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  1. #1261
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    Padrão Rali da Córsega - Video

    Dani Sordo venceu o Rali da Córsega, dando ao MINI JCW S2000 1.6 Turbo a sua primeira vitória no IRC,em confronto direto com os S2000 ‘convencionais’.

    Veja o video.



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  2. #1262
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    Padrão Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

    Bernardo Sousa: “O carro tem evoluído bem, realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas”

    Continua sem data marcada a estreia de Bernardo Sousa no novo Lotus Exige S 4 R-GT, já que o carro ainda não recebeu a necessária homologação da FIA, que pode surgir a qualquer momento. A inspeção dos técnicos da entidade que gere o desporto automóvel já foi feita, mas a prova de estreia teve de ser novamente adiada.



    Inicialmente a estreia esteve prevista para abril, nas Mille Miglia, sendo posteriormente adiada para a o Rali da Croácia que se realiza de 24 a 26 deste mês, mas ainda não vai ser desta:

    “Estamos à espera do relatório da FIA a qualquer momento. O carro tem evoluído bem, ainda a semana passada realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas.”, referiu Bernardo Sousa. A estreia deverá agora ser realizada no Rali da Bulgária, prova do europeu de Ralis que se realiza no início de junho.

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  3. #1263
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    Padrão Rali da Catalunha confirmado com piso misto

    A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, o Rali da Catalunha vai voltar a ter piso misto, com o primeiro dia a disputar-se em piso de terra, e os dois seguintes em asfalto. O quartel general da prova volta a ser em PortAventura, a sul de Tarragona, com os concorrentes a disputarem no primeiro dia, seis especiais, duas delas, mistas, com uma extensão de 44 km num rali com quatro troços acima dos 40 kms.



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  4. #1264
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    Padrão Sébastien Ogier testa VW Polo R WRC em asfalto

    A Volkswagen continua a desenvolver o Polo R WRC, e desta feita escolheu os pisos de asfalto do sul de Espanha. Sébastien Ogier foi o piloto de serviço, mas Carlos Sainz, a exemplo do que já sucedeu noutros pisos, deu uma ajuda, pois a sua experiência é muito valiosa para os homens da VW, e as suas opiniões são sempre um bom ponto de partida.



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  5. #1265
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    Padrão Acidente em França: Piloto enganou-se no percurso?

    Já são conhecidos mais alguns detalhes do acidente que ontem vitimou duas pessoas num rali regional em França, quando piloto perdeu o controlo do seu carro, e ao invés de realizar uma curva apertada à direita, seguiu em frente entrando por uma zona onde o público estava colocado, precisamente no enfiamento do percurso.







    Pelas imagens de um vídeo amador, percebe-se que o piloto segue em frente só se apercebendo do erro quando já pouco pode fazer para evitar o embate, dando claramente a sensação que se enganou no percurso, uma situação que vai ser clarificada no inquérito que a procuradoria local já iniciou. Como resultado do acidente, dois mortos, dois feridos em estado grave, com prognóstico reservado, e catorze feridos ligeiros.

    Os organizadores alegam que esta prova já se realiza há muitos anos e o percurso sempre foi chancelado porque quem de direito, e que os espectadores estavam bem colocados, mas a verdade é que, apesar de ser completamente impossível reduzir o risco de pilotos e espectadores a zero, pois a 'mecânica' dum acidente é muitas vezes completamente inesperada, a verdade é que demasiadas vezes quem zela pela segurança pelas provas não faz o seu trabalho corretamente, esperando que nada suceda. E a verdade é que nos milhares de ralis que há por esse mundo fora, com imensos acidente graves, quase nunca há espectadores envolvidos, mas há sempre as exceções à regra, e foi este o caso do rali regional francês.

    Não sendo claro se existiam pessoas colocadas na estrada em asfalto que serve de escapatória, percebe-se que existe um pequeno muro e a maior parte dos espectadores assistiam à prova em cima desse muro com cerca de 50 cm. Percebe-se que o carro acertou nesse muro, e muito provavelmente as pessoas que faleceram e os feridos mais graves seriam todos os que se encontravam na escapatória.





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  6. #1266
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    Peço desculpa pela chamada... mas seria mais indicado em " Velocidade"... Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

    Por uma questão de coerencia apenas e só...

    um abraço
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  7. #1267
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    Saída de estrada de Armindo Araújo nos testes

    Armindo Araújo testou para o Rali da Grécia, mas não evitou uma saída de estrada que danificou o MINI JCW WRC, o que vai dar algum trabalho extra aos mecânicos do WRC Team MINI Portugal. Ainda assim, foi possível realizar algum trabalho de preparação da prova, naquele que será um dos mais difíceis ralis da temporada, com estradas muito duras e temperaturas bastante quentes.







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  8. #1268
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    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    Peço desculpa pela chamada... mas seria mais indicado em " Velocidade"... Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

    Por uma questão de coerencia apenas e só...

    um abraço
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    Amigo [email protected]

    Relativo à chamada de atenção, repare que o post refere a competição de Ralis



    Citação Postado originalmente por mirror Ver Post
    Inicialmente a estreia esteve prevista para abril, nas Mille Miglia, sendo posteriormente adiada para a o Rali da Croácia que se realiza de 24 a 26 deste mês, mas ainda não vai ser desta:

    “Estamos à espera do relatório da FIA a qualquer momento. O carro tem evoluído bem, ainda a semana passada realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas.”, referiu Bernardo Sousa. A estreia deverá agora ser realizada no Rali da Bulgária, prova do europeu de Ralis que se realiza no início de junho.

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    Fica alguns detalhes da Máquina

    10 de janeiro de 2012: enquanto as pessoas mais sensíveis preparados para o Natal, o trabalho duro da equipe Lotus Motorsport estavam ocupados celebrando os frutos de seu trabalho nos últimos meses após a primeira boa Exige R-GT shakedown carro de rally em 23 de dezembro, em Turim / Itália.
    A versão Rally do novo Exige S tomou fase centro com um shakedown pista rápida, pela primeira vez na especificação Rally completa. O carro tratada exatamente como o esperado ea equipe ficaram satisfeitos com os resultados. Teste vai continuar à frente do início do Mundial FIA 2012 Campeonato de Ralis, onde o Exige contenderei FIA GT categoria no asfalto em eventos em Monte Carlo, Tour de Corse e San Remo.



    Claudio Berro, diretor do Grupo Lotus de Motorsport, disse: "Quando você considera que nós só começamos a trabalhar neste carro em julho, acho que temos conseguido durante esse tempo tem sido incrível. Para mim, o Exige S faz com que o carro de rali perfeito GT, tem um incrível motor 3,5-litros, sobrealimentado, e conseguimos equilibrar o peso perfeitamente para atender as regulamentações de peso mínimo. O shakedown hoje só nos fez ainda mais animado para mostrar o carro em forma de corrida verdadeiro início do próximo ano - Acho que estamos fazendo o Lotus automobilismo pedigree orgulho ".





    VOLTAR AO RALLY

    Que melhor maneira de demonstrar passeio superior Lotus "e manipulação do que por re-entrar adrenalina encheu Rally Championships? Apresentando o novo Exige S 'performance fenomenal, o Exige R-GT vai participar na recém-criada categoria FIA GT do Campeonato de Rally FIA de asfalto em Monte Carlo, Tour de Corse e San Remo.
    Para o Grupo Lotus "Diretor de Motorsport Claudio Berro o retorno ao rali tem um significado muito especial:" Minha carreira no desporto motorizado começou em comício, na verdade, eu ainda participou do Talbot Sunbeam Lotus 'campeonato Rally italiana que venceu uma corrida em San Marino volta em 1981 de modo que este é um momento muito nostálgico para mim. Como revelou o carro em Frankfurt, ao lado do carro campeonato originais ganhar, eu tive a chance de voltar para dentro eo cheiro era exatamente o mesmo - que trouxe de volta muitas memórias felizes para mim.

    "Com os novos R-GT regras de rally, é um momento muito interessante para nós para retornar ao esporte. Naturalmente nossa abordagem desta vez será diferente de quando ganhamos o campeonato com Talbot três décadas atrás, mas eu acho que a nossa filosofia é . definitivamente o mesmo, queremos competir e, finalmente, nós queremos ganhar nosso novo carro de rali, o Exige GT-R é um sonho para aqueles que são apaixonados por corridas de GT - este será o seu carro ".

    A beleza do Exige GT-R é que embora seja um carro de corrida profissional configurado, você não precisa ser um profissional para conduzi-lo - o carro de corrida foi desenvolvido juntamente com o carro da estrada permitindo que a equipe técnica para criar o perfeito máquina de raça, alto desempenho, mas sem perder o senso de diversão de condução e facilidade de uso. Desenvolver a versão de corrida do Exige, em paralelo com o carro da estrada permitiu que os técnicos do Lotus para fazer rápidos avanços em termos de segurança e confiabilidade.

    Claudio Berro, comentou: "Nós temos aprendido muito de trabalhar com a criação de Évora e derivados de corrida diferentes ao longo dos últimos 18 meses, particularmente a melhor forma de adaptar um carro de rua para a pista e corrida competitiva. Fomos capazes de colocar esse aprendizado em prática com o projeto Exige. Na minha mente rali é provavelmente o desporto motorizado final, que combina a emoção das corridas de pista com os conhecimentos especializados necessários para a corrida de estrada - nós realmente acreditamos que é uma das formas melhores e mais para a frente para demonstrar as capacidades de nossos produtos ".

    Alimentada pelo mesmo motor V6 3,5 litros como o Exige nova estrada, mudanças significativas têm sido feitas para a caixa de velocidades e os restritores sobre o motor, a fim de controlar a potência. Lotus será inicialmente uma parceria com as equipes dos clientes vários seguindo o método experimentado e testado em que Lotus entrou IndyCar e voltou para Le Mans.
    O novo GT-R da categoria Rally é a oportunidade perfeita para mostrarmos o desempenho do muito emocionante e verdadeiramente original 2012 Lotus Exige.






    Ficha Técnica:

    Chassis
    Aço rollcage especificamente projetado e ASN e homologado FIA, parafusado e colado no chassi de alumínio original
    Peso: 1200 kg como pela FIA-GT R regulamento técnico
    Dianteiro e traseiro específicos proteções underbody
    Estilo WRC tripulação proteções laterais e janelas lado lexan
    Telhado tomada de ar da cabine

    Suspensão
    Frente e traseira duplo A-braços
    3 maneiras dianteiros e traseiros ajustável amortecedores específicos

    Motor
    V6 sobrealimentado 3.5l
    Potência cv 302 (limitado)
    34 mm restritores de ar exigida pelas regras da FIA tecnologia para o R-GT

    Transmissão
    6 relação de caixa de velocidades sequencial, duas unidades finais homologados
    Diferencial LSD
    Halfshafts específicas

    Freios
    Frente específico e disco traseiro e os sinos
    Atualizados pinças dianteiras e traseiras
    Hidráulica "fly-off" freio de mão
    Refrigeração de ar melhorado

    Rodas e pneus
    7'' x 17'' frente jantes 8'' x18'' frente alternativa jantes
    Pneu dianteiro 205-62/17
    8'' x 18'' traseira jantes
    Pneu traseiro 225-65/18


    Última edição por mirror; 22-05-2012 às 22:40.

  9. #1269
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    ok... erro meu, pela designação de GT... um carro GT a competir em rally...

    como amante do desporto automovel, ja nada me espanta... por isso temos os nossos campeonatos nacionais como estão...

    peço desculpa @migo mirror, se achares por bem apagar o meu topico, sem reservas...
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  10. #1270
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    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    ok... erro meu, pela designação de GT... um carro GT a competir em rally...

    como amante do desporto automovel, ja nada me espanta... por isso temos os nossos campeonatos nacionais como estão...

    peço desculpa @migo mirror, se achares por bem apagar o meu topico, sem reservas...

    Amigo [email protected], não tens de pedir desculpa, também eu reparei nesse pormenor de GT em ralis

    Assim, com a dúvida colocada, serviu para completar a informação do Lotus Exige S 4 R-GT.

    Aquele Abraço

  11. #1271
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    Rali de Acrópole (Grécia)
    Regresso de Jari-Matti Latvala

    Está de regresso o WRC e também Jari-Matti Latvala, mais de um mês depois do seu acidente numa prova de esqui que o levou à mesa de operações e a ficar ausente do Rali da Argentina, onde foi substituído por Dani Sordo. Aí está ele, com vontade, mas ainda sem ‘físico’. Por isso a luta pela vitória deverá resumir-se novamente a Sébastien Loeb, Petter Solberg, e Mikko Hirvonen, só no caso do seu chefe de fila baquear, mesmo que ande sempre perto da frente, ou mesmo a disputar a liderança com o francês, como sucedeu na Argentina.



    O rali deste ano, que pode muito bem ser o último rali grego no WRC, é um pouco mais longo, 63 km face a 2011 numa prova que ao realizar-se um pouco mais cedo que o habitual ‘apanha’ ainda os troços muito danificados pelo inverno. Portanto, é daquelas provas em que poderá ser prudente uma gestão mais cuidada do andamento.

    Como vai estar Latvala?

    A competitividade do rali vai depender muito da prestação de Latvala, mas a verdade é que ainda não deverá ter condições para andar a 100%. Sébastien Loeb lidera confortavelmente o Mundial de Pilotos com 18 pontos de diferença para Petter Solberg, mas ninguém conta que o francês comece já a gerir, pelo que é de esperar uma prova de ataque por parte do francês.

    A Ford e a Citroen têm dividido as vitórias no Rali da Grécia, com três vitórias para cada marca nos últimos anos. Curiosamente, nos últimos seis anos só franceses e finlandeses venceram na Grécia. Será que é este ano isso muda? Petter Solberg tem a palavra.

    Armindo Araújo realiza na Grécia a sua sexta prova, num ano em que as coisas não lhe estão a correr a contento, como foi o caso das últimas duas provas onde ficou pelo caminho quando se preparava para terminar nos pontos. De resto, nomes como Mads Ostberg, Evegny Novikov, Ott Tanak e Martin Prokop (todos em Fiesta) e Thierry Neuville e Nasser Al-Attiyah (em DS3) têm boas possibilidades de aspirar aos lugares cimeiros se souberem passar ao lado de todas as adversidades dos temíveis troços de terra gregos.







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  12. #1272
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    Um regresso “apenas” para se divertir
    Kimi Raikkonen quer disputar o Rali da Finlândia

    Kimi Raikkonen, atual piloto da Lotus na F1, pretende regressar ao WRC no Rali da Finlândia, prova do WRC que terá lugar no seu país natal, em agosto.



    O campeão do Mundo de F1 de 2007, que passou os últimos dois anos no principal campeonato mundial de ralis ao volante de Citroën DS3 WRC do Junior Team e da sua própria equipa, sem grandes resultados – o melhor que conseguiu foi um quinto lugar na Turquia, em 2010 – ainda não tem garantida a sua participação na prova, mas já manifestou o seu interesse em fazê-lo. Contudo, está a esbarrar com algumas dificuldades, oriundas da Lotus, que não se esqueceu do acidente, num rali italiano, no início de 2011, que afastou o polaco Robert Kubica, na altura piloto da equipa, quando ainda se chamava Renault, da competição. Gato escaldado...


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  13. #1273
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    WRC: LOEB MANTÉM-SE NA FRENTE NA GRÉCIA

    Sebastien Loeb mantém a liderança no Rali da Grécia no final do segundo dia de prova. Araújo é 12.º

    Sebastien Loeb termina o segundo dia do Rali da Grécia na liderança da prova, apesar de Latvala estar agora a apenas a 6,5s do francês, depois de ter encurtado a desvantagem para o líder. No terceiro lugar segue Petter Solberg, que ultrapassou Mikko Hirvonen na geral.

    No quinto posto segue Evgeny Novikov, com mais de 3m30s de diferença para o quarteto da frente. Atrás do russo está Martin Prokop, seguido de Nasser Al-Attiyah, em sétimo e de Mads Ostberg em oitavo. No nono posto está agora Sebastien Ogier, com Andreas Mikkelsen a fechar o lote dos pontuáveis.

    Quanto a Armindo Araújo, o português conseguiu apanhar Fuchs e ocupa agora o 12.º lugar. O piloto da Mini WRC Team Portugal está a 1m30,3s de Neuville, que é o 11.º da geral.



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  14. #1274
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    Rali da Acrópole - Após PEC13
    Sébastien Loeb amplia ligeiramente a sua vantagem

    Sébastien Loeb ampliou ligeiramente a sua vantagem sobre Jari-Matti Latvala na frente do Rali da Acrópole, com a diferença entre os dois primeiros a cifrar-se agora em apenas 2,2 segundos.



    Na derradeira das quatro passagens da secção matinal, Loeb conseguiu ganhar 1,2 segundos a Latvala, com os dois pilotos a admitirem que estão a dar o seu máximo. A intercalar estes dois ficou Petter Solberg, que perdeu apenas 0,8 segundos para Loeb e mantém-se perto o suficiente da frente para exercer alguma pressão. Solberg está na terceira posição da Geral, a 20,1 segundos de Loeb.

    Mikko Hirvonen permanece na quarta posição, mas longe da batalha da frente, perdendo quase dez segundos neste troço para o seu companheiro e ficando cada vez mais distante dos lugares do pódio. Evgeny Novikov (Ford) viu-se forçado a abandonar no final da 12ª classificativa, não começando portanto este troço e deixando Martin Prokop na quinta posição, este apenas com 2,4 segundos de avanço sobre Mads Ostberg.

    Armindo Araújo foi 14º neste troço e mantém a 12ª posição, embora efetivamente vá passar para 11º graças ao abandono de Novikov. Na WRC Academy, João Silva conseguiu hoje fazer tempos mais competitivos numa prova que desconhece por completo, conseguindo registar dois quartos tempos e chegando a ocupar a sexta posição da classe. Contudo, viu-se forçado a abandonar na 13ª classificativa, fruto de problemas mecânicos no seu Fiesta R2. Elfyn Evans foi o vencedor da Academia.



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  15. #1275
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    Pedro Peres lidera Rali Serras de Fafe

    Está na estrada a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, Serras de Fafe, evento que ao cabo de duas especiais é liderado pela dupla Pedro Peres e Tiago Ferreira (Mitsubishi Evo IX), após vencerem as duas primeiras especiais do dia, Ruivães e Montim.



    Na segunda estão Miguel Barbosa e Justino Reis (Mitsubishi Evo IX), já a 18,8s. Terceiro lugar para Ivo Nogueira e Nuno R. Silva (Citroen DS3), primeiros do CPR2, uma competição onde a luta está equilibrada, já que Renato Pita e Alberto Silva (Renault Clio R3) distam apenas dois décimos do piloto do Citroen. De regresso ao CPR e sem carro para mais, Pedro Leal e Redwan Cassamo (Peugeot 206 GTI) são apenas oitavos, muito longe da frente do CPR2. Quem já ficou de fora, foi um dos favoritos, Pedro Meireles. Na foto, o líder do CPR2, Ivo Nogueira.


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