visibilidade, tendo perdido alguma da confiança.

    Na terceira posição ficou Dani Sordo, mas já a 21 segundos do tempo de Hirvonen, tendo optado pelos pneus mais duros numa especial em que os pneus macios seriam mais aconselháveis. Com isso, perdeu mais tempo para a dupla da Citroën e está agora a 33,1 segundos da frente na Geral: "não tínhamos mais pneus macios, demos o máximo mas não correu bem", referiu o espanhol.

    Nasser Al-Attiyah fez o quarto melhor tempo, logo na frente de Mads Ostberg e de Martin Prokop, enquanto Armindo Araújo fez o nono tempo, a 57,3 segundos de Hirvonen.
    1.S. LOEB Citroën 2:20:30.6
    2.M. HIRVONEN Citroën+0.1
    3.D. SORDO Ford +33.1
    4.M. ØSTBERG Ford +1:18.4
    5.N. AL-ATTIYAH Citroën +5:16.9
    6.M. PROKOP Ford +6:24.2
    7.A. MIKKELSENS koda +6:36.0
    8.S. OGIER Skoda +6:58.8
    9.A. ARAÚJO MINI +8:14.5
    10.T. NEUVILLE Citroën +10:13.2


    in: autosport

  4. #1234
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    WRC: LOEB VENCE ETAPA E SOLBERG ABANDONA

    À quarta etapa, o líder Petter Solberg foi forçado a abandonar o Rali da Argentina. Loeb foi o mais rápido da tirada, mas Hirvonen comanda a prova


    Depois de partir para a quarta especial do Rali da Argentina com uma vantagem de 20,1s sobre Mikko Hirvonen, Petter Solberg foi forçado a abandonar a prova sul-americana ao km 28, suspeitando-se de um braço da direcção partido.

    Com o azar de Solberg, que lucrou foi Mikko Hirvonen, que se viu assim no comando do rali, com 12,3s de vantagem sobre o seu colega de equipa, Sebastien Loeb, que foi o mais veloz da tirada. Dani Sordo segue no terceiro lugar, à frente de Thierry Neuville, quarto, e de Mads Ostberg.

    No sexto posto segue Andreas Mikkelsen, com Ogier em sétimo e Al-Attiyah em oitavo. Martin Prokop ocupa agora o nono lugar, por troca com Armindo Araújo, que agora fecha o lote dos dez da frente, mas apenas a 0,6s do piloto checo.


    in: autosport

  5. #1235
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038
    Rali do Targa – Mapas e Acessos

    já está disponível toda a informação para pdoer seguir na estrada o Rali do Targa, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. O horário é o seguinte, a informações pode vê-las todas clicando e abrindo o ficheiro anexo.



    Rali do Targa – Mapas e Acessos

    Horário

    Sábado, 28 de Abril
    1ª PE Superespecial de Vieira do Minho 21:25
    Domingo, 29 de Abril
    2ª Etapa 1ª Secção vieira do Minho/Vieira do Minho
    2ª PE Serradela 1 09:30
    3ª PE Pepim/Guilhofrei 10:05
    4ª PE S.Pedro/Pinheiro 1 10:33
    2ª Etapa 2ª Secção Vieira do Minho/Vieira do Minho
    5ª PE Serradela 2 11:50
    6ª PE Pepim/Guilhofrei 2 12h25
    7ª PE S.Pedro/Pinheiro 2 12:53
    2ª Etapa/3ª Secção Vieira do Minho/Vieira do Minho
    8ª PE Pepim/Guilhofrei 3 8ª prova especial 13:50
    9ª PE S.Pedro/Pinheiro 3 9ª prova especial 14:18
    Chegada/Pódio 15:15



    ****://autosport.sapo.pt/users/0/51/eb4dfcf5c847ce4fd0b2f8752720568e.pdf
    ****://autosport.sapo.pt/users/0/51/729c366f58e2d5e20550c545ebcc3c21.pdf


    in: autosport

  6. #1236
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    Sébastien Loeb começa dia ao ataque

    Sébastien Loeb iniciou o dia no Rali da Argentina ao ataque, tendo conseguido triunfar na oitava classificativa da prova, passando a deter agora 3,9 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa e segundo da Geral, Mikko Hirvonen.

    Optando por uma combinação de pneus macios e duros no seu Citroën tendo em conta as condições do piso inconstantes (com algumas partes secas e outras molhadas devido à chuva que caiu de noite), Loeb atacou logo de início e venceu a classificativa de 20 quilómetros, deixando o regressado Petter Solberg (Ford) a 1,5 segundos. Para o norueguês, de resto, a sua única opção é atacar para chegar aos pontos, como o próprio admitiu à World Rally Radio.

    Mikko Hirvonen perdeu 3,8 segundos nesta primeira especial, sendo o terceiro, uma posição na frente de Ott Tanak, o primeiro na estrada depois do abandono de ontem, mostrando que esse fator não foi muito penalizador ao ceder apenas 10,7 segundos para o tempo de Loeb. Atrás dele ficou outro piloto que hoje está de regresso ao abrigo das regras Rally2, neste caso Thierry Neuville.

    Dani Sordo não tem conseguido replicar o andamento de Solberg e perdeu mais 13 segundos nesta especial, embora mantenha o terceiro lugar na Geral, enquanto Evgeniy Novikov é mais um dos que estão de regresso hoje, tendo sido o oitavo, atrás de Ott Tanak.

    Armindo Araújo iniciou o dia de hoje com um 14º tempo, fazendo um tempo 44 segundos mais lento do que Loeb.



    in: autosport

  7. #1237
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    Argentina - 1ª etapa: Citroen na liderança

    Não foi preciso mais que uma etapa para que a Citroen se encontrasse em posição priveligiada de dilatar a sua vantagem no mundial, perante mais um rali em que a Ford vê um início de prova correr-lhe mal.

    Com o dia de hoje a começar atrasado devido a uma avaria no camião que transportava combustível para o parque de reabastecimento, a etapa foi mista com Ford e Citroen a dividirem as posições cimeiras. O problema aconteceu na 4ª PE quando Petter Solberg viu partir-se um braço de direcção, talvez em virtude de um toque dado anteriormente.

    Os Citroen tiveram um ascendente no final, com Loeb a recuperar o tempo perdido com três piões na primeira passagem pelo troço de 52km e terminar o dia na frente, secundado por Mikko Hirvonen a apenas 0,1s. Daniel Sordo perdeu o 2º posto no final da etapa devido a uma escolha por pneus duros que não resultou em pleno.

    Mads Ostberg é o 4º classificado, sendo o melhor dos privados e com alguma admiração do próprio pelo tempo perdido em alguns troços. Apesar de fortes dores de pescoço e um pião, Nasser Al-Attiyah é o 5º. Martin Prokop teve um furo e é o 6º na frente do Skoda de Andreas Mikkelsen e Sebastien Ogier. os homens da VW estão numa luta particular que tem sido favorável ao norueguês.

    Armindo Araújo é o 9º em mais um rali apagado. O Mini da WRC Team Mini Portugal continua a ser um problema para o piloto português. Thierry Neuville capotou e desistiu, tendo esse sido o destino de Ott Tanak mas em virtude de ter ficado preso numa vala. No entanto o jovem estoniano já tinha sofrido um furo e uma quebra de braço de suspensão. Também quebra, mas de uma roda, foi a razão do abandono de Evgeny Novikov. No PWRC Nicolas Fuchs com um Mitsubishi Lancer Evo X é o líder.

    Classificação após a 1ª etapa:
    1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 2h30m30,6s
    2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 0,1s
    3º Daniel Sordo / Carlos del Barrio - Ford Fiesta WRC - a 33,1s
    4º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 1m18,4s
    5º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchinni - Citroen DS3 WRC - a 5m16,9s
    6º Martin Prokop / Zdenek Hruza - Ford Fiesta WRC - a 6m24,2s
    7º Andreas Mikkelsen / Ola Floene - Skoda Fabia S2000 - a 6m36,0s
    8º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 6m58,8s
    9º Armindo Araújo / Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - a 8m14,5s
    10º Nicolas Fuchs / Fernando Mussano - Mitsubishi Lancer Evo X - a 16m26,8s
    (...)



    in: sportmotores

  8. #1238
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038

    Rali da Argentina - Após PEC9
    Loeb e Hirvonen mantêm luta pelo comando na Argentina

    Sébastien Loeb mantém a liderança do Rali da Argentina, mas continua a ter o seu colega de equipa, Mikko Hirvonen no seu encalço, continuando assim a luta pelo triunfo ainda em aberto.



    Loeb havia sido o mais rápido na primeira especial do dia, colocando a diferença entre ambos em 3,9 segundos, mas nas outras duas especiais da primeira secção da manhã Hirvonen respondeu e colocou a diferença em 2,1 segundos.

    O piloto francês admitiu ainda ter passado por um momento complicado na derradeira dessas três classificativas, chegando mesmo a referir à World Rally Radio que não sabia como é que tinha conseguido continuar em prova depois de um excesso.

    Longe da batalha pelo triunfo está Dani Sordo. O piloto da Ford não tem conseguido responder ao ritmo dos homens da Ford e embora se mantenha no terceiro posto da Geral, está já a 1m30s da frente, mantendo Mads Ostberg, noutro Fiesta WRC, atrás de si, existindo uma diferença de 55 segundos entre ambos.

    Para Nasser Al-Attiyah, a nona especial da prova foi azarada, com o piloto do Qatar a bater numa pedra já nos últimos dois quilómetros e a arrancar uma roda do seu Citroën. Ainda que tenha conseguido terminar a especial, o piloto do Citroën não sabe se poderá prosseguir em competição.

    Pouco atrás estão Martin Prokop (Ford), na quinta posição, Andreas Mikkelsen e Sébastien Ogier (ambos em Skoda inscritos pela Volkswagen), numa batalha a três que se revela interessante. Armindo Araújo mantém o nono lugar mas está com Thierry Neuville, que regressou hoje à competição ao abrigo do Rally2, cada vez mais perto.

    1. S. LOEB 3:06:42.3
    2. M. HIRVONEN +2.1
    3. D. SORDO +1:30.7
    4. M. ØSTBERG +2:26.6
    5. N. AL-ATTIYAH +7:58.1
    6. M. PROKOP +8:07.5
    7. A. MIKKELSEN +8:36.8
    8. S. OGIER +8:48.7
    9. A. ARAÚJO +11:23.5
    10. T. NEUVILLE +11:36.9


    in: autosport

  9. #1239
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038

    Rali da Argentina: Após PE 14
    Petter Solberg ‘dá’ um minuto a Loeb e Hirvonen

    Realizada que foi a especial mais longa de todo o WRC 2012, Petter Solberg foi claramente o mais rápido, com os pilotos da equipa oficial da Citroen a reduzirem o ritmo e a fugirem das armadilhas, perdendo dessa forma cerca de um minuto para o norueguês.



    Assim sendo, Thierry Neuville foi o segundo melhor, ainda assim a 23.7s de Solberg, o que lhe valeu a ascensão ao sexto lugar da geral, passando duma assentada Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen.

    Armindo Araújo foi apenas 13º, perdendo quase dois minutos para Solberg, o que na geral lhe permite ocupar o décimo lugar, o último dos lugares pontuáveis.

    Sebastien Loeb continua líder, agora com 6.0s de avanço para Mikko Hirvonen. Dani Sordo é terceiro com mais 1m34.7s, na frente de Mads Ostberg, já quase a três minutos, numa classificação onde quase não existem lutas por posições, numa prova desinteressante, onde, entre o quarto classificado (Ostberg) e o quinto (Prokop) distam mais de seis minutos.

    A andar desta talvez exista a possibilidade de Solberg recuperar dois minutos a Ogier e Mikkelsen, o mesmo já sendo difícil relativamente a Neuville, alguns segundos na frente dos dois homens da Volkswagen naquela que é a única luta digna de ser ver em todo o top 10.



    in: autosport

  10. #1240
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038

    Rali da Argentina: Após PE 16
    Equilíbrio ‘virtual’ entre Loeb e Hirvonen

    Numa altura em que faltam apenas três especiais para o fim do Rali da Argentina, Sébastien Loeb e Mikko Hirovnen estão agora separados apenas por 1.3s, mas o que podia ser mais uma fabulosa luta pela vitória num rali do mundial, já se sabe, é apenas ‘virtual’ já que o vencedor do rali está ‘escolhido’ e será Sébastien Loeb.



    Desde o final do dia de ontem que já se sabe que será o francês o vencedor, pois foi isso que determinou Yves Matton, diretor da Citroen Racing, que para evitar possíveis abandonos devido a ‘excessos’ por parte dos seus pilotos, determinou que a ordem do final do dia de ontem se manteria. Nada de novo.

    Dani Sordo é terceiro classificado, a 1m36.8s do líder, enquanto Mads Ostberg é quarto, a 1m23.5s do espanhol. No top 10, a única alteração de classificação deu-se quando Andreas Mikkelsen teve problemas, o que permitiu a Armindo Araújo subir para nono. Petter Solberg continua a vencer especiais e já é oitavo, a 48.2s de Sébastien Ogier, sendo já muito difícil chegar ao sexto posto de Thierry Neuville, já que este dista quase um minuto e vinte. É possível, mas difícil.



    in: autosport

  11. #1241
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038

    Rali do Targa: Após PE 3
    Ricardo Moura destacado na frente

    Realizadas que estão três especiais do Rali do Targa, Ricardo Moura, em Mitsubishi Lancer lidera a prova com 12.7s de vantagem para Pedro Meireles.



    O primeiro líder do rali foi Ivo Nogueira, o mais rápido na super especial de ontem, mas como seria de esperar, nos dois troços desta manhã, nada pode fazer face aos mais competitivos Mitusbishi Lancer.

    Na primeira especial de hoje, Moura deixou Pedro Peres a 7.6s e Meireles a 9.10s, aumentando logo de seguida, no troço seguinte, a margem sobre os dois pilotos, com Meireles a passar para segundo a 12.7s de Moura, com Peres seis décimos mais atrás. Ivo Nogueira é para já quarto, a 23.5s do líder, sendo ele próprio, naturalmente o melhor no CPR2.



    in: autosport

  12. #1242
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.143

    Padrão WRC: Argentina - Loeb vence na dobradinha da Citroen

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         loeb3.jpg
Visualizações:	26
Tamanho: 	61,2 KB
ID:      	100945

    Loeb vence na dobradinha da Citroen

    O francês Sebastien Loeb venceu o rali da Argentina, quinta prova do WRC, pela sétima vez consecutiva.
    Na segunda posição ficou o finlandês Mikko Hirvonen, dando assim uma dobradinha à Citroen.
    Trata-se da 70.ª vitória de Loeb no WRC e a terceira esta época, depois de já ter ganho em Monte Carlo e no México.

    abola.pt

  13. #1243
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    58
    Posts
    1.038


    Argentina: Loeb e Citroen com vitória ainda mais expressiva (Actualizada)

    A desistência de Daniel Sordo à entrada do derradeiro troço do Rali da Argentina, proporcionou um triunfo ainda mais expressivo para a Sebastien Loeb e a Citroen.

    O dia de hoje parecia para cumprir calendário, salvando-se apenas a luta entre os homens da VW que usam os Skoda Fabia S2000. Mas este cumprir calendário foi duro para Daniel Sordo e Armindo Araújo, e a luta foi dura para Andreas Mikkelsen.

    O norueguês teve de dar por terminada a luta com Sebastein Ogier quando se partiu o apoio de um amortecedor do Skoda. Daniel Sordo viu o alternador do Ford Fiesta "entregar a alma ao criador" justamente à entrada do derradeiro troço do rali. Na Ford quando não são os pilotos a falhar, é mesmo a equipa com a fiabilidade do Fiesta.

    Tudo isto perante uma dupla da Citroen que tinha o rali decidido deste ontem, e que permitiu a Loeb somar mais um triunfo que lhe deixa na liderança do mundial com boa margem. Hirvonen foi o fiel escudeiro premiado com o 2º lugar ao volante de um Citroen que simplesmente não dá problemas.

    Com o abandono de Sordo acabou por ser Mads Ostberg a somar mais um excelente resultado esta temporada, ao subir ao 3º lugar na Argentina depois de 500km de troços. Os lugares seguintes foram ocupados por Martin Prokop e um conjunto de pilotos que foram desistindo e regressando em superally, com a excepção do 7º lugar de Ogier. Petter Solberg com o 6º lugar foi o improvável melhor piloto da Ford, depois de um rali em que Malcolm Wilson leva muito que fazer para Dovenby Hall.

    Armindo Araújo fez mais um rali a arrastar-se penosamente, cumprindo o contrato com um carro que não lhe permite mais. E quando parecia que iria somar mais uns pontos, a direcção partiu-se de dois troços do final.

    Classificação final:
    1º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - 5h34m38,8s
    2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Citroen DS3 WRC - a 15,2s
    3º Mads Ostberg / Jonas Andersson - Ford Fiesta WRC - a 3m10,4s
    4º Martin Prokop / Zdenek Hruza - Ford Fiesta WRC - a 9m45,3s
    5º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Citroen DS3 WRC - a 11m17,6s
    6º Petter Solberg / Chris Patterson - Ford Fiesta WRC - a 12m02,2s
    7º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia - Skoda Fabia S2000 - a 12m25,3s
    8º Evgeny Novikov / Denis Giraudet - Ford Fiesta WRC - a 21m10,2s
    9º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernarcchini - Citroen DS3 WRC - a 28m22,6s
    10º Ott Tanak / Kundar Sikk - Ford Fiesta WRC - a 37m19,5s
    (...)



    in: sportmotores

  14. #1244
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Rali de Portugal - Turbo do Citroen DS3 WRC de Hirvonen não estava conforme

    O Vodafone Rali de Portugal terminou com a desclassificação do vencedor, Mikko Hirvonen, em virtude duma ilegalidade detetada na embraiagem do Citroen DS3 WRC, mas a verdade é que se não tivesse sido a embraiagem... era o turbo, pois também esta peça, verificada na altura e posteriormente levada para análise mais detalhada, também foi considerada ilegal.



    Aqui fica o texto integral da decisão dos Comissários Desportivos do Vodafone Rally de Portugal:

    “Com referência à decisão N. 8. Ponto 2 dos Comissários Desportivos do Rally de Portugal: Tendo recebido o relatório do Delegado Técnico da FIA com os resultados da inspeção posterior do turbo (turbina) e do instrumento de medida, e ainda tendo recebido o ponto de vista do construtor do turbo em relação ao seu processo de fabricação, os comissários decidem:

    Confirmar a penalidade de exclusão do Carro n. 2 dos resultados do Rally Portugal, incluindo de todos os tempos das classificativas, por não conformidade técnica.

    Para chegar a esta decisão, os comissários basearam-se no relatório do delegado técnico que identificou que o instrumento de teste estava de acordo com as medidas apresentadas e que a turbina do turbo excedia as dimensões especificadas e na carta do construtor do Turbo e das peças associadas, na qual foi identificado que cada peça é testada individualmente durante o processo de fabrico.

    Os Comissários confirmaram que um carro concorrente tem de estar conforme os documentos de homologação e neste caso dois aspetos não correspondiam, o prato de embraiagem e a turbina do turbo.”


    Esta decisão, como se sabe, não tem efeitos práticos, já que o piloto já tinha sido desclassificado. A Citroen, entretanto, mostrou a sua estranheza pela decisão alegando que as peças são oriundas todas do mesmo fornecedor, escolhido pela FIA, e foi o desgaste da peça que levou à alteração dos valores constantes da ficha de homologação. Fonte da FIA reconhece esta situação e já revelou que deverão ser feitos ajustes que contemplem a dilatação dos materiais. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude perante este caso, que termina aqui.

    Autosport

  15. #1245
    Avatar de mirror
    Registo
    Mar 2007
    Idade
    58
    Posts
    23.549

    Padrão Mikko Hirvonen: “Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC

    Mikko Hirvonen: “Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC e espero poder discutir os próximos ralis”

    Quarto lugar no Mónaco, uma desclassificação no Rali de Portugal, prova que iria vencer (não estava lá Sebastien Loeb) e três segundos lugares, dois deles atrás do octo campeão francês. É este o palmarés de Mikko Hirvonen, que este ano rumou à Citroen, para ser ‘ajudante’ de Loeb. Na Argentina, depois dos problemas do primeiro líder Petter Solberg, manteve-se sempre perto do líder, chegando mesmo a estar apenas a um segundo. Para adepto ver, pois Yves Matton já tinha deixado claro que as posições eram para manter.



    Depois disso, e como previsto, Hirvonen perdeu um punhado de segundos nas duas especiais que antecederam a Power Stage, para poupar pneus, e aí o finlandês atacou e conseguiu a segunda marca, o que lhe garantiu dois pontos de bónus para o Mundial de Pilotos. “Este resultado é perfeito para a equipa e os 20 pontos conseguidos este fim de semana permitem-me regressar ao terceiro lugar do campeonato”, afirmou. “Estou igualmente satisfeito com o ritmo que imprimi até meio do dia de sábado. Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC e espero poder discutir os próximos ralis”!

    Autosport

Página 83 de 92 Primeiro ... 337382 83 84 ... Último

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar